Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Os podcasts são umas das tendências da atualidade, veja como criar o seu

Os podcasts são umas das maiores tendências das mídias digitais da atualidade. Como resultado, há uma variedade enorme desse tipo de programa em todas as plataformas e abordam vários conteúdos. Então, caso você queira criar um, saiba mais aqui neste artigo.

O que são podcasts?

De forma bem simples, o podcast é um conteúdo em formato de áudio para streaming, algo similar ao rádio. No entanto, o que os difere é que você pode escutar a hora que quiser. Além disso, não é feito ao vivo, o material é gravado sob demanda.

Como funciona um podcast

Você grava um conteúdo de áudio, seja entrevista, conversa informal ou sobre um assunto do seu gosto. Depois disso, irá escolher se quer editar ou não esse arquivo. Por fim, suba ele para as plataformas de streaming de sua preferência para seus ouvintes.

duas mulheres sentadas conversando com um microfone na frente de cada uma, representando uma entrevista
Legenda: Os podcasts têm se tornado uma tendência cada vez maior. Imagem de George Milton no Pexels.

Como escolher o tema e formato dos podcasts?

O primeiro passo é escolher o tema que quer abordar no seu programa. Ao mesmo tempo, use o poder de criação para fazer algo diferente. Desse modo, irá evitar que seu conteúdo seja similar a outro podcast que já existe. 

Quanto ao formato, a questão é bem simples: defina o limite de duração do áudio. Contudo, a depender do assunto que você aborda, esse tempo pode variar. Mas, tome cuidado para que não seja um material arrastado para não cansar seu público.

Faça um planejamento para os seus podcasts

Tenha uma lista de tarefas para executar antes, durante e depois do conteúdo de áudio. Bem como, um esboço do tema que estará no seu episódio de podcast. Por fim, faça anotações, testes e leia o feedback do seu público ouvinte.

3 coisas que você precisa para gravar um podcast

O primeiro desses três itens vital para um bom conteúdo é o roteiro. Afinal, é ele que vai te dar os caminhos que deve seguir durante todo o episódio. Entretanto, as outras duas coisas que você precisa ter antes de começar são:

  • Microfone, porque é a ferramenta chave para capturar os áudios;
  • Programas de edição e gravação, para fazer ajustes e cortes finais.

Com esses três aspectos você já pode iniciar o seu projeto. Mas, de forma bem básica para atrair seu público ouvinte. Contudo, os podcasts são simples de fazer, apenas busque inovar para que não seja algo repetitivo.

1 – Como fazer roteiros para podcasts?

O passo mais indicado é fazer anotações sobre o seu roteiro em blocos. Isso é vital para que você não se perca no tema que quer abordar. Ao mesmo tempo que a estrutura é  montada para que fique ao seu gosto, mas, também escreva pontos como:

  • Ideias;
  • Comentários objetivos;
  • Nomes.

Também anote vários outros dados que são importantes que ajudarão a criar seu script. Com isso, as sugestões irão surgir de acordo com aquilo que registar. No entanto, o ideal é ver qual o método que funciona melhor com você.

Como deve ser a estrutura do roteiro do podcast

A estrutura deve conter informações chaves para você não se perder no assunto. No entanto, não há um padrão de roteiros, tudo vai depender de como será o formato do podcast. Por exemplo, em talk show, narrativo, ou algo mais descontraído.

Fique atento ao tipo de podcast para criar o roteiro

O tipo de podcast tem influência na forma de como irá o seu script, porque não existe padrão de roteiros. Entretanto, o ideal é buscar referências tanto no rádio quanto na TV, e até mesmo do seu nicho.

2 – Como escolher o microfone para gravar podcasts?

A dica é ser mais técnico na escolha desse material, porque nem sempre o mais caro é o certo para você. O microfone é o principal item que torna possível gravar seu conteúdo de áudio. Por isso, as opções mais comuns para podcasts são:

  • Dinâmicos, absorve a voz de forma mais direta, ou seja, precisa estar perto;
  • Condensadores, captam o som ambiente de todo o local.

Esses são os tipos que você pode optar de acordo com a sua exigência. Afinal, o espaço em que irá produzir, terá influência na sua decisão. Por isso, analise bem antes de comprar esse produto para fazer um episódio de qualidade.

Tipos de microfones para podcast

Os tipos de microfones mais comuns para podcast são os dinâmicos e condensadores, além dos modelos USB, como Blue e o Samson. No entanto, há vários no mercado com esses aspectos, assim, é só escolher o melhor para fazer seu episódio de podcast.

dois homens sentados um de frente para o outro. Eles estão conversando de forma descontraída e há um microfone na frente de cada um deles
Legenda: Com os podcasts você pode convidar especialistas sobre o tema do episódio. Imagem de Cottombro no Pexels.

3 – Programa de gravação e edição de podcasts

Depois de escolher o microfone, é a vez de decidir qual programa de edição e gravação usar. Porque, após fazer a captura de áudio, você irá fazer possíveis ajustes. Antes que fique preocupado para pesquisar, aqui vão duas dicas, como o:

  • Audacity;
  • Reaper;

Esses são softwares bem completos que são capazes de te ajudar nesse processo. Desse modo, fará tudo o que precisa em uma só ferramenta. Contudo, saiba mais um pouco a respeito deles e escolha o ideal para você.

Audacity

O software tem funções muito completas que são capazes de gravar seu conteúdo com qualidade, bem como, editar ele depois da captura para deixá-lo pronto para subir nas plataformas. Por fim, é um programa gratuito e simples, com uma interface fácil de lidar.

Reaper

Outro software muito completo que dispensa elogios é o Reaper. Porque, além de fácil de usar, o programa é bem conhecido entre os profissionais de áudio por ser um dos melhores. No entanto, essa ferramenta é paga, com um período de teste grátis

Como exportar o áudio do podcast com a qualidade certa?

O primeiro passo é escolher o formato do seu arquivo para poder exportar. Dessa forma, entre os ideais para podcasts, você pode optar por dois tipos, o WAV e o MP3. Porém, há algumas diferenças entre eles que nota-se na qualidade do áudio

WAV

Esse formato de áudio é o padrão da Microsoft e IBM. Além disso, não tem perda de qualidade, como resultado, também é mais pesado. Ou seja, como não há compressão do arquivo, ele é exportado de forma completa. 

MP3

Quanto ao MP3, há uma compressão no arquivo, porém, não há perda de qualidade. Afinal, ele pode ser exportado com 320 kbps, próximo ao nível do WAV. Contudo, o que torna esse formato o ideal para podcast é a rapidez no carregamento.

mulher negrada sentada, usando fones de ouvido e segurando o celular com as mãos
Legenda: Você pode ouvir seus podcasts favoritos em qualquer lugar e na hora que quiser. Imagem de Anna Tarazevich no Pexels.

Como publicar podcasts?

O primeiro passo é criar um endereço fixo na internet, ou seja, um site. Contudo, você poderá postar seu podcast e fazer com que eles estejam em um lugar só. Alguns exemplos de hospedagem grátis que pode conferir são:

  • Blogger;
  • WordPress;

Vale lembrar que não é só dessa forma que você divulga. Essa etapa é para que haja uma identidade para o seu negócio, mas pode explorar outras plataformas também, por exemplo, redes sociais.

Principais plataformas de podcast

O Soundcloud é uma das plataformas mais comuns para publicar um podcast. No entanto, embora você tenha um bom conteúdo, ela tem um limite curto de tempo na versão grátis. Aliás, há também o RSS Feed e o Feedity que ajudam a divulgar seu podcast.

Como monetizar os podcasts?

Há várias formas de fazer isso, por exemplo, por meio de patrocínios e anúncios que convertem. Desse modo, você pode ter uma renda com esse tipo de monetização. No entanto, o conteúdo que o seu podcast produz é um fator determinante para atrair interessados em fazer parcerias.

Com o aumento do seu público é normal que as empresas queiram divulgar seus produtos no seu podcast. Mas, para que isso ocorra, o seu programa deve ter algo diferente dos demais. Então, ao criar seu script, faça de forma dinâmica para atrair ouvintes e marcas.

Venda de espaços publicitários no podcast

Um dos melhores métodos para fazer isso é vender espaços no seu podcast para publicidade. Ou seja, abrir reservas para que as marcas possam divulgar seus serviços ou produtos por meio do seu programa. Com isso, irá gerar uma renda a mais. 

