Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

SEO Local: guia para fazer a sua empresa crescer na região em que atua

SEO Local serve para que seu negócio com atendimento presencial se torne mais relevante na sua região. Assim, ela pode ser achada de forma mais fácil ao fazer uma busca no Google. Com isso, atrai o público-alvo e gera mais vendas.

Guia Rápido

O que é SEO Local?

É a otimização do mecanismo de pesquisa local que serve para negócios que precisam levar seus clientes até o espaço físico. Desse modo, elas conseguem aumentar o tráfego e o número de vendas em boa parte dos casos.

Ter um negócio bem posicionado em uma pesquisa local também ajuda a elevar a relevância dele. Além disso, permite que as pessoas que já tem a intenção de adquirir um produto ou contratar um serviço façam isso de modo mais ágil.

Como funciona o SEO Local

Ele agrupa várias táticas que têm como objetivo tornar uma empresa local uma referência em sua região. Isso ocorre quando alguém pesquisa por um hospital, por exemplo, e aparecem as primeiras sugestões com vários meios de contato.

Nesse contexto, o local da pessoa e os termos pesquisados são cruciais para o SEO local. Desse modo, o buscador visa apresentar os negócios mais próximos da pessoa que tenha relação com o termo pesquisado.

mulher morena segurando sacolas com uma mão e vendo a vitrine de uma loja
SEO Local contribui para ter mais pessoas na sua loja. Imagem de Andrea Piacquadio no Pexels.

Qual a diferença entre SEO e SEO Local?

Existem quatro tipos de SEO como o Técnico, On Page e o Off Page. Portanto, o local é mais um deles. Mas, a principal diferença são os critérios para ranquear uma página ou negócio. 

De modo geral, o SEO é a otimização de conteúdos e sites que tem como principal objetivo oferecer ao usuário uma boa e completa experiência. Um blog que deseja ter uma boa posição no ranking, então, precisa concorrer com todos do mesmo nicho.

O Local SEO,  busca exibir os negócios com mais destaque em uma região. Assim, caso você faça uma viagem, esteja no trabalho ou em casa terá resultados de pesquisa distintos.

O que é busca com intenção local?

É uma busca em que a pessoa já tem o intuito de encontrar respostas localizadas, isto é, próximas ao local em que se encontra. Por exemplo, caso você pesquise hospital, todos os resultados do país não são relevantes.

Nesse contexto, entende-se que a pessoa deseja ter uma resposta rápida para um local que ela possa visitar naquele momento. Desse modo, apresenta os estabelecimentos mais próximos e importantes na região em que ela está.

Como a busca com intenção impacta na sua estratégia?

Estar próximo não é o único fator para aumentar tráfego na loja física, por exemplo. Por isso, é preciso definir estratégias que visem oferecer um bom atendimento no espaço e na pesquisa. Portanto, algumas formas de fazer isso são:

  • Conseguir destaque na SERP;
  • Ter o maior número de informações de contato;
  • Ganhar autoridade e confiança na região.

Telefone, e-mail ou até um site oficial ajudam na visão externa do público em relação a sua empresa. Além disso, mostrar avaliações e comentários de outros clientes também aumentam a confiança do usuário.

Quais os principais benefícios do SEO Local?

A princípio, o Local SEO serve para qualquer negócio que dependa de receber pessoas em seu espaço físico. Também é uma tática que consegue melhorar conversões, já que:

  • Melhora a presença da empresa na web;
  • Incentiva as pessoas a tomar uma decisão;
  • Contribui para se tornar uma referência na região;
  • Atrai mais pessoas para o seu espaço comercial.

Outro fator importante é que muitos que procuram por um local de atendimento presencial já tem uma intenção de compra. Assim, é um grupo que já está na última etapa do funil de vendas, ou seja, mais próximos da decisão.

Como melhorar a experiência de busca do cliente

Informar o maior número possível de meios de contato é uma das maneiras. Então, adicione e-mail, telefone e endereço físico. Além disso, inclua imagens do espaço, horários em que funciona e opção para fazer perguntas ou usar o chat do Google.

A seção de avaliações e comentários também oferece conteúdo rico para que usuários decidam visitar a sua loja. Portanto, também responda a qualquer pergunta ou crítica a fim de resolver problemas dos clientes. Isso mostra que há um bom atendimento. 

1 – Como aumentar a visibilidade do negócio com SEO Local?

Usar essa tática tem como principal vantagem o aumento do alcance da sua marca de forma orgânica, ou seja, você não precisa pagar. É crucial, porém, investir em várias ações em conjunto para atingir essa meta:

  • Use o Marketing de Conteúdo para SEO Local;
  • Crie perfis nas redes sociais;
  • Faça parceria com blogs locais;
  • Incentive a avaliação dos seus clientes.

Outro fator importante é conhecer seus concorrentes locais e oferecer um diferencial  ao seu público. Então, tanto a apresentação quanto o conteúdo e atendimento que a sua empresa entrega são cruciais para a experiência do usuário.

As redes sociais também são um meio importante para a sua presença online. Aliás, o link para seu perfil pode aparecer entre os resultados da web junto com a localização no Google Maps.

Estratégia sem investimento financeiro

Vale destacar que SEO local é um conjunto de táticas que podem ser feitas sem precisar investir. Assim, é um meio acessível e que pode aumentar as visitas e vendas em sua loja, por exemplo.

mulher loira sentada trabalhando, enquanto fala no celular
SEO Local ajuda atrair público que já tem intenção de compra. Imagem de Kampus Production no Pexels.

2 – Por que o SEO Local incentiva a tomada de decisão?

A pessoa que procura por um serviço local já sabe o que precisa resolver e qual seria a possível solução. Ou seja, já está quase na última etapa da jornada de compra. Então, as principais razões para que ela decida comprar são:

  • Pessoas já possuem intenção de compra;
  • Dados permitem fazer a análise antes da decisão;
  • Chance de entrar em contato.

Quando sua empresa aparece com a localização, o usuário pode ver qual é a melhor rota para chegar. Dessa forma, as chances de fechar a venda são maiores do que com uma pessoa que visita pela primeira vez o seu espaço comercial.

A otimização do mecanismo de pesquisa local permite que sua loja apareça entre os primeiros resultados. Assim, há ainda mais chances de que ela seja a escolhida pelo usuário.

3 – O SEO Local atrai novos públicos para o seu negócio

Muitas pessoas que procuram por uma solução no Google podem descobrir o seu negócio. Por isso, a sua empresa ganha maior alcance e atrai clientes novos. Então, seu público deixa de ser apenas o que está na mesma rua, por exemplo.

Os moradores de bairros próximos ou quem apenas está de visita e precisa de um serviço na sua cidade pode encontrar a sua loja de forma mais fácil. Ainda que haja outros mais próximos do usuário, o seu pode ser escolhido pela autoridade local.

Apareça para potenciais clientes com o SEO

As palavras-chave no SEO Local nem sempre terão o nome do bairro ou da cidade. O buscador leva em conta a localização do indivíduo, então, algumas formas de pesquisar bem comuns são:

  • Sorveteria perto de mim;
  • Loja de roupas femininas;
  • Assistência técnica em celulares.

Por conta disso, a seleção de termos é importante para atrair novos clientes para o seu negócio. Essa também é uma maneira de fazer a sua empresa aparecer sem usar o nome dela, a qual o usuário talvez não conheça ainda.

SEO Local como estratégia de topo de funil

O topo do funil é a fase em que a pessoa ainda está na descoberta e interesse. Portanto, usar termos mais gerais aumenta as chances de que ele conheça os seus produtos e serviços e considere fazer a compra depois.

Quais fatores considerar no ranqueamento do SEO Local?

Antes de tudo, a localização, relevância e o destaque do negócio são os principais fatores de ranqueamento de buscas locais. Além disso, outros critérios usados pelo Google são:

  • Cadastro no Google Meu Negócio;
  • Inclusão de imagens ou vídeos do local;
  • Link building;
  • Avaliações e comentários de clientes.

Fora isso, há outras métricas ligadas às atitudes de alguém em relação ao seu negócio que o Google leva em conta. Por exemplo, número de pesquisas pelo local, cliques para chamada e para o link do site ou direções de rotas.

Como o Google exibe os resultados locais

Há duas categorias, o Local Pack e o Local Finder. A primeira são os três resultados que aparecem ao pesquisar, são as empresas cadastradas no Google Meu Negócio ou Maps. O segundo é a lista completa que é exibida ao clicar em mais lugares.

Vale destacar que cada categoria usa critérios distintos para mostrar a ordem dos resultados. Por exemplo, o Local Pack valoriza mais os dados presentes no My Business. O Finder preza pela autoridade da sua marca e seu site.

1 – Como funciona a proximidade no SEO Local?

A proximidade não leva em conta apenas a região ou cidade em que o usuário está. Aliás, nem é preciso que a pesquisa tenha o nome do bairro. Isso porque, o Google usa a geolocalização para exibir os resultados mais próximos.

SEO atrai clientes próximos do negócio

Existem vários negócios na mesma cidade que podem atender a pesquisa de alguém. Mas, um fator importante que o buscador leva em conta é a distância. Então, se estiver com o GPS ativado, terá respostas ainda mais precisas.

Usar o termo “perto de mim”, por exemplo, melhora ainda mais as sugestões de locais que podem atender a sua busca. Dessa forma, você pode escolher entre as empresas mais próximas.

Localização do seu negócio e o SEO Local

Caso a sua loja esteja no mesmo bairro em que o usuário está no momento da pesquisa, ele pode aparecer entre os primeiros resultados. Então, é importante incluir vários dados sobre o espaço a fim de chamar a atenção e conquistar confiança.

pessoa agasalhada mexendo no celular
SEO Local leva a distância em conta para exibir resultados. Imagem de Ingo Joseph no Pexels.

2 – Quais as principais formas de destacar seu negócio com SEO Local?

Esse critério se refere a o quanto uma empresa é popular tanto no mundo físico quanto no online. Desse modo, os principais critérios para definir se o seu espaço comercial é relevante e deve ser exibido entre as primeiras respostas são:

  • Avaliações e comentários de clientes;
  • Ter links e citações da sua marca em sites relevantes;
  • Conteúdos de qualidade.

Deixar o espaço para que seus clientes avaliem a experiência que tiveram na visita presencial é muito importante. Além disso, procure as citações feitas em notícias, por exemplo, para receber um backlink relevante.

Outro fator que pode destacar a sua empresa é produzir conteúdo local de qualidade. Assim, faça uma boa pesquisa de palavras-chave, convide pessoas influentes na região, divulgue notícias ou fale sobre eventos locais. Leve em conta a sua persona, antes de tudo.

Popularidade do seu negócio na região

A popularidade do seu espaço comercial na região também é um critério para o Google. Desse modo, ele leva em conta o número de visitas presenciais que recebe, por exemplo. Então, é algo a favor de quem já atua há mais tempo na região.

Aproveite para destacar os diferenciais da sua empresa

Invista em um site otimizado e destaque o que a sua empresa pode entregar a pessoa. Além disso, adicione informações importantes na aba de “sobre” os seus serviços. Por exemplo, uma pousada pode falar que tem piscina, estacionamento e academia.

3 – O SEO Local identifica a relevância do seu negócio

A relevância leva em conta as informações fornecidas pela sua empresa. Desse modo, é essencial incluir detalhes e usar termos que se associam a sua região. Então, alguns elementos importantes são:

  • Palavras-chave no SEO Local;
  • Nome da empresa;
  • Categoria do negócio.

O nome da empresa deve ser aquele que as pessoas conhecem. Assim, há maior relação entre o que usuário pode pesquisar e os resultados. Em síntese, a relevância busca a conexão entre o termo pesquisado, a região e o perfil do negócio.

Capriche na sua descrição para ranqueamento no Google

Faça uma descrição completa sobre os seus serviços, produtos e atendimentos. Além disso, leve em conta os termos que a sua persona pode usar para encontrar a sua empresa. Dessa forma, é mais provável que ela encontre um resultado preciso.

Nessa descrição, também pode-se usar os nomes de cidades vizinhas. Assim, o seu alcance de público aumenta e atrai mais pessoas para o seu espaço comercial no mundo offline.

4 – Como usar links orgânicos locais para ranqueamento no Google

Ter um site contribui para o ranqueamento de buscas locais. Então, os critérios que o Google usa para avaliá-los são os mesmos que servem a qualquer outro domínio que produz conteúdo para a web.

Principais fatores de ranqueamento orgânico

As estratégias para outros tipos de SEO como o On Page e o Off Page valem para as buscas por região também. Desse modo, é preciso fazer melhorias que levem em conta:

  • Tempo que a página leva para carregar;
  • Segurança;
  • Conteúdos de qualidade e com relevância;
  • Backlinks;
  • Otimização para mobile.

Boa parte das buscas locais são feitas por meio do celular. Por isso, ter um site otimizado para mobile é ainda mais essencial. Os backlinks valiosos para quem tem um espaço comercial físico são os que se relacionam com a sua cidade, como os de jornais.

Atraia público sem investimento de modo orgânico

Fazer as melhorias que o buscador indica é a melhor forma de crescer sem usar a mídia paga. Assim, você faz com que mais pessoas encontrem a loja e decidam adquirir um produto porque sua empresa está entre os primeiros resultados e com bons feedbacks.

mulher trabalhando no tablet e computador ao mesmo tempo
Site otimizado para mobile é importante para o SEO Local. Imagem de Pixabay no Pexels.

Qual a melhor forma de aplicar o SEO Local?

Aplicar o SEO Local exige deixar o máximo de meios de contatos disponíveis e buscar aumentar a sua relevância online. Então, algumas formas de fazer isso e conseguir ter uma posição melhor no ranking são:

  • Deixe endereço e telefone visíveis para seus clientes;
  • Cadastre-se no Google Meu Negócio;
  • Motive seus clientes a fazer comentários e avaliações;
  • Conquiste backlinks;
  • Faça uma pesquisa dos termos mais buscados na sua região;
  • Crie conteúdo que tenha a ver com a sua região.

É importante enfatizar que gerar tráfego para o site não é a principal meta da estratégia. Isso porque, o objetivo é que o usuário encontre dados de forma rápida na SERP.

SEO Local segue a lógica das pesquisas do Google

A lógica usada por outros tipos de SEO também vale para a otimização do mecanismo de pesquisa local. Então, lembre de aspectos como relevância de links, conteúdo original e design responsivo.

Uma diferença entre eles é que o cadastro Google My Business contribui muito para a relevância do seu negócio. De fato, é nele que você informa os dados que serão usados para fazer a conexão entre o que o usuário pesquisa e o seu perfil.

Algoritmos do Google e o SEO Local

O algoritmo de busca local do Google leva em conta tanto o lugar em que a pessoa está na hora da pesquisa quanto termos que limitam a região. Por isso, usar “perto de mim”, “nesta rua” ou o nome do bairro da cidade tornam as respostas mais precisas.

Passo 1 – Por que focar em resultados e não em tráfego no SEO Local?

Em primeiro lugar, o tráfego essencial para um espaço comercial físico é o presencial. Ainda que ter um site relevante seja importante, ele não é a principal meta de seguir estratégias de Local SEO.

Outro motivo para focar em aumentar tráfego na loja física é que a maioria das pessoas que faz uma busca local tem interesse de compra. Dessa forma, o que ele precisa encontrar na pesquisa são dados úteis como:

  • Rotas;
  • Número de telefone;
  • Horário em que funciona;
  • Serviços ou produtos que oferece;
  • Endereço.

As fotos, avaliações e comentários também servem para guiá-lo na sua tomada de decisão de ir até o local. Então, o site é apenas mais um elemento que pode ser usado como meio de conhecer o seu negócio.

Geração de tráfego orgânico com SEO Local

Como você viu, não é um fator crucial para gerar uma conversão. Ainda assim, se deve otimizar o seu site para melhorar a sua posição no ranqueamento de buscas locais

Passo 2 – Como gerenciar uma empresa no Google Meu Negócio?

Em primeiro lugar, faça o cadastro nesta plataforma. Ela é essencial para qualquer empresa que deseja ser achada de modo mais fácil no Google. Então, aproveite todos os campos de dados que ele pede e:

  • Preencha todos os campos;
  • Use os recursos a seu favor;
  • Mantenha os dados atualizados.

As imagens e vídeos também cumprem papel essencial na decisão do seu possível cliente. Portanto, inclua imagens de boa qualidade e vídeos curtos. Além disso, para algumas categorias de negócio pode-se usar o Google Posts e mostrar o valor de um serviço.

O perfil do Google Meu Negócio interfere na decisão do cliente

Quanto mais informações ele puder encontrar sobre o seu negócio, mais autoridade e confiança pode conquistar. Portanto, aproveite todos os recursos para melhorar as respostas para o usuário.

Ferramentas do Google Meu Negócio

Ofertas de boas-vindas com descontos ou brindes, buscar negócios com nomes curtos ou URLs e usar fotos de capa são alguns recursos recentes. Além disso, inserir um logotipo e criar materiais offline são boas opções dessa plataforma.

Passo 3 – Avaliação dos clientes, como conseguir?

Antes de tudo, deixe essa seção aberta tanto a críticas quanto a elogios. Desse modo, seus clientes podem comentar de forma livre sobre o que quiserem. Algumas maneiras de incentivá-los são:

  • Use as redes sociais para engajar seu público;
  • Imprima materiais que convidem o cliente a deixar sua opinião;
  • Responda os elogios;
  • Procure resolver os problemas criticados.

Essas opiniões não são importantes apenas para outros usuários, mas também para o buscador. Por meio delas, ele avalia o que as pessoas pensam sobre o seu negócio como um critério para a sua posição no ranking local.

Como responder as avaliações dos clientes

Responda todos os elogios de forma atenciosa e que convide o cliente a voltar ao seu espaço comercial. As críticas, por sua vez, precisam de maior atenção com o usuário para que ele possa ter alguma resolução do problema ou para que isso não ocorra de novo.

pessoa usando o celular e, no meio da imagem há 3 carinhas representando uma pesquisa de satisfação. Enquanto uma carinha está feliz, outra está apática e outra triste
A avaliação dos clientes é essencial para o SEO Local. Imagem de Habitat_de_lill em Pixabay.

Passo 4 – Parceria com marcas locais e autoridade com SEO Local

A autoridade é um fator importante para o ranqueamento de pesquisas locais. Desse modo, um meio de construir uma boa presença online é citação da sua marca em:

  • Canais de notícias;
  • Empresas parceiras;
  • Pessoas influentes na região.

Ter backlinks de qualidade na sua região mostram qual é o destaque da sua empresa. Então, procure as citações que já existem com o recurso do Google Alertas e peça ao gestor do site para incluir um link. Além disso, crie conteúdos em parceria.

Mantenha os dados básicos da empresa atualizados para ranquear

Nome, endereço e telefone devem estar sempre atualizados. Afinal, eles são essenciais para que as pessoas possam entrar em contato ou chegar até seu espaço comercial.

Imagine que muitas pessoas não se tornaram clientes seus apenas porque fizeram uma chamada e o número não existia. Portanto, confira seus dados e os mantenha atuais.

Passo 5 – Qual a importância de ter um site responsivo?

Ele é essencial para que usuários de mobile consigam acessar as páginas do seu site com qualidade. Isso significa que ele também precisa de um design, conteúdo e funções completas, assim como as disponíveis para desktop.

Um site responsivo é o que consegue ter uma boa apresentação em todos os tipos de tela. Assim, não se trata de uma versão para cada dispositivo, mas sim uma que seja otimizada para os dois.

SEO Local e a experiência mobile

O celular é um item quase essencial na vida de muitas pessoas e as acompanha em todas as situações. Por ser menor, é o aparelho que pode ser levado a qualquer lugar. Por isso, o maior número de buscas próximas ao seu negócio pode ocorrer nesse tipo de dispositivo.

Pessoas que estão em viagem podem fazer uma pesquisa rápida por ele e até usá-lo para mostrar a rota. Assim, ele também é meio para visitar o seu site, caso ele precise de algum outro dado. Então, as suas páginas precisam ser responsivas.

Transforme usuários mobile em potenciais clientes

Com uma boa experiência no seu site, as chances de a pessoa visitar o seu espaço comercial são ainda maiores. Ainda que não seja o principal meio para gerar tráfego orgânico, os usuários que o acessarem precisam ser bem atendidos.

Passo 6 – Como usar o SEO Local no Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo para SEO Local deve ser de acordo com o que é importante para sua persona e para o perfil do seu negócio. Dessa forma, algumas maneiras de como fazer isso são:

  • Focar em conteúdos sobre a região;
  • Publicar notícias sobre eventos que tenham a ver com seu negócio;
  • Oferecer dicas de programações.

Caso a sua empresa atenda a cidades vizinhas, por exemplo, pode-se criar conteúdo ligado a elas também. Aliás, usar o nome do local em que seu negócio está e o de locais próximos contribui para que ele apareça nos resultados de busca.

Vale lembrar que seus conteúdos devem ser originais, de qualidade e que sejam atrativos a sua persona por algum motivo. Então, é essencial estudar o que o seu público local precisa a fim de entregar as melhores opções.

Como usar palavras-chave no SEO Local?

As palavras-chave precisam ter alguma relação com o perfil do seu negócio e produtos ou serviços que você oferece. Assim, a pesquisa é uma etapa crucial para definir quais serão as usadas tanto em seus conteúdos quanto na descrição da empresa no My Business.

O SEO Local, de modo geral, valoriza os termos que remetem a região para exibir resultados. Mas, como você viu, o lugar em que a pessoa está na hora da pesquisa é essencial.

Nesse cenário, usar uma plataforma de SEO permite fazer uma análise com mais detalhes sobre os termos ideais para sua produção. Além disso, pode-se usar algumas variações para aparecer entre os principais resultados na sua região.

Use variações de palavras-chave na sua estratégia

Pode-se usar termos da indústria, por exemplo, comida caseira ou comida vegana. As palavras que indicam a localização como: perto de mim, em São Paulo ou no centro são boas opções. Por fim, você pode incluir delivery ou barato também.

pessoa sentada, trabalhando em seu desktop
Use os termos que se relacionem com a sua região para pesquisa com SEO Local. Imagem de Philipp Pistis no Pexels.

Quais os principais tipos de conteúdo para buscas locais?

Antes de tudo, o conteúdo deve ter alguma relação com o setor em que sua empresa atua, o que é útil para a persona e que é da sua região de atuação. Então, seus artigos precisam abordar assuntos que sejam atrativos para o usuário:

  • Responda dúvidas comuns sobre o seu tipo de produto ou serviço;
  • Dê dicas que possam ajudar a pessoa a resolver um problema;
  • Fale aspectos importantes na escolha do produto que você vende.

Tudo isso precisa ter a ver com o local do seu espaço comercial. Aliás, convidar especialistas da área da sua região para escrever um post ou participar de uma entrevista também é uma forma de divulgar seu trabalho.

Busque temas da sua região para esta estratégia

Indicar pontos famosos na cidade ou publicar notícias locais que tenham a ver com seu negócio também são boas ideias. Além disso, responder as perguntas frequentes ligadas a uma palavra-chave local contribuem para que seu site apareça em uma posição mais alta.

Fique atento ao calendário de eventos da região

Os eventos públicos ou privados da cidade em que sua empresa atua também são uma ótima fonte de conteúdo. Desse modo, você pode aproveitar o evento para falar sobre a história, importância, um produto específico e várias outras ideias.

Fora isso, pode acompanhar o evento e publicar uma notícia depois. Em síntese, a sua produção de conteúdo precisa se guiar pelo que é importante na sua região de atuação.

Citações e link building local para encontrar oportunidades na região

As citações à sua marca são fatores essenciais para que seu negócio ganhe destaque online. Desse modo, é preciso buscar parcerias locais a fim de mostrar ao usuário e ao buscador a sua importância naquela região.

Nesse contexto, pode ser que já existam menções a sua marca na web que estão sem link para o seu site. Então, você pode usar algumas plataformas como o Google Alertas para ver em quais domínios isso ocorreu e falar com o gestor para adicionar.

Realizar uma auditoria com os backlinks também é uma opção interessante. Assim, você avalia se as informações do seu negócio estão certas. Aliás, é uma forma para encontrar chances de fazer link building local.

Tipos de negócio para criar link building local

Para fazer link building com SEO Local, é importante atuar com empresas que atuam na mesma região. Dessa forma, parceiros, negócios vizinhos e influencers locais são boas opções para essa estratégia.

Como usar SEO Local nos seus perfis de redes sociais?

As redes sociais são um ótimo meio para divulgar o seu negócio. De fato, elas têm algumas funções que permitem que você se aproxime do público e também se torne mais conhecido na região.

O Facebook e o Instagram, por exemplo, permitem adicionar a localização em um post. Assim, seus clientes podem fazer isso quando visitarem o local. Além disso, é possível divulgar eventos, promoções e campanhas e motivar o público a se engajar.

Invista no SEO Local no seu conteúdo

As redes sociais também permitem que você publique fotos, vídeos e faça pequenos textos sobre a região. Aliás, a função para compartilhar pode aumentar o alcance da sua marca com um bom conteúdo. 

Vale destacar que investir em vários canais melhora a sua presença online. Desse modo, adeque a sua estratégia de acordo com o público de cada rede para aumentar o seu destaque na sua região.

Produza conteúdo relacionado à região

Os mesmos eventos que podem ser citados em seu site são fonte para os posts nas redes sociais. Mas, o aspecto visual é essencial nesses canais, portanto, publique artes de design bem produzidas e fotos de qualidade.

Para o SEO Local, use palavras-chave nesses posts também. Assim, o seu perfil pode aparecer na página de resultados do Google. Desse modo, seu possível cliente consegue encontrá-lo de forma muito mais ágil.

pessoa usando o celular para procurar imagens
Use as redes sociais com o SEO Local e divulgue seu negócio. Imagem de Lisa Fotios no Pexels.

Comece a aproveitar o SEO Local na sua estratégia

Vale lembrar que o SEO Local atrai tráfego de qualidade para a sua empresa. Afinal, as pessoas que fazem uma pesquisa já têm a intenção de adquirir um produto ou serviço. Ou seja, alguns motivos para começar a aplicar essa estratégia:

  • Aumenta o seu alcance local;
  • Contribui para parcerias;
  • Ajuda os usuários a encontrarem o seu negócio mais rápido;
  • Eleva a autoridade e confiança na sua empresa;
  • Aumenta o número de vendas e visitas.

Investir na sua presença online mostra aos clientes mais sobre a sua marca, os produtos e os serviços. Aliás, os comentários e avaliações aumentam a confiança em sua empresa.

Fora todas essas vantagens, o SEO une estratégias gratuitas. Também é um meio eficiente para atrair público para a sua loja física. Portanto, comece a aproveitar essa oportunidade de fazer o seu negócio crescer.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes