Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Use os melhores amigos do Instagram como estratégia de marketing digital

Melhores amigos do Instagram é um recurso muito comum entre os usuários dessa rede social, mas que também pode favorecer o marketing digital da sua empresa.

Os melhores amigos do Instagram é uma função desta rede social lançada no ano de 2018 e que se tornou um sucesso entre os usuários. Portanto, saiba como funciona e de que modo usar este recurso do Instagram no plano de marketing da sua marca ou negócio.

O que são os melhores amigos do Instagram?

Melhores amigos do Instagram é o nome de um recurso de privacidade para compartilhamento de informações nesta rede social. Em suma, a ferramenta também é conhecida pelos nomes de:

  • pessoas selecionadas;
  • close friends; 
  • ou apenas CF.

A ideia do Instagram, a princípio, era aproximar usuários de seus amigos ou das contas familiares dos mesmos. Portanto, foi rápido o processo de adaptação das pessoas com o recurso, bem como a sua popularização.

melhores amigos do Instagram
Os melhores amigos do Instagram te permite compartilhar um conteúdo na rede social com um grupo seleto de pessoas. Imagem de Erik Lucatero no Unsplash

Para que o CF serve?

Os melhores amigos do Instagram te permite compartilhar fotos, vídeos ou outros tipos de arquivos com uma lista seleta de pessoas do seu perfil. Em suma, aquelas que estão nesse grupo são selecionadas previamente.

Vale destacar que os demais usuários que não fizerem parte do seu Close Friends, não podem ver nenhuma informação compartilhada. Ou seja, é um recurso privado, seguro e muito interessante para os perfis desta rede social.

Como o recurso funciona?

Essa ferramenta funciona de forma bem parecida com o Stories, por exemplo. No entanto, ao compartilhar algo, você escolhe se deseja postar na sua lista seleta ou para todos os seus seguidores.

Assim como no Stories, o conteúdo fica disponível durante o período de 24 horas. Nesse sentido, o CF pode ser considerado um dos truques de Instagram Stories que você pode usar para diversos fins.

Então, descubra neste artigo como você pode aliar este recurso ao seu plano de marketing digital nesta que é uma das redes sociais mais usadas no Brasil.

Os melhores amigos do Instagram podem ajudar no marketing?

O recurso dos Melhores Amigos do Instagram pode sim ajudar nas suas ações de marketing digital graças ao seu modelo de compartilhamento. Em suma, o conteúdo nesse local recebe um destaque especial para quem está na sua lista.

Vale destacar que as redes sociais reúnem um número muito grande de usuários, o que não é diferente com o Instagram. Portanto, é um local perfeito para você aplicar uma estratégia de marketing direcionada para seus seguidores mais fiéis, por exemplo.

Direcione melhor seu conteúdo

Esse é um recurso perfeito para quem gosta de gerir e atualizar sua carteira de clientes e neste caso, os seguidores que podem se tornar compradores ou um lead.

Do mesmo modo, com essa análise simples de seguidores você consegue saber o interesse deles, pelo menos de uma forma mais vaga. Por isso, dá para criar uma sequência nos Stories sobre um assunto específico para uma lista seleta de pessoas.

É possível ainda, caso tenha uma lista sólida de clientes, oferecer recursos especiais para alguns seguidores que estejam em determinada fase do funil de vendas do seu negócio. Assim, além de converter, fideliza aquele grupo de pessoas.

Melhore seu relacionamento com os clientes

Ao direcionar melhor o seu material nesta rede social, você consegue estreitar o relacionamento com seu público. Em suma, isso é ótimo para a saúde do seu negócio e para a fidelização de pessoas, já que:

  • valoriza e torna clientes próximos em exclusivos;
  • cria intimidade com seu público.

Gerir bem e selecionar quem vai estar ou não na sua lista de melhores amigos do Instagram ainda ajuda a melhorar sua percepção sobre o que engaja melhor com as personas do seu negócio.

Aumente sua autoridade

Ao gerar e oferecer um conteúdo relevante para seus seguidores, é natural que eles deem mais credibilidade ao seu material. Desse modo, a sua autoridade será algo incontestável entre o público que consome os seus posts.

Vale destacar ainda que outros recursos podem ajudar a engajar mais pessoas dentro da sua base, a fim de facilitar o estudo de quem deve entrar ou não no CF do seu negócio. Nesse sentido, usar SEO para Instagram ajuda a ter um bom engajamento orgânico.

melhores amigos do Instagram
O recurso de melhores amigos do Instagram pode ajudar a aumentar sua autoridade no seu segmento. Imagem de alex bracken no Unsplash

Quais táticas usar para aproveitar os melhores amigos do Instagram?

Existem algumas táticas que pode aplicar nos melhores amigos do Instagram, como oferecer recompensas aos seguidores mais engajados. Além disso, pode-se citar também:

  • criar uma lista de assinaturas;
  • desenvolver mentorias e/ou outros serviços.

O ideal é mostrar algo que traga as pessoas para ainda mais perto do seu negócio. Afinal, é preciso seguir as mudanças nos padrões de consumo das pessoas na internet e acima de tudo, criar uma relação mais forte ajuda muito nas suas vendas.

Por fim, é preciso ainda trabalhar formas de unir seus times de marketing e vendas, a fim de melhorar ainda mais a forma de atuação e comunicação, tanto interna como externa.

Crie conteúdo relevante para seu público

Crie e ofereça conteúdo de valor para os seus seguidores ou ainda algo que possua relevância entre o seu público-alvo.

Você pode tirar dúvidas frequentes das pessoas, usar enquetes para entender melhor as necessidades delas ou ainda mostrar os bastidores do seu negócio, pois isso pode tornar os usuários ainda mais próximos e gerar uma relação de familiaridade com a sua marca.

Como as equipes de marketing usam os melhores amigos do Instagram?

Os melhores amigos do Instagram é um recurso usado pelas equipes de marketing para melhorar resultados e métricas de engajamento na rede social.

Em suma, esses times criam, por exemplo, materiais exclusivos e úteis para quem está no seu CF, nesse sentido, veja detalhes a seguir.

1. Venda de cursos

Esse recurso é muito útil para quem pretende oferecer cursos rápidos ou ministrar aulas para seus seguidores seletos. Desse modo, você divide um pouco do seu conhecimento com essa pessoa, que certamente irá se tornar um visitante assíduo do seu perfil.

2. Serviços de consultoria

As consultorias também são uma realidade e você pode oferecer esse serviço por meio dos melhores amigos do Instagram. Isso porque, esse espaço não tem burocracias para o compartilhamento de dados e facilita o seu trabalho de segmentar os seus seguidores.

3. Valorize seus seguidores

Com os melhores amigos, você consegue ainda valorizar pessoas que estão sempre em contato com sua marca. Assim, elas se sentirão especiais, o que une todas elas ao seu negócio e aumenta as chances de fazerem novos negócios com você.

Quais são as principais vantagens dos melhores amigos do Instagram?

Dentre as principais vantagens dos melhores amigos do Instagram está o engajamento de clientes em potencial, bem como a gestão dessa carteira de compradores de forma fácil.

O recurso é capaz ainda de te mostrar as métricas de um Stories. Assim, você consegue analisar tudo, como a taxa de cliques em um link, por exemplo.

Crie interesse nas personas do seu negócio

Você consegue ainda despertar o interesse das pessoas que são mais propensas a comprarem seus produtos. Isso porque, irá direcionar um material irresistível à eles.

Por fim, vale destacar que os Stories na lista de melhores amigos ficam com uma cor diferente, o que atrai ainda mais a atenção de quem está na lista. Além disso, ainda aparece na frente de outros stories, o que aumenta a sua chance de ser visto pelo público.

melhores amigos do Instagram
Você pode usar os melhores amigos do Instagram como um novo produto para ganhar dinheiro com a rede social. Imagem de Thought Catalog no Unsplash

Como ganhar dinheiro com os melhores amigos do Instagram?

Você consegue ganhar dinheiro com os melhores amigos do Instagram por meio de assinaturas ou ao oferecer produtos e serviços avulsos no recurso.

É possível transformar o seu CF da plataforma em um novo produto, em resumo. Dessa forma, é uma outra forma de faturar com essa rede social.

Aumente o alcance da sua marca

Com o Close Friends, você consegue aumentar o alcance de sua marca, já que aparece em destaque para os usuários que estão na lista. Para isso, criar um calendário editorial para os melhores amigos pode ajudar bastante.

Também opte por criar materiais que incentivem o boca a boca entre os clientes ou que gere expectativa no seu público diante de alguma novidade. Do mesmo modo, sempre que possível interaja com as pessoas que estão na sua base de seguidores.

É possível conseguir mais seguidores com o CF?

Sempre exponha aos seus seguidores os motivos que os fizeram entrar na sua lista de CF. Assim, você pode induzir outras pessoas a te seguirem e se manterem engajadas, para conseguirem entrar na sua seleta lista de melhores amigos.

Como administrar os melhores amigos do Instagram?

Faça análises constantes em seus seguidores para administrar de forma eficiente o seu recurso de melhores amigos do Instagram. Para isso, algumas dicas podem ajudar, como o uso de ferramentas e a comunicação clara com sua base de contatos.

Seja transparente

Sempre seja claro e transparente quanto aos seus objetivos e a finalidade do seu CF. Do mesmo modo, se houver cobrança referente à venda de acesso a esse canal, informe vantagens e obrigações, se tiver. Além disso, determine uma forma padrão de pagamento.

Use ferramentas de gestão

Algumas ferramentas de gestão podem te ajudar a administrar os seus melhores amigos. Por fim, essas soluções vão te guiar e ajudar a resolver toda a parte burocrática da estratégia de uso do CF do Instagram do seu negócio.

Como usar os melhores amigos do Instagram como estratégia de marketing?

Uma boa forma de usar os melhores amigos do Instagram como estratégia de marketing é criando ofertas exclusivas. Isso porque, ao tomar essa ação, você cria um senso de importância entre o público e torna o vínculo mais próximo. 

Ao fazer o citado, o seu consumidor se sentirá essencial para o seu negócio, o que o tornará fiel e sem objeções à compra. Além disso, para aplicar essa técnica, é bom investir em:

  • bastidores com dados exclusivos;
  • opiniões sobre os processos;
  • conteúdo único.

Com esse método, você pode iniciar sessões ao vivo com perguntas e respostas sobre vários temas. Assim, será mais fácil criar uma relação mais próxima com essas pessoas e quem sabe, até aproximá-las uma das outras. 

Bastidores e conteúdos exclusivos

Use essa estratégia para compartilhar momentos dos bastidores, prévias de novos produtos, eventos e mais. Desse modo, há uma estimulação da curiosidade de todos. Além disso, vai despertar a sensação de pertencer àquele projeto. 

A realidade é que a venda funciona como um fã de cantor ou ator. Isso porque, quanto mais a pessoa souber de dados exclusivos sobre aquilo, mais próxima ela se sentirá do produto. Então, seguindo o exemplo, quando o show ou filme for lançado, eles vão querer estar lá. 

Pesquisas 

Uma ótima ideia é aproveitar os melhores amigos para pedir opiniões sobre um produto, serviço ou até mesmo conteúdo. Assim, você vai mostrar que a opinião deles são relevante em todos os pontos, o que, na prática, aproxima muito o consumidor.

As enquetes são excelentes para organizar esse processo. Desse modo, será possível ler a opinião de todos com calma. Inclusive, é uma boa criar um Story depois falando sobre essa experiência. 

Conteúdo personalizado

Nunca deixe de criar conteúdos personalizados para esse grupo. Afinal, caso isso não seja feito, o propósito do projeto será perdido. Então, invista em mensagens mais pessoais, conteúdo voltados para necessidades específicas e mais. 

Não é errado mudar os melhores amigos. Afinal, imagine que você vai lançar dois perfumes, um é de morango e o outro de framboesa. Desse modo, analisando as personas, ficou claro que há grupos que preferem cada um deles.

Seguindo o exemplo citado, uma boa ideia é criar lives, story e mais, para os dois grupos. Assim, na prática, um dia o seu conteúdo será para quem gosta de morango e no outro, para os que preferem framboesa.

Use os melhores amigos do Instagram como estratégia de marketing digital
Os melhores amigos no Instagram melhoram o engajamento da sua empresa. Imagem do Freepik.

Vale a pena usar os melhores amigos do Instagram para criar uma estratégia de marketing?

A realidade é que vale muito a pena usar os melhores amigos do Instagram para criar uma estratégia de marketing. Isso porque, ele facilita a venda, fidelização do cliente e autoridade da marca. 

O único cuidado ao investir nesse marketing digital é ter a certeza que o grupo faz sentido. Então, faça uma análise prévia de todos os seus seguidores. Desse modo, será possível tirar o melhor dessa experiência para alcançar o sucesso do cliente

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes