Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Adobe Illustrator: entenda como ele pode ajudar a melhorar o marketing da empresa

O Adobe Illustrator é um software que consegue te ajudar a criar um marketing para a empresa, logo, ele é necessário para qualquer um que deseja crescer no mercado.

Quando o assunto é marketing de conteúdo, o Adobe Illustrator faz um papel incrível. Dessa forma, qualquer empresa que deseja se destacar no mercado, precisa saber como ele funciona. Então, se isso chamou sua atenção, entenda tudo a partir de agora.

O que é o Adobe Illustrator?

Na prática, o Adobe Illustrator é um software que tem o objetivo de trabalhar as ilustrações vetoriais. Assim, ele consegue criar um marketing comercial que possa impressionar o público.

Com ele, você se destaca no mercado e eleva o lucro. Por fim, saiba que esse software de edição pode ser executado tanto no Windows quanto no MAC.

Adobe illustrator usado em notebook sobre mesa de madeira para edição de conteúdo
Com o Adobe Illustrator, o seu marketing fica muito mais profissional. Imagem de dayamay do Pixabay.

Ele é pago?

A versão full do programa é paga. Mas, vale a pena investir, ainda mais se você precisa trabalhar de forma constante as suas publicidades. Além disso, ao adquiri-lo será possível ver que ele executa diversas funções com total facilidade.

Vale mencionar que com ele pode até editar conteúdos tridimensionais. Portanto, se o seu objetivo é criar algo surpreendente e de qualidade, essa ferramenta precisa estar em uso pelo seu time.

Para quem o programa é mais útil?

Via de regra, essa ferramenta é usada pelo time de design. Entretanto, quando a empresa deseja crescer, é necessário que toda a equipe tenha um treinamento para saber como utilizá-lo. Dessa maneira, você consegue prevenir qualquer imprevisto.

É difícil usar o programa?

Quem já tem familiaridade com programas de edição, com certeza, não vai ter dificuldade com o software. Isso porque, ele funciona de forma bem parecida. Mas, se você ainda não tem experiência, o ideal é ler o menu para entender como usar.

Um ponto positivo é que o software é bem intuitivo. Portanto, com pouco tempo, você consegue aprender tudo sobre as suas funções e ainda passar um treinamento para todo o time. Inclusive, isso pode ser feito até por quem não tem experiência com tecnologia.

Quais são as ferramentas disponíveis no Adobe Illustrator?

No Adobe Illustrator, você pode encontrar diversas ferramentas como pincéis, fontes de arquivos, exportações e mais. Um ponto interessante é que à primeira vista, ele se parece muito com o paint. Assim, quase todo mundo já teve uma experiência indireta.

Como usar o Adobe Illustrator de forma eficiente?

Usar o Adobe Illustrator pode parecer um pouco complicado. Então, para facilitar, veja algumas dicas que vão te auxiliar a usar a ferramenta de forma eficiente e com rapidez. Aliás, o que for passado serve para manuseio próprio ou para executar um projeto.

O primeiro passo é sempre abrir um novo documento e para isso, você deve clicar em “new document”. Depois, terá que especificar se quer o arquivo em retrato ou paisagem e por fim, faça um processo bem simples como:

  • escolha a ferramenta que deseja usar no menu lateral esquerdo;
  • preencha o desenho feito no Illustrator.

Ao ajustar o desenho, você pode trocar as cores, inserir listras e muito mais. Ou seja, é possível dar aquele toque especial para que o seu trabalho fique incrível, único e criativo. Assim, a sua publicidade fará sucesso e isso vai aumentar a visibilidade de sua empresa.

As instruções passadas foram bem básicas. Dessa maneira, para ter uma experiência completa, você precisa conhecer outras dicas. Então, se isso chamou sua atenção, veja de forma detalhada logo abaixo.

Como organizar os layers?

O primeiro passo para organizar os layers é renomeando todos. Assim, você e seus colegas vão conseguir encontrar os arquivos com muito mais facilidade. Ou seja, essa é uma ação que otimiza muito o tempo de produção.

Por que incorporar as imagens no arquivo é importante?

Um erro muito comum é não conseguir encontrar uma imagem porque ela está no computador pessoal e não da empresa. Então, quando isso acontece, toda produção é parada até que exista um acesso àquele conteúdo.

Para resolver o problema citado, o segredo é criar uma pasta e incorporar os arquivos nele. Para fazer esse processo, você deve ir no Window e depois, procurar por links. Por fim, insira as imagens que serão apresentadas.

Montagem de homem mergulhando em tela de aparelho celular sobre mesa escura com objetos de escritório em desfoco ao fundo após edição de imagem
O Adobe Illustrator é perfeito para criar uma montagem bem feita. Imagem de asderknaster do pixabay.

Como alinhar o grid?

O primeiro passo para alinhar o grid é ir em “view” e em seguida, “show grid”. Assim, clique em “Snap to grid” para organizar todo o conteúdo. Com esse processo, assim como o anterior, você consegue deixar o trabalho mais eficiente.

A verdade é que quando a mesa do escritório está arrumada, tudo funciona de forma fluida. Então, isso acontece também quando o assunto é tecnologia. Logo, quanto mais o arquivo estiver organizado, mais fácil será encontrá-lo e fazer um trabalho de qualidade.

O Adobe Illustrator é diferente do Photoshop e InDesign?

Apesar de terem funções parecidas, o Adobe Illustrator é bem diferente do Photoshop e InDesing. Mas, para que isso fique mais claro, é necessário que você conheça um pouco mais sobre cada programa.

Qual o objetivo do Adobe Illustrator?

Como já foi mencionado, o Illustrator faz criação vetorial. Inclusive, vale mencionar que ele surgiu na mesma época do Photoshop, mas na época, só estava disponível para MAC nos dez primeiros anos.

Hoje ele tem grande influência no mercado

Nos dias atuais, esse software consegue ser até mais influente do que o próprio Corel Draw. Isso acontece porque ele é muito mais simples de usar. Ou seja, mesmo quem não tem experiência, consegue fazer um bom trabalho com o programa.

Qual a diferença entre o Adobe Illustrator e o Photoshop?

Em relação ao Photoshop, a principal diferença é que enquanto ele usa fotos, o Adobe faz vetoriais. Assim, ao invés de desenho alinhado, ele consegue criar curvas que podem aumentar ou diminuir as imagens conforme a sua necessidade.

O objetivo do Photoshop 

Quando o assunto é popularidade, é inegável que o Photoshop ganhou como o programa de edição mais conhecido no mundo. Isso aconteceu porque ele é um software que começou de forma bem básica e depois se incluiu novas funções.

A verdade é que esse programa conseguiu alcançar as mudanças tecnológicas sociais. Ou seja, ele não é apenas um software que foi criado e esquecido. Então, nada mais justo que ele se mantenha popular até os dias atuais.

Hoje em dia, o Photoshop é muito útil para designers, diretores de arte e fotógrafos. Afinal, ele é um dos poucos programas que permite unir diversas fotos separadas em um único quadro.

Outro ponto interessante é que nele você consegue inserir elementos sem dificuldade. Logo, com ele é possível colocar o logo da empresa no fundo da imagem, inserir um cenário diferente e muito mais.

É possível usar o Photoshop e o Adobe Illustrator no mesmo projeto?

A depender do seu objetivo, você pode utilizar tanto o Photoshop quanto o Adobe Illustrator no mesmo projeto. Contudo, esse é um processo que precisa ser feito por uma equipe que conheça os programas para usá-los de forma eficiente.

O que o Adobe InDesign faz?

Criado para fazer trabalho de diagramação, o Adobe InDesign tem uma função bem diferente do Illustrator. Mas, em muitas ocasiões o uso acontece de forma complementar.

Até aqui, ficou claro que esse programa tem como foco fazer peças publicitárias, livros, revistas, e-books e outros tipos de conteúdos em formato de texto. Inclusive, ele é ótimo para conteúdos e estratégias nas redes sociais que precisam de uma boa imagem.

Homem de pé em local de trabalho diante de parede com resultados positivos de estratégia em montagem feita com ajuda do Adobe illustrator
Com o Adobe Illustrator, você consegue elevar o número de clientes de forma orgânica. Imagem de Geralt do Pixabay.
Como fazer uma boa publicidade com o programa?

O segredo para fazer uma boa publicidade com qualquer editor é conhecer as suas personas. Ou seja, você precisa entender o que o seu público gosta para criar algo que seja atrativo para ele.

Atingir o objetivo informado na prática não é tão fácil, ainda mais para quem está começando. Mas, tem algumas ideias que podem ajudar a realizar esse processo de forma mais fácil, como:

  • fazer um quiz nas redes sociais;
  • criar uma lista de perguntas no site.

Na realidade, qualquer processo que te ajude a entender o seu público é válido. Inclusive, antes de criar o seu marketing é interessante que isso tudo já esteja definido. Assim, é possível criar algo que faça sentido e seja atraente para a audiência nas redes sociais.

Vale a pena investir no Adobe Illustrator?

Qualquer empresa que deseja se destacar no mercado deve investir ou pelo menos conhecer o Adobe Illustrator. Afinal, ficou claro que ele pode ajudar a criar um marketing colateral, comercial ou até mesmo digital, de forma eficiente.

Ao usar essa ferramenta, isso mostra o quanto a sua empresa é profissional. Isso porque, ao ver uma boa publicidade, o público percebe que deu trabalho para construí-la. Ou seja, isso mostra que conquistar e criar algo impecável é importante para você.

Os detalhes, às vezes, são determinantes para uma publicidade fazer sucesso ou não. Então, se a sua intenção é se destacar, aposte nos programas e estratégias corretas. Assim, a sua marca conseguirá se eternizar e conquistar um grande público.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes