Descubra o legado das redes sociais antigas e como elas moldaram a forma como as pessoas se conectam no meio online, além da influência de cada uma na era digital.
As redes sociais antigas tiveram um papel vital na história da internet. Pois abriu caminho para a era digital e para as plataformas de mídia social de hoje. Assim, conheça as principais e veja a influência de cada uma na forma como os usuários interagem na web.
Qual era o papel das redes sociais antigas?
As redes sociais antigas tiveram um papel fundamental na evolução da comunicação e interação online. Aliás, antes das plataformas atuais, houve uma série de mídias sociais pioneiras que mudaram o cenário digital e firmaram as bases do que se tem hoje.
Com elas, as pessoas puderam se conectar de forma mais profunda na web. Isso, portanto, graças às primeiras formas de mensagens instantâneas, como o ICQ, IRC, Fotolog e até mesmo o Flickr.
Por fim, essas redes antigas também marcaram a sociedade de modo mais amplo. Pois deu a voz para grupos pontuais e deram chances a novas conexões. De fato, até mesmo mudou a indústria da música, com um espaço mais livre para divulgação.
IRC – Internet Relay Chat
O IRC ou Internet Relay Chat, surgiu em 1988 como pioneira na comunicação online em tempo real. Tinha ótimos servidores, onde os usuários podiam entrar em salas de chat e interagir com pessoas de todo o mundo.
ICQ
Muito famoso no Brasil, o ICQ foi um dos primeiros programas de mensagens instantâneas. Onde os usuários podiam se cadastrar e receber um número de identificação único. Ou seja, tinha como conversar com várias pessoas pontuais em tempo real.
Quais redes sociais antigas inspiraram o Facebook?
Uma das redes sociais antigas que inspirou o Facebook é o Cyworld de 1999, original da Coreia do Sul, que tinha perfis com avatares, jogos e um ambiente virtual em 3D. Inclusive, dá pra chamar ele de precursor do Meta.
Além disso, ele também foi pioneiro no uso de uma moeda virtual, onde os usuários podiam comprar itens online para mudar seus perfis e interagir com outros na rede.
Não há dúvidas de que essas redes sociais tiveram forte impacto, pois a sua proposta imersiva fez com que toda uma região se comunicasse da mesma forma praticamente.
Além disso, o Cyworld também foi modelo para outras redes sociais da Ásia, pois se mostrou capaz de se adaptar a diferentes culturas.
Quais redes sociais antigas marcaram o Brasil?
Uma das redes sociais antigas que mais marcou o Brasil foi o Orkut. Com origem em 2004, tinha perfis individuais onde cada um poderia ter os seus amigos, entrar em comunidades e dividir conteúdo.
Com um foco inicial no Brasil e na Índia, o Orkut teve um impacto cultural e social profundo. Isso reflete a maneira como as pessoas se conectam e interagem online.
A plataforma permitiu que pessoas com mentes parecidas criassem comunidades virtuais e com isso, gerou-se fortes relações virtuais que existem até hoje.
Vine
O Vine é de 2012, uma das redes sociais feita para vídeos curtos, com duração máxima de 6 segundos. Ou seja, o precursor do TikTok, onde tinha como expor materiais criativos e engraçados de forma rápida.
Além disso, ele fez um marco na história da internet, já que os vídeos curtos ficaram muito populares e mudou a forma de consumir conteúdo.
Por fim, deu origem a uma nova geração de influencers que usam essa ferramenta para contar boas histórias de forma peculiar. Embora o Vine tenha “acabado” em 2017, o seu legado continuou em outras plataformas.
Quais redes sociais antigas inspiraram o Instagram?
As redes sociais antigas, como o Fotolog, serviram para inspirar outras plataformas mais populares que funcionam nos dias de hoje como o Instagram.
O Fotolog, por exemplo, dava aos usuários a chance de publicar fotos e receber comentários de amigos e seguidores. Isso gerou um estímulo à cultura de expressão criativa e visual por meio de imagens.
Além disso, seu programa pioneiro deixou as pessoas marcarem momentos de suas vidas com suas redes de contatos. Já o Flickr, de 2004 como o Orkut, teve seu papel vital na forma como as pessoas postam suas fotos online.
Ao deixar que cada um faça o upload de suas imagens de forma organizada em álbuns com outros membros do grupo, o Flickr criou a função de organizar por tags. Isso ajuda muito na hora de encontrar imagens pontuais.
Não só isso, mas essas redes antigas incentivaram a criação de grupos temáticos, onde os membros podiam se reunir em torno de interesses em comum e assim, dividir suas fotos.
MySpace
O MySpace serve como exemplo de como uma boa combinação pode definir o sucesso ou fracasso de uma rede social. Ou seja, ao unir alguns elementos, a plataforma se torna mais atraente graças aos pontos em comum, portanto, são eles:
- músicas;
- vídeos;
- fotos;
- comunidades;
- novos artistas;
- amigos.
Além disso, o Myspace abriu caminho para muitos fãs-clubes e isso movimentou a internet, já que as pessoas se unem, acima de tudo, pelo o que possuem em comum.
Friendster
O Friendster é uma rede social que surgiu no ano de 2002 e foi uma das primeiras a ganhar bastante fama. A ideia de fazer amigos online teve seu início aqui. Já que a plataforma segura e criativa fez com que estranhos criassem vínculos e trocassem ideias em comum.
5H3 Hi5
O Hi5 é uma das redes sociais antigas mais populares e ganhou fama em 2003 como uma plataforma de encontros online. Com recursos avançados, permitia que o usuário realizasse ações, como:
- conectar-se com amigos;
- encontrar pessoas em comum;
- jogar online;
- postar fotos.
Esse foi o início também das interações comerciais online, ou seja, o começo do marketing digital. Já que as empresas viram o poder de alcance que é vender em plataformas online.
Second Life
Um empreendedor digital encontrava no Second LIfe um ambiente virtual rico em chances de fazer negócios. Ou seja, por meio da criação de empresas virtuais, elas foram capazes de, por exemplo:
- apostar em novos negócios;
- criar produtos;
- oferecer serviços exclusivos;
- conectar-se com outros empreendedores.
Essa rede deu um lugar fértil para tentar o que não poderia ter sido feito no mundo real. Outras instituições também lucraram com isso.
Quais redes sociais antigas também eram blogs?
Uma das redes sociais antigas é o Xanga. Ele tinha a função de blog e recriou a forma das pessoas dividirem suas histórias e opiniões online. Embora não tivesse o título de mídia social, o Xanga permitia a interação social.
Além disso, para quem é freelancer de marketing digital, o Xanga abriu uma nova chance de se promover e interagir com o público-alvo. Ou seja, os blogs pessoais se tornaram uma ótima tática para divulgar marcas, produtos e serviços.
Por fim, mesmo que ele tenha perdido espaço na internet ao longo dos anos, seu legado como plataforma de blog continua a marcar o mundo do marketing digital. Pois ele abriu espaço para muitos profissionais na área.
AOL Instant Messenger (AIM)
O AIM (AOL Instant Messenger) foi um dos programas de mensagens instantâneas mais populares da época. Essa rede reflete a forma como as pessoas interagem online. Ou seja, fez com que os usuários se conectassem com amigos e a família em tempo real.
Por último, o AIM acabou em 2017, mas seu impacto na comunicação e no marketing ainda é presente. Outras plataformas com mesma função ocuparam o seu espaço e isso impactou o mercado de trabalho dos profissionais da área.
LiveJournal
O LiveJournal é de 1999 e a sua função era unir os recursos de blog com redes sociais. A partir dele, então, era possível, por exemplo:
- criar blog ou vlog pessoal;
- seguir outros perfis;
- comentar posts;
- ter grupos com temas.
Por fim, o Live Journal perdeu espaço na internet ao longo dos anos, mas sua combinação foi um exemplo para outras redes sociais antigas e atuais.
Bebo
O Bebo servia para postar fotos, vídeos, mensagens e música, tudo que o usuário quisesse. Embora tenha feito mais sucesso no Reino Unido, o Bebo ainda assim foi uma das maiores plataformas do seu tempo.
Nesse sentido, o Bebo deixou sua marca no mundo digital ao dar espaço para que as pessoas divulgassem as suas ideias, o que abriu espaço para a inovação disruptiva, mesmo que só no meio virtual.
Qual legado as redes sociais antigas deixaram?
As redes sociais antigas deixaram um legado muito grande que moldou a forma como as pessoas interagem e ainda influenciaram bastante na autoridade de uma marca.
Embora superadas por outras maiores e mais modernas, a influência de muitas delas ainda está presente na cultura digital atual. Além disso, elas deram acesso a novas formas de criatividade pessoal, bem como, espaço para novos artistas.
Mesmo que tenham perdido espaço ao longo dos anos com a evolução da internet e da tecnologia, ainda é possível notar os seus feitos nas novas redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok.