Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Como o beacon e o marketing de proximidade podem ajudar as empresas?
O beacon é uma tecnologia que se aplica à vida real e aos seres humanos em espaços físicos, logo, suas funções estão relacionadas ao rastreamento de clientes.
Talvez você não saiba o que é um beacon, mas já ouviu falar ou fez uso dele. Isso tem sido falado desde que a Apple lançou o iBeacon em 2011. Embora pareça algo complexo de implementar, hoje é uma das principais ferramentas do marketing de proximidade.
O que é um beacon?
Um beacon é um pequeno dispositivo sem fio que funciona com base no Bluetooth Low Energy. Portanto, é como um farol que transmite repetidamente um sinal constante que outros dispositivos podem ver.
Em vez de emitir luz visível, porém, ele transmite um sinal de rádio composto por uma combinação de letras e números enviados em intervalos curtos e regulares.
Um dispositivo equipado com Bluetooth, como um smartphone, gateway ou ponto de acesso, pode ver um sinal assim que estiver ao alcance, da mesma forma que os marinheiros procuram um farol para saber onde estão.
Imagine, por exemplo, que você está na seção de bebidas de um supermercado e recebe uma notificação de que “na seção de vinhos tem um que combina perfeitamente com o melhor queijo de 2016. Está em oferta só hoje”.
A questão é como seu smartphone sabe que está na prateleira de vinhos. Assim, quando você passa por uma loja, promoções direcionadas chegam ao seu smartphone.
Beacons são dispositivos com sinal Bluetooth que têm a capacidade de se conectar aos smartphones dos clientes para facilitar as compras. Mas, o poder não excede 50 metros, portanto, é preciso estar por perto.
Marketing de proximidade
O marketing de proximidade também é conhecido como marketing Bluetooth é uma estratégia de vendas nas imediações das lojas.
Trata-se do fornecimento de informações para dispositivos móveis via Bluetooth ou faróis. Contudo, também é referido pelos críticos como spam.
Como funciona o beacon?
Antes de mais nada, os faróis são colocados em zonas estratégicas do local onde se pretende interagir com potenciais clientes. Ao usar o Bluetooth, eles são capazes de enviar sinais em tempo real para smartphones.
Obviamente, isso só funciona se os telefones estiverem com este recurso ativado. Portanto, esta tecnologia é compatível com qualquer dispositivo, só é preciso ter um bluetooth 4.0 sem depender da ferramenta.
Outro dos itens essenciais para que ele funcione são os aplicativos. Eles são vitais para que o dispositivo móvel leia o conteúdo dos sinais que eles emitem.
Você escolhe quais mensagens deseja enviar ao seu público-alvo. É o momento certo para aproveitar a imaginação e estudar uma campanha ad hoc. Uma boa dica é utilizar plataformas que automatizam a análise de dados para entregar um material personalizado.
Os beacons facilitam as compras ou são uma arma de marketing?
O farol satisfaz as duas demandas, pois, embora seja certo que o objetivo principal era ajudar os clientes, esta tecnologia não pode deixar de fazer parte do mundo do marketing.
Na verdade, os faróis já foram usados em vários setores. Mas se você pensou que essa tecnologia era apenas para supermercados, se enganou. A seguir, verá as principais vantagens, tanto para as marcas quanto para os usuários.
Quais os benefícios do beacon para as marcas?
As possibilidades e as vantagens que o beacon pode gerar são vastos. Sendo assim, depende apenas de como você o usa, já que ele possui várias aplicações.
Saiba que ao perguntar a um time de marketing o que é esta tecnologia, é muito provável que ele responda que é uma ferramenta útil para criar novas estratégias, o que é uma resposta correta. Então, eles podem ajudá-lo nos seguintes aspectos abaixo.
1 – Criar campanhas de marketing de proximidade
Os faróis permitirão que você alcance os usuários por meio de seus smartphones. Assim, a depender da sua atividade e do contexto em que eles se encontram, pode lançar campanhas que levem a ações concretas. Imagine inserir faróis em um aeroporto.
Você pode convidar os usuários a baixarem jogos nas salas de espera, oferecer descontos especiais em pontos de venda (PDV) próximos ou enviar informações úteis sobre seu voo ou destino. Portanto, deixe sua imaginação voar e transforme suas ideias em realidade.
2 – Ofertas exclusivas e locais específicos
Os sinais de farol funcionam dentro de 50 metros. Assim, você poderá localizar um usuário quando ele estiver a esta distância e poderá lançar campanhas que considerem este aspecto.
Para explicar essas ações, lembre-se do primeiro exemplo, onde marcas de vinhos e queijos fizeram contato em um supermercado. Você poderá lançar ofertas onde cria-se demandas quando os clientes em potencial estiverem prontos para recebê-las.
3 – Os beacons podem te ajudar com segurança e informação
Imagine que está num festival e quer achar uma loja, um bar ou um ponto de encontro. Eles permitem que usuários sem GPS sejam achados.
O Cannes Lions International Festival também aderiu a essa tecnologia para dar aos seus visitantes informações sobre mudanças na programação de conferências ou para encontrar amigos no circuito. Então, se pensa em fazer um evento, o beacon pode te ajudar.
4 – Você conhecerá melhor os usuários
Um dos elementos mais interessantes no marketing é saber tudo sobre o target. Afinal, ao conhecer o seu comportamento digital graças aos cookies, deve-se ir além e descobrir seus hábitos.
O que fazem em uma loja, o que chama a atenção em uma feira ou quanto tempo os compradores em potencial passam em frente a uma vitrine para observar certos produtos, você pode saber o que quiser, o que ajuda a personalizar campanhas e obter conversões.
Quais os benefícios do beacon para os usuários?
As vantagens do beacon para os clientes também são vastas, que vão desde ofertas a redução do tempo de fila de espera. Portanto, imagine ter todas as informações a seu dispor, quando se aproxima de alguma loja, como promoções e outras novidades.
Para o usuário, saber se um determinado lugar está cheio ou não pode ajudá-lo a fazer sua escolha. Por exemplo, se você sabe que determinada loja está lotada naquele momento, deixa para ir quando estiver vazia. Então, confira as vantagens que os faróis podem trazer.
1 – Informação relevante em tempo real
Imagine entrar em uma loja e um vendedor te seguir e oferecer os produtos que você procura. E vai ainda mais longe, imagine que ele te oferte soluções antes de expressar suas necessidades. Aliás, ele ainda pode te chamar pelo nome.
Graças aos faróis, de fato, os pontos de venda podem lhe enviar informações em tempo real sobre o produto que procura e o que avalia.
Ou se, por exemplo, você estiver dentro de uma loja de roupas e olhar um par de sapatos, poderá obter informações sobre as combinações. Com o objetivo de tornar melhor a experiência do usuário ao comprar.
2 – Guia
Imagine esta situação, você está no aeroporto e não está claro aonde ir para faturar as malas do seu próximo voo. Os faróis podem lhe dar a resposta graças à sua conexão, pois, eles poderão localizá-lo, detectar onde estão os guichês e orientá-lo.
3 – Serviço eficiente e pagamentos rápidos
Você nem sempre tem tempo para fazer compras e essa é uma das razões que muitos procuram um e-commerce. Mas, se realmente precisa ver o que deseja adquirir, essa tecnologia pode melhorar o processo de showrooming.
4 – Ofertas e descontos
Às vezes o consumidor não presta atenção aos e-mails e ofertas que recebem. Então, quando se compra um produto não se sabe se ele realmente está com desconto ou se estará em breve.
Uma das vantagens para o comprador é que você poderá saber das ofertas em tempo real enquanto estiver no lugar certo.
5 – Redução do tempo de espera e filas
Você saiu do trabalho para tomar um café para viagem, mas está com pouco tempo. Então, pode encomendá-lo online ao se aproximar da cafeteria e assim que entrar, o encontrará pronto para retirá-lo. Portanto, é muito conveniente.
6 – Opt in e opt out
A característica mais importante dos faróis em relação ao consumidor é que a decisão é feita por ele ao compartilhar sua localização ou não.
Claramente, eles só funcionarão se você tiver o bluetooth ativado. Ou seja, pode escolher receber mensagens ou não, então, desta forma, evita-se comunicações intrusivas e as marcas saberão que se estiver conectado, está realmente interessado.
Em última análise, embora sejam as empresas que usam a tecnologia, os consumidores são os que mais se beneficiam. Mas você não pode esquecer que poderá conhecer melhor seus potenciais clientes e encontrar outros que não imaginava abordar.
Por último, vale dizer que isso não significa, no entanto, que tenha que deixar o restante das técnicas de geração de leads. O ideal é torná-los complementares.
Qual o futuro da tecnologia beacon?
O beacon promove um melhor gerenciamento do marketing de proximidade para varejistas e gerenciamento de ambiente de farmácia para hospitais. E no momento, esse recurso tem diferentes tipos de uso nos mais diversos setores.
Em breve, a maioria dos dispositivos serão alimentados por esta tecnologia. Por exemplo, eles podem ser usados para administrar cidades inteligentes no futuro. Você pode facilmente direcionar o tráfego, bem como interagir com carros autônomos com ele.