Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é lucro real?

O lucro real está cada vez mais popular entre as empresas. Isso porque, ele é flexível e possui várias vantagens. Assim, se você tem um negócio, vale a pena conhecer. 

O lucro real é um regime que pode ser benéfico para diversas empresas brasileiras. Mas, para ver se ele se encaixa com a realidade do seu negócio de forma específica, venha entender mais o assunto. 

O que é lucro real?

Lucro real é um regime tributário utilizado por empresas para fazer o cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, mais conhecido como IRPJ. Além disso, ele abrange a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, chamada CSLL e outros impostos:

  • Imposto sobre serviço de qualquer natureza: ISS;
  • ICMS e COFINS.

No Brasil, esse cálculo é feito com todas as despesas e receitas que a empresa teve durante o período de apuração. Então, é sempre bom deixar todas as documentações organizadas para fazer o processo com facilidade. 

Entenda as vantagens e desvantagens do lucro real
O lucro real exige que todos os dados sejam fornecidos de forma detalhada. Imagem do Freepik. 

Quais são os benefícios do lucro real?

O lucro real torna a apuração mais precisa. Desse modo, você vai conseguir ver de forma eficiente o resultado contábil da empresa, o que gera maior controle. Além disso, ele tem diversos outros benefícios, como:

  • ajuda a compensar o prejuízo;
  • possui flexibilidade no período da apuração;
  • permite a redução de taxa tributária.

Na prática, ele pode trazer diversos benefícios. Mas, é preciso ver a situação específica de cada empresa. Então, não esqueça de fazer uma análise detalhada com o seu contador. 

Como ela compensa os prejuízos?

Empresas que usam esse sistema podem compensar os prejuízos fiscais do passado. Desse modo, é possível reduzir a carga tributária em épocas que o lucro for menor. Ou seja, é como se houvesse um equilíbrio entre a tributação e o estado da empresa.

Período de apuração flexível

Nesse regime, a empresa pode escolher entre o período de apuração trimestral ou anual. Portanto, quando comparado a outros, ela é muito flexível, ajudando negócios que estão passando por uma fase de instabilidade. 

Quando ele apurado?

O incentivo fiscal é apurado em quatro datas do ano, os quais são 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro. Ou seja, épocas bem distantes, para que você tenha a liberdade de escolher a mais adequada. 

Redução da taxa tributária 

Em alguns casos, a empresa tem a chance de reduzir a taxa tributária. Mas, isso dependerá do caso específico. Inclusive, há outras situações que possibilitam um incentivo fiscal. 

Entenda as vantagens e desvantagens do lucro real
Para aplicar o lucro real, você vai precisar de uma equipe eficiente e compromissada. Imagem do Freepik.

Quais são os contras do lucro real?

Um dos contras do sistema lucro real é que ele precisa de uma escrituração detalhada. Desse modo, mesmo os profissionais mais experientes podem ter dificuldade em aplicar. Além disso, há outros pontos que devem ser avaliados, como:

  • as obrigações acessórias;
  • variações no imposto de renda;
  • impacto na liquidez;
  • dificuldade nos anos de crise.

Por ser muito minucioso, você terá que ter a melhor equipe e sistema para conseguir aplicar ele de forma eficiente. Ou seja, na prática, talvez seja preciso investir mais capital, o que pode ser um problema para empresas de pequeno porte. 

Obrigações acessórias

Esse tipo de regime, inclui a entrega de diversas obrigações acessórias como a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), Declaração de Débitos e outros. Assim, na prática, você terá que dedicar mais tempo e dinheiro para poder cumprir com os requisitos. 

Variação no imposto de renda

O pagamento do imposto de renda muda conforme o desempenho da empresa. Desse modo, em épocas ruins, a carga tributária não será tão favorável, o que a longo prazo pode causar um impacto no negócio.

Em relação ao ponto citado, ele possui prós e contras. Afinal, como foi citado, esse regime consegue acompanhar o estado da empresa de forma minuciosa, isso significa que ela estará bem, o resultado vai acompanhar. 

Qual é o segredo para conseguir se manter bem no negócio?

A verdade é que qualquer negócio passa por crise. Mas, se você investir em um bom marketing digital, aprender o que é autoridade, funil de vendas e se empenhe para alcançar o sucesso do cliente, será mais difícil passar por épocas muito ruins. 

Hoje em dia, grande parte dos consumidores usam as redes sociais mais famosas como o Instagram, Facebook, Twitter e outras. Desse modo, vale a pena sempre criar conteúdos de qualidade, que combine com a sua persona para atrair mais vendas. 

Impacto na liquidez

O pagamento dos impostos que ele se relaciona pode causar um impacto significativo na liquidez da empresa. Mas, a realidade é que esse não é um contra de forma literal. Afinal, qualquer negócio sempre terá custos do gênero para arcar. 

A melhor forma de saber se esse ponto vai impactar na sua empresa é analisando o que o regime pede e o comparando com outros. Além disso, é essencial fazer um bom planejamento financeiro para que o impacto não seja grande. 

Na realidade, o planejamento é essencial para qualquer negócio que deseja ter sucesso. Isso porque, apenas assim, ele estará pronto para imprevistos e terá como investir em novas campanhas, produtos e mais. Então, de qualquer forma, nunca ignore esse aspecto.

Dificuldade nos anos de crise

Como o imposto é calculado com base no resultado precisa da empresa, em anos difíceis a carga tributária pode pesar. Desse modo, nesse sentido, esse imposto acaba se tornando um pouco inflexível e por isso, é crucial analisar bem. 

Entenda as vantagens e desvantagens do lucro real
Mesmo com os contras, o lucro real ainda possui vantagens muito atrativas. Imagem do Freepik.

O lucro real é uma boa opção para quais empresas?

Na prática, o lucro real é uma boa opção para empresas que possuem um lucro variável. Isso porque, ele consegue se adaptar a realidade do negócio. Além disso, ele é uma boa opção para empreendedores que exercem

  • atividades específicas;
  • tem um faturamento elevado;
  • possui um planejamento tributário específico;
  • deseja compensar prejuízos;
  • empresa
  • pode ter um adicional no Imposto de Renda.

Ele é uma boa alternativa para empresas que precisam de um controle detalhado da empresa e receita. Assim, fica claro que ele é muito versátil e por isso, hoje é utilizado por diversos empreendedores no Brasil. 

É bom saber que a Lei Nº 9.718/98, define que qualquer negócio pode gozar desse regime. Então, na prática, não importa se ele é de pequeno, médio ou grande porte, o que vai contar é a sua realidade e necessidade. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes