Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Conheça dicas para fazer a promoção dos seus produtos online

Para criar uma promoção que funcione no mundo virtual, é importante conhecer de forma detalhada o assunto. Afinal, caso isso não aconteça, será difícil chamar a atenção dos clientes.

Uma promoção dos seus produtos online faz com que a sua empresa ganhe visibilidade. Isso porque, ela demonstra empatia com seus clientes e  incentiva a compra. Mas, para funcionar é crucial saber como funciona. Então, se isso chamou a sua atenção, entenda mais sobre o assunto logo abaixo. 

Por que a promoção de produtos online é importante?

Realizar a promoção eleva o vínculo entre o cliente e a loja. Afinal, os consumidores percebem que a empresa não pensa só no lucro, mas sim no bem-estar e satisfação deles. Desse modo, são oferecidos produtos de qualidade com preços mais acessíveis. 

Outro ponto importante é que ela faz com que ele se sinta mais instigado a realizar o consumo. Isso porque, ela gera a sensação de que a oportunidade precisa ser aproveitada e caso não seja, talvez não exista uma segunda chance. 

Devido ao ponto citado, no mercado de forma geral, é possível ver diversas empresas que realizam promoções. Logo, aqueles que acompanham essa tendência podem acabar ficando ofuscados. Mas, para fazer esse processo sem prejuízos, é necessário entender bastante do assunto. 

As promoções precisam ser a preço de custo? 

Um grande erro de quem está começando é realizar promoções a preço de custo ou bem próximo disso. Isso porque, existem taxas que toda empresa paga e precisa do lucro para isso. Então, ao colocar algo em oferta nunca deixe de levar em consideração:

  • o seu custo de vida;
  • as contas fixas da empresa como água, luz, salário dos empregados e outros;
  • os impostos que a sua empresa precisa pagar;
  • a taxa do seu transporte e dos seus funcionários

A realidade é que criar uma oferta não pode ser em hipótese alguma sair no prejuízo. Portanto, antes de fazer esse processo, analise bem todos os gastos que a empresa precisa assumir e assim, será possível estabelecer um preço. 

Existe alguma exceção?

Alguns empreendedores do ramo alimentício, criam ofertas a preço de custo quando o item está próximo de vencer. Desse modo, evita que ele seja perdido, diminuindo mas não eliminando por completo os prejuízos.

Quando há um fardo muito grande de itens perto de vencer, vale a pena estudar a possibilidade de fazer doações com parte deles. Assim, de certa forma, você consegue criar um marketing de causa, que vai ajudar a aumentar a visibilidade e sua empresa. 

Vender produtos do ramo alimentício perto de vencer afeta a relação com o consumidor? 

Para manter uma boa relação com os consumidores é necessário sempre manter a honestidade. Portanto, não há mal algum em vender produtos perto de vencer, desde que essa informação esteja bem clara. Então, sempre deixe essa informação bem destacada para não haver problemas. 

promoção
Quando a promoção online é bem feita, ela consegue atingir todos os membros da família. Imagem de StartupStockPhotos do Pixabay.

Como criar um plano de promoção online para seus produtos?

Para criar um plano de promoção online para os seus produtos é necessário investir em uma boa equipe de marketing. Afinal, eles vão conseguir criar estratégias que vão atrair clientes e avançar o funil de vendas através das redes sociais mais famosas. Além disso, é bom seguir alguns processos:

  • definir um objetivo;
  • estabelecer um prazo;

Outro ponto importante é pensar na necessidade das suas personas, e ver se o que elas precisam, pode entrar em liquidação. Desse modo, você vai mostrar  que de fato se importa com o bem-estar deles. 

Para fazer o processo acima informado, você pode fazer uma pesquisa de vendas na sua loja. Assim, será possível identificar os produtos que possuem mais saídas e de forma natural, seriam mais atrativos para compra. 

Qual cuidado é importante ter com o prazo? 

Não é incomum algumas empresas criarem liquidações e deixaram por um longo período. Mas, acontece que, quando o preço reduzido vira algo constante deixa de ser promocional. Logo, sempre estabeleça e esteja atento para cumprir o prazo. 

É uma boa ideia inserir nas estratégias de marketing digital a data de início e fim. Afinal, com isso o público terá a informação completa sobre a campanha e vai conseguir se programar para fazer uma aquisição com tranquilidade. 

A verdade é que, como foi dito, transparência é algo necessário para qualquer empresa. Desse modo, para conquistar a confiança dos consumidores, sempre coloque o máximo de informações possíveis naquilo que será criado. 

Quais estratégias você pode usar?

As estratégias para atrair clientes são infinitas. Logo, você pode adequar aquela que mais combina com o estilo da sua empresa. Entretanto, para que o que foi afirmado fique mais claro, conheça alguns exemplos do que fazer:

  • crie post nas redes sociais informado o período da promoção;
  • um pouco antes da época, realize algumas publicidades que mostram o que será liquidado;
  • envie alguns e-mail marketing para os seus consumidores.

Todas as formas citadas servem para informar o público que haverá uma liquidação e que ela será magnífica. Assim, eles serão influenciados a fazer o consumo. Além disso, vale mencionar que os pontos citados foram apenas alguns exemplos e por isso, há a possibilidade de investir na criatividade. 

Quais são as melhores práticas para promover produtos online?

Para promover seus produtos online você pode investir em Landing Page. Isso porque, ela é a página de destino que tem como objetivo fazer com que um visitante torne-se um consumidor. Mas, para impulsionar ainda mais as vendas, você pode aplicar outras práticas, como:

  • pedir divulgação para os influenciadores digitais;
  • criar diversos sorteios;
  • dê início a alguns quiz para entender o que o seu público gostaria de comprar.

Caso você não tenha a sua própria loja virtual, vale a pena avaliar a possibilidade de investir nas plataformas marketplace. Assim, o seu público conseguirá fazer a compra dos produtos com total facilidade. Mas, é importante conferir a taxa de adesão que cada uma delas costuma ter. 

Como usar o marketing de conteúdo para promover seus produtos?

O primeiro passo para usar o marketing de conteúdo com o objetivo de promover os produtos, é entender a dor do cliente. Desse modo, você vai conseguir oferecer algo que de fato faça sentido. Além disso, é interessante seguir outras dicas, como:

  • mostre soluções fáceis para os seus clientes;
  • faça conteúdos variados;
  • defina um público alvo;
  • crie conteúdos institucionais.

Todos os pontos citados vão te ajudar a criar uma publicidade que faça sentido e ajude a alavancar as suas vendas. Mas, para funcionar, é necessário ter uma boa equipe que entenda bastante do assunto ou realize um treinamento. 

promoção
Traçar um plano e segui-lo de forma estratégica faz com que a sua promoção traga muitos lucros. Imagem nattanan23 do Pixabay.

Como o marketing pode ajudar a criar promoções atrativas para os seus produtos?

Não é exagero dizer que o marketing é a alma de qualquer promoção. Isso porque, através dele o seu público vai saber que existem produtos com preços irrecusáveis. Desse modo, esse é um ponto que não pode faltar nesse processo. 

Como usar as mídias sociais para promover seus produtos?

Hoje em dia, tudo funciona com base nas mídias sociais. Então, como já foi exposto, crie diversas publicidades em todas as redes que a sua empresa tem perfil. Além disso, é interessante investir em site ou blog para fazer a divulgação. 

A verdade é que qualquer canal virtual é importante para fazer a oferta popularizar. Inclusive, em alguns casos, você pode usar o mesmo post para todos os canais. Mas, claro que antes é necessário ver se isso faz sentido. Ou seja, se combina com a rede e o público que está nela. 

Como criar anúncios de produtos eficazes?

A única forma de criar anúncios de produtos eficazes é estudando as suas personas. Isso porque, através delas você vai conseguir entender o que atrai os seus consumidores em diversos sentidos, como o que eles precisam, quais produtos gostam mais e outros. 

Como medir o sucesso de sua promoção online?

O método principal para medir o sucesso de sua promoção online é utilizando o ROI (retorno sobre o investimento). Afinal, com ele será possível ver o quanto ganhou e gastou em publicidade para promover a liquidação. 

Hoje em dia, existem algumas ferramentas que conseguem filtrar essa métrica de forma automática. Assim, você consegue poupar tempo e se quiser, designar outras atividades para o seu time. Então, vale a pena conhecer mais sobre elas e decidir qual funciona melhor para o seu negócio. 

O que saber sobre otimização de mecanismos de busca para promover seus produtos?

Com a otimização de mecanismos de busca para promover seus produtos, você pode elevar o tráfego orgânico. Ou seja, atrair mais clientes de forma natural. Além disso, existem outros pontos que é interessante saber, por exemplo:

  • ajuda a gerar mais vendas e leads;
  • é possível reduzir o custo para atrair os clientes;
  • aumenta a autoridade da sua marca.

Por fim, vale mencionar que com ele é possível educar o mercado. Portanto, esse processo de melhorar as formas de busca, é interessante para qualquer empresa que deseja fazer sucesso e se tornar uma pioneira do ramo. 

promoção
A promoção online é uma estratégia que faz a sua empresa crescer em vários aspectos. Imagem de Geralt do Pixabay.

Como aproveitar melhor as oportunidades de promoção online?

Alguns períodos do ano, como novembro, já têm por tradição existir promoção online nas empresas. Desse modo, esse é um bom período para aproveitar. Mas, se você quiser criar em outras épocas, escolha começo de mês. Afinal, nele as pessoas costumam receber dinheiro. 

Quando tudo é bem organizado, uma liquidação pode gerar uma elevação do lucro de forma bem significativa. Logo, se é a sua intenção se destacar, use todas as informações que foram passadas neste artigo e veja o sucesso surgir de forma natural. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes