Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

SEO para LinkedIn: melhores dicas para se destacar profissionalmente na rede

O SEO para LinkedIn ainda é conhecido por poucas pessoas no mundo do trabalho. Mas, o seu uso pode proporcionar oportunidades profissionais muito boas. Assim, é interessante conhecer algumas dicas essenciais que são simples de serem colocadas em prática.

O que é SEO para LinkedIn?

Diferente do que muitos pensam, o Search Engine optimization não vale apenas para blogs e sites. Também é útil para te ajudar a encontrar um trabalho ou estabelecer boas conexões profissionais. 

É por meio de ajustes básicos em seu perfil que você pode conquistar a sua vaga dos sonhos. Além disso, também acessa outras oportunidades com a relevância nos algoritmos gerados pelo SEO para essa rede.

Para quem busca ser visto, é uma das melhores estratégias. Afinal, é possível ganhar cada vez mais espaço na área em que deseja ou já atua. Inclusive, também possibilita saber sobre novos negócios e parcerias.

Como funciona SEO para LinkedIn 

O SEO para LinkedIn pode ser feito por meio de métodos simples para gerar maior visibilidade. Assim, os detalhes que envolvem o seu perfil são muito importantes e fará com que você se destaque.

Para que ele funcione é preciso que você otimize seu perfil com palavras-chaves. Dessa forma, ao buscar uma vaga encontrará com facilidade. Ou ainda, quando uma empresa pesquisar um profissional, seu perfil será destaque.

imagem de fundo de duas pessoas de mão dadas e uma pessoa em pé. No centro da imagem tem uma ilustração que representa pessoas interligadas
Foto: O SEO para LinkedIn é um dos melhores meios de criar boas conexões profissionais. Imagem de Rawpixel no Freepik.

Dicas para otimizar o seu perfil com SEO para LinkedIn 

Inserir informações relacionadas a sua área de atuação ou o que você tem interesse é a principal dica para otimizar o seu perfil. Afinal, é a partir disso que se torna mais fácil ser encontrado pelas pessoas certas. Assim, é bom ter atenção para:

  • Foto de perfil;
  • Cargo;
  • Resumo;
  • Url;
  • Recomendações;
  • Participar de grupos;
  • Criar contatos.

Esses são os principais itens para quem busca saber como se destacar no Linkedin. Assim, mesmo que você não busque por uma vaga, caso a sua página esteja bem otimizada, pode receber algumas boas oportunidades.

Como destacar o seu perfil profissional

Uma vez que o seu perfil profissional está no Linkedin é como o seu currículo digital, com ajustes simples você chama muita atenção. Assim, é útil conhecer a rede, expor a sua área de interesse e se abrir para conhecer pessoas.

1 – Como otimizar a foto de perfil com SEO para LinkedIn? 

A foto de perfil é o seu cartão de visita. Afinal, é ela que irá passar a impressão de quem você é. Além disso, perfis com imagem são muito mais vistos e encontrados nos resultados de busca do que os demais. Então, não vale ter vergonha.

É importante que se mantenha uma harmonia entre o retrato e o lado profissional. Assim, deve-se evitar fazer “caras e bocas” ou optar por algo muito informal. Com isso, o segredo está em apostar em mostrar quem você é em boa qualidade.

Caso queira verificar se está dentro dos padrões de SEO para LinkedIn, pode buscar sites na internet. Geralmente, eles fazem um escaneamento da sua imagem e passam a informação do que está bom e o que deve ser melhorado.

Use uma foto de perfil que indique o seu trabalho

Uma boa dica é optar por fotos feitas no ambiente de trabalho ou que remetem às suas atividades. Assim, se torna mais fácil identificar o que você faz e também para que atraia boas conexões.

2 – Mantenha o cargo atualizado e use SEO para LinkedIn 

O cargo é um dos pontos mais importantes no SEO para LinkedIn. Isso porque, é por ele que a pessoa recrutadora consegue te encontrar. Portanto, você deve atualizá-lo com a sua área de trabalho ou a que deseja. Logo, deve-se evitar usar frases, como:

  • Em busca de recolocação;
  • Desempregado;
  • Disponível

Diferente do que muita gente pensa, a profissão informada não precisa ser a que está assinada na carteira. Mas, é viável que seja a que já é exercida ou almejada. Então, quem está sem trabalho, pode colocar o nome da função que deseja. 

Foque nas palavras-chave certas no SEO

É importante que se invista em termos utilizados nos cargos de interesse. Aliás, isso ajuda os mecanismos de busca a te encontrarem com mais facilidade. Então, o segredo está em imaginar como uma pessoa recrutadora buscaria por alguém da sua área. 

3 – Como criar um resumo de perfil com SEO para LinkedIn?

Escrever um bom resumo de perfil no Linkedin se volta a falar sobre as suas qualidades e habilidades profissionais. Assim, é um dos elementos mais importantes para que se tenha a devida visibilidade. Além disso, é o espaço no qual você vai contar sobre a sua trajetória.

Nessa etapa, é importante que você considere que precisa de um pequeno currículo sobre você. Então, é viável investir em inserir informações referentes à sua área de atuação e em que se destaca.

Use tags no seu resumo de perfil profissional

Em seu resumo deve haver tags voltadas às suas atividades. Afinal, é por meio delas que você ficará mais visível nas buscas. Assim, é bom inseri-las ainda no início do texto e hierarquizá-las. Aliás, o buscador do Google ajuda a saber quais estão em alta.

Como usar o campo interesses de carreira

O campo de interesses de carreira é onde você deve informar o que você quer. Então, é viável utilizar termos da sua área de atuação que ajudem as pessoas recrutadoras a te verem. Inclusive, você pode configurá-lo de acordo com as suas necessidades.

imagem de um celular com a tela do LinkedIn aberta
Foto: Faça um bom resumo no Linkedin para que as empresas saibam quem você é. Imagem de ijeab no Freepik.

4 – Como mudar a URL e otimizar o SEO para LinkedIn? 

A url amigável é um elemento essencial do SEO. Isso porque, influencia na taxa de cliques que um site terá. Logo, o mesmo vale para o seu perfil no Linkedin e você consegue fazer isso por meio dos seguintes passos:

  1. Configurações e privacidade;
  2. Visibilidade;
  3. Editar o seu perfil público;
  4. Alterar sua Url personalizada

Com esse caminho você deixa o link do seu perfil mais convidativo. Assim, é viável que opte por colocar o nome separado por traços, como www.linkedin.com/in/Eduardo-Lins/. Afinal, é mais simples de ser lido.

5 – Como recomendar conexões de perfil profissional?

Outro aspecto interessante que compõe as estratégias de SEO para LinkedIn é a troca mútua. Assim, é por meio disso que você deve investir em conhecer suas conexões e recomendá-las para outras pessoas. O processo é simples, basta acessar:

  1. O perfil da pessoa a ser recomendada;
  2.  Mais;
  3. Recomendar.

Também é possível fazer recomendações de competências profissionais, seja de colegas de trabalho ou amigos. Portanto, é bom manter bons relacionamentos e apostar na reciprocidade para que você também possa ser recomendado.

Crie uma rede de networking no LinkedIn

Não é atoa que criar conexões no Linkedin é um dos principais objetivos nessa rede social. Então, vale investir no networking. Assim, uma boa dica é começar a seguir pessoas recrutadoras e páginas de empresas que você tenha interesse,

6 – Por que fazer parte de grupos e interagir?

Uma das principais formas de conseguir se destacar é participar de grupos e interagir. Isso porque, é por meio disso que você pode fazer novas conexões profissionais e, ainda, aprender mais sobre a sua área. 

Como se trata de uma rede social profissional, os membros costumam ser bastante receptivos a uma boa troca de ideias. Então, não precisa ter vergonha. Além disso, é essa interação que irá te ajudar a saber informações sobre novas vagas no mercado.

Aumente sua relevância para o algoritmo do LinkedIn

Conversar e comentar publicações de seus contatos com regularidade te leva a ganhar mais relevância no Linkedin. Assim, os algoritmos permitem que você crie bons relacionamentos com pessoas influentes no seu ramo de atividade.

Produza conteúdo com SEO para LinkedIn

Outro fator, muitas vezes ignorado, é a importância de criar conteúdos na rede. Pois, por meio dos seus posts você pode atrair mais visibilidade para o seu perfil. Afinal, investir em falar sobre fatos relacionados à sua atuação faz grande diferença.

7 – Mantenha os seus contatos atualizados no LinkedIn

Manter os contatos atualizados é a principal forma de fazer valer o SEO para LinkedIn. Aliás, sem isso, não é possível que pessoas recrutadoras e demais interessadas consigam falar com você. Então, é necessário também conferir a sua rede de modo periódico.

Inserir informações de números celular é essencial. Mas, você também pode deixar links de suas atividades já feitas, como um portfólio. Além disso, é bom ter atenção para que não sejam inseridos dados informais demais, como endereços de e-mails com adjetivos.

Aumente suas oportunidades com SEO para LinkedIn

Aumentar suas oportunidades com estratégias de SEO para LinkedIn é, então, muito simples. Assim, por meio desses ajustes básicos você consegue conquistar o tão sonhado emprego e, ainda, aprender um pouco mais sobre a sua área de atuação.

homem de óculos sentado, trabalhando no laptop e falando no celular ao mesmo tempo
Foto: Manter seus contatos atualizados no Linkedin permite que as empresas entrem em contato com você. Imagem de yanalya no Freepik.

Você já usa a estratégia de SEO para LinkedIn?

Investir em otimizar a sua rede social profissional pode, então, fazer toda a diferença na sua vida. Logo, caso você ainda não faça isso, é bom pegar essas dicas e começar a tornar a sua página mais atraente.

Para quem já faz uso do SEO para LinkedIn, vale se manter bem informado de novas atualizações e possibilidades de ganhar destaque. Além disso, também é bom compartilhar isso com outras pessoas. Afinal, a troca é um dos principais elementos dessa rede.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes