Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Sites antigos: quais são os principais e ainda é possível acessá-los?

Muitas pessoas têm curiosidade de conhecer os sites antigos que mais fizerem sucesso, então, confira uma lista com as páginas que impactaram milhares de usuários.

Existem inúmeros sites antigos que foram um grande sucesso na sua época. No entanto, a maioria deles sequer está acessível, de modo que fica difícil conhecê-los. Assim, confira uma lista completa dessas páginas e veja qual era o objetivo de cada uma.

Quais são os sites antigos mais famosos?

São vários os sites antigos que deixaram as pessoas impactadas e hoje não existem mais, como o Orkut. No entanto, existem uma série de outras páginas que também foram importantes na sua época, veja só:

  • Grooveshark;
  • Twitpic;
  • Orkut;
  • Vine;
  • Cadê;
  • Periscope;
  • Kit.net;
  • Trama Virtual;
  • Fotolog;
  • Humortadela.

1- Grooveshark

Esse site lembrava muito o Spotify e a Apple Music. Então, ele tinha um serviço de distribuição de arquivos P2P. No entanto, seu diferencial é que nada era baixado, pelo contrário. Dessa forma, o usuário precisava de internet para acessar o Grooveshark.

Os usuários podiam subir suas próprias músicas e todos escutavam sem pagar nada. Portanto, esse site chegou a contar com mais de 400 mil pessoas cadastradas. Mas, como boa parte do conteúdo era pirateado, recebeu muitos processos.

Uma das coisas mais legais da plataforma era que ela tinha um mecanismo de busca. Então, você encontrava o nome de faixa, artista e álbum sem problemas. Ainda mais, os usuários podiam criar playlists personalizadas.

Um site com questões judiciais

Foi lançada em 2006, mas desde 2015 não existe mais devido a problemas com a justiça. Afinal, milhares de músicas que estavam no site foram tidas como ilegais. 

Com isso, os criadores iriam ter que pagar uma multa de mais de US$ 700 milhões. Como forma de evitar a falência, eles decidiram encerrar o serviço de vez.

2- Twitpic

Ele foi criado para suprir a necessidade que as pessoas tinham de usar mais a linguagem não verbal. Afinal, na época a rede social Twitter só suportava publicações em hyperlinks ou textos. Assim, muitas pessoas queriam um espaço para postar fotos ou artes em geral.

Sites antigos: quais são os principais e ainda é possível acessá-los?
O Twitpic era um dos sites antigos mais dinâmicos da lista. Imagem de Samson Katt no Pexels.

Logo no início, o Twitpic só permitia publicar imagens, mas logo depois aceitou vídeos também. Então, tudo funcionava quase como o sistema atual de nuvem. O usuário subia a mídia e depois colocava o código no seu post.

Em 2011, no momento em que o Twitter aceitou o upload de imagens, esse site perdeu sua grande utilidade. Dessa forma, ele foi lançado em 2008, mas foi encerrado em 2014.

3- Orkut

Um dos sites antigos mais famosos, ele foi uma febre nos anos 2000, onde os usuários conversavam apenas por chats. Assim, o Orkut conseguiu unir mais de um serviço em uma só página. Ele era um álbum de fotos, perfil digital e um fórum de discussões.

Logo no início, o foco da plataforma era atingir apenas o público dos EUA. No entanto, países como Índia se apaixonaram pela novidade. Dessa forma, foram mais de 30 milhões de perfis ativos e, também, está na lista dos sites mais acessados do Brasil.

4- Vine

Ele foi comprado pelo Twitter e acabou perdendo sua utilidade. No entanto, o Vine é hoje tido como um grande precursor do TikTok. Assim, ele permitia gravar e armazenar vídeos curtos.

Também era possível usar o site para compartilhar seu conteúdo. Além disso, a plataforma tinha um algoritmo de indicação que ajudava muito quem criava vídeos por lá. O serviço parou de funcionar apenas em 2017.

5- Cadê

Era um mecanismo de busca rival do Yahoo e veio antes mesmo do Google. Então, é um dos sites antigos mais famosos da década de 90. Ele era voltado para sites locais e também encontrava vídeos, imagens e notícias.

O Cadê também tinha um serviço de correio eletrônico próprio. Ainda mais, ele foi responsável por deixar vários sites conhecidos e ajudou a deixar a internet do Brasil organizada. O Yahoo comprou a página em 1998.

6- Periscope

É tido como um dos grandes precursores das transmissões ao vivo. Assim, o Periscope começou com a ideia de ser uma plataforma para conversar por áudios e vídeos. Dessa forma, os usuários interagiam com pessoas do mundo inteiro.

Apenas 4 meses após seu lançamento, ele tinha mais de 10 milhões de usuários. Diante disso, inúmeras empresas tentaram comprar o site. No entanto, quem conseguiu de fato isso foi o Twitter, em 2015.

Nessa época, o Periscope se integrou ou Twitter. Mas, quando essa última teve seu upgrade, ele perdeu a força. Então, em março de 2021 o site deixou de funcionar de vez.

Sites antigos: quais são os principais e ainda é possível acessá-los?
O Periscope é um dos sites antigos mais famosos da lista. Imagem de fauxels no Pexels.

7- Kit.net, um dos sites antigos mais populares

Um famoso serviço de hospedagem e criação de sites responsivos da Globo. Então, logo após seu lançamento ele se tornou famoso por contar com uma biblioteca de códigos em Javascript. Dessa forma, os usuários criavam páginas simples para pequenas empresas.

Na época, o Kit.net já chegou a ser um dos sites mais acessados no Brasil. Além disso, ele tinha modelos quase prontos de páginas, então, era muito fácil criar algo. No entanto, ele passou pouco tempo sendo um serviço gratuito e se tornou para assinantes da Globo.

Com a aparição de novas tecnologias, o site foi perdendo força. Portanto, em 2013 ele deixou de existir e não pode mais ser acessado.

8- Trama Virtual

Seu foco era divulgar bandas e cantores independentes de forma gratuita. Assim, era um serviço muito importante para a cultura e ajudou vários artistas a ganhar fama na época. Dessa forma, era possível divulgar seus trabalhos no site, sem limite de faixas.

O Trama Virtual ajudou várias bandas como Cansei de Ser Sexy e Fresno. No entanto, com a criação do YouTube e MySpace, ele foi caindo em desuso. Após o fim da gravadora com o mesmo nome, o site foi descontinuado.

9- Fotolog, um dos principais sites antigos

A combinação perfeita entre blog e álbum de fotos. Então, logo no início dos anos 2000 muitas pessoas publicavam poemas e compartilhavam o seu dia. Dessa forma, o Fotolog permitia postar uma imagem com uma legenda logo abaixo.

Com isso, outros usuários podiam ver e comentar. Além disso, o site tinha uma parte onde você selecionava seus amigos e pessoas de interesse. Na época em que o Orkut não existia, o Fotolog se destacava como uma forma de “paquerar” na internet.

Ele foi lançado em 2002 e alcançou mais de 20 milhões de visitantes em um só mês. Ainda mais, teve 3 bilhões de visualizações. No seu ápice, mais de 1,5 milhão de brasileiros tinham uma conta na plataforma.

10- Humortadela

O site de comédia mais famoso dos anos 90, ele tinha diversas tirinhas e esquetes de desenho animado. Ainda mais, a página contava com uma parte só para charges, jogos e piadas escritas por pessoas famosas.

Com o passar dos anos, o Humortadela não conseguiu se reinventar. Então, ele foi perdendo usuários. A página foi tirada do ar em maio de 2011 e mesmo com indícios de que iria voltar, nada aconteceu ainda.

Sites antigos: quais são os principais e ainda é possível acessá-los?
O Humortadela foi um dos sites antigos de humor de mais destaques no Brasil. Imagem de Thirdman no Pexels.

Por que conhecer sites antigos hoje em dia?

Conhecer os sites antigos é a melhor forma de entender como a internet avançou ao longo dos anos. Além disso, é possível ter uma noção de como alguns serviços foram inovados, ainda que por outras empresas.

Para quem busca ideias de páginas, olhar o que foi feito no passado e como isso de transformou é uma boa ideia. Por fim, analise bem a lista acima e veja quais plataformas mais chamaram sua atenção.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes