Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Como a nutrição de leads pode atrair mais clientes e auxiliar sua equipe de vendas?

Saiba que o processo de nutrição de leads é um dos mais viáveis para gerar bons resultados para uma marca. Pois, é por meio disso, que há o percurso pelo funil de vendas com a criação de estratégias precisas e maior conversão de visitantes em clientes fiéis.

Guia Rápido

O que é lead e nutrição de leads?

Na jornada de venda, o lead é a pessoa que mostrou algum interesse pela sua marca, ou seja, é um potencial consumidor. Assim, a sua identificação pode ocorrer de diversas maneiras, como:

  • Usou a sua mercadoria;
  • Fez o download de algum material em seu site;
  • Solicitou um orçamento;

Por meio disso, a equipe de marketing pode atuar de modo mais assertivo em suas estratégias. Então, o próximo passo é o de se dedicar a alimentar esses potenciais consumidores.

A nutrição de leads é, então, quando a empresa investe na comunicação e conhece melhor o seu futuro cliente. Assim, há a utilização de técnicas para ganhar confiança, como a produção de conteúdos para entregar conhecimento e tirar dúvidas.

Por que a nutrição de leads é importante para a sua empresa?

O processo de nutrir potenciais clientes é de grande valia para que a marca se torne mais bem vista pelo seu público. Desse modo, é possível se tornar mais visível pelo seu futuro cliente, ao mesmo tempo em que o conhece melhor.

Nutrir potenciais consumidores é, então, uma possibilidade de colher informações. A partir disso, as ações se tornam mais assertivas. Ainda, é por meio dessa troca de dados que se pode avaliar o momento certo para que a equipe de vendas entre em ação.

Essa é uma técnica essencial para que ocorra a aquisição do seu produto com precisão. Pois, é um trabalho realizado com o futuro cliente. Assim, permite que seja empregado um repertório maior de oportunidades para resolver as suas dores e objeções.

Uma estratégia eficiente em todos os segmentos

A nutrição de leads é uma estratégia eficiente para todos os segmentos. Já que, permite que o potencial consumidor se torne cada vez mais conhecido. Portanto, contribui para que o processo de marketing e venda tenha mais precisão.

Avalie o comportamento do consumidor

Um ponto de atenção que se deve ter ao nutrir potenciais clientes é em suas ações. Pois, é assim que será possível saber sobre eles, seus gostos, dores e demais informações úteis.

homem sentado usando o laptop. Na mesa tem uma luminária e várias folhas de papel
Legenda: A nutrição de leads é essencial para o sucesso do seu negócio. Imagem de Karolina Grabowska no Pexels

Quais os principais benefícios da nutrição de leads?

Devido à gama de avanços que a nutrição de leads é capaz de gerar, tem sido uma estratégia cada vez mais adotada pelas empresas. Assim, alguns dos seus principais benefícios podem ser vistos em:

  • Ajuda a qualificar leads;
  • Gera redução no custo com vendas;
  • Aproxima marca e público-alvo;
  • Influencia no avanço para a próxima etapa do funil;
  • Mais retorno financeiro;
  • Educa o potencial consumidor sobre a sua solução.

Esses são alguns dos pontos principais. Além disso, o processo de permitir que a pessoa ganhe cada vez mais confiança na sua marca é muito importante. Pois, dá maior credibilidade e possibilidade de adesão aos seus produtos.

Outro aspecto importante é que ao diminuir os custos com vendas, a empresa pode direcionar recursos para outras áreas. Afinal, quando o potencial cliente chega no fundo do funil, ele já conhece a sua mercadoria e tem mais chances de ter real interesse na compra.

Como fazer uma boa nutrição de leads?

Para que a ação funcione da maneira certa, é importante que seja feita uma boa nutrição de leads. Assim, seguir algumas etapas pode ser útil para que esse processo seja feito da melhor forma, como:

  1. Planejamento;
  2. Criar uma base de potenciais consumidores;
  3. Colher e segmentar os dados;
  4. Atualizar informações sempre que preciso;
  5. Mensurar os resultados

É possível, então, por meio disso, entender e organizar melhor as estratégias. Ademais, também é viável ter organização para que as ações sejam mais precisas e gere mais chances de venda.

1- Nutrir leads exige planejamento 

O planejamento é um dos principais passos para que se possa realizar uma boa nutrição de leads. Pois, é por meio dele que é possível pensar em metas e como alcançá-las a curto, médio ou longo prazo, como:

  • Onde deseja chegar;
  • Qual o prazo para os resultados;
  • Saber quem é a sua persona;
  • Qual o momento ideal para a conversão.

São esses elementos que devem ser observados para que seja feita uma estratégia assertiva. Além disso, é nesse momento que se deve focar nos objetivos da ação. Pois, é o passo inicial para que seja possível avançar nas outras etapas.

Outro aspecto importante nessa fase é criar a persona do seu produto. A partir disso, se pode definir quando ele estará apto para que a equipe de vendas possa iniciar a abordagem. Além disso, é essencial para que seja feita uma boa segmentação de dados.

Estabeleça cada etapa do processo

Criar cada etapa desse processo é muito importante para que todos os setores saibam como agir. Então, em outras palavras, é o que dá o norte para toda a estratégia.

2- Como construir uma base de leads?

A criação de uma boa base de leads pode ser feita, principalmente, por meio de formulários online. Além disso, recursos como redes sociais e demais locais podem ajudar a encontrar a sua persona.

Esse processo é de grande importância para que haja uma coleta de dados certa. Assim, é viável considerar pontos que sejam necessários para as áreas da empresa, como vendas e marketing.

Ter as informações certas é, então, essencial para que seja possível fazer uma boa segmentação. Além disso, também é útil para a elaboração de uma boa tática para chegar ao potencial consumidor.

Peça informações relevantes e segmente os leads

Nessa etapa, é bom saber quais dados são úteis e como irão contribuir com a estratégia. Assim, deve haver a solicitação de alguns itens principais, como nome completo, setor de atuação e idade.

Mantenha a sua base atualizada

As informações que são úteis para as ações de venda e marketing, então, devem se manter sempre atualizadas. Pois, caso contrário, podem gerar danos na produtividade das campanhas.

5 pessoas em reunião. 4 delas estão sentadas em uma mesa cheia de relatórios e com dois computadores. A outra está em pé e parece estar guiando a conversa
Legenda: Pedir dados básicos dos seus leads é vital para segmentá-los. Imagem de Kindel Media no Pexels

3- Prepare um conteúdo relevante para a nutrição de leads 

Após criar uma base de leads, o próximo passo é gerar conteúdo que seja de real interesse para quem lê. Dessa maneira, pode ser útil buscar levar ao potencial consumidor pontos, como:

  • Confiança;
  • Assertividade;
  • Comunicação por outros canais;
  • Estratégias eficazes

Saiba que adotar métodos como esse, ajuda a entender até onde funciona a sua estratégia de conteúdo e o que precisa de mudança. Além disso, também torna possível responder melhor às necessidades do público.

Um aspecto de grande importância nesse cenário é conseguir gerar materiais que cheguem para a pessoa certa no momento ideal. Nesse sentido, a boa segmentação feita antes é uma ótima aliada.

Maior foco no valor que você transmite ao cliente

Todo esse processo envolve uma série de fatores que dizem muito sobre a sua marca. Devido a isso é viável que busque maneiras de demonstrar o seu valor, desde superar expectativas a responder às dores dos leads.

4- Como definir a linha do tempo para fazer a nutrição de leads?

Os principais itens para definir a linha do tempo é ter equilíbrio e ser paciente. Pois, é um processo no qual precisa ter cuidado para não exagerar ou deixar de ser visto no envio de conteúdos.

Agora outro aspecto é a paciência para analisar os dados e mudar o que for necessário. Então, para quem faz uso de e-mail marketing em suas ações, é viável começar com conteúdos mais básicos e ter atenção a:

  • Indicadores de abertura;
  • Taxa de cliques (CTR);
  • Interesse.

É possível, ainda, conhecer sobre esse potencial cliente. Após isso, é bom entregar materiais mais aprofundados que influenciam na aquisição do seu produto. Além disso, também é importante investir em mais de um canal de comunicação para conhecer o lead.

Uso do e-mail marketing na sua estratégia

O e-mail marketing é uma das estratégias de uso comum por grande parte das empresas. Mas, muitos ainda pecam pelo excesso de envios ou falta deles. Nesse sentido, é crucial que você defina um intervalo para a entrega de mensagens.

5- Como mensurar os resultados da nutrição de leads?

Saber mensurar os resultados dos seus fluxos da maneira correta é essencial para a nutrição de leads. Isso porque, ajuda a definir quais ações estão boas e as que podem melhorar. Dessa maneira, pode ser útil verificar pontos como:

  • Título;
  • Conteúdo;
  • Formato;
  • CTA;
  • Gatilhos.

Testar e alterar essas opções ajudam a identificar o que o seu público deseja. Além disso, também possibilita entender quais ações chamam mais atenção, de acordo com o estudo dos indicadores.

Quais as principais ferramentas para usar na nutrição de leads?

A nutrição de leads pode ser feita a partir de diversos modos. Mas, é essencial utilizar ferramentas e estratégias que respondam às suas necessidades de negócio. Assim, você pode fazer o uso de recursos simples e eficazes, como:

Outro ponto interessante é a estratégia de reaquecimento de leads. Ou seja, é o processo no qual se investe em trazer de volta aqueles potenciais consumidores que já não respondem às suas táticas. Assim, é viável que sejam realizados testes de abordagem.

Uma ferramenta adotada cada vez mais pelas marcas é a de automação de marketing. Afinal, torna fácil o processo e gera resultados bons para toda a equipe devido à obtenção de informações mais precisas.

Impulsione a nutrição de leads

Dar impulso à nutrição de leads é essencial para que o seu público cresça e partilhe informações. Além disso, é o que mantém a base e influência para que o processo de conversão em cliente tenha maior precisão.

duas pessoas em frente a um quadro cheio de post-its traçando uma estratégia sobre marketing
Legenda: Diversos recursos podem te ajudar a nutrir seus leads. Imagem de Alena Darmel no Pexels

1- Como usar a régua de relacionamento?

A régua de relacionamento serve para criar um conjunto de ações de comunicação com o potencial cliente. Dessa maneira, com a sua utilização, é possível localizar e direcionar pelo funil de vendas. Assim, tem benefícios importantes como:

  • Lembrança da marca;
  • Fidelidade;
  • Gerar conhecimento sobre o produto

É interessante citar também que a manutenção desse vínculo ajuda a evitar a inadimplência. Pois, com a sua presença se torna menos provável que alguém se esqueça de pagar por um produto ou serviço contratado.

Estratégia alinhada à jornada de compra do cliente

A criação da régua de relacionamento deve ser feita junto à jornada de compra do cliente. Dessa forma, dá para saber em que ponto ele está e, além disso, quais estratégias adotar.

2- Automação de marketing para nutrição de leads 

A automação de marketing é, atualmente, a principal ferramenta para alcance de resultados. Pois, atua de modo direto na nutrição de leads ao longo da jornada até a conversão. Assim, gera benefícios, como:

  • Maior eficácia nas ações;
  • Sucesso maior do produto;
  • Manutenção de vínculos;
  • Leads mais preparados para o processo de venda;
  • Melhores resultados

Pode ser visto, então, como um recurso necessário para as marcas. Além disso, a  comunicação personalizada é algo de grande valia para manter o relacionamento com o potencial consumidor.

Avalie as melhores ferramentas para o seu negócio

Várias ferramentas de automação de marketing são vistas no mercado atual. Então, para fazer uma boa escolha é interessante que você por aquela que responda às necessidades da sua marca e ofereça bons recursos.

A importância da automação para a sua estratégia

É por meio da automação, então, que você pode ter um bom avanço no sucesso das estratégias. Além disso, obtém também dados úteis para que sua equipe consiga ser mais assertiva nas ações.

3- Como fazer o reaquecimento de leads?

Ao longo do tempo, é comum que alguns leads esfriem. Ou seja, deixem de reagir ao seu conteúdo. Assim, o melhor a fazer para recuperá-los é apostar em diferentes abordagens ou até mesmo em uma campanha, a fim de definir pontos, como:

  • Métricas novas;
  • Horário diferente para e-mails;
  • Fluxo de trabalho inteligente;
  • Responder a cada potencial consumidor reaquecido.

Essas ações podem ajudar no processo. Além disso, é importante manter a atenção e realizar uma boa mineração de dados. Pois, assim é possível identificar quem está, de fato, em interação com a sua marca.

Experimente diferentes abordagens 

Nessa fase de reaquecimento, é viável notar que as técnicas de sempre já não funcionam mais com essas pessoas. Desse modo, o segredo está em investir em novas abordagens. Assim, é possível testar e ver quais tem melhor resultado.

Sua estratégia precisa ser assertiva

Agir de modo assertivo nessas horas pode não parecer uma tarefa fácil. Mas, por meio de campanhas voltadas à recuperação e a criação de conteúdos diferentes, é possível. Enfim, é viável analisar melhor os dados e ver a sua eficácia.

4- O que é UGC e como usar na nutrição de leads?

Também conhecido como conteúdo gerado pelo usuário, o UGC é essencial para quem busca por engajamento. Pois, é uma estratégia orgânica para que os próprios consumidores promovam a marca.

Pode ser incluído no fluxo de nutrição de leads, então, por meio de incentivos como feedbacks online e produção de enquetes, além de reviews. Ademais, é importante que você partilhe os resultados dessa ação.

O uso do UGC pode ser visto como algo barato e de grande eficácia social. Assim, é de uso cada vez mais comum pelas grandes empresas, pois apresenta também benefícios essenciais, como:

  • Coleta de dados;
  • Mais alcance nas redes;
  • Engajamento;
  • Desejo de marca.

É muito importante, então, que você utilize para nutrir seus leads da melhor maneira. Pois, gera bons resultados e maior confiança na marca. Além disso, vale também apostar em canais distintos para alcançar seus potenciais clientes.

5- O que é Smarketing?

Smarketing é a integração entre o departamento de vendas e marketing para gerar melhores resultados. Essa ideia já foi colocada em uso por muitas empresas e gera impactos positivos na jornada do cliente.

Destaca-se, então, por funcionar em qualquer negócio. Pois, apesar de parecer difícil, a união de equipes é possível e algumas dicas simples podem ser muito úteis nesse processo, como:

  • Definir objetivos iguais ou parecidos;
  • Ter uma boa comunicação;
  • Alinhar as personas;
  • Unificar o funil de vendas;
  • Determinar o lead pronto para compra;
  • Conhecer a persona;
  • Alimentar e gerir relatórios em equipe

Essas técnicas podem ajudar a incluir o smarketing na sua empresa. Além disso, vale dizer que o trabalho em conjunto da equipe de vendas e marketing é importante para que haja um bom fluxo de nutrição de leads. Assim, o seu incentivo é essencial.

Una esforços entre o setor de vendas e marketing 

A junção de esforços dessas duas áreas é muito útil para uma marca. Pois, leva à troca e partilha de novas ideias. Além disso, gera melhorias para todos os setores que passam a se comunicar mais e entender a força de uma equipe.

Melhor resultado com a estratégia 

Esse método se destaca pelo seu potencial em gerar bons resultados. Afinal, com a união, é possível entender melhor o problema e criar estratégias muito mais precisas e até mesmo, inovadoras.

homem com um caderno na mão desenhando um gráfico sobre marketing
Legenda: Una a equipe de vendas e marketing para estratégias mais impactantes. Imagem de Mikael Blomkvist no Pexels

Quais os principais erros na nutrição de leads?

No processo de nutrição de leads, cometer alguns erros pode levar à perda desse potencial consumidor. Então, se torna viável evitar a adoção de táticas sem fundamento, como:

  • Ser inflexível;
  • Padronizar emails;
  • Transformar o fluxo em spam;
  • Processos manuais.

Esses são alguns fatores que podem gerar impactos ruins para a sua marca. Além disso, outro ponto muitas vezes ignorado é o monitoramento. Sem ele, os métodos são desperdiçados, porque não é possível entender onde podem ser feitas melhorias.

É possível notar que erros que parecem básicos, podem fazer um grande estrago. Então, vale realizar pesquisas, aprender com as falhas e buscar criar em conjunto estratégias assertivas para o seu negócio.

Seja flexível e alinhe a sua estratégia

A flexibilidade é a chave para o crescimento da marca. Pois, só assim é possível entender os pontos que devem ser mudados, realizar testes e otimizar os processos. Além disso, é de grande importância para que o funil de vendas acompanhe o lead.

Quais são os pontos de atenção para medir o engajamento dos leads?

No processo de entrega de conteúdo, é útil ter atenção ao comportamento dos consumidores em potencial. Já que, é a partir dele que se pode medir o engajamento, ou seja, a sua interação. Assim, nas redes sociais podem ser observados sinais, como:

  • Salvar;
  • Comentar;
  • Visitas ao perfil;
  • Compartilhar;
  • Acessos ao link na bio, caso possua.

Entender e analisar as métricas é essencial para que você possa responder às necessidades de seus leads. Além disso, também é necessário para que possa atrair mais clientes e agir com assertividade.

Taxa de abertura, descadastro e marcação de spam

Para quem utiliza e-mail marketing é importante ter atenção às métricas de taxa de abertura, descadastro e marcação de spam. Pois, são elas que ajudam a saber se o seu conteúdo é útil ou não.

Não envie emails em massa sem propósito 

Outro ponto de atenção é manter o equilíbrio no envio de mensagens para os potenciais consumidores. Pois, o seu excesso pode fazer com que a pessoa opte por se descadastrar. Além disso, gera resultados ruins em toda a estratégia.

Aplique a nutrição de leads na sua estratégia de Marketing

Saber como realizar uma nutrição de leads com qualidade é essencial para o sucesso do seu negócio. Afinal, é por meio dela que há a orientação dos clientes pelo funil de vendas de modo eficaz. Assim, a sua aplicação pode ser feita de modo simples, basta:

  • Definir o objetivo da campanha;
  • Identificar a persona;
  • Selecionar o conteúdo para cada etapa do funil;
  • Realizar a segmentação;
  • Analisar os resultados.

Esses são alguns passos que podem lhe ajudar a inserir o método em sua estratégia de marketing. Além disso, é importante manter a atenção às oportunidades que se alinhem com o seu negócio e que podem gerar melhorias.

Apesar de parecer difícil, nutrir leads quando feito da maneira correta e com boas dicas, pode se tornar bem simples. Assim, é possível atrair benefícios para o trabalho de toda a equipe.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes