Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Dicas para empreender no Brasil
Quem quer empreender no Brasil, acima de tudo, precisa conhecer bem os mercados e alinhar as suas expectativas ao tipo de negócio mais apropriado às suas metas.
Empreender no Brasil pode não ser uma tarefa muito fácil, mas com as dicas certas é possível ganhar dinheiro sem precisar investir muito para isso. Então, continue lendo para conhecer ideias de negócios e como se preparar para os desafios de abrir uma empresa.
Como empreender no Brasil?
Para empreender no Brasil, você precisa se informar sobre todos os passos que envolvem abrir um negócio. Dessa forma, você estará mais preparado para os desafios de ser empreendedor.
Caso esteja pensando em empreender, seja por vontade ou por necessidade, busque o máximo de informações sobre abertura de empresa, mercados e investimento. Além disso, veja a seguir, os tipos de negócios que existem no país.
Tipos de empresas
Aqui no Brasil é possível abrir 6 tipos de empresas diferentes. Então, para obter o CNPJ, antes de tudo, você vai precisar saber em qual perfil ela se encaixa, são eles:
- MEI;
- Empresário Individual;
- Sociedade Empresária;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima;
- Sociedade Limitada Unipessoal.
Cada uma dessas opções contam com regras que definem a receita bruta, se há sociedade e o tipo dela, número de funcionários e o capital. Assim, a empresa é formalizada e paga os tributos que correspondem a sua categoria.
O MEI é a modalidade mais comum
A maioria dos empreendedores abre sua empresa através do MEI. Essa modalidade é muito atrativa, pois a taxação de impostos é menor. O MEI é perfeito para quem está iniciando no mundo dos negócios com pouco capital, por exemplo.
Outro detalhe importante é que nesse modelo só é possível contratar uma pessoa e a sua empresa não pode faturar mais de R$ 81 mil ao ano. Por fim, os optantes do MEI têm os direitos garantidos no INSS.
Quais são os desafios de empreender no Brasil?
Empreender no Brasil pode trazer muitos desafios, como a alta carga de impostos. No entanto, saber o que você pode enfrentar nessa jornada vai te ajudar a estar mais preparado. Assim, alguns desafios de abrir um negócio são:
- matéria-prima cara;
- falta de preparo;
- concorrência;
- gestão financeira ruim;
- dificuldade para conseguir crédito.
Outros fatores também podem influenciar nessa jornada, como problemas de saúde, questões familiares e também ao tentar conciliar com um emprego CLT, por exemplo. Muitas vezes empreender é uma tarefa solitária e a falta de tempo e apoio podem dificultar.
Caso o seu objetivo seja empreender para trocar de carreira, não se precipite em sair do seu emprego. Pois a falta de preparação aliada à instabilidade financeira pode fazer o seu negócio dar errado antes mesmo de começar.
Dicas para montar um negócio
Montar um negócio não é algo fácil e nem é igual para todo mundo. Alguns tipos demandam mais tempo, dinheiro e técnica do que outros. Mas, veja algumas dicas básicas que podem ser de grande ajuda para qualquer pessoa que pensa em empreender:
- escolha uma área que você tenha afinidade;
- entenda como fazer o negócio ser mais rentável;
- se planeje para abrir uma empresa;
- junte capital;
- estude sobre o mercado;
- conheça seu público;
- estabeleça metas realistas;
- saiba os objetivos da sua empresa;
- busque formação constante.
Vale destacar a importância do planejamento em todas as fases da sua empresa. Dessa forma, é possível estruturar bem a sua marca e se inserir no mercado de uma forma que vai te trazer bons resultados.
Também é vital buscar sempre a inovação e para isso você precisa estudar. Observe o mercado, veja o que as empresas estão fazendo e elabore uma forma de fazer diferente. Acima de tudo, a dica para se destacar é pensar fora da caixa.
É possível empreender no Brasil com pouco dinheiro?
Empreender no Brasil com pouco dinheiro é possível, basta saber como entrar no mercado em que deseja atuar. Mas, se engana quem pensa que para começar um negócio legal é preciso ter um local físico, pois hoje é possível abrir uma loja online.
Há muitas plataformas na internet onde você pode divulgar e hospedar o seu negócio. Dessa forma, é possível empreender em muitas áreas, mesmo que você não tenha muito dinheiro.
6 negócios para abrir com pouco dinheiro
Quem está buscando ideias para começar a empreender com pouco dinheiro, pode conferir 6 ideias de negócios que separamos. Para ajudá-lo nisso, veja o que você pode fazer na prática para entrar nos seguintes mercados:
- alimentação saudável;
- doces;
- infoprodutos;
- artesanatos;
- brechó;
- prestação de serviços.
Alimentação saudável
O ramo da alimentação saudável está cada vez mais popular e é possível entrar nesse mercado com pouco dinheiro. Uma grande aposta é a venda de marmitas, pois muitas pessoas não sabem ou não tem tempo para preparar refeições.
Além disso, você pode explorar opções de lanches e sobremesas saudáveis. Afinal, o público hoje busca comer algo diferente, entretanto, sem sair da dieta.
Para realizar as vendas, você pode divulgar em canais como Instagram, distribuir cartões de visita em comércios, empresas e academias ou até mesmo participar de feiras na sua cidade.
Doces
O mercado de doces já é super conhecido, mas tem muito espaço para crescer. Você pode apostar na produção para festas sob encomenda ou fazer sobremesas como brigadeiro e brownie.
Outra possibilidade é fazer doces que trazem sentimentos nostálgicos para as pessoas. Por exemplo, vender compotas de frutas em calda pode ser uma forma inovadora de entrar neste mercado.
Além disso, se você estuda ou já tem formação em confeitaria, pode fazer doces gourmet. Uma grande vantagem nesta área é que você pode começar com muito pouco e obter um bom rendimento com as vendas.
Infoprodutos
Hoje muito se fala sobre infoprodutos, mas é possível que algumas pessoas não saibam o que é e nem como entrar nesse mercado. De forma resumida, é um produto digital que é vendido pela internet.
Para divulgar infoproduto e vendê-lo, basta que você possua conhecimento em alguma área que você possa passar para outras pessoas em forma de:
- curso;
- mentoria;
- manual;
- ebook.
Aqui não há limites para a criatividade, basta que saiba como transformar o seu conhecimento em informação que você possa vender. É possível, por exemplo, fazer um livro de receitas, um curso de pintura ou um manual para organização de armários.
Mas ainda que você não queira ou não consiga criar um produto, pode entrar nesse mercado como afiliado digital usando plataformas como a Hotmart, por exemplo.
Artesanato
Vender artesanato é uma ótima ideia de negócio de baixo custo. Afinal, se você já gosta de produzir algum tipo de arte pode começar a empreender com os materiais que já tem.
Há uma procura muito grande por itens artesanais, pois o fato de serem feitos a mão agrega valor. Muitas pessoas procuram esses produtos, pois percebem um valor sentimental.
Você pode fazer bordados, crochê, tricô, macramê, biscuit, cerâmica, sabonete, velas e muito mais. Saiba que eles terão muita procura em datas comemorativas.
Brechó
O brechó é um bom nicho para quem quer trabalhar com vestuário e não tem orçamento para investir em peças novas. Outra vantagem é que você pode começar com as roupas que estão paradas no seu armário, além de obter doações de amigos e familiares.
Também não é preciso ter uma loja física, afinal, o mercado de brechó online cresce cada vez mais e é um bom momento para começar o seu. Seu negócio pode ter uma seleção de peças vintage, só roupas de marca ou ainda customizadas.
Se você gosta de costurar, uma boa opção é pegar as peças que não estão tão boas para vender e fazer upcycling. Essa técnica vai te ajudar a aproveitar as roupas disponíveis e também vai permitir que alcance outra fatia do mercado.
Prestação de serviços
Muitas pessoas têm uma profissão, mas não conseguem uma colocação no mercado e buscam o caminho do empreendedorismo no Brasil. Afinal, você pode usar a sua formação e prestar serviços para empresas ou pessoas.
Isso é muito comum para quem trabalha em áreas criativas como design, ilustração e escrita. Quem atua na área de tecnologia também tem uma grande demanda para a prestação de serviços.
Você pode ser contratado para serviços únicos ou para trabalhar por um tempo determinado em alguma empresa. Isso serve para qualquer profissão, pois muitas empresas e pessoas preferem contratar serviços de quem tem CNPJ.
Empreender no Brasil dá dinheiro?
Empreender no Brasil pode dar dinheiro, mas para isso é preciso saber se posicionar no mercado. Hoje existem muitas pessoas criando suas próprias empresas, mas isso não basta para ser bem-sucedido.
Fica cada vez mais evidente que saber vender não é uma tarefa fácil e nem todo mundo sabe como fazer isso. Procure cursos e livros de vendas para aprender as melhores formas de fazer o seu negócio ter sucesso.
Além disso, é importante ficar de olho no mercado para entender quais são os negócios mais lucrativos no Brasil. Mesmo que você já tenha um e não queira ou não possa mudar de área, é possível que outros modelos sejam mais rentáveis.
Negócios mais lucrativos
Muitas pessoas têm interesse em abrir um negócio, mas não sabem em qual área atuar. Nessa busca, então, acaba surgindo a curiosidade de saber quais são os negócios mais lucrativos. Portanto, aqui estão alguns dos mercados que mais dão lucro atualmente:
- alimentação;
- franquias;
- loja virtual;
- vestuário;
- produtos personalizados;
- dropshipping.
Alguns desses ramos são mais flexíveis e podem se adaptar a diferentes orçamentos, mas outros podem precisar de um investimento alto e também são mais arriscados.