Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Conheça o endomarketing na cultura organizacional e como ele é importante

O  endomarketing na cultura organizacional é essencial para qualquer um que deseja ganhar destaque no mercado de trabalho. Dessa forma, se é o seu caso, saiba mais.

endomarketing na cultura organizacional tem o poder de mudar o cenário de qualquer empresa. Isso porque, ele ajuda a motivar o time a sempre elevar a avaliação de desempenho. Logo, quem quer ganhar destaque no mercado, precisa saber tudo sobre ele. 

Afinal, o que é endomarketing na cultura organizacional?

O endomarketing na cultura organizacional é o conjunto de ações que a empresa faz para mostrar o valor dos seus funcionários. Dessa maneira, eles conseguem se sentir mais motivados e valorizados para manter ou elevar os resultados. 

Para ficar mais claro, Imagine que o seu time acabou de finalizar um projeto cansativo e complexo. No caso citado, mostrar o quanto cada indivíduo foi importante para que o objetivo fosse alcançado é a aplicação do endomarketing digital ou presencial. 

Vale a pena investir no endomarketing na cultura organizacional? 

A verdade é que qualquer empresa que deseja ter sucesso no mercado precisa desse método. Isso porque, ele se relaciona de forma direta com os resultados do time e lucros. Portanto, não só vale a pena como é essencial. 

Como aplicar o endomarketing na cultura organizacional da empresa? 

Aplicar o endomarketing na cultura organizacional da empresa é muito mais simples do que parece. Desse modo, basta você criar situações onde seja viável destacar o ponto forte de um indivíduo. Além disso é importante:

Outro ponto interessante é tentar criar uma pesquisa de satisfação. Assim, você vai poder mostrar o quanto ele está feliz com aquele local. Logo, será possível avaliar os pontos de melhora e ao mesmo tempo deixar claro que todas as opiniões são necessárias. 

Mulher sentada diante de mesa de madeira com pulseiras coloridas usando notebook com lata de refrigerante à sua direita
Foto: O endomarketing na cultura organizacional é a melhor estratégia para o sucesso. Imagem de janeb13 do pixabay.

Endomarketing na cultura organizacional é diferente da comunicação interna? 

A comunicação interna faz parte do endomarketing na cultura organizacional, mas eles são diferentes. Isso porque, o primeiro método citado consiste em apenas manter os funcionários cientes das novidades que ocorreram na empresa. 

Na prática, os dois métodos se referem a comunicação assertiva. Entretanto, o endomarketing vai além do que só uma atualização das informações. Dessa maneira, a aplicação de ambos no local de trabalho é necessária. 

O que leva a empresa a desenvolver o endomarketing na cultura organizacional?

Com o endomarketing na cultura organizacional os colaboradores se sentem motivados. Isso porque, ele podem ver o seu papel dentro da empresa e os resultados que geram. Além disso, há outros pontos que merecem destaque, como:

  • melhora na relação da equipe de vendas ou os demais setores;
  • diminui o turnover;
  • eleva o intelecto do funcionário. 

Todos os quatro pontos citados são bem complexos, por isso para entender melhor, é preciso ir a fundo sobre cada um deles. Então, veja a seguir um pouco do histórico de como isso ocorreu.

O que mudou?

No passado, as empresas tinham a figura do chefe como autoridade máxima, por isso, havia um esquema vertical, de onde partiam ordens para serem cumpridas. No entanto, viu-se que com a colaboração de todos é possível chegar a soluções mais eficazes.

Hoje em dia, as pessoas já entendem que não existe ninguém superior ao outro no local de trabalho. Ou seja, todos os membros têm igual importância, afinal, cada um contribui para atingir as metas fixadas. 

Mudança de visão

Não é novidade que a sociedade vive em um sistema capitalista que tem o lucro como a principal meta. Entretanto, com o tempo, se observou que visar apenas o retorno financeiro deixava a empresa cada vez mais distante dele. 

O endomarketing na cultura organizacional faz com que o indivíduo se sinta motivado a dar o seu melhor. Então, volta sua atenção ao capital humano da empresa, pois se a pessoa está satisfeita tende a render mais. 

Por que o endomarketing da cultura organizacional melhora o relacionamento da equipe? 

De acordo com a teoria da pirâmide de Maslow, o que motiva as pessoas são cinco tipos de necessidades. Logo, para qualquer empresa que quer manter o funcionário com bons resultados precisam saber quais são elas:

  • fisiológica e de segurança;
  • status ou estima;
  • autorrealização e social. 

Desde o princípio, o ser humano tem como prioridade se adaptar em sociedade, mas isso só é feito de forma plena se todos os pontos acima forem preenchidos. Ou seja, na prática, um item leva a o outro até que todos estejam completos. 

De onde surgiu a teoria da pirâmide de Maslow? 

A critério de curiosidade, a teoria da pirâmide de Maslow foi uma criação do norte americano chamado Abraham. No caso, após analisar o mundo, ele descobriu que as pessoas vivem em uma eterna pirâmide que contém os pontos que foram abordados. 

A teoria acima faz com que os indivíduos possam ter de forma mais clara quais são os seus reais objetivos. Portanto, se for feita a analogia, fica claro que, se a empresa oferecer todos os itens que foram apontados, todos vão se sentir valorizados.

O que é turnover? 

Poucas pessoas sabem, mas o turnover é o índice de rotatividade de pessoas em uma empresa. Ou seja, ele traz uma média de tempo de duração dos contratos de trabalho. 

Por que o endomarketing diminui o turnover? 

Via de regra, um funcionário só pede demissão se não estiver satisfeito com o seu emprego. Desse modo, como o endomarketing na cultura organizacional tem como objetivo valorizar cada pessoa da equipe e gerar um ambiente de trabalho mais agradável.  

Vale lembrar que a mudança de quadro para qualquer empresa é um fator negativo porque, será preciso investir dinheiro para contratar e treinar um novo funcionário. Além disso, quando há uma demissão isso acaba gerando custos com rescisão e encargos. 

Como o endomarketing eleva o intelecto do funcionário? 

O endomarketing faz com que o funcionário tenha confiança para crescer na carreira. Portanto, de certa  forma ele vai se sentir motivado para procurar cursos para se aprimorar e assim, entregar um trabalho melhor. 

Mulher sentada em banco rente à parede com pernas esticadas no mesmo, perto de janela de vidro aberta e encostada em parede de tijolos aparentemente sem reboco
Foto: O endomarketing na cultura organizacional pode mudar a história da sua empresa. Imagem de StartupStockPhotos do pixabay.

Como o endomarketing na cultura organizacional funciona? 

O papel do endomarketing na cultura organizacional faz com que os valores da empresa sejam externados. Afinal, ele mostra o quanto ela valoriza ter uma equipe satisfeita e com uma boa produtividade técnica

É crucial saber que, esse método pode aumentar a visibilidade da sua empresa, porque as pessoas vão começar a notar quando há parceria entre a equipe e um bom clima no trabalho. Logo, de forma indireta, isso vai impactar na imagem e estimular o boca a boca.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes