Entender como funciona e como produzir um White Paper aumenta as chances de sucesso em sua estratégia de marketing de conteúdo, então saiba tudo sobre o tema.
Saiba todos os detalhes sobre o White Paper, um material que você pode investir aliado à sua estratégia de marketing de conteúdo. Assim, saiba como funciona o seu processo de produção e quais são as etapas e pilares dessa tática, que pode ajudar a atrair mais leads.
O que é White Paper?
O white paper é o ápice de uma estratégia de criação de conteúdos e, nesse sentido, é o mais completo dos tipos de materiais digitais. Em suma, faz parte das técnicas de inbound marketing e possui, em geral, as características a seguir:
- linguajar mais técnico;
- visão mais profissional de um tema;
- abordagem completa de um assunto.
De modo geral, a técnica consiste em um conteúdo similar a um manual sobre um determinado tema. Assim, é um tipo de material complexo e completo, que você pode oferecer ao seu cliente ou público-alvo, para atrair mais atenção à sua marca.
Onde o white paper se enquadra?
Em suma, o white paper deve fazer parte do plano de marketing do seu negócio, junto de outras estratégias inbound para atrair mais leads. Portanto, é de extrema importância que você elabore um material com foco nos mínimos detalhes e que passe distante de erros.
Qual o objetivo de criar esse conteúdo?
Como demais táticas do marketing inbound, o objetivo principal da estratégia é conseguir vender mais e fechar mais negócios. Então, isso ocorre por meio de:
- atração de novas pessoas interessadas em sua marca;
- nutrição de leads;
- condução pelo funil de vendas.
Ao usar essa técnica que pode atrair leads mais qualificados, você otimiza o seu tempo e pode ainda reduzir a jornada de compra do seu lead. Por isso, entenda todos os pontos mais adiante que compõem o planejamento e use-o da maneira certa.
Quais são as principais características do White Paper?
Em geral, o white paper funciona como um guia sobre determinado assunto, o que aparece como principal característica desse material em si. Afinal, ele passa por todos os tópicos que compõem o assunto até chegar à solução.
Crie um material persuasivo
Você deve trabalhar a persuasão nesse material, mas de modo discreto. Nesse sentido, discorra sobre o tema ao longo do conteúdo de maneira que leve o seu cliente em potencial a se interessar por mais materiais da sua empresa.
O que difere o white paper dos demais conteúdos?
De modo geral, o white paper expõe um problema ao seu leitor de maneira que mostre que aquilo é comum e também é vivido por outras pessoas. Com isso, ele deve ficar ansioso pelo desfecho com uma solução para sua vida.
Além de mais completo, esse tipo de material leva bem mais tempo para ficar pronto. Desse modo, não se apresse para concluir o conteúdo e foque na qualidade do mesmo, então siga algumas dicas presentes ao longo deste artigo.
Quais são as vantagens de usar o white paper?
Usar o white paper ajuda a gerar mais valor para seus produtos e sua marca, além de captar mais leads e uma audiência mais qualificada. Portanto, veja alguns pontos a seguir que vão te ajudar a entender um pouco mais sobre essa estratégia.
1. Capte mais leads para seu negócio
Com esse conteúdo pronto, você vai conseguir captar mais leads para sua empresa, a partir da explanação correta de um tema. Mas, preste atenção a alguns detalhes ao produzir e oferecer esse material aos seus seguidores ou os usuários web como um todo.
Como fazer do jeito certo?
Você deve oferecer o download do seu white paper a partir do fornecimento dos dados do seu lead em um formulário, com uma landing page padrão. Assim, os dados coletados podem ser:
- nome do lead;
- e-mail do mesmo;
- redes sociais ou endereço.
Trabalhe o seu formulário de acordo com as informações que deseja receber da sua audiência. Em seguida, é sua função levar essa pessoa às demais etapas do seu funil de vendas até o momento da conversão.
Atenção ao tema do material
Preste atenção à temática principal do material que você vai oferecer às pessoas e veja se é relevante para o público em questão. Em suma, para te ajudar com essa tarefa, é ideal ter em mente a persona do seu negócio, para não se desviar do planejamento.
Crie um conteúdo de qualidade
Observe se o seu material tem qualidade suficiente para causar um impacto na pessoa que irá consumir o mesmo. Afinal, de nada adianta criar um conteúdo que seja só mais um “PDF” em meio a tantos outros na internet, por exemplo.
2. Leve tráfego para mais conteúdos do seu blog ou site
Vale destacar que o white paper não é um simples e-book e conta com muito mais informações que o mesmo. Desse modo, você pode aproveitar essa situação para criar links que levem a outros materiais da sua marca que complementam determinado assunto.
Qual a vantagem do link building?
Com o link building, você consegue despertar o interesse das pessoas nos demais temas que você aborda. Assim, as pessoas irão associar tais assuntos à sua marca, em geral, o que ajuda a estar presente na mente das mesmas e construir sua presença digital.
3. Gere mais valor para sua marca como um todo
O white paper é um material bem técnico e aborda detalhes que os artigos da internet não conseguem se aprofundar. Isso porque ele é baseado em estudos e feito de forma mais técnica, o que ajuda a gerar ainda mais valor para o seu negócio.
Engaje mais ainda
Com o lançamento desse material e de acordo com os downloads dos leads, será mais fácil engajar com essa audiência de forma mais sólida. Assim, criar white papers com certa frequência pode causar um impacto ainda maior em todos que têm contato com sua marca.
Como produzir seu white paper?
Você deve produzir o seu white paper de forma que obedeça alguns padrões básicos, como dados de edição e planejamento. Por isso, veja alguns pontos a seguir que vão te ajudar na hora de pensar o seu material e tirá-lo do campo das ideias.
Solucione um problema
Para começar, pense no tema que o seu material deve abordar. Em seguida, você deve discorrer sobre a origem de determinada questão, o que ela causa e, só depois, oferecer uma solução em definitiva para o problema.
Pense no seu público-alvo
Ao criar o seu material, você precisa pensar em como o mesmo vai impactar os leitores, afinal é para eles que o conteúdo deve servir. Desse modo, imagine se esse é realmente o conteúdo ideal para as pessoas que estão na sua base de contatos.
Estruture seu material
Leve em conta alguns pontos ao estruturar o seu white paper e só depois comece a produzir o mesmo. Em suma, use as seguintes dicas:
- crie o conteúdo em formato PDF;
- escreva com autoridade;
- use sumário, resumo e introdução.
É ideal que você inclua o título do seu material e coloque informações densas e completas, além de uma linguagem mais formal. Afinal, esse é um dos conteúdos mais sérios na sua estratégia de marketing digital.
Qual o tamanho ideal?
O tamanho ideal do seu conteúdo gira em torno de seis páginas mínimas, esse pode chegar a até 50, caso precise. Contudo, esse material deve ser completo e seguir um caminho lógico para a solução de um problema.
O que não fazer ao criar um white paper?
Evite erros ao criar o seu white paper e jamais ofereça o material para download sem uma revisão minuciosa de todos os pontos do conteúdo. Afinal, isso pode comprometer todo o seu plano de se tornar autoridade no seu nicho.
Evite fazer um conteúdo muito comercial
Não crie um white paper de modo que o conteúdo pareça um material de vendas, por exemplo. Isso porque o intuito do mesmo não é esse e o seu cliente em potencial pode desistir até de ler o mesmo, caso entenda que o mesmo não passa de publicidade.
Não use argumentos diretos de vendas
Evite também usar linguajar de vendas antes da hora e apenas fale do seu produto ao descrever todos os tópicos e problemas de um determinado assunto. Desse modo, você pode usar técnicas de copywriting para conseguir convencer o seu cliente.
Faça uma pesquisa minuciosa sobre o tema
Uma pesquisa completa sobre o tema ajuda a quebrar todas as objeções do seu cliente em potencial mesmo antes delas aparecerem. Por isso, jamais lance um white paper com base em uma pesquisa fraca, para não causar um efeito contrário quanto à sua autoridade.
Crie o layout com foco no leitor
Pense em um layout atrativo e que tenha a ver com a sua persona, de forma que ele entenda a seriedade do seu material. Mas, não dispense a legibilidade do texto, para que os leitores não se cansem durante a visualização.
Jamais dispense o storytelling
Usar o storytelling aumenta e muito a sua chance de sucesso com esse material. Afinal, você deve criar um material que considere toda a jornada do produto, desde a percepção do problema até o lançamento da solução para o mesmo.
Crie uma experiência positiva para o consumidor
Trabalhe todos os parâmetros apontados neste artigo e garanta uma experiência positiva para o leitor do seu conteúdo. Assim, você consegue envolver o mesmo e ele dificilmente deve esquecer da sua marca.
Crie uma solução útil e prática
A solução apresentada no seu conteúdo também deve ser pensada com cuidado e deve ser, em geral, útil e prática de aplicar. Dessa forma, o desfecho será atrativo e as suas chances de converter serão ainda maiores.