Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Quem é Jeff Bezos e por que ele é um dos grandes empreendedores do mundo?
Quase todos sabem quem é Jeff Bezos, o fundador da Amazon, além de investidor em projetos como a corrida espacial com a Blue Origin e no ramo da comunicação
Muitos sabem quem é Jeff Bezos por seu grande sucesso no mundo dos negócios, em especial a Amazon, uma das líderes em vendas online no mundo. Aliás, sua história serve de inspiração para quem empreende, pois ele está sempre à frente de novos projetos.
Quem é Jeff Bezos?
Para conhecer quem é Jeff Bezos é preciso voltar às suas origens, no Novo México, onde nasceu em 12 de janeiro de 1964. Sua mãe Jacklyn Gise Jorgensen teve o filho ainda adolescente e se separou do pai biológico cerca de um ano depois do nascimento.
Quando Jeff tinha quatro anos, sua mãe se casou com o imigrante cubano Mike Bezos, e anos mais tarde se mudaram para Miami. Lá, o ainda adolescente começou a trabalhar em uma loja do McDonald’s.
Depois de concluir o ensino médio, ele foi para a Universidade de Princeton, onde estudou Engenharia Elétrica e Ciências da Computação, concluindo a graduação em 1986. Em sua carreira profissional, passou por diversas empresas, com rápida ascensão, tais como:
- startup Fitel, na qual foi promovido a diretor de relacionamento com o cliente;
- foi gerente na Bankers Trust, migrando para a área financeira;
- na D. E. Shaw & Co chegou ao cargo de vice-presidente antes dos 30 anos.
Como ele começou a Amazon?
Em 5 de julho de 1994, Bezos fundou a empresa na garagem de sua casa, deixando um cargo de destaque na área financeira para empreender. Assim, ele decidiu montar uma loja virtual antes mesmo da internet se tornar tão popular como é hoje.
A princípio, o negócio se dedicava apenas à venda de livros, mas rapidamente expandiu a atuação e passou a oferecer outros itens. O crescimento foi tão rápido que em 1997 ela já fazia sua primeira oferta de ações na bolsa e atingiu 148 milhões de dólares em vendas.
Sempre atento às mudanças no mercado, ele transformou o negócio em um marketplace e hoje dá espaço para que pequenos vendedores exponham seus produtos. Além disso, lançou o Kindle, um aparelho para adicionar livros digitais e ler em qualquer lugar.
Quais fatores contribuíram para o negócio surgir?
Um dos aspectos que fez com que Jeff Bezos tivesse a ideia de criar uma loja virtual foi o fato de que nos Estados Unidos não havia cobrança de impostos sobre as vendas quando a loja não tivesse uma sede física no Estado.
Logo, ele podia realizar o envio dos produtos para fora de sua sede em Washington sem esse encargo, por isso, tinha uma margem de lucro maior.
Quais as estratégias de sucesso que mostram quem é Jeff Bezos?
Entre os diferenciais que mostram quem é Jeff Bezos na gestão estão o foco no cliente e a visão de longo prazo. Isso se reflete na forma como ele iniciou e estruturou a Amazon, quando um negócio virtual ainda não era tão popular.
No aspecto de prestar um bom atendimento, ele inovou em seu ramo ao ter sua própria área de logística, ao invés de usar um serviço terceirizado. Isso porque, identificou que esse era o principal ponto de reclamações por parte dos clientes.
Nesse contexto, a empresa apresenta uma vantagem competitiva no mercado, o que se vê a partir de pequenos detalhes como:
- processo de compra fácil;
- opção de compra recorrente de itens básicos;
- entrega rápida.
Outro ponto importante é que as decisões dentro do negócio sempre se baseiam na coleta de informações. Mas, é preciso saber quando assumir riscos e apostar em novas tendências, como fez quando abriu transformou a Amazon em um marketplace global.
Quem é Jeff Bezos e qual a sua visão nos negócios?
A visão que caracteriza quem é Jeff Bezos é o fato de buscar sempre a inovação e incentivar seus funcionários a fazer o mesmo. Para ele, mesmo com um negócio consolidado, é preciso estar em constante melhoria para não ficar para trás.
Para que isso seja possível, ele está sempre disposto a testar novas ideias, o que o diferencia de muitos empreendedores que têm medo de arriscar e assim perdem boas oportunidades.
Como já disse em uma de suas cartas abertas aos acionistas, os erros devem crescer na mesma escala que a empresa, ou seja, para uma big tech, as falhas vão representar um valor considerável.
Por outro lado, como pontuou um único acerto pode cobrir os custos de diversos erros anteriores, portanto, quanto mais experimentos feitos, maiores as chances de chegar a uma aposta de sucesso.
Como outros empreendedores veem quem é Jeff Bezos?
Para muitos a trajetória de quem é Jeff Bezos é um exemplo a seguir diante do sucesso que alcançou. Assim, entre as qualidades que fazem dele um grande empreendedor e que servem de inspiração para os demais estão:
- resiliência, uma vez que os resultados nem sempre são rápidos;
- capacidade de reagir rápido diante de erros e aprender com as falhas;
- gestão empresarial focada no cliente;
- visão de negócios de longo prazo.
Ele também não se acomodou com o sucesso e deixou a posição de CEO da Amazon para cuidar de seu mais novo projeto, a Blue Origin.
A empresa aeroespacial já criou alguns modelos de foguetes reutilizáveis e tem como objetivo criar uma tecnologia que permita realizar viagens espaciais tripuladas, mas por um preço acessível.
História que inspira
O maior fator de identificação da figura de Bezos está no fato de que ele construiu toda a sua fortuna a partir de uma pequena ideia, iniciada nos fundos da garagem.
Logo, assim como muitos empreendedores, ele deixou um emprego estável para arriscar em um novo negócio. O crescimento acelerado que teve foi resultado de um bom planejamento estratégico aliado à sua vocação para a inovação.
A criatividade e inovação fazem parte de quem é Jeff Bezos?
Esses dois elementos compõem a essência de quem é Jeff Bezos, capaz de pensar novos modelos de negócio e se aventurar em novas áreas.
Um dos exemplos de inovação que ele aplicou aos negócios foi a criação do Amazon Web Services. Em resumo, esse é um serviço de computação em nuvem, que permite compartilhar, processar e executar aplicativos de forma remota.
O modelo fez tanto sucesso que se tornou um dos produtos mais rentáveis da empresa, e é utilizado por empresas privadas, como a Netflix e Ifood, por exemplo.
Como seu legado está mudando o mundo?
O trabalho de Jeff Bezos com certeza abriu caminhos para a revolução das compras online, que hoje se tornou uma atividade rotineira. Mas, quando lançou sua loja virtual para vender livros, eram poucos os que já atuavam no segmento.
Outro ponto que ajudou a democratizar e ampliar o acesso ao mercado digital foi a criação do marketplace. Dessa forma, ao abrir espaço para que qualquer empreendedor possa vender na Amazon ele dividiu com esses parceiros as ferramentas que desenvolveu.
Como a influência de quem é Jeff Bezos ajuda outras pessoas?
É possível conhecer quem é Jeff Bezos também por usar sua influência em prol de causas ambientais, por exemplo. Nesse sentido, após críticas sobre o impacto das atividades da Amazon sobre o meio ambiente, ele prometeu criar um fundo para esse fim.
O Bezos Earth Fund, criado em 2020, busca reunir investimento e apoio de ONGs, cientistas e empresas que queiram apoiar a causa. De acordo com o fundador da Amazon, ele vai doar a quantia de U$ 10 bilhões para a iniciativa.
Apoio a causas sociais
Bezos também faz doações frequentes a projetos voltados à educação, pesquisa, bem como, o combate à pobreza. Inclusive, criou o Bezos Day One Fund que dá apoio a famílias sem teto e tem uma rede para atividades escolares em comunidades carentes.
Como conhecer quem é Jeff Bezos e seus aprendizados ajuda os empreendedores?
A história de quem é Jeff Bezos e como chegou ao patamar de um dos homens mais ricos do mundo inspira porque também tem suas falhas, como por exemplo:
- Amazon Auctions, plataforma de leilões para concorrer com o eBay;
- lançamento do Amazon Fire Phone, em 2014, que saiu do mercado no ano seguinte.
No caso do smartphone lançado, que não teve uma boa recepção no mercado, Bezos colheu os resultados e incentivou a equipe a focar no desenvolvimento da Alexa. A assistente de voz, por sua vez, se tornou um grande sucesso de vendas.
A lição que se pode tirar disso é que no empreendedorismo digital é preciso assumir riscos, é claro, sempre de forma calculada. Dessa forma, testar novas maneiras de executar os serviços ou modernizar o atendimento pode ter um resultado positivo.
Mesmo quando a ideia não traz o retorno esperado, é preciso aproveitar a oportunidade para analisar quais foram os erros e usar a experiência para se preparar melhor para o futuro.