Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Answer Engine Optimization: entenda como esse mecanismo funciona

Answer Engine Optimization se trata de técnicas para fazer seu conteúdo ser visualizado de forma rápida, em pesquisas por voz por meio de assistentes virtuais

O Answer Engine Optimization (AEO) é o que faz o conteúdo do seu site ficar à frente de todos os outros. Entretanto, para conseguir isso, você precisa conhecer o AEO e as ferramentas disponíveis para estruturar seu site para que a busca no Google te encontre.

O que é Answer Engine Optimization?

O Answer Engine Optimization é o método responsável por fazer o seu conteúdo alcançar uma boa posição de destaque em um site de busca. Assim, ele apresenta o seu conteúdo em uma caixa de resposta, sem que o usuário precise clicar em algum site.

Atualmente, com as estratégias de SEO, seu site pode ganhar destaque, mas com a nova geração de assistentes virtuais, é preciso que você adapte seu conteúdo para oferecer as respostas por meio do mecanismo de Answer Engine Optimization.

Por isso, entender o que leva as pessoas a pesquisarem por voz, te ajudará a entender alguns pontos importantes, para que você consiga otimizar sua página de forma eficiente. Mas antes, é preciso que saiba o que são mecanismos de resultados.

O que são mecanismos de resultados?

Eles são algoritmos que focam na obtenção das melhores respostas. Por exemplo, se você pesquisar o termo “clima” em um mecanismo de busca, ele te mostrará uma lista de links para clicar.

Mas é o mecanismo de resultado que irá te mostrar as informações do clima na sua região em destaque. Por meio de inteligência artificial, é possível analisar a intenção da sua pergunta e assim, oferecer a melhor resposta para sua dúvida.

E com o crescimento dos assistentes virtuais e pesquisas por voz, fizeram com o que a otimização com o Answer Engine Optimization, se tornasse algo muito importante.

O Answer Engine Optimization e a pesquisa por voz

As pesquisas por voz costumam acontecer de uma forma mais conversacional em comparação com pesquisa de textos. Além disso, pesquisas locais, aquelas em que se quer encontrar um lugar mais próximo, também tendem a seguir esse mesmo padrão.

Por exemplo, se em uma pesquisa por texto, você escreveria “Pizzarias abertas na cidade de São Paulo”, na pesquisa por voz, seria algo como “Quais são as pizzarias mais próximas daqui?”.

E como a fala humana tem um modelo mais conversacional, sites de busca aprenderam a identificar esse estilo e interpretar semanticamente a pergunta.

Essas buscas, portanto, se tornaram populares e muitas empresas querem começar a focar em otimizar suas páginas, para que sejam encontradas por esses mecanismos com mais facilidade e assim, serem mais acessadas.

Qual é a importância do Answer Engine Optimization para os assistentes virtuais?

Com o Answer Engine Optimization, os assistentes virtuais conseguem encontrar melhores respostas e mais detalhadas, para perguntas mais complexas.

Mas, ao invés desses dispositivos procurarem de página em página na web por uma resultado, eles oferecem uma resposta direta, que é possível por causa da otimização do Answer Engine Optimization.

O uso de assistentes como Siri, Alexa e o Google Assistant, além de outros, só tem crescido e estão cada vez mais sofisticados. Desse modo, a pesquisa por voz nesses dispositivos, criaram uma nova forma de buscar informações na internet.

Assistentes digitais são exemplos de aplicação do AEO de forma prática. Por isso, com o contínuo crescimento desses dispositivos, essa otimização se torna cada vez mais importante.

Mãos femininas sobre teclado laptop branco com montagem em sua tela que mostra foguete com linhas que o interliga à outros símbolos web como representação do tema Answer Engine Optimization
Com o Answer Engine Optimization, boas respostas ganham um destaque nos snippets – Imagem de Rawpixel.com por Freepik

Como o Answer Engine Optimization facilita na pesquisa em smartphones?

O Answer Engine Optimization ajuda os usuários de smartphones a terem contato com um conteúdo rápido de pesquisa.

Ao usar um smartphone para pesquisar algo, o buscador precisa ser eficiente e o AEO faz exatamente isso. Ao destacar a melhor resposta, o motor de busca facilita o acesso do usuário para uma resposta mais rápida, sem precisar clicar em outros links.

Por causa da sua mobilidade, o uso de celulares se tornam soluções versáteis para problemas em diversos contextos.

Facilidade no dia a dia

O uso das pesquisas por voz, podem ser úteis em momentos em que o usuário está ocupado, o que facilita a solução da dúvida quando o usuário está distante do celular, por exemplo.

Outras vantagens

Além disso, empresas podem ganhar destaque ao escrever conteúdos de qualidade, e assim, serem divulgadas nos snippets. O que chama a atenção de muitos clientes em potencial quando forem tirar dúvidas sobre determinado assunto.

Quais são as diferenças entre Answer Engine Optimization e Search Engine Optimization?

Basicamente, o Answer Engine Optimization possui outros requisitos para se destacar em uma página de busca. Já o SEO, possui um foco maior nas palavras-chaves, títulos, linkagens, entre outros. Entenda mais sobre essas diferenças a seguir.

O que é SEO?

SEO, ou “otimização de mecanismos de busca”, é o conjunto de técnicas que melhoram a posição do seu site no rankeamento de um motor de busca, como por exemplo, Google, Bing, entre outros.

Quanto maior for sua visibilidade, mais ele vai aparecer nos primeiros resultados e assim, há mais chances dele ser clicado pelo usuário.

Mas para fazer isso, você precisará cumprir uma série de requisitos como backlinks, palavras-chave na quantidade certa, tamanho do texto, etc. Isso irá fazer com que sua página se destaque e assim, atraia mais visitantes.

Quando seu site é indexado, mecanismos de buscas irão testar como o usuário vai se comportar ao interagir com ele e dessa maneira, vai avaliar o desempenho da página. É assim que ela aprende quais sites possuem a melhor resposta para a pergunta.

O que é AEO?

Já o Answer Engine Optimization, é o conjunto de técnicas para otimizar o seu conteúdo em um motor de busca. Contudo, apesar de serem semelhantes, o AEO tem um enfoque maior no conteúdo ao escrever as respostas do usuário, da melhor forma possível. 

O foco do AEO, portanto, é criar textos de fácil compreensão que agreguem algum valor ao leitor e é isso que aumentará as suas chances de aparecer em um local especial do buscador, o featured snippet.

O AEO vai substituir o SEO?

Apesar do AEO ganhar cada vez mais espaço, as técnicas SEO continuam válidas, então não existe o risco de uma técnica sobrepor a outra.

Já há algum tempo, o Google atualizou seu algoritmo para qualificar sites que usavam AEO. Portanto, aplicar as duas em suas estratégias na otimização é fundamental.

Answer Engine Optimization representado por smartphone sobre mesa escura com símbolo de microfone e frase "Ok Google", uma das formas mais comuns dos usuários fazerem suas pesquisas em formato de perguntas aos buscadores
O Answer Engine Optimization é usado para pesquisas por voz – Imagem de Kaufdex por Pixabay

Qual é a importância do Answer Engine Optimization para a sua estratégia?

A importância do Answer Engine Optimization está fundamentada no crescente uso dos assistentes virtuais e chatbots. Assim, enquanto houver demandas desses serviços, o AEO continuará a ser usado.

Desse modo, você abre oportunidades de explorar esses novos mecanismos e aplicá-lo em seus posts para atingir mais pessoas e atingir um bom rankeamento.

Como utilizar o AEO em minha estratégia?

Uma dica importante é entender os motivos das pessoas pesquisarem por voz. Isso pode te trazer algumas ideias na hora da otimização de sua página. Entre as causas estão:

  • quando não é possível digitar;
  • entrega mais rápida dos resultados;
  • diminui a necessidade de clicar em sites.

Além disso, o uso da voz para fazer pesquisas, fez com que palavras-chave mais longas, tenham um maior relevância para os buscadores.

Mas o uso AEO, abre oportunidades para negócios que estão dispostos a entender mais sobre os seus mecanismos e o que é preciso fazer para alcançar um público maior. E nesse sentido, a organização da sua página é muito importante. Cabe aqui citar alguns exemplos.

A semântica HTML5

Um buscador oferece uma resposta ao usuário, com centenas ou milhares de sites. Além de escolher os mais relevantes, o algoritmo busca por informações organizadas no site, para que ele consiga interpretar a estrutura daquele conteúdo de uma maneira eficiente.

A organização dos elementos do HTML5, uma das principais linguagens de marcação da web, deve estar bem definida, ao conter o tipo de conteúdo certo para cada uma delas. Do contrário, o buscador não poderá identificar o seu conteúdo de forma correta.

Utilize o schema.org

O Google usa os dados estruturados do seu site para encontrá-lo na Web e classificar o seu conteúdo, assim como outras informações na internet. Mas existe uma maneira de organizá-las, que é por meio da marcação de dados estruturados.

O marcador schema.org, pode te ajudar nessa estruturação. Ele cuida da codificação complementar do HTML e auxilia os mecanismos de busca na compreensão de todo conteúdo do seu site.

Existe ainda uma forma mais simples de marcar a estrutura de dados, que é por meio da ferramenta de marcação do Google Search Console.

Dispositivo da Amazon com assistente virtual Alexa, também da empresa, na cor preta sobre superfície branca, aparelho que usa Answer Engine Optimization para selecionar as melhores respostas para as interações dos seus usuários
Assistentes virtuais selecionam as respostas com base no Answer Engine Optimization – Imagem de Finn por Pixabay
Google Search Console

Para criar uma marcação de dados estruturados com o Google Search Console, você só precisa fornecer informações sobre o significado da sua página e esses dados. Assim, eles serão codificados e categorizados com base nos elementos que foram inclusos.

Classificar seus dados pode tornar a experiência do usuário mais interessante. Após categorizá-lo, ele fará parte das pesquisas aprimoradas dos usuários e, por isso, poderão interagir mais com seu site.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes