Plataforma de experiência digital: o que é, para o que serve e como colocar em prática?

A plataforma de experiência digital é um software capaz de gerar transformação digital, logo, as empresas precisam estar preparadas para agradar os clientes.

Com a plataforma de experiência digital, o público consegue ter uma experiência melhor. Ele é um software que busca trazer a otimização, além de agregar um valor maior para as empresas. Além disso, torna-se bem útil ao trazer soluções para uma marca.

O que é plataforma de experiência digital? 

A plataforma de experiência digital, também conhecida como DXP, é uma categoria de software enterprise. Assim, o seu objetivo é trazer uma experiência melhor para a audiência, com base em atender as necessidades das empresas.

Com o crescimento do e-commerce, as pessoas desejam ter um atendimento mais personalizado. Por isso, elas se tornam mais exigentes e buscam:

  • boa experiência;
  • algo que acrescente no conhecimento.

Esse DXP é útil para dar uma arquitetura que permite a digitalização de operações empresariais. Então, entrega experiências muito melhores e consistentes aos clientes. Também é capaz de reunir insights bem relevantes sobre a audiência que possui.

Venda forçada 

Com todas as mudanças que as vendas pela internet trouxeram, tornou-se mais fácil vender. Contudo, não é mais permitido forçar um negócio aos usuários. Então, um marketing que seja invasivo e cause incômodos já não é algo bem visto.

Muitas empresas passaram a usar a conectividade e ferramentas para oferecer produtos e serviços aos clientes. Além disso, várias marcas se fizeram presentes dentro das redes sociais e outros canais de comunicação. A ideia é melhorar a experiência do usuário.

Boa experiência do cliente 

O foco em proporcionar a melhor experiência possível para o cliente está em toda empresa. Por isso, surgiu a DXP que oferece ao público-alvo um acesso às informações que sejam:

  • consistentes;
  • personalizadas;
  • seguras.

Todo esse conforto está em vários pontos digitais que focam em detalhes diferentes para melhorar a experiência. Assim, é possível ter base em diversos fluxos de informações que os clientes têm.

A plataforma de experiência digital funciona como um software para dar uma experiência melhor. Imagem de Pexels no Pixabay.

Como a plataforma de experiência digital surgiu? 

A plataforma de experiência digital surgiu devido a outras tecnologias. Um dos primeiros passos foi graças ao CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). Assim, ele é como um software que fica responsável pela gerência de dados compartilhados como:

  • imagens;
  • vídeos;
  • textos.

Graças ao passar do tempo, novos canais passaram a surgir e as marcas começaram a ter suas necessidades. Ou seja, elas tiveram que iniciar os processos de compartilhar os seus conteúdos nesses outros pontos e possibilidades.

O que é o WEM?

WEM também pode significar Web Experience Management (Gerenciamento de Experiência na Web). Assim, por conta dele, foi possível fazer o compartilhamento de conteúdo entre os canais de comunicação.

Foi possível definir o público e as personas de um negócio com a sua ajuda. Além disso, ele também é visto como uma metodologia que busca melhorar a administração a respeito da presença online de uma empresa.

Conceito omnichannel

Esse é um conceito que surgiu graças à evolução do mercado e também da tecnologia. Assim, o omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de canais de comunicação. 

Toda a jornada que trouxe a DXP permite que um negócio preze pelo compartilhamento de informações. Então, a sua preocupação está em todos os momentos de uma venda e em toda a jornada de compra. 

Qual a melhor forma de implementar a plataforma de experiência digital? 

A plataforma de experiência digital precisa ser implementada primeiro após uma análise interna da empresa. Deve-se lembrar quais são os principais objetivos do software antes de tudo:

  • unir a presença digital de canais diferentes;
  • transformar em um conceito único.

Caso a empresa ainda não esteja pronta para uma mudança desse nível, é melhor deixar para depois. Além disso, em alguns casos, o CMS já pode ser o suficiente para atender as necessidades e iniciar a caminhada para as soluções.

O DXP é indicado para quando uma empresa já possui um público diversificado. Aliás, ter alguma participação por dentro dos meios digitais também ajuda. Assim, lembre-se de fazer análises sobre os diferenciais e recursos antes de tudo.

Quais os benefícios da plataforma de experiência digital? 

A plataforma de experiência digital é capaz de proporcionar vários benefícios para uma empresa. Quando um negócio já está bem robusto e está pronto para uma mudança, ele pode receber vantagens como:

  • interações rápidas;
  • rapidez para criação;
  • visão única dos clientes.

Uma empresa pode conseguir criar ou fazer a manutenção de um website, por exemplo. Também é possível integrar-se a vários processos de negócios, como SAC, suporte ao usuário e entre outros.

Traz uma experiência melhor aos usuários 

Entre as vantagens que a DXP é capaz de trazer, é deixar a experiência com a marca muito agradável. Portanto, há um foco em todas as suas ações, como:

  • público;
  • necessidades;
  • expectativas;
  • objetivos.

Qualquer canal de comunicação da empresa será criado a partir desse conceito para servir aos seus consumidores. Assim, tem maiores chances do cliente ter uma visão muito melhor da marca. Isso pode ser útil para entender mais sobre como fidelizar clientes.

A plataforma de experiência digital pode conectar os canais de comunicação de uma empresa. Imagem de Freepik.

Conexão dos canais de comunicação 

Todos os canais da marca irão se conectar, sejam eles redes sociais, aplicativos ou qualquer outro. Aliás, isso é útil para entregar a sensação de complementos para os usuários. Então, é algo capaz de lhes trazer um conforto maior.

É ótimo para evitar que cada canal da empresa tenha uma identidade diferente. Assim, entender sobre os arquétipos de marca pode ser essencial na hora de criar uma personalidade própria.

A DXP irá fazer com que a personalidade seja lembrada, já que estará em toda parte. Então, é o momento ideal para a marca pensar em como quer ser recebida pelo seu público-alvo e personas.

Dados relevantes 

É um fato de que ao ter os seus canais ligados um ao outro, irá criar dados muito melhores. Aliás, ter uma otimização é ótimo para conseguir mensurar os resultados com eficácia. Então, funciona como uma fonte de informações poderosa sobre o seu negócio.

Análises profundas

São essas análises mais profundas sobre o público-alvo que fazem toda a diferença. Além disso, gera um ótimo processo de segmentação de lead, que se baseia em vários pontos. Assim, existe uma boa separação de dados com aspectos e ações distintas ou específicas.

Otimização de processos

Mais um dos benefícios ao implantar o DXP, é conseguir otimizar os seus processos e recursos. Os dados que são gerados graças a essa otimização, podem ser usados em estratégias depois. Aliás, não se resume apenas ao marketing e às vendas nesse caso.

Tem um foco em toda a empresa, porque agrega muito mais nas etapas da jornada de compra. Então, qualquer processo interno, pode precisar ser reformulado para passar pela transformação digital.

Um dos maiores pontos positivos é que isso pode levar a melhores resultados e dar um grande poder a eles. Além disso, ainda tem chances de ter ganhos muito expressivos a respeito do quanto o negócio lucra com a ajuda da DXP.

Jornada de compra 

A jornada de compra é um modelo para definir em qual fase comercial o usuário está. Então, o cliente terá seus próprios hábitos de consumo e ao monitorá-los na internet, é possível ver em qual estágio ele está. Isso também pode ter impacto no funil de vendas.

Como o mercado atua com a plataforma de experiência digital?

O mercado brasileiro já começou a sentir a necessidade de implementar a plataforma de experiência digital. A verdade é que o software ainda está bem posicionado entre os fornecedores dos Estados Unidos. Mas, a solução é válida para o uso no mundo inteiro.

As empresas têm visto as vantagens que a DXP pode trazer para os negócios. Ainda mais aqueles benefícios que são tidos ao lidar com pontos como:

  • colocar o cliente como o centro de atenções;
  • enxergar o consumidor como foco de estratégias.

Essa transformação digital veio como uma solução para acompanhar todas as mudanças. Assim, é útil para que as pessoas se conectem cada vez mais. As empresas também devem aproveitar o momento para dar prioridade para as boas experiências.

Deve-se tentar ao máximo entender sobre o seu público e fornecer a eles algo que seja adequado. Portanto, pode-se dizer que DXP é essencial para gerar o maior número de possibilidades para a audiência de uma marca.

CMS
Comentários (0)
Add Comment