Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Plataforma de cursos: como começar a sua de modo fácil?
Uma plataforma de cursos é uma ótima opção para passar conhecimento às pessoas, também é uma chance de gerar lucro, atrair público e converter mais usuários.
Com uma plataforma de cursos, a chance de se chegar a mais pessoas com o seu negócio aumenta. Assim, é possível falar sobre um tema de interesse do seu público e ajudá-lo a aprender sobre isso. É ótimo para ter acessos e até fazer a venda de e-books.
Quais as dicas para criar uma plataforma de cursos?
Uma das dicas para criar sua própria plataforma de cursos é ter um planejamento estratégico. É preciso ter uma boa estratégia para fazer um plano de negócios que envolva detalhes essenciais como:
- tema do curso;
- quantidade de aulas;
- materiais auxiliares;
- duração do curso.
Todos esses aspectos precisam ser decididos antes de começar a criar o site de cursos. Dessa forma, o projeto se torna mais fácil de sair do papel para chegar até o seu público. Sempre deve-se ter em mente as pessoas a quem se quer chegar com as aulas.
Tenha inspirações
Existem muitas plataformas que oferecem cursos com a intenção de promover o EAD. Então, buscar por esses sites e entender como funcionam, é uma boa inspiração. Aliás, torna-se útil para saber como será a sua concorrência dentro desse mercado.
Pode-se ver qual é o público-alvo que frequenta esses sites, bem como, quais tipos de cursos oferecem. Assim, torna-se mais fácil saber o que as pessoas estão à procura. Além disso, é ótimo para entender melhor sobre os conteúdos oferecidos.
Decida um tema
Outra dica para investir em uma página de cursos é definir qual será o tema dele. Dessa forma, é possível escolher um assunto com o qual tenha algum domínio e começar a oferecer aulas sobre ele.
Há temas que podem chamar mais a atenção dos usuários e um bom curso é aquele que ensina de verdade. Por isso, exige muita pesquisa para oferecer conhecimento às pessoas.
Formato de conteúdo
Toda plataforma com cursos tem o seu próprio formato de ensino para mostrar o conteúdo. Por isso, a criação de um site abre diversas opções para que possa ajudar os usuários a aprenderem de modo eficaz.
Conhecer seu público pode ser ideal para saber qual formato é mais consumido. Então, o material se torna assertivo e as alternativas são:
- e-books;
- screencasts;
- podcasts;
- videoaulas.
Ao escolher o formato, então, será possível investir na criação do seu conteúdo. A intenção é que sua plataforma possa oferecer o melhor conhecimento possível.
Por que criar uma plataforma de cursos?
Um motivo para criar uma plataforma de cursos é poder ensinar sobre um assunto ao público. Assim, muitas pessoas fazem a venda deles e geram uma renda própria com o que conseguem passar de conhecimento.
Muitos investem em cursos nos dias atuais, para poder conhecer mais sobre um assunto. Então, se torna algo positivo para o criador de conteúdo e também para quem deseja aprender. Além disso, tem outros motivos pelos quais vale a pena criar uma plataforma:
- ajudar a chamar atenção para uma marca;
- traz pessoas para a sua página;
- vende e-books;
- faz a venda de seus cursos a distância.
É uma ótima forma de trazer monetização para os seus cursos também. Por exemplo, é uma oportunidade para criar opções de assinaturas, pacotes e dar certificados para quem chegar até o final das aulas. Assim, as suas fontes de renda se tornam mais diversificadas.