Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Escaneabilidade e SEO: entenda por que são importantes para o rankeamento do seu site
Escaneabilidade e SEO são duas peças fundamentais para melhorar os resultados da sua página na internet e ainda favorecem uma melhor experiência para os usuários.
Produzir conteúdo com foco na escaneabilidade e SEO pode ser uma boa forma de ganhar posições na SERP e ainda se destacar diante dos seus concorrentes. Afinal, o número de textos em sites na web é alto e usar as técnicas certas podem levar a um resultado melhor..
O que é a escaneabilidade e SEO?
A escaneabilidade e SEO são fatores que devem estar presentes na sua estratégia de produção de conteúdo para a WEB. Isso porque eles melhoram a experiência do usuário nas páginas do seu site e ainda ajudam a sua marca em outros quesitos importantes.
De modo geral, a escaneabilidade diz respeito à facilidade de entender o tema do seu material escrito a partir de uma breve leitura ou visualização do mesmo. Então, um texto com uma boa legibilidade tende a ser mais explorado pelos leitores.
Esse fator ajuda a despertar o interesse do usuário em ler o seu texto, pois ele traz mais conforto aos olhos dos leitores. Por sua vez, o que é o SEO é a técnica que você deve usar para tornar o material completo para entrar no ranking dos motores de busca online.
Alguns elementos de otimização para os mecanismos de busca ajudam a melhorar a legibilidade do seu material, o que aumenta as chances dos leitores o consumirem. Por isso, veja como usar esses fatores na sua produção e ferramentas de seo podem te ajudar
Qual deve ser o foco principal do redator?
Ao produzir um conteúdo, o redator seo deve focar em ambas estratégias, para que o resultado seja o melhor possível. Portanto, não se deve ter um emprego de energia maior em um ou outro fator.
O ideal é sempre criar materiais originais e que atendam às necessidades dos usuários. No entanto, caso o mesmo não conte com as técnicas certas de criação de conteúdo que converte, as chances do seu conteúdo aparecer nos resultados orgânicos será bem pequena.
Como medir a escaneabilidade?
Hoje em dia, existem várias ferramentas que vão te ajudar a medir o nível de legibilidade do seu conteúdo, antes mesmo de postá-lo em seus sites ou blogs. Uma das mais completas é o Yoast SEO, uma aplicação que dá uma nota para o material produzido.
A nota máxima pode chegar a 100 e a própria ferramenta mostra como atingi-la. Do mesmo modo, caso a avaliação possa melhorar, a mesma possui um recurso que mostra o que fazer para corrigir possíveis erros no conteúdo.
Qual a relação do Google com a escaneabilidade e SEO?
É preciso ter sempre em mente que, entre o criador e o conteúdo gerado por usuário, existe o algoritmo do Google. Logo, ele irá fazer uma varredura completa no seu material antes de incluir o mesmo no seu ranking.
A função desse algoritmo é analisar se o seu conteúdo é fácil de assimilar, então considere esse fator também ao criar um texto para a web. Em suma, alguns especialistas acreditam que, para ele, um artigo é fácil se puder ser lido por alguém de 13 a 14 anos, em geral.
É possível medir a reação do leitor em relação à escaneabilidade e SEO?
Você pode usar ferramentas para te ajudar a medir a reação dos usuários a respeito da escaneabilidade e SEO do seu texto. Assim, recursos como mapas de calor ou heat maps, muito usados em e-commerces, podem ser úteis para isso.
Com o uso dos recursos certos, você chegará a dados precisos sobre como as pessoas visualizam o seu material. Dessa forma, é possível entender o que melhorar e o que não gera resultados para a sua empresa.
Como funcionam os heat maps?
Esse tipo de aplicação leva em conta a forma como os leitores interagem com o material para chegar a um resultado mais preciso. De modo geral, o programa irá te mostrar de maneira intuitiva onde os leitores ficam quando chegam até o seu conteúdo.
Tipos de mapas de calor
Você pode usar alguns tipos diferentes de mapas de calor para obter as informações sobre o seu texto na web. Por isso, veja a seguir quais são os três modelos de heatmaps, para entender qual o melhor para cada situação:
- scroll map (mede até onde os leitores rolam a página);
- move map (mostra as partes do texto onde o leitor demora mais);
- click map (identifica os links que receberam mais cliques).
A partir desses dados, você pode tirar vários insights a respeito de como o seu público se comporta. Logo, são cruciais para saber como adaptar o seu material, de forma a extrair o máximo do mesmo.
Mais detalhes sobre essas ferramentas
É possível ainda ter informações sobre esse comportamento das pessoas com o uso dessas ferramentas. Nesse sentido, saber para onde os leitores voltam seu olhar em partes do texto ajudam a otimizar trechos específicos do seu texto, para favorecer sua legibilidade.
Como o Google quantifica a escaneabilidade e SEO?
O algoritmo realiza testes de escaneabilidade e SEO em seu conteúdo para avaliar o seu nível de legibilidade e saber se é viável postar tal material. Para isso, ele considera alguns pontos que você deve conhecer, para adequar a sua produção a essas normas.
O que o Google leva em conta na escaneabilidade?
Como dito, o Google analisa se o seu texto pode ser assimilado por alguém da faixa etária dos 13 aos 14 anos. Assim, ele parte desse princípio antes de chegar a uma conclusão, e você pode usar algumas táticas para passar nesse teste, como:
- criar parágrafos e frases pequenos e diretos;
- escrever linhas que se adequem à página;
- destacar pontos principais do texto.
Você pode usar recursos como o negrito e o itálico para criar esse destaque no seu conteúdo. Além disso, também é ideal incluir alguns bullet points no texto, como esse acima, ou listas numeradas.
Foque na escrita fácil
Desenvolva uma forma de escrever que seja fácil, então evite usar palavras mais rebuscadas ou mais compridas. Da mesma forma, caso o seu público não seja expert em algum tema, explique termos técnicos, caso o seu texto contenha algum dado como esse.
Como analisar escaneabilidade e SEO fora do WordPress?
Para casos onde o seu site ou blog seja produzido fora da plataforma WordPress, a escaneabilidade e SEO podem ser mensurados com uso de ferramentas da Web. Logo, veja a seguir quais aplicações podem te ajudar nesse processo:
- WebFx;
- Readable.
Caso prefira algo mais robusto, você pode optar pela segunda opção, que também analisa essas métricas. Ainda assim, o custo para usá-lo não é alto e vale levar em conta a aquisição de uma licença, embora o WebFx seja gratuito.
O que pode influenciar na escaneabilidade e SEO do texto?
Alguns fatores podem impactar de forma direta na escaneabilidade e SEO do seu conteúdo para a web. Em suma, é o caso da escolha do tipo de voz verbal escolhido, que pode ser ativo ou passivo.
Outro ponto a se considerar é a semântica do material, bem como a forma como os leitores reagem ao mesmo. Afinal, o Google vai agir nessa etapa com base no comportamento humano, e avaliar os fatores:
- sentido da busca do usuário;
- a resposta esperada pelo mesmo;
- o nível de satisfação com o resultado que obteve.
A análise é feita a cada etapa da busca do leitor na pesquisa Google. Bem como, ele também leva em conta a maneira com que este interage com os resultados que a mesma lhe entregou.
Quem analisa a escaneabilidade e SEO?
O responsável por essa análise mais a fundo é o algoritmo RankBrain. Nesse sentido, ele é quem registra e filtra informações como a escolha do link que ele vai clicar para aquela busca, além da interação dele com algum CTA que pode estar contido na página.
Entenda como o RankBrain funciona
Basicamente, o RankBrain é o cérebro por trás da avaliação da qualidade dos conteúdos na internet. Assim, ele mede cada reação do leitor para decidir se a experiência do mesmo foi bem sucedida ou não com aquele resultado que ele obteve.
Qual a relação entre escaneabilidade e SEO e como se interligam?
A escaneabilidade e SEO são pequenas configurações que vão se interligar a partir de um propósito principal, que é a experiência do usuário. Portanto, ambos devem estar presentes na sua página, para que essa seja entendida como relevante.
Relação entre esses fatores e o rankeamento
De modo geral, esses fatores são usados no rankeamento de sua página nos resultados da pesquisa Google. Logo, serão avaliados alguns tópicos, como a meta descrição, que deve atrair o usuário, além da palavra-chave usada e a quantidade de vezes que essa aparece.
Fatores indiretos
Alguns fatores influenciam de forma indireta na hora que o algoritmo vai rankear a sua página. Nesse sentido, o tempo que as pessoas gastam na sua página e a taxa de conversão de leads vão afetar também a entrega do seu material.
Como integrar escaneabilidade e SEO de forma fácil?
Uma das melhores formas de trabalhar escaneabilidade e SEO em conjunto é pensar em uma escrita simples e direta, para que seu texto seja confortável aos olhos do leitor. Então, veja na sequência alguns pontos que vão te ajudar com isso.
Prefira uma fonte simples e que passe conforto
Escolha uma letra com poucos detalhes e que não cause confusão na leitura do usuário. Afinal, isso pode levar a uma taxa de saída elevada da sua página, o que atrapalha na hora de rankear a mesma.
Use uma escrita agradável
Crie frases que se interligam e que façam sentido no geral, para que a experiência seja agradável para o leitor. Da mesma forma, direcione a sua produção ao nicho do mercado que você abrange.
Conheça sua persona
A melhor forma de escrever um texto útil é saber qual é a persona X SEO do seu negócio. Com isso, fica mais fácil atingir mais pessoas e ainda atrair leads qualificados para a sua empresa.
Crie um conteúdo mais interativo
Fale diretamente com o seu público-alvo e seja objetivo, para que este sinta que o material foi feito para ele. Desse modo, é mais fácil que ele busque de novo seus conteúdos e tenha uma visão mais otimista do seu negócio.
Não esqueça da formatação e da hierarquia no texto
Sempre mantenha uma formatação adequada e siga a hierarquia dos títulos que você criou ao longo do texto. Assim, o seu conteúdo será ainda mais fácil de ler e de assimilar por qualquer um que o acesse.