Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Inovação tecnológica: confira esse guia completo sobre o conceito e suas tendências

Com a inovação tecnológica, uma empresa tende a melhorar os seus produtos, serviços e processos para ser mais produtiva e entregar mais qualidade ao cliente

A inovação tecnológica se faz necessária para toda e qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso no seu nicho de mercado. Visto que esse conceito diz respeito a otimização de processos, produtos e serviços, portanto, leia este artigo e fique por dentro.

O que é a inovação tecnológica?

Inovação tecnológica é o termo que se dá para o aperfeiçoamento de produtos, processos e serviços a fim de torná-los melhores. Ou seja, é toda novidade adotada por meio de pesquisas e investimentos com o objetivo de ter maior performance produtiva.

Isso permite que as empresas de qualquer nicho de mercado possam ter um ganho significativo de desempenho e eficácia nas suas tarefas. Ao passo que, tanto busca aprimorar questões de rotina de sua equipe quanto em: 

  • qualidade nos serviços;
  • produtos de maior valor;
  • inovação no modo de trabalho;
  • aprimoramento de processos que já existem.

Tudo através de soluções tecnológicas, que por sinal, não tem ligação somente a robôs. O conceito vai muito mais além do que isso, como metodologias, técnicas e conhecimentos que servem para inovar e trazer melhorias.

É por esse motivo que muitas empresas sempre estão de olho neste conceito e suas tendências para se destacar no mercado. Uma vez que, todo negócio quer o mesmo, que é impulsionar as vendas, ganhar mais clientes e ter um nome forte no nicho que atua.

As tendências da inovação tecnológica

Com a Inteligência Artificial cada vez mais presente, essa tecnologia tende a ganhar espaço no mundo dos negócios com diversas aplicações. A princípio, a sua maior forma de utilização é em chatbots para atender clientes, ao passo que, se adaptam às necessidades. 

A realidade aumentada também é outro conceito que muitas startups já estudam a melhor forma de implementar para melhorar a experiência do cliente. Em suma, com esse tipo de tecnologia, o consumidor pode provar um item de uma loja de roupas sem ir ao provador. 

Quais os tipos de inovação tecnológica?

A inovação tecnológica consiste em três modelos, a incremental, disruptiva e a radical. Em síntese, elas dizem respeito a como as pessoas veem esse conceito e a identificar qual a aplicação certa para a sua empresa, conheça-as.

inovação tecnológica
A inovação consiste em três tipos, a incremental, disruptiva e radical. Imagem de Ken Tomita no Pexels.

Inovação incremental

Esse tipo de inovação sugere que haja apenas uma otimização de algo que já existe. Ou seja, aprimorar um produto, processo e serviço, com o intuito de obter melhores resultados com o elemento em questão na empresa.

O ponto principal é que muitas questões não precisam de uma mudança total, há muitas coisas que se resolvem com uma atualização tecnológica. Logo, isso pode resultar em bons benefícios para o negócio, pois não terá que investir tanto e vai aproveitar o que já tem. 

Como resultado, você pode vender um produto de forma mais eficaz, oferecer serviços de qualidade para o cliente e agilizar os processos da empresa.

Inovação disruptiva

A inovação disruptiva tem a ver com a mudança de uma empresa na sua forma de atuar no mercado e realizar os seus processos. Um grande exemplo desse conceito é a Netflix, que antes alugava DVDs para as pessoas.

Hoje, é um dos serviços de streaming mais populares e de sucesso no mundo todo com filmes e séries de produção própria. Em suma, isso se deve a inovação que seus líderes resolveram adotar há muito tempo.

Inovação radical

A inovação radical, como o próprio nome já diz, quer dizer uma mudança total, seja de produtos, serviços ou de processos. Em síntese, a ideia é alterar todo o cenário para algo que jamais foi feito, contudo, não importa o âmbito, o conceito tem aplicação para:

  • dentro de uma empresa, ao mudar o que não dá certo;
  • ou no contexto mais geral e social.

No caso deste último, vale um adendo, ao passo que, uma das maiores revoluções tecnológicas do nosso tempo foi o smartphone. Há muito tempo, os celulares serviam apenas para fazer ligações e mandar mensagens.

Já nos dias de hoje, o dispositivo mudou de forma radical a maneira de se comunicar e interagir com as pessoas. Nesse sentido, até mesmo o uso das redes sociais trouxe inovação para o mundo.

Quais são os exemplos de inovação tecnológica?

A inovação tecnológica acontece em 4 áreas diferentes, como em produtos, serviços, processos e negócios. Contudo, para você entender como eles acontecem na prática, os tópicos a seguir irão explicar de uma maneira bem mais simples, então confira.

Inovação de produtos

Nesse conceito, a inovação sugere a criação de um item novo para com novas funcionalidades e agregue mais valor ao negócio. Por outro lado, também pode ser a atualização de um produto que já exista, mas com o acréscimo de outras possibilidades.  

Para ilustrar como isso funciona na prática, as Smart TVs são um grande exemplo, com funções que se assemelham a um celular moderno.

Inovação de serviços

A inovação de serviços permite que o empreendedor ofereça não só novas formas de atender o seu cliente mas de atraí-lo. Seja em mudanças do tipo incremental, disruptiva ou radical, a ideia é a mesma, dar ao consumidor mais facilidade quanto à sua empresa.

Nos dias atuais, o negócio que não consegue oferecer tais revoluções, ficará para trás e verá os concorrentes saírem na frente. Por isso, quem deseja ter sucesso em vendas, pode optar por inovações, como ter um e-commerce, para atuar com loja física e virtual.

Isso vai dar ao seu consumidor mais de uma forma de comprar um produto na sua empresa sem ter que sair de casa. A princípio, quem não conta com estratégias digitais nos dias de hoje já perde a possibilidade de conquistar cada vez mais clientes.

inovação tecnológica
A inovação tecnológica também consiste em ter serviços que oferecem soluções diversas. Imagem de Ivan Samkov no Pexels.

Inovação de processos

Nesse conceito, a ideia é promover a eficiência com as mudanças, sejam elas de forma incremental ou radical, com novas soluções tecnológicas. Dessa forma, ter agilidade nos processos de produção da empresa para obter melhores resultados.

Vários aspectos podem tornar isso possível, como o uso de um sistema de gestão para ajudar na organização de tarefas. Além disso, a adoção de metodologias e formas de operação também fazem parte da inovação de tecnologia que você pode promover.

Inovação no modelos de negócios

A inovação no mundo dos negócios também é algo que chama a atenção, pois vão além de mudar produtos e serviços. Em síntese, o conceito abre um leque maior de possibilidades interessantes que permite a ação de terceiros como oportunidades de lucrar.

Um bom exemplo disso é a Uber, cujo modelo de empreendedorismo consiste no intermédio entre motorista e pessoas que buscam transporte. Visto que, a empresa faz o planejamento, lida com as questões burocráticas e liga o condutor que faz o serviço ao usuário.

Como a inovação tecnológica pode impulsionar sua empresa?

A inovação tecnológica pode ajudar uma empresa a ter mais produtividade, tanto por parte dos funcionários quanto nos processos do negócio. Também vale citar que isso vai permitir que vários setores tenham um upgrade, por exemplo:

  • atendimento ao cliente;
  • vendas;
  • marketing;
  • produção.

Tudo em níveis muito acima do que era antes, pois a ideia de trazer novas soluções é justamente ter esse ganho de desempenho. Dessa forma, a empresa poderá escalar rumo ao sucesso, como expandir sua área de atuação.

Como gerenciar os projetos de inovação tecnológica

O primeiro passo é ter os objetivos da empresa bem claros para saber o que você quer chegar com as inovações. Em seguida, forme um time multidisciplinar com diversas áreas de atuação e especialização, como em:

  • marketing;
  • design;
  • finanças;
  • engenharia;
  • gestão.

Entre várias outras que julgar ser interessante estar na equipe para o sucesso do negócio. Depois disso, criar uma cultura de inovação é vital, ao passo que o gestor, líder ou chefe, deve valorizar a criatividade do time.

Quais benefícios a inovação tecnológica pode trazer para sua empresa?

A inovação tecnológica permite que as empresas se tornem cada vez mais competitivas no mercado. Em suma, isso acontece porque ao aprimorar os seus produtos, serviços e processos, elas mantêm o seu padrão de qualidade sempre em alta.

O resultado é que as outras companhias tentam acompanhar, o que gera uma concorrência maior e o cliente final é quem ganha com isso. Contudo, há muitos outros benefícios que um negócio pode ter com esse conceito, como:

  • identificar novas oportunidades de negócio;
  • maior produtividade;
  • eficiência nos processos;
  • motivação para a equipe de trabalho;
  • mais engajamento para a empresa no mercado;
  • fortalece a cultura interna de inovação;
  • melhora a imagem da empresa no seu nicho de atuação.

Tudo é fruto de adotar metodologias inovadoras com as tecnologias, sejam elas de qualquer modalidade, desde que você as use. Em suma, embora o consumidor não note de forma muito clara as mudanças internas na empresa, ele será o maior beneficiário disso.

O cliente terá mais qualidade nos serviços que o negócio pode oferecer, bem como produtos que possam solucionar os seus problemas e agregar valor. 

inovação tecnológica
A inovação tecnológica faz com que as empresas fiquem cada vez mais competitivas. Imagem de Yan Krukau no Pexels. 

Como medir o impacto da inovação tecnológica no seu negócio?

A inovação tecnológica traz diversos impactos para o negócio e você pode medi-los com métricas de desempenho, também chamadas de indicadores-chave, são o projetos de:

  • inovação que a empresa iniciou;
  • os projetos que estão parados;
  • projetos de inovação concluídos;
  • taxa de sucesso dos processos de inovação;
  • as ideias que foram coletadas.

Esses KPIs irão ajudar a monitorar o sucesso do conceito na sua empresa, porém, vale lembrar que, embora esses sejam mais comuns, há muitos outros. 

O uso deles vai depender do que você deseja alcançar com as inovações. Por fim, uma boa dica para usar essas métricas é avaliar aquilo que é necessário, não o que é fácil, para ter dados concretos.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes