Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Como o SEM ajuda empreendedores a aumentar seus ganhos online e offline?

O SEM surgiu há alguns anos e, de lá para cá, transformou o Marketing. Isto porque, com o crescimento digital, esta ferramenta ganha cada vez mais espaço. Então, para quem empreende e ainda não o utiliza, é hora de aprender tudo a respeito.

O que é SEM?

A sigla, em inglês, significa Search Engine Marketing, ou, Marketing de Mecanismos de Busca. Nesse sentido, a ideia é ranquear sites em buscadores como Google, Yahoo e  Bing. Assim, isso pode ser alcançado por meio de estratégias de:

  • SEO;
  • Links patrocinados.

É, portanto, o SEM que define a ordem das opções que surgem em uma pesquisa. Por meio de critérios do marketing digital, empresas podem posicionar melhor seu site nos buscadores. Para tanto, basta seguir algumas regras e macetes básicos.

Estratégia de marketing

São ações que tem como finalidade promover um produto ou serviço. Além disso, o foco pode ser em vender ou então, consolidar a imagem da marca. Nesse sentido, tais ações são pensadas de acordo com o público e ambiente que atingirá.

pessoa usando um tablet. Na imagem também há uma ilustração de uma tela mostrando uma barra de pesquisa
Legenda: O SEM é uma ferramenta de otimização de busca do marketing digital. Imagem de Rawpixel no Freepik.

O que é SEO e sua relação com o SEM?

Search Engine Optimization, em tradução livre, significa Otimização para Mecanismos de Busca. Assim, o SEO consiste em técnicas criadas para otimizar, blogs e sites nos buscadores. Desse modo, tais motores posicionam melhor páginas que:

  • Oferecem respostas claras e objetivas;
  • Proporcionem boa leitura;
  • Transparecem autoridade.

Trata-se, então, de um braço do SEM para fortalecer a estratégia de marketing. Nesse sentido, é um tipo de mecanismo orgânico, já que não exige investimento monetário. Para “ganhar” a confiança do Google, portanto, é preciso empenhar apenas dedicação.

Marketing de conteúdo

É uma estratégia que visa levar informações relevantes ao público. Dessa forma, a ideia não é vender algo específico, mas atrair a atenção e mais visibilidade. Assim, por meio do marketing de conteúdo pode-se levar soluções e gerar valor.

Para quem não entende, isso pode parecer perda de tempo. No entanto, o foco é construir uma imagem positiva da marca na mente do público-alvo. É por meio disso, então, que o nome de uma empresa se destaca em meio à concorrência.

Como usar links patrocinados na estratégia de marketing?

Deve-se acessar algumas ferramentas específicas e fazer um investimento que caiba no orçamento. Assim, escolhe-se palavras e tags, que são termos com relação direta com o produto. Portanto, os links patrocinados, em geral, são cobrados por cliques.

Google Adwords ou Google Ads

É uma ferramenta de anúncios pagos que existe há mais de vinte anos no mercado. Nesse sentido, o diferencial dela é sua capacidade de segmentar o público-alvo. Logo, o Google faz uma análise do usuário que pesquisa e o direciona para o anúncio compatível.

Para usá-la, basta ter uma conta Google e acessá-la com login e senha. Depois disso, é só clicar em “campanhas” e configurar de acordo com as preferências. É simples e intuitivo.

Bing Ads

Esta é a plataforma de anúncios do Yahoo e mais uma ferramenta do SEM. Dessa forma, para atrair clientes, ela oferece custos menores por clique de usuários. Além disso, como diferencial da concorrente, ela também aceita orçamentos diários e mensais .

Por que o SEM é importante para o seu negócio?

A internet é um solo fértil para quem quer construir uma marca e ser visto. No entanto, há uma grande variedade de produtos e serviços disponíveis. Os motores de busca, então, são filtros que tem o potencial de trazer clientes, já que:

  • Por segundo, realiza-se mais de dois milhões de pesquisas no Google;
  • No Brasil, mais da metade da população está conectada à internet;
  • O marketing digital é um dos tipos mais rentáveis hoje em dia.

Ter a marca na primeira página do maior buscador atual é uma grande oportunidade. Isto porque, na era da televisão, tal alcance era possível apenas para grandes empresas. Desse modo, investir em ferramentas assim pode ser um divisor de águas.

Como aplicar o SEM?

O primeiro passo é entender com quem se deseja falar e estabelecer o público-alvo. Depois disso, cria-se a estratégia e a linguagem que serão usadas no link patrocinado. Então, de início, o ideal é investir pouco e aumentar de acordo com os resultados.

A escolha da palavra-chave ideal é crucial para obter bons resultados. Nesse sentido, uma pesquisa por termos populares do assunto ajuda a optar por algo otimizado. Além disso, quanto menor for a concorrência por ela, melhor para o anúncio.

Algumas práticas

Em cada pesquisa que alguém faz ocorre um tipo de leilão pelo termo da busca. Desse modo, a ideia é fazer uma oferta que supere as demais. Isto porque, a plataforma cobra apenas o valor que cubra a aposta inferior a sua.

Investir na qualidade do anúncio é tão importante quanto aplicar dinheiro. O Google, por exemplo, tem índice com nota para tal quesito que conta no “leilão”. Logo, é algo crucial. 

Fazer SEM com o uso de busca orgânica

As técnicas de SEO são uma ótima forma de fortalecer a campanha de marketing. Apesar da busca paga dar uma força, 70 a 80% dos usuários optam pela orgânica. Isso se deve à autoridade e qualidade que tais técnicas conferem à página.

Buyer persona

É um tipo de personagem fictício que se cria no intuito de definir um público-alvo. Nesse sentido, é preciso atribuir detalhes da forma mais específica possível que se possa, como:

  • Faixa etária;
  • Preferências;
  • Profissão;
  • Desejos.

Com uma Buyer Persona pronta, elabora-se estratégias assertivas e alinhadas às vendas. Além disso, aumenta-se, assim, as chances de fluidez para atingir as metas e objetivos.

Tipos de SEO para usar na sua estratégia de marketing

Essa técnica para otimizar sites se baseia em fatores de ranqueamento. Ou seja, são critérios que um buscador avalia em milissegundos para posicionar um blog. Dentre tais fatores que o Google usa existem os que são:

  • On Page;
  • Off Page.

Com base em análises, estima-se que haja mais de duzentos deles dentro do SEM. Alguns, portanto, já são conhecidos, outros apenas dedução de quem estuda a respeito. Isto porque, muitos dos fatores são secretos e, por isso, motivo de muita especulação.

Diferença entre SEO e SEM

O segundo abrange mais estratégias de marketing e contém o primeiro. Nesse sentido, o SEM aumenta as chances de posicionar melhor o conteúdo. Aliás, isto se deve ao fato de que anúncios pagos aparecem primeiro nos resultados de buscas.

As técnicas de otimização orgânica garantem a relevância da marca e ainda são preferência. Enquanto as pagas, são um empurrão para que o conteúdo seja mais visto.

O que é SEO On Page?

Trata-se de métodos cuja ideia é otimizar publicações dentro de páginas da web. Dessa forma, algumas partes específicas do conteúdo devem atender ao que os motores de busca priorizam. Então, é preciso ajustar coisas como  títulos, imagens, tags aos critérios.

Como usar na sua estratégia SEM

Dentro das estratégias de SEO On Page a prioridade é ser interessante e objetivo. Isto porque, o espaço para o título do site que aparece no buscador é limitado. Assim como o breve resumo que vai abaixo. Logo, o texto deve ser conciso e bem elaborado.

Para aumentar as chances de o usuário localizar o texto, a palavra-chave é o foco. Então, ela precisa estar ao longo de todo o conteúdo, a cada cem termos. Mas, a repetição em exagero pode prejudicar o material. Logo, o uso de variações eleva sua qualidade.

tablet ligado mostrando a aba inicial do Google
Legenda: Com o SEM é possível estar na primeira página do Google. Imagem de DilokaStudio no Freepik.

O que é SEO Off Page?

São práticas cujo intuito é mostrar que a página se relaciona bem com a web. Sites que recebem links de outros, são vistos pelos motores de busca como relevantes. Portanto, a ideia é criar relações com outros blogs para subir no ranking.

Link building

Como mais uma estratégia do SEM, esta ferramenta visa fortalecer a autoridade. Dessa forma, cria-se links internos e/ou externos, do mesmo tema, com sites confiáveis. Além da técnica em questão melhorar a otimização, ainda facilita a experiência do usuário.

Guest posts

A ideia de aumentar relações com a web chega a um nível mais profundo aqui. Isto porque, esta prática envolve trocar conteúdos com parceiros. Ou seja, trata-se de publicar artigos feitos por outros blogs e também produzir para fora.

Tal estratégia garante um volume de publicação de qualidade. Além disso, ainda eleva a autoridade do site diante dos robôs. É, portanto, uma via de mão dupla de vantagens.

Campanhas e ações de comarketing

Esta prática do SEM tem como objetivo fortalecer a promoção de algum conteúdo. Nesse sentido, duas empresas com interesses em comum se unem para uma ação específica. Logo, os benefícios de aumento de relevância ocorrem de forma mútua.

Outro aspecto positivo da técnica é aumentar o alcance das marcas. Assim, ao unir audiências, mais pessoas vão saber quem são as empresas. Além disso, a divisão dos custos com a campanha é mais uma vantagem da parceria.

Como usar o SEM na sua estratégia de marketing?

Para obter sucesso ao aplicar essa técnica é preciso estar atento a alguns pontos. Alguns sites abusam das práticas do SEM e prejudicam-se ante os motores de busca. A fim de evitar que isso ocorra, seguem algumas dicas importantes:

  • Conheça bem seu público-alvo e crie algo para pessoas e não algoritmos;
  • Dedique-se ao marketing de conteúdo de qualidade;
  • Evite os black hats: tentativa de manipular os robôs;
  • Invista em anúncios pagos. 

Algumas dessas estratégias podem não surtir efeito no curto prazo. No entanto, com o tempo e a constância, aumenta-se a relevância e os resultados surgem. Portanto, ao seguir as orientações, é possível estar lado a lado com os maiores nomes do mercado. 

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes