Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
A importância de fazer um checklist de e-mail marketing
Criar um checklist de e-mail marketing ajuda a elaborar melhor as etapas da sua campanha por e-mail para atingir os melhores resultados possíveis para sua marca.
Um checklist de e-mail marketing é uma das melhores formas de pensar em uma campanha eficiente desde as primeiras etapas. Afinal, ele permite que você elabore uma estratégia de marketing que pense em todos os detalhes com foco no seu público-alvo.
O que é um checklist de e-mail marketing?
Checklist de e-mail marketing é uma lista de itens pré-estabelecida para garantir que todas as etapas da campanha sejam cumpridas. Isso porque esse envio de material faz parte de todo um planejamento de marketing digital e deve ser pensado com cuidado.
É preciso ter alguns cuidados na hora de criar a sua campanha e o seu público-alvo deve receber um material pensado para a sua necessidade. Do mesmo modo, algumas ferramentas de marketing podem te auxiliar no processo.
Divida em etapas
Divida a sua campanha de e-mail marketing em etapas, para não pecar no seu planejamento. Portanto, confira mais detalhes para saber como criar o seu checklist para seu plano.
Como planejar o seu checklist de e-mail marketing?
Para planejar o seu seu checklist de e-mail marketing, a primeira etapa é planejar o tipo de email que será enviado. Afinal, existem várias formas de fazê-lo, como você pode ver a seguir:
- uso de newsletters;
- divulgação de materiais como um e-book.
Essa etapa é importante para captar leads e ainda manter um relacionamento de fidelidade com os mesmos. Assim, pense ainda se o seu foco é aumentar ou melhorar a sua conversão ou outra coisa e cumpra as seguintes ações.
1. Foco na persona
Defina as personas, pois essa é uma das melhores formas de transmitir autoridade, já que você consegue criar um material para uma pessoa em específico. Para isso, você pode fazer pesquisas em sua base de contatos.
Essa é uma análise que pode definir todo o futuro da sua estratégia, para melhor proveito da campanha. Desse modo, você consegue tirar maior proveito no que se refere ao ROI da campanha.
O planejamento de uma campanha não passa apenas pela criação de material e envio e começa pela definição da ou das personas para o seu negócio. Por isso, não deixe de ler esse artigo para saber como fazer uma lista de checagem eficiente para os seus envios.
2. Segmente sua lista
É ideal segmentar a sua lista para facilitar na hora de encaminhar os materiais aos seus contatos. Por isso, você pode criar grupos para saber qual conteúdo será direcionado e para quem e isso pode ser feito a partir do:
- gênero ou idade;
- localização;
- interesse.
Isso ajuda a entender em qual etapa de um possível funil de vendas cada contato se encontra. Além disso, você pode criar um template de e-mail marketing para melhorar a apresentação visual e a oferta presente no conteúdo.
3. Pense no conteúdo do e-mail marketing
Elabore um conteúdo que vá levar o seu lead para a próxima etapa do seu funil. Assim, você consegue convertê-los em clientes, o que deve ser o foco de grande parte das campanhas.
Como criar um calendário no checklist de e-mail marketing?
Para criar um checklist de e-mail marketing, é ideal planejar o momento exato de disparar o conteúdo. No entanto, essa é a fase que tem menos mistérios e é preciso cumprir algumas etapas com atenção.
Defina data e hora dos envios
Não existe um padrão exato para entender qual é a hora certa de enviar o conteúdo. Afinal, isso vai depender da definição do seu público, para entender como este se comporta na internet em geral.
Alguns dias da semana durante a noite ou no fim de semana pela manhã podem ser mais indicados para um nicho específico do mercado em que sua empresa está inserida. Enfim, realizar testes é uma boa forma de ter uma resposta mais tátil do que dá mais resultados.
Crie uma frequência de disparos
Crie um padrão de envio que nem seja chato para os seus leads e nem torne seus e-mails indiferentes. Isso porque no caso de uma newsletter, a frequência deve ser um padrão, por exemplo, de um envio a cada 15 dias.
Para o caso de um e-mail promocional, o envio pode ser definido em um prazo menor do que esse. Então, você pode criar campanhas ou pesquisas para saber como as pessoas preferem receber esse material.
Como pensar o conteúdo no checklist de e-mail marketing?
Para pensar no conteúdo da sua campanha, o checklist de e-mail marketing te ajuda a entender se o envio será com informações ou promoções. Assim, a etapa de pensar no tipo de e-mail que será enviado deve ajudar, além de outros pontos, como mostra a seguir.
Produza o seu conteúdo
Aqui, você vai pensar na criação de conteúdo para o corpo do texto do seu e-mail. Logo, você pode usar técnicas de copywriting para ajudar a melhorar a persuasão desse texto como um todo.
Você pode incluir um CTA para pedir ao leitor que tome uma atitude no fim do seu e-mail. Desse modo, é mais fácil ainda levá-lo à uma próxima etapa de seu funil de vendas e aumentar o seu engajamento.
Foco no título
O título deve conter o assunto do e-mail e deve estimular a vontade das pessoas de acessar o restante do material. Por isso, você pode incluir números como forma de atrair olhares para esse tema.
Criar mais de um título te ajuda também a filtrar o mais interessante por meio de testes. Caso prefira, use o teste A/B para melhorar mais ainda a eficiência da sua estratégia e chegar a ainda mais pessoas em um futuro próximo.
O ideal é que essa parte do seu conteúdo não passe dos 50 caracteres, para caber no campo específico do e-mail para isso. Então, lembre-se disso na hora de criar o seu material.
Revise seu material
Faça a revisão do seu conteúdo para corrigir possíveis erros e melhorar ainda mais o sentido geral do texto. Da mesma forma, elimine todas as frases que achar desnecessário, pois a visão do seu leitor pode ser essa mesma.
Como pensar no layout no checklist de e-mail marketing?
Você pode usar o checklist de e-mail marketing para definir o leiaute e o uso de um arquétipo pode ajudar na produção do seu conteúdo. Para isso, use um template ou um software ou ferramenta de e-mail marketing.
Perceba também que essa parte pode ser subdividida em outras etapas. Então, veja a seguir quais são essas etapas para ter uma campanha ainda mais eficiente a partir do layout.
Crie um leiaute
Cuide bem do visual do seu e-mail e considere a estrutura e a hierarquia do seu texto como um todo. Assim, usar templates em HTML facilita a leitura dos leads e ainda melhora a exibição de imagens pelos provedores.
Revise a estrutura
Revise a estrutura e o layout e confira se existem erros nas imagens que foram usadas ao longo dos seus e-mails. Da mesma forma, veja a relação dessas e dos vídeos, se houverem e se há relação destes com o texto como um todo.
Envie um teste
Faça disparos teste para uma pequena amostra da sua base de dados ou use o seu networking para te ajudar a verificar se os resultados são melhores ou piores que o esperado ou se estão na média e confira:
- se assunto do e-mail aparece da forma certa;
- upload de imagens;
- se os links funcionam.
O ideal é ver se não houve nenhuma falha na hora do envio desse conteúdo para os endereços de contato. Afinal, isso pode ocorrer por erros na internet ou até mesmo do provedor.
Analise o resultado final
Veja se é preciso fazer alguma mudança, como colocar imagens mais leves ou com uma proporção diferente. Portanto, a ajuda de um analista de e-mail marketing pode ser muito útil para a sua estratégia.
Como elaborar o disparo no checklist de e-mail marketing?
Para elaborar os disparos com o checklist de e-mail marketing, você pode se certificar de que a estrutura está correta. Então, veja a seguir como você pode fazer a campanha da forma certa.
Segmente de acordo com a estratégia
Você deve pensar na estratégia como um todo para saber a forma certa de segmentar os disparos do seu e-mail. Isso porque essa etapa é importante para que o resultado gere os resultados que você planeja.
Sequência da configuração
Siga a sequência do seu planejamento e conclua a configuração dos disparos, mas sempre com foco no seu calendário de envio de e-mail. Em seguida, pense em uma forma de configurar os envios com base em cada lista segmentada.
Finalize seu trabalho
Para finalizar o processo, analise os resultados de seus disparos, como a taxa de abertura e a taxa de clique. Da mesma forma, a taxa de conversão deve ser um foco, então lembre das etapas do seu checklist: planejamento, calendário, conteúdo, layout, disparo e análise.