Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Os maiores empreendedores brasileiros: veja 9 nomes e histórias de sucesso
Inspire-se nos maiores empreendedores brasileiros e em suas histórias de sucesso para tirar o quanto antes o seu sonho do papel para transformá-lo em realidade.
Os maiores empreendedores brasileiros servem de inspiração para todos aqueles que desejam ter um negócio online próprio no Brasil e ganhar o mundo. Mais do que isso, dão lições de vida para quem teme tirar os sonhos do papel para transformá-los em realidade.
Quem são os maiores empreendedores brasileiros?
Os maiores empreendedores brasileiros que servem de inspiração para quem deseja empreender são Roberto Justus, Luiza Trajano e Silvio Santos. Estes, de fato, são alguns nomes de maior destaque, mas há muitos outros que também são bem-sucedidos.
Para chegarem até o topo, tiveram que superar grandes desafios, buscar se reinventar a todo momento e acima de tudo, trabalhar bastante para que todo o Brasil acreditasse em suas ideias.
Há muitas histórias de sucesso no empreendedorismo, não só no Vale do Silício, mas também no Brasil, homens e mulheres que começaram do zero e hoje, são destaques no mercado brasileiro. Veja, então, 9 nomes de sucesso no país.
1 – Roberto Justus
Apresentador do reality show O Aprendiz da Record, Justus se tornou um dos homens mais conhecidos do país na área de empreendedorismo. No entanto, além da sua fama, poucos sabem que ele é:
- presidente do NewComm (gestora de grandes agências de publicidade);
- publicitário.
Sempre com estratégias inteligentes, ele conseguiu atrair grandes marcas como clientes, dentre elas, Vivo, Nextel, Bradesco e Casas Bahia. Portanto, não é à toa que o público empreendedor vê em Justus uma grande fonte de inspiração.
2 – Alexandre Costa
Um dos maiores empreendedores brasileiros é o criador da marca de chocolates Cacau Show. A trajetória de Alexandre começou aos 17 anos, quando ele vendia ovos de Páscoa e trufas artesanais nos bairros de sua cidade.
Também já atuou na venda de cosméticos, ajudando sua mãe. Com o seu instinto para os negócios e o amor pelo chocolate, surge essa grande marca atual que é a Cacau Show, a maior rede de doces finos do mundo.
3 – Luiza Trajano
Não poderia ficar de fora desta lista uma das empresárias mais poderosas do cenário nacional, Luiza Trajano, que lidera o Magazine Luiza. Ao contrário do que muitos pensam, ela não fundou essa famosa rede de varejo.
Aos 12 anos, começou a trabalhar em uma das unidades do Magalu como balconista. Mas, com o tempo ela progrediu em sua carreira e em 2008, chegou ao cargo de presidente deste grupo.
Lições de Luiza Trajano
Uma das principais lições da empresária para quem deseja abrir o próprio negócio é sempre ouvir o feedback dos clientes. Afinal, apenas quando se consegue entender o que agrada ou não o seu público, é que é possível evoluir em sua empresa.
Para isso, então, crie um canal de comunicação para que eles possam enviar suas opiniões e críticas. Além disso, permita que eles interajam com você, parece ser uma ação simples, mas que gera muito valor.
4 – Abílio Diniz
Formado em Administração e filho de pais imigrantes de Portugal, Abílio é dono da rede de supermercados Pão de Açúcar. Depois de quatro anos, inaugurou a sua segunda unidade e após dois anos, adquiriu a rede Sirva-se.
Nesse ínterim, no entanto, entre os anos 80 e 90, esse que é hoje um dos maiores empreendedores brasileiros, teve alguns percalços em sua jornada como:
- foi vítima de um sequestro;
- quase decretou falência.
Uma história de superação e sucesso
Com muita dedicação, Abílio Diniz conseguiu superar as crises econômicas e os momentos difíceis, assim, em 2009, o Pão de Açúcar adquiriu o Ponto Frio e atualmente, ele é um dos maiores acionistas da rede Carrefour.
5 – Silvio Santos
Mais do que um dos maiores empreendedores brasileiros, Silvio Santos ou Senor Abravanel (seu nome de batismo) é um dos grandes exemplos de sucesso no mundo do empreendedorismo.
Dono do SBT (rede de televisão) e do Baú da Felicidade, uma de suas criações mais populares, ele começou a sua jornada aos 14 anos nas ruas, com a venda de capas para título de eleitor. Em seguida, tornou-se locutor de rádio e por fim, apresentador de TV.
Em 1981, ele criou o seu próprio canal televisivo e com o tempo, muitas outras empresas, como a marca de cosméticos Jequiti e o hotel Jequitimar no Guarujá.
6 – Luiz Antônio Seabra
Talvez você não identifique quem é Luiz Seabra, um dos maiores empreendedores brasileiros, mas com certeza conhece a marca de cosméticos dele, a Natura.
Aos 15 anos, atuou em uma multinacional chamada Remington Rand. De lá, entrou em um pequeno laboratório e assim, surgiu a famosa empresa que hoje oferece lições ao mundo sobre:
- sustentabilidade;
- transformação digital.
Com um fluxo de caixa bem escasso, mas com muita vontade de crescer na vida e empreender, foi que Luiz Seabra fundou a Natura no ano de 1969.
7 – Dulce Pugliese
Em 1978, Dulce e seu ex-marido criaram a Amil, uma empresa que atua na área de assistência médica. Pediatra, iniciou sua jornada ao empreender com carteiras de segurados, algo que viria a se tornar a grande virada em sua vida.
Pugliese também investiu nos estudos e assim, conquistou um PhD em Administração nos EUA. Hoje em dia, é uma das mulheres mais ricas do Brasil. Aliás, em 2021, a sua fortuna estimada era de seis bilhões de dólares.
8 – Jorge Paulo Lemann
Um dos maiores empreendedores brasileiros, economista formado em Harvard e acionista em empresas de destaque, por exemplo:
- Burger King;
- Inbev;
- Kraft Heinz.
Mais do que isso, Lemann é um grande incentivador da educação e do ato de empreender, tanto que dedica seu tempo e dinheiro em ambas as áreas.
Em 2019, de acordo com a Forbes, ele era o segundo homem mais rico do país, com uma fortuna estimada em quase 23 bilhões de dólares.
9 – Flávio Augusto da Silva
Dono da escola de idiomas Wise Up, o carioca Flávio iniciou no empreendedorismo aos 23 anos. Hoje em dia, então, é um dos maiores empreendedores brasileiros e detém um dos times de futebol americano, o Orlando City.
Com origem humilde, começou a aprender inglês somente depois de abrir a sua 100ª unidade da Wise Up. Acima de tudo, o que o fez ser bem-sucedido foi seu trabalho duro e suas soft skills em vender.
O que aprender com os maiores empreendedores brasileiros?
Note que os maiores empreendedores brasileiros trazem como aprendizado o trabalho duro e muito foco em crescer na vida. Além disso, requer um bom planejamento estratégico para chegar até o topo.
Também precisa investir em marketing empresarial para fazer o seu sonho sair do papel, se tornar uma empresa de sucesso que pode inspirar outras pessoas e assim, transformar vidas.