Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é margem de lucro e como fazer o seu cálculo?

A margem de lucro de um negócio nada mais é do que uma métrica financeira que indica o nível de rentabilidade de uma empresa e ajuda a manter sua saúde financeira

A margem de lucro não é apenas uma métrica cuja função é saber a rentabilidade de uma empresa, é vital para a saúde da mesma. Este artigo destaca alguns pontos cruciais sobre o tema que você precisa entender, assim como fazer o cálculo desse fator importante, leia.

O que é a margem de lucro?

A margem de lucro é uma métrica financeira que diz o quanto a empresa ganha por seus produtos e serviços. Em suma, tal aspecto representa a relação dos valores líquidos e a receita total.

Pode-se definir tal conceito como a porcentagem do preço do item, mercadorias ou ofícios que um negócio faz para obter lucro. De modo que, é ela que indica o quanto você gasta para ofertar e vender todos os seus produtos e serviços no mercado.

Graças a essa margem, a empresa sabe como está a sua saúde financeira, ajudando a tomar decisões melhores em relação a essa questão. Visto que, ao ver que o negócio gasta mais do que arrecada, é um problema, pois irá gerar grandes prejuízos a ele.

Margem de lucro: saiba o que é, como fazer o seu cálculo, bem como a sua importância
A margem de lucro nada mais é do que uma métrica financeira sobre rentabilidade. Imagem de Tiger Lily no Pexels.

Margem bruta

A margem bruta diz respeito à porcentagem em relação ao ROI e o nível de lucro de um negócio, ou seja, o quanto é rentável. Em síntese, é uma métrica de suma importância saber qual é o impacto dos gastos em um produto ou serviço da empresa.

É a partir desse indicador que você dará o preço para o que irá vender. Ao passo que, o cálculo dessa métrica inclui todos os custos de produção, como:

  • insumos;
  • matéria-prima;
  • mão de obra;
  • logística;
  • produção.

Isso, a princípio, irá variar conforme o setor em que atua o seu negócio, pois as variáveis podem não ser as mesmas. Contudo, essa métrica é vital para mostrar ao seu negócio o que um produto ou serviço lhe dá de renda com as vendas.

Margem operacional

Essa é a métrica que monitora os custos que a empresa tem em relação a todas as suas despesas operacionais. Ou seja, os gastos que não possuem ligação com a produção, bem como a execução de um produto ou serviço do negócio.

O objetivo do indicador é saber qual é o impacto que isso tem nas receitas e ter um maior controle nas finanças corporativas. Visto que, é através desses dados que a empresa irá analisar os resultados.

Isso ajuda a entender qual é o potencial de um negócio, assim como o quão capaz ele é de gerar boas receitas. Em suma, o cálculo dessa métrica é a subtração do lucro bruto pelas despesas operacionais.

Margem líquida

A margem líquida nada mais é do que cada centavo que a empresa lucra com a venda dos seus produtos, bem como serviços. De modo que, para chegar nessa porcentagem, há alguns pontos a considera, como:

  • despesas operacionais;
  • produção de produtos;
  • gastos com marketing digital e outras estratégias de vendas;
  • impostos;
  • operações;
  • entre uma gama de outros gastos.

O cálculo dessa métrica se dá ao dividir o lucro líquido com a receita bruta. Nesse sentido, o total que sobra é a representação da margem líquida, ajudando a saber como está a eficiência da empresa.

No caso de uma porcentagem alta, significa dizer que o negócio dá o devido retorno, mesmo com todas as suas despesas. Portanto, fazer uma análise sobre essa métrica é vital para as finanças empresariais.

Como calcular a margem de lucro?

Para calcular a margem de lucro você deve primeiro determinar o valor líquido que, a princípio, se obtêm ao subtrair os custos da empresa. Por exemplo, as:despesas, os custos operacionais, impostos, entre outros, após isso, defina:

  • receita total das vendas de produtos e serviços e demais fontes de lucro;
  • faça a divisão do lucro total pela receita bruta do negócio e multiplique por 100.
  • efetue o cálculo e obtenha o resultado.

Ao seguir essas etapas você terá o valor de margem lucrativa da sua empresa. No entanto, vale lembrar que essa interpretação pode variar de acordo com a área que você atua com o seu negócio.

O ideal é sempre considerar o contexto no qual o mercado e o empreendimento se encontram para ter uma análise mais precisa. Então, antes de ter um veredito real com os dados desta métrica, avalie tal ponto.

Margem de lucro: saiba o que é, como fazer o seu cálculo, bem como a sua importância
Para calcular a margem de lucro você deve, a princípio, obter o lucro líquido da empresa. Imagem de Vlada Karpovich no Pexels.

Calcule a margem todo mês

O cálculo da margem lucrativa do seu negócio é vital para que você tenha maior controle sobre as suas finanças. Portanto, fazer isso todos os meses é crucial, o que irá ajudar não só a conduzir as boas decisões, mas manter a saúde do empreendimento.

Como saber se a empresa tem uma boa margem de lucro?

Uma boa margem de lucro é algo relativo, ou seja, vai depender do contexto. Nesse sentido, há alguns pontos que você deve considerar antes de definir a precisão da sua análise financeira, por exemplo:

  • a área na qual a empresa atua;
  • o tamanho do negócio;
  • preço dos serviços, bem como produtos;
  • entre alguns outros.

Todos esses pontos são importantes, uma vez que é por meio deles que a avaliação da margem será justa e com uma leitura correta. Em síntese, uma boa dica é analisar a média da área que a sua empresa atua e comparar com os valores que obteve.

Isso dará uma visão mais ampla de como está o setor do empreendimento, bem como o que se espera dele. Além disso, considere também a competição de mercado, visto que, com muita disputa, uma margem baixa não significa que o negócio está ruim.

Margem de lucro: saiba o que é, como fazer o seu cálculo, bem como a sua importância
A margem de lucro ideal de uma empresa vai depender do seu contexto geral. Imagem de Kindel Media no Pexels.

Por que a margem de lucro é importante?

A margem de lucro é uma das principais métricas financeiras da empresa, pois é por meio dela que você entende a eficiência do seu negócio. Ou seja, a eficácia da conversão das vendas em receitas, além disso, há outros aspectos que valem o destaque, como;

  • mostra o capital que a empresa lucra em relação à receita total;
  • ajuda a equipe financeira a tomar decisões, como o ajuste de preços, entre outros;
  • permite comparar o negócio com outros da mesmo área e entender sua eficiência;
  • auxilia a empresa a montar um bom plano financeiro;
  • contribui para a saúde financeira do negócio.

Como é possível notar, entender a função, bem como a importância dessa métrica, é vital para um negócio ter sucesso. Por fim, vale frisar também que isso é um bom atrativo para investidores, visto que eles consideram tal ponto antes de aplicar o capital.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes