Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Dicas de estratégia de leitura para quem quer ser mais produtivo
Conhecer uma boa estratégia de leitura é crucial para quem deseja ser mais produtivo nessa área e conseguir aproveitar melhor o seu tempo para elevar o próprio potencial.
Uma estratégia de leitura tem várias vantagens e serve para facilitar muito o seu dia a dia, se você deseja aprender cada vez mais. Por isso, vale a pena entender sobre como se tornar mais produtivo nesse aspecto, a fim de melhorar a sua capacidade de assimilar o que lê.
Para que serve a estratégia de leitura?
A estratégia de leitura serve para as pessoas lerem de uma forma mais produtiva, ao entender o que se diz em pouco tempo. Além disso, ela oferece vários benefícios, como, por exemplo, os que estão listados a seguir:
- melhora o vocabulário;
- torna o raciocínio rápido;
- estimula a criatividade.
Hoje em dia, existem algumas formas de conseguir ler mais e elas se baseiam em teorias eficazes e comprovadas. Dessa forma, tem a intenção de conseguir otimizar esse processo e fazer com que você consiga aproveitar melhor o seu tempo.
Com elas não é preciso se desesperar e achar que não dará conta de todos os conteúdos que precisa ler. No entanto, é bom achar seu ponto de equilíbrio e definir uma meta de leitura diária, para não sobrecarregar a mente, ao mesmo tempo, em que se diverte.
Quais são as estratégias para ler mais?
Uma boa estratégia de leitura transforma o seu hábito em algo proativo, o que envolve adotar uma lógica para absorver melhor as obras. Por isso, a seguir estão algumas formas de fazer um planejamento estratégico para ler bem e aproveitar melhor o seu dia.
Estabeleça metas de leitura
Defina metas claras para o que você deseja realizar com a leitura, para te ajudar a cumprir os seus prazos e não desistir. Assim, elas podem variar conforme o que quiser e alguns exemplos estão listados a seguir:
- entender um conceito;
- coletar dados para um projeto;
- desfrutar da leitura por prazer.
Para te ajudar a cumprir esses objetivos, é interessante ter um caderno ou usar recursos de anotações digitais para registrar perguntas e informações que ache pertinente enquanto lê. Dessa forma, isso ajuda a envolver sua mente com o conteúdo.
Também é possível fazer perguntas antes de começar a ler. Isso porque, direcionará sua atenção para aspectos únicos do texto e o manterá envolvido na busca por respostas enquanto lê.
Pratique a pré-leitura
Uma boa estratégia é analisar o texto de modo rápido antes de começar a ler. Então, para isso, basta olhar os títulos, subtítulos, gráficos e legendas para ter uma ideia do conteúdo e da estrutura do material.
Leia em blocos
Em vez de ler palavra por palavra, tente ler em blocos, com foco em grupos de palavras ou frases. Assim, isso irá te ajudar a aumentar a velocidade de leitura e a compreensão. Além disso, vale a pena parar durante a leitura para refletir sobre o que entendeu até o momento.
Use marcadores de texto
Itens como marcadores, canetas coloridas ou destaques digitais são ótimos para marcar dados importantes no texto. Dessa forma, isso facilita a revisão posterior e ajuda a achar os pontos-chave.
Após terminar a leitura, faça uma revisão rápida do material e resuma os principais pontos. Isso porque, esse hábito é uma ótima estratégia para compreender com maior clareza conteúdos do tipo como fazer treinamento e desenvolvimento de pessoas com eficácia.
Quais dicas seguir para criar a sua estratégia de leitura?
Para definir uma boa estratégia de leitura é necessário entender o que funciona melhor para você e existem muitas dicas que podem te auxiliar nisso. Então, vale a pena conhecer um pouco sobre como facilitar o seu dia.
Tenha um local específico para ler
O primeiro passo é ter um canto de leitura só seu para conseguir se concentrar melhor. Dessa forma, evita que distrações ocorram a todo momento, o que impossibilita que você se concentre naquilo que se propôs e perca o foco.
Cuide para deixar o local de estudo o mais confortável e aconchegante possível. Assim, quando chegar a hora, você sentirá mais motivação para passar esse tempo no seu local destinado, para isso:
- organize as prateleiras;
- deixe seus livros em destaque;
- traga post-its para marcações.
A estratégia aqui é decorar tudo à sua maneira para gostar do ambiente e se sentir sempre à vontade. Portanto, investir um pouco no lugar é crucial para ter melhores resultados.
Defina um horário fixo para ler
Escolha um horário para ler e coloque todo o seu foco nisso, para fazer com que seja efetivo. Então, nesse período se afaste de tudo que possa provocar distração como celular e TV.
Uma boa escolha é diminuir o tempo nas redes sociais e utilizar esses minutos para ler no seu tempo livre. Dessa forma, considere as horas que passa no celular todo dia e tenha uma noção ainda mais exata do quanto pode acelerar seu hábito de ler ao aproveitar melhor o tempo.
Faça um compromisso com outra pessoa
Um dos incentivos para conseguir cumprir as suas metas é combinar com um amigo ou alguém da família que vocês lerão um certo número de páginas por dia. Isso porque, a competição pode ser um estímulo para o hábito de ler.
Para que isso funcione, basta escolher os conteúdos de interesse de cada um e se jogar nos livros. Assim, no final do dia, vocês podem trocar feedback, analisar se cumpriram a meta e até mesmo se já podem aumentá-la.
Crie uma hierarquia de leitura
Outra estratégia é organizar uma fila de leituras, para que você possa intercalar o que precisa ler com o que deseja. Dessa forma, divida os conteúdos que quer ler entre as opções que se tem, como, por exemplo, as que estão a seguir:
- leituras informativas;
- livros indicados por amigos;
- obras que você ganhou de presente.
A melhor dica para estruturar isso tudo é criar uma hierarquia com base em prioridades. Então, se está em período de provas, logo, se deve dar mais atenção para estudar, ou mesmo relaxar nesse período.
Qual é a melhor estratégia de leitura?
A estratégia de leitura mais buscada por quem deseja conseguir ler mais é apostar na leitura dinâmica, que agiliza a compreensão e interpretação dos conteúdos. Dessa forma, é muito eficiente para estimular o raciocínio e o senso crítico.
Para conseguir colocar ela em prática é necessário treinar o olhar conforme o movimento dos olhos. Portanto, como o ato de ler não é linear, mas por meio de saltos, ler de forma dinâmica é fotografar com a visão alguns blocos específicos do conteúdo.
No modelo dinâmico, a ideia é reduzir o tempo de fotografia dos blocos, de modo que o leitor entenda o texto como um raciocínio e não como palavras sequenciais. Assim, dá para manter um nível de concentração constante, absorver o conteúdo rápido, mas com profundidade.
Ao seguir essa estratégia, aprender a ler mais se torna uma questão de treino e dedicação. Então, se planeje e procure criar uma forma de tornar esse hábito parte da sua vida, para leituras mais produtivas.