Venda direta do seu podcast

Outra forma de ganhar dinheiro com podcast é oferecer o conteúdo para um nicho direto. Nesse sentido, você foca em um assunto que tenha relação com o seu tema. Depois disso, irá criar o programa com esse tópico e vender para um público ouvinte interessado.

Renda extra com podcast

Você pode lucrar um bom dinheiro a mais com os seus episódios de podcast. Tanto com publicidade quanto por venda de produtos próprios que queira divulgar. No entanto, em muitos casos é apenas uma renda extra, então, busque se destacar para ter sucesso.

Como ouvir seus podcasts preferidos?

Há plataformas de áudio em toda a internet, tanto para computador quanto para aparelhos móveis. Dessa forma, terá várias opções para escolher em qual delas irá ouvir determinado conteúdo. Contudo, há alguns exemplos de mídias digitais para você, como:

Entre outros que também são muito conhecidos, como o Google Podcasts, Spotify e Wecast. Ao passo que, são plataformas de áudio que figuram entre as melhores para esse tipo de programa. Por fim, conheça mais um pouco sobre esses três últimos streamings.

Spotify

O Spotify é a maior do mundo quando se trata de plataforma de streaming. Por isso, é uma das melhores opções para ouvir o seu conteúdo de áudio favorito. Assim, ela oferece uma grande seleção para que você escolha por tema, programas e canais.

Google Podcasts

Essa é mais uma grande opção que traz uma gama bem democrática de opções. O serviço é grátis para todos aqueles que possuem conta no Google, então, basta logar. Por fim, é uma das plataformas de áudio que também tem versões para aparelhos móveis e browser.

WeCast

Outra ótima opção é o WeCast que oferece um período teste de três dias para novos usuários da plataforma. Desse modo, caso eles optem por assinar a versão premium, terão mais funções e recursos. Por fim, há versões tanto para aparelhos móveis quanto browser.

mulher sentada com um microfone a sua frente gravando um podcast
Legenda: Você pode ouvir seus podcasts favoritos em apps como Spotify e Deezer. Imagem de George Milton no Pexels.

Qual o melhor modelo de podcast para agradar seu público?

A resposta certa para essa pergunta é, o melhor é aquele que agrada seu público. Ou seja, não tem um tipo certo, mas é importante fazer testes de modelos diferentes. Como resultado, você saberá em qual dos formatos de podcasts seus ouvintes mais gostam.

Entre as opções estão os famosos talks show, entrevistas, educativo, informativo e notícias. Bem como, não-ficção roteirizada, que é como um tema que será discutido durante  a temporada do programa. Por exemplo, histórias reais, true crimes e casos de mistério.

Tudo isso pode gerar bons conteúdos que você pode e deve experimentar para conhecer sua audiência. Depois disso, decida questões como, convidados para discutir o assunto ou um especialista da área. Todavia, quando souber o formato que seu público gosta, invista.

Conheça a sua persona para criar podcasts

Essa é uma parte muito importante, porque o seu formato de podcast deve alcançar a sua persona da maneira certa. Devido a isso, os testes não só irão te ajudar com o modelo de programa, mas também a falar com seu público-alvo.

Crie conteúdo para os podcasts com frequência

Embora ter um bom volume seja ideal, faça primeiro um planejamento que dê certo. Ou seja, poste de acordo com a sua capacidade de produzir conteúdos de qualidade. Dessa forma, você pode aumentar de acordo com a demanda e crescimento do seu programa.

Faça um checklist e crie seus podcasts

Anote tudo o que você precisa e coloque em prática para criar seus podcasts. Desde o primeiro planejamento até as escolhas de cada equipamento para montar o seu estúdio. Assim, poderá dar início ao seu projeto ao cumprir os passos de:

  1. Gravação;
  2. Edição;
  3. Publicação.

Essas são as etapas vitais para criar um conteúdo de áudio para as plataformas. No entanto, depois de ter feito tudo isso, vem a parte de divulgação. Afinal, é uma das estratégias básicas, mas essenciais para tornar seu produto mais conhecido.

As principais ferramentas são as redes sociais, porque tudo passa por elas. Então, use todos os meios para que as pessoas ouçam o seu programa de áudio. No entanto, faça um episódio de qualidade em cada sessão para conquistar cada vez mais ouvintes.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes