As vendas de seguidores representam um grande risco para a credibilidade da sua marca, visto que uma presença autêntica nas redes sociais é a chave para o sucesso.
Vendas de seguidores, embora pareçam tentadoras, podem trazer impactos negativos que se tornam cada vez mais evidentes. Por isso, o texto a seguir explora por que essa prática é prejudicial, como afeta a credibilidade nas redes e quais as opções para ganhar seguidores.
O que são vendas de seguidores?
As vendas de seguidores são uma prática em que pessoas ou empresas compram um público falso ou inativo para suas contas de rede social, como, por exemplo:
- Instagram;
- Twitter;
- Facebook;
- TikTok.
A principal razão por trás desse ato é a ilusão de que vai se tornar popular, assim como ter mais influência. Isso porque, um número alto se põe como indicador de sucesso nas mídias sociais, e as pessoas acreditam que isso pode atrair mais atenção, negócios ou parcerias.
Há plataformas e sites que oferecem esse serviço a preços acessíveis, mas é vital destacar que essa prática não só é antiética, como também pode ter sérias consequências negativas.
Os algoritmos estão cada vez mais empenhados em detectar perfis falsos, e contas que são pegas com seguidores falsos podem ser penalizadas.
É permitido vender seguidores?
Proibido pelo Instagram nos seus termos de uso, desde seu lançamento, vender seguidores na rede social se tornou também um ato criminoso em agosto de 2022. A determinação foi feita, aliás, pela 1ª Vara Empresarial e de Conflitos de Arbitragem de São Paulo.
As outras redes sociais, no entanto, também têm diretrizes e termos de serviço que proíbem a compra de seguidores e o uso de práticas fraudulentas para inflar a contagem.
Embora os efeitos legais possam variar com base na jurisdição e gravidade das violações, a maioria delas trabalha ativamente para combater o uso de perfis falsos e inativos.
Como os algoritmos das redes sociais detectam vendas de seguidores?
As redes sociais detectam as vendas de seguidores por meio de vários métodos que atuam integradamente, como a ausência de foto. Assim, veja abaixo algumas das técnicas mais comuns que os algoritmos usam para identificar essa prática:
- ações anormais, como um grande público, mas que nunca interage com os posts;
- falta de foto de perfil ou postagens, nome genérico ou atividade mínima na rede;
- aumento muito rápido no número de seguidores em um curto tempo;
- perfis que curtem ou comentam as publicações de muitas contas ao mesmo tempo.
Vale lembrar que muitas delas fazem o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para analisar grandes volumes de dados e buscar ações suspeitas. Desse modo, podem achar padrões que seriam difíceis de detectar manualmente.
Além disso, elas também podem fazer revisões manuais de contas suspeitas. Isso envolve, de fato, uma equipe de revisores humanos que analisam as contas em busca de atividades fraudulentas.
Quais são as consequências das vendas de seguidores para sua marca?
As vendas de seguidores podem trazer danos para a imagem da sua marca, assim como te fazer perder o seu perfil pessoal. Assim, algumas das principais repercussões disso incluem:
- fazer com que a sua empresa seja vista como menos autêntica e confiável;
- levar à perda de público leal e devotado, que é crucial para o sucesso a longo prazo;
- queda no engajamento real, como as curtidas, comentários e compartilhamentos;
- afastar as chances de firmar boas parcerias e colaborações;
- remover esses perfis falsos da sua lista de seguidores;
- diminuir o alcance das suas postagens;
- suspender de modo temporário ou permanente a sua conta.
Outro ponto a se considerar é que essa prática torna mais difícil avaliar o real sucesso das suas estratégias de mídia social. Pois, os números não refletem o envolvimento efetivo do público.
Quais são as melhores alternativas para substituir as vendas de seguidores?
Para substituir as vendas de seguidores, há opções que vão desde as estratégias de crescimento orgânico até o uso de recursos autênticos. Sendo assim, as práticas que ajudam a atrair um público genuíno são aquelas que exigem um certo esforço.
Veja a seguir quatro das principais ações que você pode adotar para fazer com o seu perfil seja não só visto, mas também seguido por cada vez mais pessoas.
Criar conteúdo de qualidade
O conteúdo de qualidade é aquele que ressoa com o seu público-alvo, fornece valor real e é relevante para seus objetivos. Por isso, ele deve ser notável para a sua audiência e abordar temas que despertem o interesse dos seus seguidores.
Tente criar, então, algo original que se destaque, ao mesmo tempo, evite copiar assuntos de outras fontes. Em vez disso, traga sua própria visão e voz para os tópicos que você trata.
Além disso, ele deve incluir elementos visuais, como imagens ou vídeos, que sejam de alta qualidade. Use linguagem clara e evite jargões, mas sem esquecer do apelo emocional.
Ter uma boa identidade visual
Ter uma boa identidade visual é vital para construir uma presença sólida nas redes sociais e na internet de forma geral. Ela engloba, assim, todos os elementos visuais que representam a sua marca, e inclui:
- logotipo;
- cores;
- tipografia;
- imagens;
- estilo de design.
Do mesmo modo, isso pode criar uma conexão durável com o seu público. Isso porque, as pessoas costumam se lembrar de empresas que têm uma aparência forte e marcante.
Manter a audiência engajada
Fazer com que os usuários não deixem de consumir o seu conteúdo ou até mesmo seguir o seu perfil é um desafio diário. Portanto, você deve conhecer bem a sua audiência, os seus interesses, desafios e demandas. Isso permite que você crie materiais que ressoe com eles.
A interação é um dos pontos mais importantes desse processo, afinal, ela cria um vínculo mais forte entre uma marca e o seu público. Então, não deixe de responder os comentários e mensagens dos seguidores e contar histórias que versem com a realidade deles.
Usar hashtags
As hashtags são palavras ou frases precedidas pelo símbolo “#” e tem um papel crucial na organização e na descoberta de conteúdo nas plataformas de mídia social. Assim, quando alguém clica em uma delas, vai para uma página que exibe todos os posts que a utilizaram.
Os usuários usam-nas para descobrir conteúdo relacionado aos seus interesses. Portanto, ao postar as certas, você pode atrair a atenção de pessoas que podem não te seguir, mas se interessam pelo seu nicho.
Pesquise e escolha hashtags relevantes para o seu conteúdo. Ou seja, pense em termos e frases curtas que o seu público-alvo pode pesquisar.
Quais são os riscos das vendas de seguidores para seu perfil?
O principal risco das vendas de seguidores é a exposição a perfis não confiáveis que podem te fazer perder a sua conta. Uma vez que alguém tem acesso aos seus dados de login, pode fazer o que quiser dentro da sua rede, como mudar a senha ou excluir o perfil.
Outros perigos que esse ato pode trazer são:
- perda de todos os seguidores, até mesmo os que você adquiriu de forma orgânica;
- danos a credibilidade de sua marca;
- interação real baixa com os posts, embora tenha um alto número de seguidores.
Por que as redes sociais combatem as vendas de seguidores?
As redes sociais combatem as vendas de seguidores, porque a prática compromete a integridade da plataforma e prejudica a experiência do usuário. Além disso, eles não contribuem para o engajamento e podem ser usados para espalhar spam e desinformação.