Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Saiba tudo sobre o marketing convencional e entenda a sua importância

O marketing convencional é uma estratégia muito conhecida no mercado consumidor do marketing digital. Ou seja, uma ferramenta ideal para as empresas.

O marketing convencional é uma ligação que há entre as empresas , que facilita o local das vendas e leva o cliente a realizá-las. De mesmo modo, ele serve para realizar todas as necessidades dos consumidores.

O que é marketing convencional?

Marketing convencional é a publicidade que está ligada a criação da empresa, bem como, os locais das vendas dos produtos e outras coisas. Desse modo, ele estrutura o caminho do cliente até o que você tem a oferecer, ou seja, seus serviços.

Segundo pesquisadores, ele é visto como o ato de suprir as necessidades de alguém e gerar lucro. Além de ser um conjunto de esforços para criar uma relação lucrativa com o mercado consumidor.

Ele baseia-se no marketing de impressão (papel impresso), o de difusão (tvs e rádios) e o de mala direta (materiais enviados por correspondência). Assim, eles são diferentes conceitos com objetivos bem específicos.

Para que serve o marketing convencional?

O marketing convencional serve para atrair o consumidor e levá-lo ao caminho até chegar ao seu produto. Por meio dele é possível criar estratégias específicas para suprir os desejos dos clientes.

Ele é uma ferramenta muito importante para o mercado consumidor e é baseado em pilares que são essenciais para agir em qualquer momento específico, de fato que atraia o cliente para realizar a possível venda.

Mulher analisando oferta de Marketing convencional com notebook no colo em sua casa e segurando cartão de crédito nas mãos, enquanto tira óculos do rosto como se tivesse incrédula com o que vê
O marketing convencional é uma ótima estratégia para encaminhar o cliente até as vendas de seus produtos. Site do Freepik. Autor: @gpointstudio.

Quais os principais conceitos do marketing convencional?

No momento em que o mercado consumidor se tornou mais amplo e mais aceitável pela entrada de outras empresas, foi possível incentivar a competição. A partir daí, diversos gestores criaram técnicas e conceitos que serviram para melhorar o marketing.

Em 1960 houve um pesquisador muito importante chamado Jerome McCarthy, que foi o grande criador do marketing mix. Uma ideia muito usada nos dias atuais pelos profissionais da área, com os 4 Ps que são vistos como essenciais no mercado e são eles:

P = Produto

O primeiro P se refere a algo que é essencial em uma empresa, o produto. Segundo McCarthy, é possível entender tudo que envolve o que é oferecido ao cliente, de forma que seja possível criar uma boa estratégia.

Para desenvolver um produto e obter sucesso é necessário entender o que ele pode fazer pelo cliente, para suprir suas necessidades. Dessa forma, para vender algo não se esqueça de pensar nos seguintes temas:

  • quais os tipos, cores e tamanhos ele oferece?
  • em que momento o cliente pode utilizar o seu produto?
  • como se diferencia dos outros?

É ideal mostrar ao cliente as cores e tamanhos específicos dos produtos, bem como, qualquer característica que ele possuir. Mostra também como ele pode utilizá-lo e o que ele possui de diferente.

Um recurso que possui fatores de qualidade, características físicas, designs, embalagens e diversos serviços extras. Ou seja, para investir deve-se pensar na criação da marca e no psicológico do consumidor ao escolher algo dela.

P = Preço

Em todo negócio, busca-se o lucro e não há como considerar o preço, aquele que torna esse P tão importante para o empreendimento. Além disso, para montar uma boa estratégia de marketing tradicional, pense nas seguintes questões:

  • qual o preço do produto?
  • quais os valores dos produtos semelhantes (da concorrência);
  • quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelo item?

Ao responder estas perguntas, há a possibilidade de criar um preço equilibrado. Portanto, este valor deve caber no bolso do consumidor e também trazer retornos para os investimentos.

Um pilar que visa a forma de pagamento, as cobranças, variações regionais, descontos, as condições de pagamentos, o valor da lista e também tantas outras opções bem interessantes.

P = Praça

Este é um pilar que causa um pouquinho de confusão e tudo começa pelo seu nome. Dessa forma, na versão original inglesa seu nome se refere a placement, que quer dizer “colocação de mercado”.

Já na versão oficial quer dizer “praça” pois mantém-se a sua primeira letra. Contudo, sua principal ideia é estruturar o caminho do cliente até o produto que você realmente quer vender.

Por meio desta estratégia é possível definir os locais de venda, quais os estabelecimentos e qual a posição dele nas gôndolas do mercado. E esta colocação é essencial para o bom funcionamento do seu planejamento.

Mulher sentada em sofá com sacolas de compras, além de caixa, bem como notebook em seu colo, representando tema Marketing convencional
O marketing convencional é a ferramenta ideal para realizar as necessidades dos clientes. Site do Freepik. Autor: @Freepik.

P = Promoção

O último pilar é de promoção, porém, não quer dizer que ele possui ações de liquidação ou grandes ofertas. Entretanto, ele é mais voltado para a maneira como você promove sua marca ou o seu produto.

Este é o momento de definir como a sua mensagem do marketing irá chegar até o consumidor. Dessa forma, estude todo o comportamento do cliente e encontre-os nos canais que você preferir, por exemplo: nas redes sociais (Youtube Ads, Facebook Ads).

Se o seu público-alvo são as crianças, você não irá perder tempo com anúncios em canais de tv que não tem a audiência desta faixa etária. Portanto, invista na promoção de sua marca e tenha a oportunidade de ganhar o top of mind de seus clientes.

Mix de marketing

Ele é o conceito que define os quatro pilares de todas as estratégias de marketing de sucesso, que são: produto, preço, praça e promoção. Eles se chamam assim pois trazem as iniciais das palavras que representam ofertas para alcançar os objetivos de marketing.

É uma estratégia que engloba também outras variáveis, porém, os quatro anteriores são os mais conhecidos no mundo do marketing digital. Bem como, são os mais usados por todos os envolvidos na empresa.

Qual a diferença entre o marketing digital e o marketing convencional?

Há uma grande diferença entre eles pois nos dias atuais, o avanço tecnológico que ocorreu nas últimas décadas tem mudado nossa estrutura na sociedade. Isto é, pelo uso das redes sociais é que nos comunicamos e interagimos com o que é do nosso interesse.

Todos esses fatores influenciam no progresso do Marketing digital. Já este conceito é totalmente contrário do tradicional, pois tem uma abordagem que possibilita ter um alcance mais eficiente do público.

Ele é o oposto dos anúncios de tv, de revistas e tantos outros, pois possibilita a segmentação do público de forma efetiva. Ou seja, aumenta os impactos das campanhas,  aumenta o engajamento e traz a fidelização do cliente.

Outras diferenças

Para os investidores usufruirem destas características marcantes, eles criam personas, o que substitui o público-alvo que é muito usado pelo marketing, fora da internet. Os dois conceitos são semelhantes, mas apresentam características com grandes diferenças.  

A persona junta os dados demográficos e insights sobre as motivações e também os desejos dos clientes, já em relação ao público-alvo, ele é um pouco menos específico e menos detalhado. 

Se tratar o consumidor de forma mais personalizada é possível ter um grande retorno dos investimentos obtidos, o que é bem maior que a mídia tradicional. Todavia, isto acontece pois ao utilizar a persona como base são feitas estratégias específicas.

O que são personas?

As personas são espécies de perfis fictícios de um cliente ideal. Bem como, baseiam-se em dados reais de comportamentos e características reais dos consumidores, com criações de diversas:

  • histórias pessoais;
  • motivações;
  • desafios.

Dessa forma, é possível criar um perfil completo de um consumidor que deseja comprar algo para suprir suas necessidades. Isto é, ela é uma estratégia que facilita todo o trabalho do marketing digital.

Público-alvo

São consumidores que possuem características em comum, que são identificados pelas empresas no mercado. E essas instituições direcionam suas estratégias e também suas campanhas, diretamente para eles.

Mulher sorridente segurando prancheta em local análogo à loja de roupas, para preparar estratégia de Marketing convencional
O marketing convencional é uma ferramenta muito importante para o marketing digital. Site do Freepik. Autor: @stefamerpik.

Como agem as mídias digitais, o marketing de conteúdo e o marketing convencional?

Os três conceitos são parecidos, mas agem de formas bem diferentes. Dessa forma, ao falar sobre o ROI no marketing digital é importante entender que existem dois tipos de abordagens nesta área.

Uma delas são todos os investimentos e anúncios nas mídias digitais, pois existem plataformas que trazem recursos ideais para você atingir sua persona, tudo por meio de propagandas.

Estas plataformas possibilitam uma segmentação de mercado e tudo isso melhora a taxa de conversão. E ao oposto das mídias convencionais, a cobrança é feita ao alcançar as metas e você só será cobrado ao receber mais cliques.

Já o marketing de conteúdo, age de forma mais orgânica e produz conteúdos de qualidade, além de fazer uso das técnicas de SEO. Dessa forma, ele atrai o cliente sem nenhum custo e obtém ótimos resultados.

Portanto, ao conhecer os diferentes tipos de marketing é possível entender o quanto ele é importante para todos os profissionais desta área. Isto é, ao compreendê-lo é possível criar diversas estratégias exclusivas para ele.

Vale a pena investir no marketing convencional?

Sim, vale muito a pena investir no marketing convencional e nas estratégias que ele possui. Bem como, usufruir dos benefícios proporcionados por ele e alcançar cada vez mais a fidelidade dos clientes.

É possível integrar as duas estratégias e investi-las no consumidor. Ao contrário do que muitos pensam, escolher entre as duas não é uma obrigação, mas sim um meio de alcançar ótimos recursos.

Portanto, é muito importante entender estes conceitos e se aprofundar nestes assuntos. Contudo, administrá-lo com cuidado é responsabilidade é investir no sucesso de sua marca ou de sua empresa.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes