Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Áudio marketing: como ganhar relevância na internet com essa estratégia?

Pode até parecer novidade, mas o áudio marketing já existe há algum tempo. Afinal, conforme as mídias sociais surgiram, percebeu-se a relevância deste tipo de conteúdo. Então, de lá pra cá tal ferramenta tem sido aprimorada e quem a utiliza, destaca-se.

O que é áudio marketing?

É um tipo de estratégia que visa produções sonoras que gerem engajamento. Nesse sentido, tal prática faz parte do Marketing de conteúdo e tem um grande potencial. Aliás, tanto para gerar mais leads, quanto para melhorar a posição nos motores de busca.

A semelhança com o hábito de ouvir rádio não é mera coincidência. Isto porque, o passado influencia e serve de inspiração para o presente. No entanto, agora, o indivíduo controla o que, quando, em que velocidade e de que forma escuta.

Como funciona o áudio marketing

O intuito dessa ferramenta é fornecer uma outra opção de mídia para o público. Dessa forma, pode-se dar a alternativa de acessar o conteúdo escrito em áudio. Assim, caso a pessoa não tenha como ler, evita-se a perda daquela audiência.

É, também, uma versão mais acessível do que o artigo. Já que há indivíduos cegos e os que têm leitura deficiente, portanto, é crucial ter opção. Além disso, torna-se prático e mais humanizado.

homem negro sentado, usando fones de ouvido e com um laptop na sua frente
Legenda: O áudio marketing é uma importante ferramenta para gerar conexão com a persona. Imagem de DCStudio no Freepik.

Qual a importância do áudio?

A maior de todas, com toda certeza, é poupar tempo, um recurso sempre escasso. Isto porque, pode-se consumir muita coisa pela audição durante a execução de outras atividades. Enquanto dirige, por exemplo, uma pessoa pode ouvir:

  • Músicas;
  • Instruções do GPS;
  • Áudiolivros;
  • Podcasts;
  • Mensagens de voz.

O mesmo se aplica às demais atividades que se fazem de forma automática. Sob tal perspectiva, nota-se a relevância do áudio marketing. Assim, especialistas prevêem que a busca por tais recursos tende a aumentar nos próximos anos.

3 formas que o conteúdo de áudio afeta a persona

A audição é um dos sentidos que permitem ao ser humano perceber o mundo. Dessa forma, os produções sonoras podem exercer  grande impacto na persona. Tanto na fisiologia, pelo estímulo no sistema endócrino, quanto na psique. Logo, podem provocar:

  1. Relaxamento: usa-se algumas frequências musicais para meditar;
  2. Dar energia: atletas optam por ritmos mais vibrantes;
  3. Melancolia: os hits sofrência são um exemplo.

Outro aspecto que é afetado pelo áudio é a cognição. Enquanto sons harmônicos ajudam no foco, ruídos fazem o oposto. Além disso, como ferramenta do Marketing digital, pode influenciar o comportamento. Por meio de técnicas, induz-se os clientes à ação.

6 formas profissionais de usar o áudio marketing

Cada vez mais o ser humano usa recursos de voz no dia a dia. Então, não há dúvidas do quão crucial é aplicar esta prática aos negócios. No entanto, existem formas mais assertivas e estratégicas de fazê-lo, como:

  1. Usar em sites e blogs;
  2. Navegação do site;
  3. Registrar e publicar depoimentos de clientes;
  4. Aplicar nas Redes Sociais.
  5. Usar músicas;
  6. Segmentar anúncios pagos.

Muitas empresas já colhem bons frutos por investirem nessa técnica. Isto porque, quando aplicado da maneira correta, o áudio marketing é um grande aliado. Além disso, trata-se de uma tendência, devido ao alto consumo de podcasts em plataformas.

1 – Como usar o áudio em sites e blogs?

Nem todas as pessoas consomem os conteúdos da mesma forma. Então, ao gravar os textos de artigos, amplia-se o leque de opções do público. Além disso, o player de áudio pode ter, ainda, outras funções, como:

  • Abrir página de captura de e-mail a fim de gerar lead;
  • Obter métricas de quantidade de reproduções e engajamento;
  • Saber sobre as preferências das pessoas.

Tal prática é válida para entender sobre o público e guiá-lo na jornada de compra. Também é muito útil para apoiar apenas as técnicas SEO de engajamento nos posts. Logo, trata-se de algo relevante, tanto para o criador de conteúdo, quanto para sua audiência.

Distribua os áudios como posts ou arquivos de página

Ambas as práticas dão bons resultados para sites e blogs na web. Nesse sentido, pode-se criar um único áudio que contenha todo o conteúdo. Outra opção é dividi-lo por subtítulos. Dessa forma, o visitante escolhe qual parte do assunto deseja consumir.

2 – Qual a melhor forma de usar áudios na navegação do seu site?

Para entender o que funciona melhor com o seu público-alvo vale dar as duas opções. Assim, as métricas que serão obtidas dirão em qual direção seguir. Isto porque, as preferências dentro do áudio marketing podem variar.

O perfil da persona pode ser uma boa maneira de fazer a escolha certa. Nesse sentido, conhecer para quem se fala traz economia de energia em tentativas. Além de trazer mais autoridade. 

Dê opção aos visitantes de desabilitar a função de áudio

Algumas pessoas ainda preferem ler e podem se incomodar com reproduções automáticas. Mesmo porque, nem sempre os fones de ouvidos estão à mão. Então, é crucial dar ao visitante a opção de acionar o player ou não. 

3 – Registre e publique os depoimentos dos clientes

Dar uma prova social de que algo é bom é uma das armas de persuasão. Dessa forma, o Marketing de Referência visa envolver clientes que obtiveram benefícios com o produto. Isto porque, para os que ainda não o conhecem, tal técnica gera interesse.

As pessoas não gostam de sentir que são cobaias em algo. Aliás, isso explica o receio da maioria em pagar pelo que é pouco conhecido. A prova social, nesse sentido, dá certa segurança de que não se trata de perigo. Ou seja, gera confiança.

Áudio marketing e o Marketing de Referência

Nem sempre as palavras traduzem as emoções humanas a respeito de algo. Logo, não é à toa que conteúdos gravados geram tanta conexão. Assim, quando o depoimento do cliente é em formato de áudio, o ouvinte capta melhor suas emoções.

Ao ouvir a voz humana, o cérebro aciona os neurônios-espelho de imediato. Desse modo, pode-se sentir o que o outro expressa de forma mais profunda. Então, os resultados dessa prática tendem a ser maiores do que quando, apenas, escrito.

mulher morena no meio da rua, segurando um livro com uma mão e um celular com a outra.  Ela também está usando fones de ouvido
Legenda: Com o áudio marketing, o usuário economiza tempo. Imagem de Charlotte May no Pexels.

4 – Como usar o áudio marketing nas Redes Sociais?

Uma das formas é por meio do audiograma, algo cada vez mais atual. Nesse sentido, como recurso do áudio marketing, publica-se uma imagem estática com uma mensagem. Além da transcrição, tem o som do que pode ser um trecho do que se deseja transmitir.

Tal técnica tem o intuito de despertar interesse do seguidor por mais. Assim, a legenda o direciona ao local em que ele poderá consumir o conteúdo completo. Logo, é muito útil.

Live áudio do Facebook

Esta é outra opção da referida estratégia para redes sociais e se mostra muito promissora. Isto porque, trata-se de algo semelhante aos podcasts, com o anfitrião e seus convidados. Além disso, o Live áudio permite que os ouvintes levantem a mão para interagir também.

Diferente do que se fazia até então, a plateia pode ocupar o lugar do locutor. Portanto, a rede de Zuckerberg, que oferece opção de mensagem por áudio, inovou mais um pouco.  

5 – Música para criar conteúdo de áudio marketing

Antes de investir tempo e recursos no assunto é preciso conhecer a sua persona. Isto porque, o público-alvo vai associar as músicas ao seu produto. Ou seja, elas precisam ter a cara do negócio ou não farão sentido para quem ouvir.

Opte, portanto, por ritmos compatíveis com a faixa etária dentro do áudio marketing. Além disso, o tipo de batida e as letras precisam criar uma mensagem. Mais ainda se a ideia for promover uma ação de vendas ou jornada de compra.

Crie listas de reprodução de áudios

Esta é outra prática muito positiva e que gera engajamento por meio de streamings. Isto é válido para gerar conexão e mostrar a personalidade da sua marca com músicas. Além disso, pode-se explorar os seus próprios conteúdos de acordo com os interesses.

A nível de funil de vendas, para criar movimento, tais listas também são úteis. Nesse sentido, elas engajam o público e ainda o ajudam a avançar nas etapas. Assim, pode-se oferecer benefícios à audiência e ao mesmo tempo ganhar autoridade

6 – Como segmentar anúncios pagos com áudio marketing

Plataformas de música, como o Spotify, estão de olho em seus usuários, bem como, o Facebook e Google Ads mapeiam o consumidor, tais empresas também o fazem. Então, é possível criar anúncios nelas e escolher quem os ouvirá.

Ao conhecer a sua persona, pode-se optar por perfis que se pareçam com o dela. Dessa forma, a ideia é gerar conexão por meio do áudio marketing em seus ouvidos. A música da campanha, portanto, precisa contribuir para esse intuito.

O que são hábitos de escuta dos consumidores

São os gêneros musicais, podcasts, audiolivros e demais mídias preferidas por cada um. Aliás, as escolhas que os ouvintes fazem, dizem muito sobre seus hábitos e gostos. Assim, é possível segmentar anúncios pagos com base nesses dados.

Como usar a estratégia de áudio marketing no seu negócio

É preciso, antes de tudo, definir a meta a ser alcançada. Nesse sentido, uma opção viável deve envolver gerar valor para o seu público-alvo. Além disso, a definição da persona é tão importante quanto para manter-se fiel ao projeto. Outras dicas nesse sentido são:

  • Não invente a roda: observe e aprenda com quem já faz;
  • Facilite a vida do usuário: o áudio marketing deve servi-lo;
  • Crie um ambiente agradável e convidativo;
  • Dedique-se à produção de conteúdo de qualidade: busque inspirações;
  • Atualiza-se: as tendências mudam a todo o tempo.

Com base no conhecimento e nas dicas aqui apresentadas, há grandes chances de sucesso. Trata-se, portanto, de uma ferramenta fácil de implementar. Inclusive, para quem já produz outras mídias, o custo é baixo pelas facilidades atuais.

Falta de tempo é a dor da maior parte das pessoas hoje em dia. Então, ser um instrumento para economia deste recurso é tornar-se relevante. Mais do que isso: é ser necessário ao seu cliente.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes