Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Como funciona o cross merchandising?

Cross Merchandising é uma técnica de marketing que une produtos de diferentes categorias para criar experiências de compra únicas para deixar a loja mais atraente.

O cross merchandising é uma das técnicas de marketing que melhora o giro de produtos e oferece aos clientes mercadorias complementares para gerar uma experiência única. Assim, as empresas conseguem oferecer um mix de itens únicos.

O que é cross merchandising?

O cross merchandising é uma técnica que junta produtos de diferentes categorias para oferecer aos clientes uma experiência de compra mais completa.

Por meio desta estratégia, as empresas podem potencializar as chances de um consumidor adquirir mais itens e serviços ao mesmo tempo.

mulher no mercado
O cross merchandising pode ser usado tanto em lojas físicas quanto em e-commerces. Imagem de freepik no Freepik

Qual a importância do cross merchandising no PDV?

Com o cross merchandising, você pode melhorar o giro de produtos mais lentos e tornar as ações no seu ponto de vendas mais fáceis e eficientes.

Ele também possibilita o lançamento de promoções diferenciadas e inovadoras para o atendimento ao cliente. Ao combinar os produtos da maneira certa, o consumidor se sente mais satisfeito com a experiência de compra, o que o incentiva a voltar ao estabelecimento.

Também pode ajudar a melhorar a eficácia das campanhas de marketing, bem como experimentar novas disposições e seleções de produtos.

Como o cross merchandising ajuda nas vendas?

O cross merchandising cria relacionamentos entre os produtos, o que possibilita ao cliente fazer compras mais completas. Dessa forma, você oferece uma experiência mais agradável ao consumidor, que se sente mais satisfeito com seu processo de vendas.

É uma boa opção para deixar a loja com o visual mais atrativo e chamar ainda mais a atenção do público-alvo. Com isso, as chances de aumentar as suas vendas são grandes.

Como usar o cross merchandising?

Antes de tudo, para usar o Cross Merchandising é preciso entender o seu público. Então, você pode fazer uma pesquisa de satisfação, a fim de saber mais sobre as necessidades de seus clientes, quais produtos eles procuram e outros aspectos.

Isso lhe ajudará a identificar as mercadorias que devem ser agrupadas e também quais categorias de produtos são mais populares com o seu público-alvo.

Depois de entender o seu público, você pode começar a criar ações de merchandising. Dessa forma, você pode colocar seus produtos em destaque no seu ponto de venda, fazer promoção, oferecer descontos e combos que promovam os itens complementares.

Veja quais produtos ficam bem juntos

A primeira etapa é encontrar produtos que combinam entre si. Então, para isso, é preciso analisar as atitudes dos clientes, identificar quais itens ele mais compra e quais são os mais relevantes para o seu público-alvo.

Depois, basta pensar em formas criativas de exibir esses produtos para que eles se destaquem e chamem a atenção dos consumidores.

Expositores magnéticos

Elas são compatíveis com qualquer espaço, seja na loja física ou no e-commerce e estão disponíveis em diversos tamanhos. Assim, é possível exibir os itens de maneira prática e organizada, o que garante uma experiência de compra melhor para o cliente.

Use os dados

Por meio deles, é possível saber quais produtos possuem maior interesse no mercado, quando eles devem ser exibidos e quais são os melhores para serem colocados em destaque. Assim, você consegue melhorar suas chances de aumentar as vendas.

Crie ambientes temáticos

Você pode, por exemplo, montar uma estação de cuidados pessoais, reunindo produtos para o rosto, cabelo e também para o corpo. Ou até mesmo uma estação de alimentos saudáveis, com ideias para as refeições diárias.

mulher fazendo compras no mercado
Com o cross merchandising, você pode aumentar os seus lucros dependendo da combinação dos produtos. Imagem de prostooleh no Freepik

Venda em etapas

Esta técnica consiste em oferecer ao cliente produtos adicionais que possam combinar com o seu carrinho de compras. Por exemplo, se o consumidor estiver comprando uma bicicleta, você pode oferecer a ele acessórios como capacete e luvas.

Crie a melhor experiência para o seu cliente

Você deve pensar na jornada de compra dele e na maneira como ele se sentirá ao usar os produtos. Então, ao oferecer itens complementares, é possível resolver todas as necessidades do cliente de uma só vez, tornando a experiência de compra mais agradável.

Saiba como o cliente usará o produto

É bom pensar no objetivo final do comprador. Ou seja, para qual é o uso dos produtos que ele está comprando e também que tipo de experiência ele busca ao usá-los.

Nesse sentido, se você conseguir identificar isso, vai conseguir pensar em formas criativas de usar o cross merchandising para oferecer uma experiência ainda melhor ao cliente.

Qual é o jeito mais fácil de usar o cross merchandising?

Tem várias formas de aplicar o cross merchandising no seu negócio como, por exemplo, live marketing e associação de produtos. Então, após entender o conceito dessa estratégia, deve conhecer como usar nas ações para melhorar as suas vendas.

Live marketing

Esta estratégia inclui eventos, ações de marketing de experiência, campanhas de mídia social ao vivo e até mesmo promoções, bem como campanhas publicitárias.

Note que estas experiências de live marketing permitem que as marcas engajem seus clientes de maneira única e direta, criando conexões mais pessoais e significativas.

Experiência personalizada

Descobrir combinações interessantes para o seu público-alvo pode parecer difícil. É por isso que é importante que você e sua equipe de marketing pensem como os seus clientes. Ou seja, o que eles gostariam de comprar, além do que foi planejado.

Um exemplo disso é a área temática de churrasco. Talvez seus consumidores gostem de pescar também. Então, uma combinação interessante seria incluir alguns itens de pesca próximos da área temática de churrasco.

Embora essa combinação possa não parecer óbvia para quem está olhando de fora, ela pode ser muito útil para os clientes que apreciam as duas atividades.

É importante que você realize pesquisas e testes para ver o que funciona melhor. É assim que vai descobrir quais produtos os seus compradores gostariam de ter, a fim de obter a melhor experiência de compra possível.

Produtos ligados a experiências

Durante datas comemorativas e sazonalidades, é uma boa chance para criar experiências diferentes para os seus clientes. Por exemplo, é possível combinar diferentes itens no mesmo espaço que tenham a ver com o inverno, o Natal ou a época de viagens.

Com isso, além de oferecer produtos relacionados, você pode criar momentos únicos para o seu público, de modo que também possa fidelizá-lo.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes