Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é planejamento orçamentário e como fazer o seu?

Um planejamento orçamentário permite que o indivíduo ou empresa controle as suas finanças ao cortar gastos desnecessários e alocar recursos para o que é mais importante.

Fazer um planejamento orçamentário é de suma importância para o controle financeiro tanto de um indivíduo quanto de empresas. Contudo, este artigo trará mais detalhes sobre essa ferramenta para que você saiba como criar um, bem como, entenda a sua importância.

O que é um planejamento orçamentário?

Um planejamento orçamentário é uma ferramenta cuja finalidade é criar um plano financeiro de todas as despesas, gastos e investimentos em um período. O objetivo é gerir o capital de uma pessoa, família ou empresa de forma eficaz.

Isso vai desde evitar custos desnecessários até alocar os recursos de uma maneira estratégica para atingir as metas que foram definidas. Contudo, processo envolve alguns elementos vitais para que ele tenha sucesso, são eles:

  • identificar todas as fontes de renda;
  • listar todas as despesas previstas e obrigatórias;
  • definir metas financeiras, seja economizar para comprar algo, investir, entre outros.

Com base nesses dados, você irá criar o seu plano de orçamento, é um método muito eficaz para a gestão empresarial e pessoal. Em suma, a ideia é alocar os recursos que são necessários para cada categoria de gastos, o que vai ajudar a alinhar todas as despesas.

Planejamento orçamentário: entenda o que é e como criar um
Um planejamento orçamentário ajuda você a ter um maior controle sobre suas finanças. Imagem de Karolina Grabowska no Pexels.

Quais são os benefícios de fazer um planejamento orçamentário?

Um bom planejamento orçamentário é vital para você manter as suas finanças sob controle. Em síntese, não importa se é para cunho pessoal ou gestão de empresas, o objetivo é o mesmo, pois vai evitar, principalmente, gastos desnecessários.

Com a aplicação do seu dinheiro da forma certa para cada categoria, como despesas e metas, poderá alcançá-las com mais facilidade. Além disso, um orçamento eficaz consegue ajudar você a reduzir tanto as dívidas pessoais quanto as da sua empresa.

Quem busca investir, também pode se beneficiar dessa ferramenta, uma vez que, com um maior controle financeiro, você terá recursos para isso. Há muitos nichos que pode estudar e explorar, já que há negócios que faltam no Brasil.

Um dos benefícios que mais entram em destaque no plano de orçamento, tanto pessoal quanto empresarial, é a segurança financeira. Ao passo que, além de gastar de uma forma responsável, também pode criar um fundo para emergências, que é vital em tempo de crise.

Equilíbrio financeiro

Ter as finanças sob controle e em perfeito equilíbrio é crucial, pois isso irá evitar vários problemas, como dívidas, perda de capital, entre outros. Por outro lado, terá um impacto nas suas decisões, pois terá base para isso, ajudando a alocar recursos com estratégia.

A ferramenta permite que haja um controle sobre o que você ganha, ou seja, a receita, com as suas despesas, bem como as metas. Dessa forma, garante que você use o seu capital de maneira eficaz e com responsabilidade.

Como fazer um planejamento orçamentário?

O primeiro passo de um planejamento orçamentário é coletar as informações financeiras. Em suma, no caso de um aspecto pessoal, o processo é simples, pois avalia as suas receitas, despesas e metas que pretende atingir.

Já para as empresas, vale citar um ponto extra que é conhecer o próprio negócio. Ou seja, saber quais são as necessidades, objetivos, e o que é preciso fazer para ela alcançar o patamar que deseja.

Também é vital analisar outros aspectos e os colete, como o orçamento mensal, anual e o fluxo de caixa. Em síntese, quanto mais dados tiver, melhor para o seu plano orçamentário.

Planejamento orçamentário: entenda o que é e como criar um
Para criar um planejamento orçamentário, primeiro você coleta as informações financeiras. Imagem de Tima Miroshnichenko no Pexels.

Estabeleça as suas metas

Nessa etapa, o que você vai fazer é bem simples, definir onde quer chegar ao criar o seu plano orçamentário, seja pessoal ou de negócios. A princípio, tais metas podem ser de curto, médio e longo prazo, como ter um fundo de emergência, quitar dívidas, entre outros.

Já para finanças corporativas, os objetivos podem incluir um teto de receita para a semana, mês ou até mesmo no ano. No entanto, é vital que tais projeções sejam de acordo com a realidade da sua empresa, assim como os seus ganhos pessoais, como o salário.

A ideia é ter um controle de gastos que jamais passem daquilo que você arrecada, além de fazer com que isso aumente ainda mais. Contudo, uma boa forma de entender o cenário é simular cenários, assim, você terá uma noção do que pode acontecer ou perto disso.

Crie um planejamento orçamentário

Após coletar todas as informações que precisa, é hora de criar o planejamento. Em suma, com base nos dados de receitas, bem como as metas que estabeleceu, defina o capital para cada categoria, por exemplo:

  • compras do mês;
  • despesas com a moradia;
  • contas a pagar;
  • transportes;
  • fundo de economia;
  • entre outros conforme a sua realidade;

Fixe um valor para elas, todavia, faça isso de uma forma equilibrada, tendo em mente toda a receita que entra e o quanto irá sobrar. Por isso é crucial se certificar, antes de tudo, que você ganha mais do que gasta, bem como as suas despesas totais.

Para as empresas, o processo é o mesmo, assim como o controle entre o que entra e o que sai. Mas, com áreas diferentes para realocar o seu capital, então tenha a certeza de que o seu negócio equilibra o seu orçamento.

Acompanhe o planejamento

Após definir tudo isso, é hora de registrar as despesas e acompanhá-las, cuja ideia é monitorar o seu sucesso e fazer ajustes quando necessário.

Você pode fazer isso em períodos, por exemplo, uma vez por semana, mês ou em intervalos que fique do seu gosto. Em síntese, caso prefira, usar um aplicativo de finanças pode ser uma ótima ideia.

Avalie todo o progresso das suas metas, bem como as despesas, para não passar dos limites de gastos de cada categoria que definiu. Contudo, ajuste o seu planejamento sempre que julgar necessário, isso vai desde cortar custos ou até mesmo aumentar a sua receita.

Planejamento orçamentário: entenda o que é e como criar um
Em um planejamento orçamentário, é vital acompanhar o processo regularmente. Imagem de RDNE Stock project no Pexels.

Qual é a importância de um planejamento orçamentário?

Um planejamento orçamentário dará a você um maior controle sobre as suas finanças. Isso envolve desde evitar gastos desnecessários a alocar os seus recursos para o que realmente importa, seja para você ou sua empresa, além de:

  • melhorar as decisões que irá tomar, pois serão com base em dados financeiros;
  • alcançar as suas metas pessoais e corporativas com mais organização;
  • reduz despesas, dívidas;
  • poder criar um fundo para emergências;
  • dar mais recursos para investir e economizar.

Ter um plano de orçamento é essencial tanto para um indivíduo quanto para um negócio, pois ajuda a controlar o seu dinheiro. Por fim, consulte um profissional da área para otimizar o seu plano de orçamento.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes