Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Merchant Center: como funciona a principal ferramenta do Google Shopping?

Merchant Center é uma ferramenta do Google Shopping, GS, que surgiu como uma grande aliada do marketing digital para ampliar as vendas das empresas. Assim, serve para tornar a experiência do usuário mais prática e interessante quando ele efetua suas compras online.

O que é o Google Merchant Center?

Este é um sistema que deixa à empresa fazer upload de sua lista de produtos para usar no GS. Por isso, sempre que alguém buscar um item na plataforma, ele terá como opção o e-commerce que oferece o que ele deseja.

O recurso surgiu para facilitar o contato entre clientes e marcas. Portanto, como uma forma poderosa de melhorar as vendas. No entanto, para isso é preciso ter conhecimento de marketing digital e saber como implementar as suas estratégias de modo positivo. 

Reserva de anúncios pelo Google Adwords

Para fazer o anúncio de um produto é preciso reservar o espaço na lista que se refere a ele. Então, esse é um serviço do Google Ads onde se paga um valor por clique para que o Google Shopping divulgue o item.

desktop da Apple disposto em uma mesa. Nessa última também há um óculos de grau, relatórios e uma xícara amarela
Legenda: O Merchant Center é uma das ferramentas mais inovadoras do Google. Imagem de Mikael Blomkvist no Pexels

Quais as vantagens do Google Merchant Center?

Ele é capaz de trazer vários benefícios para as marcas e por isso, é bom aprender um pouco mais sobre esse recurso. Por isso, veja a seguir quais são as grandes vantagens que o Merchant Center oferece:

  • Anúncios tem mais chance de retorno, porque qualificam melhor os possíveis clientes;
  • Melhora os dados de modo automático;
  • Dá dicas para que se automatize os processos.

O sistema é personalizável, o que permite que as marcas se aproximem cada vez mais dos usuários. Dessa forma, a sua popularidade cresceu muito e hoje é um dos modos mais comuns de se vender.

Baixo custo e remarketing dinâmico

A plataforma tem um custo médio por cliques menor para divulgar os anúncios do que o Google Ads, por exemplo. Então, é um gasto mais baixo para ter uma chance maior de conseguir uma venda.

Ela também conta com um remarketing dinâmico onde ele exibe os produtos específicos que as pessoas visualizam no site. Por isso, ele extrai os itens do feed e insere as opções nos gráficos.

Como usar o Merchant Center no Google Shopping?

É preciso primeiro criar um login com o e-mail que decidir usar. Mas, o recomendado é que se utilize o mesmo para todas as suas contas do Google Shopping, para que se conectem entre si.

A ligação entre os perfis torna mais fácil compartilhar os anúncios e com isso ter um padrão melhor. Além disso, é possível analisar o desempenho de modo geral e comparar as estratégias.

4 passos para configurar o Merchant Center

Para começar a usar o Merchant Center há uma configuração simples em quatro passos que estão descritos a seguir. Assim, veja como organizar a plataforma de modo rápido e eficaz:

  1. Crie uma conta com o seu login;
  2. Faça a verificação para que o Google se certifique de que você é o dono do endereço;
  3. Implemente dados da estrutura válidos para às suas páginas;
  4. Revise os dados dos produtos e os mantenha atuais.

É possível configurar os itens para que a atualização se torne automática. Dessa forma, eles verificam o valor fornecido para o produto em relação aos dados e checam se as informações estão ou não de acordo com o estado real dele.

Use as dicas da plataforma para vender mais

A plataforma tem a capacidade de analisar os dados e torná-los mais verídicos. Além disso, ela observa o que se trata para aumentar o tráfego para seus produtos e ampliar as taxas de conversão do site. Então, indica meios para melhorar a estratégia e fechar mais vendas.

pessoa usando o tablet e o laptop ao mesmo tempo, aparentando estar analisando gráficos
Legenda: Os dados obtidos pelo Merchant Center são uma boa ajuda para melhorar seus resultados. Imagem de Pixabay no Pexels

Envio, frete e impostos no Merchant Center 

As configurações do Merchant Center são específicas para frete e impostos que o anunciante escolhe de modo simples. Assim, o menu oferece essas opções logo na área de navegação à sua esquerda.

É importante configurar cada um desses aspectos, porque o Google não permite a exibição de nenhuma campanha até que esses dados fiquem claros. Por isso, quem deseja oferecer frete grátis precisa estipular isso para que o cliente fique ciente da oferta.

Informações obrigatórias para o uso da plataforma

Para usar a plataforma é crucial oferecer todos os dados pedidos. Então, preencha cada um dos itens tido como obrigatórios e não deixe de verificar se o frete, as opções de envio e os impostos estão corretos. Isso porque, sem essas informações, o produto não é ofertado.

Feed de produtos atualizados no Merchant Center 

Depois de organizar o Merchant Center com tudo que já foi passado acima é crucial conectar seu feed de produtos a ela. Assim, há várias formas de cumprir essa etapa mas, uma das opções é a que está abaixo:

  1. No menu de navegação à esquerda clique em feeds;
  2. Faça o upload de um arquivo “TXT” ou “CVS” com todos os atributos do que vai vender;
  3. Conecte seu feed por meio de API.

É importante que o site esteja vinculado a uma URL. Isso porque, vai permitir que ele se atualize de modo automático, o que fará com que os seus resultados a longo prazo sejam mais efetivos. 

Ofereça variedade de produtos ou serviços para seu público

Quem deseja usar esse método precisa inserir todo o seu portfólio no feed. Dessa forma, o Google Shopping consegue associar sua marca com uma prestadora de serviços importante e por meio disso, passa mais credibilidade aos clientes em seus resultados.

Ao upar tudo que oferece, você também consegue ter uma atualização mais simples, já que não precisa voltar para essa etapa. Portanto, o trabalho se torna mais prático e a ferramenta oferta leituras mais claras sobre o que deseja.

Seu feed precisa da aprovação do Google

Depois que você submeter todos os processos do método acima, verá o estado do produto. Assim, ele recebe três classificações (pendente, aprovado ou reprovado) que é a análise do Google para definir se ele é ou não bom. No geral, o processo para aprovar leva até 72 horas.

Como o Merchant Center otimiza a jornada de compra do cliente?

Quem vai definir como o anúncio vai se comportar, ou seja, onde ele vai ou não aparecer, são os dados definidos para cada produto. Isso porque, as palavras-chaves usadas que o fazem ter um local nas listas e campanhas do Google Shopping.

Para conseguir os melhores resultados nessa situação, o ideal é que as infos fornecidas sejam de alta qualidade. Assim, é bom pensar em cada etapa na hora de cadastrar o que irá oferecer como:

  • Saiba como chegar aos seus clientes, entenda o que eles desejam;
  • Use boas imagens;
  • Dê destaque ao seu produto com dados precisos.

Quanto mais o Merchant Center souber sobre o que deseja vender, mais fácil será para ele se associar com novas buscas e manter o formato atual. Por isso, um bom cadastro ajuda para que ele filtre melhor quem vai acessar o link com um potencial maior de compra.

Acesso ao seu produto em menos tempo

É bom sempre dar o máximo de informações e cadastrar o seu portfólio todo, porque caso precise fazer alguma alteração, não terá que criar um novo feed. Afinal, há a opção de fazer edição em itens já adicionados, basta usar uma combinação de uploads.

monitor mostrando gráficos coloridos que parecem se referir a uma estratégia de negócio
Legenda: Use as métricas que o Merchant Center tem a seu favor para traçar boas estratégias de marketing. Imagem de RODNAE Productions no Pexels

Integração do Merchant Center com a pesquisa local do Google

A plataforma oferece uma integração entre a sua loja e o site de busca, assim, é preciso apenas ativar o sistema. Então, para que você consiga desenvolver essa etapa é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Nas configurações, clique em “soluções de aplicativo”;
  2. Busque por Google Merchant e instale a extensão;
  3. Escolha os produtos da loja que deseja anunciar, podem ser todos ou uma lista restrita;
  4. Copie a URL gerada;
  5. Acesse a página inicial do Merchant Center e clique para criar o seu feed;
  6. Preencha os dados desejados;
  7. Escolha a opção de configurar o feed em busca programada;
  8. Cole a URL no campo destinado a isso e salve as alterações.

Quando finalizar todas essas etapas, a plataforma estará integrada a sua loja e pronta para entrar em operação. Dessa forma, ela pode encontrar buscas de produtos que você oferece e te conectar aos clientes.

Mantenha o seu perfil atualizado

Para que a função seja eficiente é crucial manter o perfil atualizado. Assim, faça upload de tudo que for novo e lembre-se de manter as informações sempre precisas para que ele possa reconhecer os dados com rapidez.

Como configurar promoções no seu perfil do Google Merchant?

A ferramenta também permite aos seus usuários que eles possam compartilhar promoções e tornar seus anúncios mais atrativos. Mas, essa alternativa fica restrita a quando se promove em redes de pesquisa e Display, como Gmail e Youtube.

Para que a informação se associe a marca é importante usar o máximo de dados quando criar o anúncio no Merchant Center. Além disso, uma boa estratégia é ter um foco semanal para ver qual item está disponível.

70% dos usuários buscam ofertas no Google

De acordo com o State of Search Brasil, ao menos 70% dos clientes afirmam recorrer à plataforma para buscar uma mercadoria. Então, o potencial de comparadores é enorme e para ter lucro com isso é bom ranquear bem as suas promoções.

O número chama a atenção de várias empresas que muitas vezes oferecem produtos similares. Dessa forma, para se destacar é bom ser bem completo, de modo que os usuários vejam tudo que buscam em seu e-commerce e não na concorrência.

Aprimore as suas campanhas de marketing

Para obter bons resultados é preciso acompanhar sempre as campanhas e entender os retornos que elas oferecem. Dessa forma, para aprimorar uma ideia que está nesse sistema, o ideal é observar como ele se otimiza e tentar torná-lo mais eficaz.

O Google já se encarrega de boa parte das análises e mudanças, já que cria e divulga anúncios. Mas, cabe à empresa entender como mudar as métricas e quais as compras efetivas promover. Então, veja algumas dicas para aprimorar suas campanhas no Google Merchant:

  • Saiba trabalhar com palavras-chaves que se relacionem com o que a marca oferece; 
  • Veja como seus concorrentes atuam para entender como a sua empresa deve se portar.

Faça sempre melhorias na estrutura de sua campanha do Google Shopping. Então, crie um grupo de anúncios sólido, escolha o valor de CPC correto e defina quais são as prioridades dela.

imagem de uma pessoa usando seu laptop.  No meio da foto há uma ilustração representando uma barra de pesquisa
Legenda: Melhore suas campanhas para que os clientes em potencial cheguem até você. Imagem de Freepik no Freepik

Você sabe como alcançar mais clientes com o uso da ferramenta do Google?

Para que seus anúncios cheguem a um público maior, o ideal é que se utilize de estratégias que ranqueie melhor o conteúdo. Dessa forma, é bom optar por práticas de texto, legenda e qualidade que sejam favoráveis ao algoritmo.

Use o SEO nas suas campanhas

O SEO é uma das práticas mais tradicionais no marketing digital, porque ajuda muito uma página a se posicionar no Google. Assim, ele é crucial, porque completa a propaganda e torna os seus objetivos mais próximos da realidade.

Para aplicá-lo, tudo começa com uma boa escolha de palavras-chaves que permitam ao público se conectar com o produto. Além disso, um conteúdo personalizado é uma ótima forma de cativar a sua persona.

Conheça o seu público e direcione a sua oferta

Para criar campanhas efetivas é dever da marca conhecer quem o seu produto atingirá. Isso porque, uma oferta direcionada a quem vai se interessar e ter condições de adquirir o item, tem mais chances de sucesso.

Saiba como os relatórios do Google Merchant ajudam nos insights do seu negócio

O Merchant Center oferece alguns meios para que as empresas acompanhem a sua evolução. Assim, é bom estar de olho nessa análise de desempenho para verificar se a estratégia está eficaz ou se é preciso alterar algo.

A plataforma consegue produzir relatórios com vários dados para que se identifique a eficácia da campanha. Então, basta acessar suas áreas para comparar como os anúncios e as listas estão se saindo.

Ela também permite criar painéis personalizados para que se observe melhor os dados. Por isso, dá para dividir tudo em métricas e classificar as mesmas em várias etapas como as que estão abaixo:

  • Produto;
  • Marca;
  • Promoção;
  • Categoria.

Quanto maior o controle sobre cada uma das etapas, maiores são as chances de melhorar o seu desempenho. Dessa forma, o ideal é sempre checar isso e fazer ajustes para atingir as suas metas.

Use o Merchant Center na sua estratégia e alavanque as suas vendas

O Merchant Center é uma estratégia muito boa para atrair novos clientes em potencial. Além disso, diferente do antigo Google Adwords, as chances de conversão são bem maiores e efetivas. Por isso, essa é uma ferramenta que se torna cada dia mais popular no marketing digital.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes