Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Marketing de causa: descubra como ele é importante para a sua empresa

O marketing de causa é uma estratégia que consegue aumentar a visibilidade do seu negócio ao comover todo o público, além disso, também tem o poder de mudar vidas.

O marketing de causa é uma estratégia que ajuda a aumentar a visibilidade da empresa e ainda, faz um bem social. Dessa maneira, qualquer negócio que queira se destacar e fazer a diferença no mundo, precisa saber como ele funciona na prática.

Você sabe o que é o marketing de causa?

De forma resumida, o marketing de causa consiste nas estratégias elaboradas por empresas para promover causas sociais. Assim, ela consegue chamar a atenção de quem precisa e ainda mostrar o quanto é importante estar engajado.

O único problema desse estilo de publicidade é que várias empresas se aproveitam dela para se autopromoverem. Dessa maneira, elas constroem uma imagem que não é verdadeira e conseguem comover o público.

image 18
Através das redes sociais é possível fazer um marketing de causa implacável. Imagem de Geralt do Pixabay.

Qual a importância do marketing de causa?

Com o marketing de causa, a empresa consegue mostrar o quanto ajudar o próximo é importante. Inclusive, é válido mencionar que, hoje em dia, grandes marcas conseguem mudar a vida de uma comunidade inteira, com:

  • diminuição da fome;
  • facilitando o acesso à educação.

Na prática, algumas usam prêmios ou até mesmo parte do seu lucro, a fim de transformar em doações. Além disso, é importante saber que através das empresas doadoras em potencial, o público conhece as causas e se disponibiliza a ajudar.

É importante saber que existe o marketing social e a responsabilidade socioambiental, onde ambos estão dentro do marketing de causa. Logo, é bom conhecê-los de forma detalhada, para saber o que os difere e como aplicá-los.

Como funciona o marketing social?

O marketing social consiste em promover ações que visam a mudança do indivíduo na sociedade. Dessa maneira, nem sempre ele está ligado a recursos financeiros, mas sim de outros tipos como doações de:

  • comidas;
  • roupas;
  • materiais escolares. 

Em alguns casos, esse processo é feito com entidades sem fins lucrativos. Assim, é possível fazer com que qualquer recurso alcançado seja destinado para pessoas que precisam dele.

O marketing social é voltado para a educação?

Apesar de ser pouco comentado, em diversos casos o marketing social é voltado para a educação. Isso fica mais claro quando se vê professores dando aulas gratuitas para moradores de favelas. Dessa forma, eles têm a oportunidade de aprender mais.

Quando você tem uma escola e deseja fazer o bem, mas não pode se deslocar ou pedir para os professores, o ideal é oferecer descontos. Ou seja, pode fornecer bolsas de estudos para pessoas em situação socioeconômica vulnerável.

Como funciona a responsabilidade social e ambiental?

Quando o assunto é responsabilidade social e ambiental, significa que a empresa cria projetos que resultam no bem-estar do time e dos clientes. Dessa maneira, ela consegue alcançar diversos objetivos, como:

  • diminuição de gastos;
  • otimização dos resultados;
  • aumento dos lucros.

Todos esses pontos podem ser alcançados a partir do momento em que a empresa coloca uma horário de almoço maior, diminui o desperdício de água e usa energia solar. Ou seja, qualquer ação que ajude a melhorar os resultados e o ambiente são bem-vindos.

O quanto a responsabilidade social é impactante?

Durante uma pesquisa foi constatado que a maioria dos consumidores trocariam de marca, se a outra estivesse engajada em alguma causa social. Dessa maneira, fica claro que ter esse tipo de responsabilidade com o mundo e a manutenção dele, traz um impacto enorme.

Na realidade, qualquer um que deseja aumentar a visibilidade de sua empresa precisa investir nessas causas. Assim, as pessoas vão ver que nem sempre o lucro vem em primeiro lugar e vão valorizar ainda mais o seu negócio.

image 17
Com a estratégia certa, o seu marketing de causa pode comover o mundo inteiro. Imagem de Campaign_Creators do Pixabay.

Quais são as melhores estratégias para aplicar o marketing de causa?

Existem cerca de seis estratégias para aplicar o marketing de causa. Dessa maneira, você vai poder escolher a que melhor se adequa a realidade da sua empresa. Mas, sem mais delongas, conheça agora cada uma delas:

  • alinhe a escolha da causa as suas personas;
  • seja sempre transparente e preste suporte;
  • defina os canais para divulgação;
  • engaje os colaboradores, comunidade e clientes;
  • não se limite ao financeiro;
  • busque parceiros que possam ajudar na causa.

À primeira vista, todos os pontos citados parecem bem complexos. Logo, para não restar dúvidas, veja como cada um deles funciona de forma detalhada logo abaixo. Assim, vai conseguir aplicar as estratégias sem medo de errar.

Como alinhar a escolha da causa às suas personas?

Em resumo, personas se referem a um grupo de indivíduos que contém características em comum. Dessa maneira, quando elas são definidas, fica mais fácil alinhar o marketing de conteúdo às estratégias nas redes sociais, sites ou blogs de forma mais precisa.

Para que a causa faça sentido, ela precisa estar em conformidade com as personas e os valores da empresa. Assim, é possível fazer com que tudo fique muito natural e seja, de fato, um orgulho para todos os envolvidos.

Quando você consegue fazer o processo informado, de forma direta, os seus clientes sentem como se tivesse ajudando nas causas sociais. Então, eles passam a sentir orgulho e vontade de se envolverem cada vez mais com a sua marca.

Por que ser transparente é importante?

Quando você é transparente, ninguém pode julgar as intenções do seu projeto. Além disso, o seu público conseguirá ver como ele é importante. Logo, na prática, esse é um ato vital para qualquer empresa.

Como fazer isso na prática?

Imagine que ao fazer a venda de um produto, a intenção é doar 10% do lucro para um orfanato. Dessa maneira, é interessante você deixar claro que isso irá acontecer. Assim, o seu público se sentirá estimulado a comprar cada vez mais os seus itens.

É importante saber que quando se segue à risca esse caminho, na realidade, a sua empresa está contando uma história. Então, para que faça sentido, é necessário sempre mostrar o começo, meio e fim.

É necessário mostrar o resultado da campanha?

Quando o projeto é temporário, é interessante mostrar o resultado que ele trouxe para o mundo. Entretanto, é necessário ter muito cuidado para não acabar expondo pessoas que doaram ou receberam e não querem aparecer.

Como escolher os melhores canais para divulgação?

Alguns canais são mais populares, por isso, conseguem atingir mais pessoas. Dessa maneira, o ideal é usá-los para divulgar as causas sociais. Mas, para ficar mais claro, veja alguns deles logo abaixo:

  • páginas do Instagram;
  • canais do YouTube.
  • grupos no Facebook.

As três redes citadas são excelentes para divulgação, ainda mais se você apostar em vídeos. Afinal, eles costumam ser mais aceitos e atingir um número de pessoas em maior escala. Ou seja, alcançam a popularidade sem demora, que é o objetivo.

image 16
Com o marketing de causa, você pode mostrar o quanto é importante ajudar o próximo. Imagem de JacksonDavid do Pixabay.

Qual o segredo para engajar os colaboradores, clientes e a comunidade?

O segredo para engajar colaboradores, clientes e a comunidade no mesmo projeto é criando convites e ações que una a todos. Mas, claro que esse processo pode não ser rápido e fácil, por isso, é necessário ter bastante paciência no começo.

Faça além do financeiro

É possível fazer um projeto que se destina a ensinar jovens como entrar no mercado de trabalho, tirar uma boa nota no Enem e muito mais. Dessa maneira, é possível ajudar sem que isso esteja vinculado à questão financeira.

Com essa ação, você mostra que existem outras formas de ajudar e que todos têm muita eficiência. Além disso, com ela o pequeno empresário ao te ver, consegue sentir-se motivado a fazer o mesmo, o que resulta em uma corrente do bem.

Como encontrar parceiros?

O segredo para encontrar bons parceiros é procurar empresas que tenham os mesmos valores sociais que você. Assim, será mais fácil criar ou dar continuidade a projetos que tenham sucesso e harmonia do início até o fim.

Antes de fazer o convite é interessante buscar informações sobre a história da empresa e ver como ela se comporta no mercado de trabalho. Além disso, veja se ela já está engajada em outras causas e há quanto tempo faz esse processo.

Quais são os cases de sucesso de empresas que usam o marketing de causa?

Existem diversas empresas de ramos diferentes que usam o marketing de causa no mundo. Dessa maneira, você pode se inspirar nelas para fazer algo tão incrível ou até mesmo melhor. Contudo, para ficar mais claro, vejam alguns exemplos:

  • barbearia Corleone e Walgreens;
  • supermercados Epa e hospital das baleias.

Todas as empresas citadas são bem conhecidas no mundo inteiro. Dessa maneira, elas conseguiram conquistar os seus clientes ao gerar leads com Instagram, qualidade no produto e engajamento social.

Afinal, vale a pena investir no marketing de causa?

Por tudo que foi dito, qualquer empresa que deseja se destacar no mercado precisa investir no marketing de causa. Então, vale a pena entender como esse processo funciona para aplicá-lo de forma eficaz no seu negócio.

É crucial saber que essa ação deve ser aplicada aos poucos e por quem já segue carreira no marketing. Mas, caso não tenha uma equipe específica, pode oferecer treinamento e desenvolvimento de pessoas que vão ajudar o seu time a entender como funciona.

A verdade é que quando se aplica o marketing de causa da forma correta, os resultados são imensuráveis. Então, se você tem o desejo de ajudar o próximo e ainda alavancar vendas para o seu negócio, invista nele para alcançar esses objetivos.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes