Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Ubersuggest: aprenda a fazer o planejamento de palavras-chave com essa ferramenta
O Ubersuggest pode ser um grande aliado de quem quer destaque na internet. Isto porque, a ferramenta está nas mãos de Neil Patel, que aprimorou suas funções. Assim, ter análise de palavras-chave e métricas de motores de busca nunca foi tão fácil.
O que é Ubersuggest?
Trata-se de uma ferramenta de pesquisa grátis de palavras-chave melhor ranqueadas na web. Então, quem trabalha com produção de conteúdos sabe a importância de algo do tipo. Tão relevante quanto ter boas ideias é contar com informações de ponta.
A busca por boas keywords é constante por quem é do ramo. Seja para usar no tráfego pago ou nas técnicas SEO do orgânico. Logo, elas estão no centro de todas as estratégias.
Como funciona a ferramenta
O acesso pode ser criado por meio de conta no próprio site ou pela do Google. Então, é possível configurar a página de acordo com suas preferências. Ou seja, dá pra escolher:
- Idioma;
- Palavras-chaves;
- Análise da sua página.
A navegação ocorre de forma simples, uma vez que a ferramenta é muito intuitiva. Além disso, as informações são claras e objetivas. Logo, não é preciso ser expert no assunto.
Quem criou o Ubersuggest?
Neil Patel o adquiriu em 2018 e transformou a cara e o desempenho do programa. Isto porque, o jovem britânico com ascendência indiana, é referência de marketing digital. Nesse sentido, ele já ganhou destaque por estar entre:
- 100 maiores empreendedores com menos de 30 anos;
- 10 melhor profissionais do marketing online;
- As empresas mais brilhantes do mundo;
- Maiores influenciadores da web.
É criador, também, de quatro das ferramentas de técnicas de tráfego orgânico mais populares. Assim, são elas: Crazy Egg, Hello Bar, KissMetrics e Quick Sprout. Desse modo, Neil já provou que entende do assunto e sabe tudo de produção de conteúdo.
O que mudou na nova versão do Ubersuggest?
Com o toque de Patel, a ferramenta oferece funções de alto nível de forma gratuita. Nesse sentido, o Ubersuggest combina o Google Suggest e o Keyword Planner. Então, agora ele permite fazer coisas como:
- Ampla sugestão de palavras-chave;
- Métricas de volume de buscas no tráfego orgânico e pago;
- Informação de custo por clique (CPC);
- Ideias de conteúdos.
Pode-se, ainda, fazer auditoria de página e ver uma análise do que precisa melhorar. Além do que, a pesquisa das palavras-chave abrange vários meses e sua evolução no período. Ou seja, tem tudo o que é preciso para alavancar os resultados nos ranqueamentos.
Google Keyword Planner
Trata-se de mais um produto desta gigante da tecnologia para auxílio em campanhas. Dessa forma, o Google Keyword Planner também busca e analisa palavras-chave. Afinal, ela faz parte do Ads, a plataforma de anúncios pagos.
Em termos de ranqueamento, portanto, não há o que se falar. Afinal, o Google é referência em indicadores e ferramentas para um tráfego qualificado. Então, tal ferramenta fornece métricas que têm relação com dados de ponta no assunto.
Google Suggest
É a função de sugerir palavras ao usuário para facilitar a pesquisa no campo de busca. Algo que não só é familiar aos usuários, mas também necessário. Isto porque, entre os benefícios que tal função oferece estão:
- Economia de tempo;
- Ver os temas que despertam mais interesse;
- Saber a grafia correta de termos.
O Google Suggest, então, analisa o histórico de pesquisa do usuário. Ele também une as informações que mais se busca e dá sugestões. Assim, uma dica é utilizar uma guia anônima quando o intuito for saber temas relevantes.
Visão ampliada sobre a keyword
Para os mais diversos trabalhos com conteúdos na web, as palavras-chave são cruciais. Acima de tudo, elas se referem aos interesses da persona que se deseja alcançar. Nesse sentido, o foco é conhecer as keywords que mais ranqueiam na web.
Com a estrutura atual do Ubersuggest, há uma gama de dados sobre elas. Desde o número de pesquisas, até a posição do seu site no ranking. Logo, com uma análise profunda, é possível traçar estratégias que tragam resultados efetivos.
Como usar o Ubersuggest?
A criação de login e senha pode ser substituída pelo acesso com a conta gmail. Depois de entrar, pode-se optar entre diversos dados cruciais para a campanha, como por exemplo:
- Ideias de conteúdo e de keywords;
- Análise de tráfego;
- Backlinks;
- Auditoria.
A ferramenta, então, é de fácil acesso ao público em geral. Ou seja, mesmo pessoas que ainda não dominam este tipo de conteúdo podem usá-la. Basta, então, dedicar tempo a ela.
Passo a passo da ferramenta
Como parte da técnica, o Ubersuggest está atento aos fatores de ranqueamento. Dessa forma, basta inserir um termo no campo “palavras-chave” e surgem dados cruciais. Ou seja, volume de buscas, SEO difficulty, paid difficult e custo por clique.
Há, ainda, a opção de sugestão de keywords semelhantes para ajudar o usuário. Assim, é possível ver outras ideias para ranquear melhor que sejam menos disputadas. Pode-se, também, aplicar filtros para facilitar a pesquisa e reduzir o trabalho.
1 – Como pesquisar uma palavra-chave de forma estratégica?
Em meio a tantos dados, existem alguns pontos que vale dedicar maior atenção. Nesse sentido, ao planejar o conteúdo, o usuário foca na palavra-chave que mais vende. Contudo, em tal situação, ocorre um alto número de usos de termos assim.
A ferramenta em questão mostra outras keywords com relação ao tema, mas menos comuns. Então, é preciso estar atento ao volume de buscas e ao nível de dificuldade para ranquear. Isto porque, é mais fácil concorrer com palavras menos usadas e pesquisadas.
Custo por clique no Ubersuggest
Para quem deseja investir em links patrocinados, os dados de CPC são cruciais. Trata-se, então, de quanto o usuário paga por cada visitante que clica em seu anúncio. Logo, o Ubersuggest permite ter uma dimensão do valor para optar por certa palavra-chave.
Vale lembrar que este tipo de investimento é muito válido dentro das estratégias. Tão importante quanto fazer o tráfego orgânico, é impulsionar publicações. Desse modo, aumenta-se as chances de atingir mais pessoas.
2 – Encontre as palavras relacionadas à sua busca
Ao pesquisar um termo no programa, abre-se um grande leque de dados a seu respeito. Às vezes, a pessoa enxerga apenas uma forma de falar sobre algo. No entanto, tal ferramenta amplia sua visão e mostra outras maneiras de abordar o tema
O que são variações de palavras-chave
Trata-se de formas diferentes de falar sobre o mesmo assunto. Assim, com a sugestão de ideias de palavras-chave, o usuário descobre as variações do termo. Tais opções, portanto, também despertam interesse do público, mas em um menor grau.
3 – Como analisar a página de resultados?
O volume de buscas se refere a quantas pesquisas foram feitas de certo termo. Desse modo, palavras mais genéricas tendem a ter um nível mais elevado. Além disso, há dados sobre SEO difficult, que significa as dificuldades com tráfego orgânico.
Em uma escala de 0 a 100, termos em posição inferior a 50 são melhores. No mesmo sentido está o paid difficult, que fala sobre o ranking em anúncios pagos. Por fim, no Ubersuggest há o custo por clique para tais campanhas patrocinadas.
SERP
Na tradução para o português, a sigla significa página de resultados dos motores de busca. É do Google, por exemplo, que exibe os sites após clicar em “pesquisar”. Apesar de parecer simples, a mágica está em saber como estar entre os dez primeiros.
Muitas empresas, portanto, investem alto em estratégias que lhes permitam subir posições em tais resultados. Assim, a SERP do Google é uma das coisas que o torna uma potência.
SEO coloca um conteúdo no topo do Google?
Para aqueles que dominam tais técnicas, sim, é possível. Isto porque, trata-se de otimização para mecanismos de busca. Ou seja, é adequar uma página, site ou blog ao que ranqueia bem nos buscadores. Nesse sentido, saber o que o Google prioriza é crucial.
Mais do que o conteúdo produzido em si, técnicas SEO falam sobre outros aspectos. Por exemplo, as palavras-chave de interesse do público, imagens, descrição e títulos atrativos.
SEM
São estratégias para divulgar e promover páginas em motores como o Google. A sigla, então, traduz-se marketing de mecanismos de busca e abrange os tráfegos orgânico e pago. Desse modo, é o que há de mais completo para quem quer ser conhecido.
Hoje em dia, a maior parte dos consumidores está na internet. Isto significa que quem usa o SEM, ganha destaque em meio à concorrência. Afinal, a publicidade mais rentável não está mais apenas o horário nobre da televisão.
Qual a importância do Ubersuggest na sua estratégia de marketing?
Esta ferramenta pode ser o divisor de águas de muitos negócios. Nesse sentido, ela ajuda o usuário a entender o público e os buscadores. Assim, as métricas que se pode obter permitem criar estratégias com base em:
- Termos mais pesquisados;
- Análise de palavras-chave em detalhe;
- Sugestões de formas de alcançar boas posições;
- Avaliação do custo de campanhas.
Todas essas vantagens estão no Ubersuggest de forma gratuita. Ou seja, pode-se economizar na contratação de profissionais da área. Além disso, vale lembrar que as keywords estão no centro das estratégias que mais vendem.
Vale a pena usar o Ubersuggest no seu negócio?
Com tantas opções de serviços disponíveis é normal ficar indeciso sobre qual escolher. Então, para quem está em dúvida quanto às vantagens, alguns dados importantes são:
- A cada segundo, 2,3 milhões de pesquisas acontecem no Google;
- É por meio de palavras-chave que a sua persona pode te encontrar na web;
- O Ubersuggest é um projeto de um dos maiores nomes do marketing.
Aliada às ferramentas do Google, este serviço é o mais completo do mercado. Isto porque, as sugestões de keywords e conteúdos, bem como a auditoria do site, são benefícios únicos. Por fim, optar por ele é ter acesso ao que há de mais moderno no ramo.