Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Entenda como fazer uma boa demonstração de produto para melhorar as vendas
Uma demonstração de produto bem executada é uma maneira eficaz de apresentar as características e benefícios do seu produto aos clientes, ajudando a aumentar a confiança na sua marca.
Uma demonstração de produto acontece quando a empresa quer apresentar ou aumentar a conscientização do seu público, além disso pode conseguir feedback para melhoria do produto. Dessa forma, essa é uma etapa que deve estar presente no processo de vendas.
O que é uma demonstração de produto?
Uma demonstração de produto é uma forma de mostrar, explicar e promover um produto ou serviço específico, enquanto é acompanhado por um discurso com as informações, ilustrações e práticas para melhor entendimento. Ela pode ser feita em:
- eventos profissionais;
- feiras de negócios;
- shows de comércio;
- internet, como no vídeo ao vivo e na forma de webinários.
O objetivo principal é dar informações claras sobre o produto e suas vantagens, a fim de conquistar a atenção e o interesse dos potenciais clientes. Além disso, também pode ser uma oportunidade para receber feedback e esclarecer dúvidas sobre o produto.
Essas apresentações são muito usadas como uma estratégia de marketing para aumentar a conscientização sobre um produto e gerar interesse em potenciais clientes.
Como funciona uma demonstração de produto?
A demonstração de produto funciona ao ter um representante da marca que vai falar com o público-alvo sobre o produto ou serviço que está sendo oferecido. Então, um evento é realizado em um estabelecimento comercial ou na internet.
Durante o evento, podem aparecer dúvidas do público-alvo e que devem ser respondidas de forma clara. Visto que o objetivo é criar uma experiência memorável e positiva para os clientes que pode ajudar a vender mais produtos.
Ao fim do evento, é bom dar uma oferta especial ou incentivos para que as pessoas comprem o produto. Isso pode incluir descontos, ofertas especiais ou brindes. Pois, os clientes podem ser mais propensos a comprar o produto.
Outra coisa que pode acontecer é a coleta de dados das pessoas sobre o produto e assim a empresa pode fazer melhorias caso seja necessário e fazer análises de como o produto vai se sair no mercado.
Demonstrações individuais
É uma apresentação em que o representante mostra o produto para um potencial cliente. De forma geral, a demonstração é feita online, por meio de uma ferramenta de videoconferência, mas também pode ser presencial.
Demonstrações em vídeo
Ao criar um vídeo institucional, você deve se concentrar em mostrar como seu produto pode resolver as dores e atender às necessidades dos clientes, bem como ele pode ser usado na prática
Vale lembrar que as demonstrações em vídeo podem ser usadas em vários canais, desde seu site até suas redes sociais. Então, ao compartilhar seus vídeos, deve ter uma chamada para ação clara que incentiva as pessoas a fazer algo, por exemplo, clicar em um botão.
Infográficos informativos
Você pode usar os infográficos para atrair clientes para os seus produtos, mostrando todos os benefícios que eles oferecem. Além disso, pode ser usado para explicar como os produtos se destacam entre seus concorrentes.
Eles permitem que você divulgue dados vitais de maneira mais simples para quem assiste, o que ajuda potenciais clientes a entender melhor os seus produtos e a tomada de decisão.
Por que a demonstração de produto é vital para o seu processo comercial?
A demonstração de produto é vital, pois ela ajuda os clientes a entender o uso e os benefícios de um produto. Isso pode ajudar a aumentar a fidelidade do cliente, pois eles entendem melhor o que estão comprando.
Também podem ajudar a aumentar as vendas. Ao mostrar os benefícios do produto, o profissional de marketing ou o representante de vendas pode criar uma experiência memorável para os clientes.
Isso pode ajudar a despertar o interesse dos clientes e incentivá-los a comprar. Mas também podem ajudar a aumentar a conscientização da marca.
Ao mostrar os benefícios dos produtos durante o processo de vendas, os clientes podem entender melhor os produtos da marca. Isso pode ajudar a criar uma conexão longa entre o cliente e a empresa.
Qual técnica pode ser usada na demonstração de produto?
A técnica de storytelling pode ser usada na demonstração de produto para tornar a experiência mais atrativa e ajudar a vender mais produtos. Pois, envolve contar uma história sobre o produto e assim fica mais fácil das pessoas entenderem do que se trata.
É uma ferramenta de marketing poderosa pois ajuda a criar uma vivência ilustre para os clientes. Dessa forma, ao usar uma história, o apresentador pode destacar os benefícios e vantagens do produto de uma forma interessante e envolvente.
Os representantes devem usar exemplos para ilustrar como o produto pode ser útil para os clientes. Ao contar a história de maneira envolvente, os clientes podem se sentir mais atraídos para o produto e ser mais propensos a comprar.
Como o Storytelling faz a diferença na demonstração de produto?
Ao usar o storytelling na demonstração de produto pode-se fazer uma apresentação mais ilustre. Pois ao contar uma história sobre o produto, pode destacar os benefícios e vantagens do produto de uma forma interessante e envolvente.
Outra vantagem de usar a técnica de storytelling é que pode ajudar a criar uma experiência memorável para os clientes. Ao contar a história de forma mais interessante, as pessoas podem se sentir mais atraídas para o produto e serem mais propensos a comprá-lo.
Como fazer uma boa demonstração de produto?
Para fazer uma boa demonstração de produto é bom se preparar e planejar de forma detalhada o que vai ser necessário para realizar o evento. Então, pesquise sobre o produto para entender melhor seus benefícios e características.
Crie uma lista de perguntas para responder durante a demonstração. Em seguida, escolha um local apropriado para a demonstração. Bem como, certifique-se de que o local seja limpo, organizado e bem iluminado.
Se possível, usar cartazes e afins para destacar os benefícios do produto. Durante a apresentação, mantenha o foco nos benefícios do produto e não nas características técnicas.
No final do evento, é bom dar aos clientes uma oferta especial ou incentivos para as pessoas comprarem o produto. Então, é bom fazer eles entenderem que estão fazendo uma boa compra e que o produto pode ajudá-los.
Vale lembrar que isso é uma etapa do processo de vendas, e não como um fim. Após a apresentação, é vital manter o contato com os possíveis clientes e oferecer um suporte personalizado, a fim de transformar o interesse em vendas efetivas.
Contextualizar o produto no dia a dia
Por meio da contextualização, é possível mostrar como o produto funciona, qual o valor que ele agrega e como ele se encaixa na rotina existente do cliente. Isso chamará a atenção para o seu produto e destaca seus recursos exclusivos que o destacam da concorrência.
Ao apresentar seu produto por meio de um vídeo ou apresentação presencial, você pode criar uma experiência envolvente que ajuda os espectadores a entender e apreciar o valor de seu produto em suas vidas diárias.
Foque nos benefícios
O objetivo é mostrar o que o cliente ganha ao usar o serviço em vez de descrever como as coisas funcionam. Dessa forma, os consumidores podem entender de forma mais fácil como o produto pode melhorar suas vidas, motivando-os a fazer compras.
Pode-se destacar quão útil é a solução para ajudar os clientes a alcançarem seus objetivos. Então, em vez de dizer “oferecemos recursos avançados”, é melhor dizer. ”Ajudamos você a economizar tempo e dinheiro com recursos avançados”.
Quais marcas fazem uma boa demonstração de produto?
A Masterclass, o Duolingo e o Canva Button são bons exemplos de demonstração de produto. Visto que cada uma tem sua forma de se apresentar, por exemplo, o Duolingo que usa vídeo para mostrar a plataforma e como ela funciona.
Masterclass
Os participantes têm a oportunidade de aprender sobre o produto em questão de forma mais aprofundada e detalhada. Além disso, os organizadores preparam uma apresentação visual que ajuda a ilustrar as principais características e benefícios do produto.
As pessoas podem fazer perguntas e interagir com os apresentadores, o que torna a vivência mais dinâmica e interessante. Ao final da masterclass, os participantes passam a entender de forma mais clara sobre o produto e de como ele pode beneficiá-los.
Duolingo
A apresentação do programa consiste em uma série de tutoriais em vídeos interativos que mostram aos usuários o básico do app e como funciona.
Os vídeos explicam como se inscrever, quais idiomas estão disponíveis, como escolher seu curso de idioma, como personalizar sua experiência e como usar os recursos do Duolingo.
Há tutoriais sobre diferentes práticas, como a navegação pela plataforma e os recursos de gamificação que podem ajudar os usuários a se manterem motivados.
Canva Button
Essa é uma extensão do Canva que permite adicioná-lo ao seu site e permitir que os clientes criem sem sair da sua página. A apresentação leva poucos minutos para fornecer todos os detalhes vitais sobre este produto.
Os visuais aqui falam mais alto que palavras, talvez seja por isso que a narração pode não ser o ponto mais forte. Mas, ainda é uma ótima demonstração de produto.