Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Adobe Audition: conheça o software de edição de áudio profissional da Adobe

Adobe Audition é uma ferramenta de edição de áudio profissional que permite incluir diversos efeitos e corrigir falhas durante a gravação, veja quais são suas funções.

Adobe Audition é uma opção para pessoas e empresas que investem em conteúdos como podcasts ou arquivos audiovisuais para o marketing. Portanto, veja quanto custa e quais são as principais configurações que essa ferramenta oferece para o usuário.

O que é Adobe Audition?

O Adobe Audition é uma ferramenta que permite realizar gravações e edições de áudio profissionais. Assim como outros softwares da empresa, como o Adobe Lightroom, a empresa oferece recursos básicos e avançados para edição.

O Audition, de acordo com a definição do site da plataforma, é uma estação de trabalho de áudio profissional. Então, ele é útil para pessoas e empresas que trabalham com conteúdo em áudio

Os podcasts, por exemplo, ganharam bastante notoriedade nos últimos anos, tanto em plataformas como o Spotify quanto no Youtube. Os vídeos também já priorizam há muito tempo a qualidade de som em suas edições.

Nesse cenário, pessoas e empresas que investem em áudio marketing precisam buscar ferramentas que permitam uma edição completa, como o Adobe Audition.

Quanto custa o Audition?

O Audition oferece recursos para edição de áudio para usuários assinantes da plataforma. A empresa oferece planos para uso pessoal, empresas, estudantes, professores e escolas ou universidades.

Para uso pessoal, a assinatura custa R$ 90 por mês, mas também é possível incluí-lo ao assinar o Creative Cloud por R$ 124 por mês, o qual oferece acesso a todos os apps. Então, se você já usa outros softwares da empresa, vale a pena considerar a última opção.

Ao assinar o Audition, o usuário tem acesso a 100GB de armazenamento em nuvem, bibliotecas do Creative Cloud e tutoriais de passo a passo. Assim, é possível realizar diversas gravações e editá-las com a ajuda do próprio aplicativo.

Quais são os recursos que o Adobe Audition oferece?

O Adobe Audition oferece opções para eliminar ruídos e reverberações, gravar áudios, melhorar a clareza e nivelar a voz. Além disso, ele permite incluir efeitos sonoros e outras faixas para enriquecer o seu podcast. Outras opções são:

  • melhorar áudio estourado;
  • remover chiado;
  • amplificação;
  • equalização de agudos e graves.

Tudo isso permite fazer gravações de áudio com boa qualidade para seus ouvintes, bem como a sua audiência no Youtube ou redes sociais. 

Adobe audition aberto em notebook com microfone condensador diante do mesmo para gravação
O Adobe Audition permite fazer a gravação e edição de áudios – Imagem de Magda Ehlers em Pexels

Eliminar ruído e reverberação

Quem ainda está no início da produção de conteúdo ou pretende postar uma palestra motivacional pode perceber um problema com o eco no áudio ou vídeo. Aliás, esse também é um problema para pessoas que não usam o microfone durante as gravações.

Nesse caso, a reverberação afeta tanto a qualidade quanto a compreensão da fala, por isso é importante removê-la do áudio. Para isso, no Audition, é preciso acessar a opção de Eliminação de reverberação em Redução/ Restauração de Ruído.

Gravação de áudio

O software permite gravar o áudio de forma direta, assim, basta ter um bom microfone e escolher as configurações que deseja aplicar.  Para iniciar, bem como para parar a gravação é necessário apenas clicar em REC.

As configurações que você pode definir se referem ao nome do arquivo, formato, tipo de amostra e localização em seu PC. Por isso, é uma ferramenta útil tanto para especialistas quanto iniciantes das mídias digitais que usam o marketing em áudio.

Melhorar a clareza de áudio

Outro recurso muito útil para profissionais que trabalham com conteúdos audiovisuais é melhorar a clareza do áudio. Por exemplo, quando algumas palavras de uma palestra ou entrevista estão mais graves que o restante e não é possível entender.

Para acessar essa opção, é preciso acessar a opção de Áudio Essencial, em seguida clicar em Diálogo e seguir com as configurações. Aliás, esse é um recurso que contribui na hora de realizar a transcrição de áudio.

Use também as opções de Unify Lounchs, Repair Sound e Improve Clarity para obter melhores resultados. Lembre-se de escolher entre as opções de voz masculina ou feminina para realizar a configuração.

Múltiplas faixas

Essa é uma boa opção para editar o áudio de um material de marketing de conteúdo, por exemplo, e incluir músicas de fundo e outras locuções. Para fazer isso, você deve escolher a alternativa de Múltiplas faixas, definir o nome do arquivo e onde será salvo.

Com isso, todas as faixas selecionadas ficarão salvas em apenas um arquivo de áudio. Assim, é possível usá-las conforme preferir em seu podcast. Por exemplo, pode-se deixar a música de apresentação em uma faixa e a voz em outra.

Com essa organização, é possível entender melhor como organizar e quais melhorias realizar em cada faixa.

Hack de Efeitos

O Hack de Efeitos serve para poder ter uma previsão de como o áudio vai ficar antes de salvar, pois após realizar alterações é mais difícil desfazê-las. Para usar essa função, é necessário importar um arquivo para o Adobe Audition.

Essa função, portanto, permite ter uma prévia do resultado final e verificar as alterações em cada efeito. Aliás, pode-se ativar um por vez a fim de ter uma prévia mais bem definida da edição final.

Pessoa fazendo gravação de voz sentada em cadeira retrô diante de microfone de estúdio
O Adobe Audition permite tirar ruídos e eco de uma gravação – Imagem de George Milton em Pexels

Nivelador de volume de voz

Durante uma entrevista ou até mesmo a gravação de um vídeo institucional, é possível que as pessoas falam em tom mais alto ou baixo. Isso pode variar de acordo com a forma característica de se comunicar e com o que elas desejam enfatizar.

Com isso, nivelar o volume de voz é uma das principais alternativas para manter a qualidade da gravação. Por exemplo, isso contribui para evitar que o áudio muito alto e incômodo em alguns trechos, bem como evitar que falas não sejam entendidas.

Para usar essa configuração, é preciso procurar a opção de Efeitos, depois a de Amplitude e compactação e, por fim, clicar no Nivelador do volume de fala. Existem algumas configurações prontas que costumam oferecer bons resultados.

Remover pausas

Durante a fala, é muito comum ter algumas pausas para formular uma nova ideia, corrigir algo ou lembrar de uma situação. Mas sons como os de “ah” e “é” antes de concluir uma ideia podem ser irritantes para os ouvintes do seu podcast ou vídeo.

Para remover pausas, basta escolher qual arquivo deseja editar e excluir os silêncios da sua fala. Então, leve em conta os trechos em que houve pausas longas, os quais podem deixar seu conteúdo pouco interessante.

Como tratar o som no Adobe Audition?

Para melhorar o áudio com Adobe Audition, é preciso se organizar e seguir passos simples para uma edição pouco complexa. Em síntese, preste atenção ao equalizador, remoção de ruídos e eco, bem como de pausas e o nivelamento de voz.

Mulher sentada diante de mesa escura com computador e microfone enquanto faz gravação de áudio para melhoria com Adobe audition
O Adobe Audition oferece desde os recursos básicos aos avançados – Imagem de Karolina Grabowska em Pexels

Quais são as vantagens de usar o Adobe Audition?

O uso do Adobe Audition permite fazer edições profissionais em áudios, tanto ajustes simples quanto a inserção de diversos efeitos. Além disso, oferece bastante espaço para guardar suas gravações.

Portanto, se você já usa softwares da Microsoft para realizar edições em imagens, vídeos e outras mídias, vale a pena conhecer essa ferramenta.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes