Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é e como escolher um bom software de gestão empresarial?

Um software de gestão empresarial centraliza os processos e funções da empresa em uma única plataforma para gerar mobilidade no acesso às informações e dados.

Um software de gestão empresarial é uma ferramenta vital para organizar, agilizar e otimizar todos os processos de uma empresa. No entanto, é crucial fazer a escolha do sistema ideal, por isso, este artigo irá mostrar como selecionar uma boa plataforma.

O que é um software de gestão empresarial?

Um software de gestão empresarial é um sistema cuja função é integrar e automatizar os principais processos ativos em uma empresa. Em síntese, esse tipo de plataforma abrange uma gama de recursos para administrar as:

  • finanças;
  • vendas;
  • recursos humanos;
  • contabilidade;
  • estoque;
  • compras;
  • volume de produção.

Entre várias outras áreas de controle de um negócio, tudo em um só lugar. A princípio, a ideia é fazer com que as informações e dados da empresa estejam agrupadas para facilitar a identificação e acesso aos seus dados.

Isso vai permitir que todos os setores possam compartilhar os seus materiais, o que é vital para integrar os departamentos do negócio. Uma vez que os times de marketing, vendas e atendimento ao cliente, irão trabalhar de uma forma mais aberta na troca de informações.

O que é e como escolher um bom software de gestão empresarial?
Um sistema de gestão empresarial integra e automatiza os processos de uma empresa. Imagem de Mikhail Nilov no Pexels.

Como escolher um bom software de gestão empresarial?

Escolher um bom software de gestão envolve, a princípio, uma profunda análise sobre a empresa. Ou seja, saber quais são as suas necessidades e os processos que precisam de melhorias.

Nesse caso, você pode considerar alguns setores vitais para o negócio, como a área de finanças, vendas, estoque, produção, bem como o RH. Todavia, essas são apenas dicas, já que há outras questões que irão variar segundo o perfil da sua empresa.

Vale lembrar que essa escolha é uma etapa importante, pois não é só optar por qualquer sistema de gestão de empresas. É crucial considerar muitos outros pontos na hora de definir a plataforma ideal.

Defina os requisitos que deseja

Após fazer uma análise precisa sobre toda a sua empresa, faça uma lista de todos os requisitos que você quer em um software. Em suma, são recursos que a plataforma precisa ter para ajudar na otimização dos processos que requerem melhorias.

Imagine que um dos pontos que você busca é a possibilidade de personalizar ao seu gosto o seu sistema de gestão. A princípio, a ideia aqui é você saiba de forma exata o que procura.

Pesquise e compare as opções

Como há muitas opções no mercado para que você possa escolher, é vital pesquisar bem antes de optar por um sistema. Nesse sentido, o ideal é não só procurar saber sobre as empresas e fornecedores, mas fazer uma análise geral sobre:

  • as características do sistema;
  • os recursos diferentes que ele possui;
  • funcionalidades;
  • saber se é fácil de lidar;
  • os casos de uso;
  • interface intuitiva;
  • a possibilidade de acesso remoto;
  • treinamentos para uso do sistema;
  • preços;
  • suporte.

Esses são alguns dos aspectos que são cruciais para fazer uma avaliação precisa. Assim, poderá comparar com algum outro software empresarial que gostou, dessa forma, saberá qual pode atender as suas necessidades.

O que é e como escolher um bom software de gestão empresarial?
Um bom sistema de gestão empresarial é aquele que atende às demandas do seu negócio. Imagem de Julia Khalimova no Pexels.

Fatores-chave para considerar

A escalabilidade é um ponto crucial na escolha de um bom software, uma vez que a sua empresa irá crescer e o sistema deve acompanhá-la. 

Para exemplificar, imagine que o seu negócio se torne uma das franquias de sucesso e terá que lidar com muitas informações. Será necessário que a plataforma suporte o aumento de usuários, bem como o volume de dados e um alto grau de complexidade.

Outra boa dica é fazer testes no software em uma situação real da sua empresa para que você o avalie e meça o desempenho. Dessa forma, verá qual é a sua eficácia e também se ele se adequa às necessidades que o negócio precisa para ter sucesso.

Fornecer relatórios

Um ponto-chave que merece destaque é a parte de relatórios, uma vez que um bom sistema deve fornecer isso de forma simples e fácil. Ou seja, para que qualquer membro da empresa, seja do time de vendas ou equipe de marketing possam ter acesso aos dados.

Isso é crucial para que as estratégias da empresa sejam postas em prática, pois é através dessas informações que tudo será elaborado. Então, faça uma análise precisa sobre o software e avalie o relatório que ele fornece.

Quais são as etapas da aplicação do software de gestão empresarial?

Para aplicar o software de gestão empresarial, o primeiro passo é avaliar a estrutura para certificar-se de que tudo está pronto. Após isso, o capital humano entra em cena e a liderança irá delegar as funções para os principais membros do negócio.

Siga tudo o que o instrutor da fornecedora pedir para a instalação nos dispositivos, máquinas e servidores que serão de uso, depois:

  • faça a configuração inicial para personalizar o software conforme queira;
  • importe os dados existentes em outros sistemas, caso haja;
  • crie testes para ter a garantia de que tudo está em pleno funcionamento;
  • adote políticas de backup para não perder dados importantes;
  • avalie as medidas de segurança para ter a certeza de que tudo está em vigor.

Essas são as fases que você precisa entender para a instalação. Em suma, todo o processo é bem simples, todavia, é vital seguir todas as instruções do fornecedor do sistema para fazer tudo da forma correta.

O treinamento do software de gestão

Nessa etapa, você irá destacar quais membros da equipe serão as peças-chave para usar o sistema e que irão treinar para usá-lo. Em síntese, forneça tudo o que será necessário para que eles possam ter uma imersão no sistema para usar os recursos de que ele dispõe. 

O que é e como escolher um bom software de gestão empresarial?
Em um sistema de gestão empresarial, o treinamento da equipe é parte vital do processo. Imagem de Anna Shvets no Pexels.

Quais são os benefícios de um software de gestão empresarial?

Um software de gestão empresarial irá centralizar todos os processos do negócio em um só lugar, o que dará mais agilidade às operações. Além disso, vale destacar alguns outros benefícios de um sistema, são eles:

  • eficiência no trabalho, pois muitas tarefas podem ser automatizadas;
  • acesso aos dados em tempo real, o que ajuda a tomar boas decisões;
  • um maior controle sobre as finanças da empresa;
  • gestão de produção, bem como de estoque;
  • acesso aos dados por dispositivos móveis.

São muitos os benefícios que a sua empresa terá, como você viu neste artigo. Por fim, vale citar que é vital fazer a escolha certa da ferramenta, uma vez que isso irá interferir nos processos do seu negócio.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes