Por que incluir o vídeo case em sua estratégia de marketing?

Apresentar um vídeo case ao público reforça a prova social de uma marca, assim, esse recurso é cada vez mais utilizado, a fim de estreitar laços entre leads e empresa.

Utilizar o vídeo case como estratégia de marketing e dessa forma, arrebatar de vez o coração do lead para a sua marca é uma ação cada vez mais comum. No entanto, se você está inseguro para fazer isso na sua empresa, prossiga a leitura e saiba como obter êxito.

O que é o vídeo case?

Vídeo case é o nome da ação que apresenta um caso de sucesso em formato audiovisual. Isso implica em uma narrativa que conta toda a trajetória de um cliente com a empresa e claro, foca energia no final feliz e na continuação dessa parceria.

O primeiro passo para produzir um é, com certeza, a autorização do uso da imagem por parte do comprador. Na sequência, por sua vez, é criar uma história que apresenta o lead, sua dor e além disso:

  • como o cliente descobriu a sua marca;
  • como se estabeleceu o contato;
  • como a dor foi sanada;
  • por fim, como o relacionamento foi construído e dura até hoje.

Esse tipo de ação, de modo geral, não se cria do zero, mas sim aproveita uma narrativa já existente, ao passo que é complementada pelos recursos audiovisuais disponíveis.

Por que transformar casos de sucesso em vídeo case?

Porque o consumo do vídeo case é mais atrativo e com maior potencial de conversão. Ou seja, a atração dos potenciais clientes, que têm preferência por conteúdos dinâmicos para páginas de call to action, como a landing page.

Essa informação é comprovada pela pesquisa “State of Video 2017”, da Vidyard, uma vez que indica que 70% dos clientes do B2B preferem pesquisar soluções ou tomar referências por conteúdo em vídeo.

Outro dado relevante vem da área do neuromarketing e aponta que 85% do público que opta pela visualização de vídeos, está mais propenso a fechar uma compra ou contratar um serviço.

Mais comunicação humana

A realidade dos dias atuais é resumida na constante falta de tempo. O vídeo case, por sua vez, reúne muitas informações que estariam concentradas em um texto, porém, em um formato atrativo e que pode também ser ágil. 

Sem contar no efeito de proximidade que o audiovisual gera nas pessoas. Fatores como a locução, as imagens, assim como a trilha sonora, podem expandir os sentidos e formar uma conexão mais tangível entre marca e cliente.

Vídeos “valem mais que mil palavras”

Como efeito do tópico anterior, o vídeo case consegue reter a atenção das pessoas. E dessa forma, a busca por mais informações daquilo que está na tela acontece de modo natural.

O fato de envolver os leads no conteúdo visto tem prova científica. Um minuto de audiovisual indica um texto de quase 2000 mil palavras. Ou seja, investir nessa ação e nas estratégias para promover vídeos, implica em conferir dinâmica e contato com o público.

Investir em vídeo case pressupõe o uso de casos de sucesso em formato audiovisual. Imagem de FreePik.

Mais didática

Com o recurso do vídeo, uma ação reúne o que palavras e imagens sozinhas não alcançam. A junção entre todos os recursos da cognição humana deixa o conteúdo mais didático e então, mais fácil de ser compreendido.

Um detalhe que soma ao potencial didático de um vídeo case é a música. Um jingle quando emplaca em um vídeo cativa a atenção. E então, logo que esse som aparece para o lead, este logo se lembra da sua marca.

Mais emoção

Para fechar a lista dos benefícios, tem-se o bom efeito de um vídeo na cabeça do lead que é a emoção. Ele desperta a empatia, assim como a curiosidade. É assim, por meio de um conteúdo interativo, que a conexão entre marca e leads é criada. 

Mais do que isso, a realidade que o vídeo apresenta provoca a reflexão no cliente, de modo que ele se enxerga na história que acompanha. Agora que você conhece os benefícios, saiba a seguir, como produzir um vídeo case.

Como produzir um vídeo case?

A produção de um vídeo case demanda investimento na área de audiovisual. Ou seja, a aquisição de um bom computador, um bom editor de vídeos e por fim, um profissional qualificado e criativo para comandar as operações.

Com as ferramentas em mãos, basta seguir uma ordem simples, mas que permite muita troca de ideias, a fim de produzir algo que atraia o olhar do lead na direção da sua marca. Logo, essa ordem se apresenta assim:

  • foque em boas histórias e para isso, invista em técnicas de brainstorming;
  • seja realista;
  • não poupe esforços para produzir um material de qualidade.

Esses são os princípios básicos para produzir um conteúdo rico e que, com certeza, contribuirá para o alcance dos objetivos de marketing da sua marca. Na sequência, veja em detalhes cada um deles.

Storytelling

A ação de contar boas histórias no mundo do marketing tem nome. O storytelling trata da narrativa apresentada como em uma linha do tempo. Ou seja, começa ao apresentar o cliente e termina com um final feliz, a criação do relacionamento entre marca e lead.

Construir uma história guiada desperta a ansiedade no espectador, pois ele deseja saber os próximos passos. Invista na criatividade para produzir boas narrativas e fazer um vídeo case arrebatador.

Seja verídico

De nada adianta criar uma boa história, se ela não passar de um episódio criativo. A criatividade, por sua vez, serve para enaltecer um fato real. Evento esse que tem a versão da empresa, bem como do cliente.

A versão do lead é mais importante e deve ganhar mais espaço no vídeo case. Use também números e argumentos que qualificam a fala do cliente. Isso gera o efeito de validação para o público.

O vídeo case expõe o conteúdo de forma didática ao reunir imagem, som, áudio e texto. Imagem de FreePik.

Invista na qualidade

Com uma boa história real e uma parcela de criatividade, a sua marca já tem 50% de chance de agradar. A outra metade do objetivo vem por meio da qualidade que o seu conteúdo oferece, a começar pelo download, caso esse recurso esteja disponível.

Para isso, não meça esforço e nem investimento, a fim de deixar o vídeo case o mais bonito e atrativo possível. E a beleza, por sua vez, começa desde o roteiro da história, passa por uma boa trilha sonora, assim como takes de imagens perfeitos.

Inclua também no checklist algumas pequenas dicas de edição de vídeo que podem ser o start para explorar todo o potencial do material captado.

Como incluir o vídeo case na estratégia de marketing?

Usar o vídeo case como estratégia de marketing tem ligação com a prova social que a marca deve oferecer ao público. Isso significa que ele deve comprovar os efeitos e soluções que a marca apresenta em sua publicidade ou conteúdos pagos.

Trata-se de tornar real a experiência ao público. O material audiovisual é uma prova incontestável de algo que gera bons resultados para quem compra. E para isso, você pode contar com todas as funções do YouTube, para ter um canal oficial com esses conteúdos.

A sua marca pode começar a investir nessa ação agora mesmo. Basta procurar relatos já criados ou captar, por meio das interações via redes sociais, site ou SAC, histórias que podem gerar bons vídeos.

AudiovisualconteúdoConteúdo audiovisualEstratégia de Marketing
Comentários (0)
Add Comment