Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que são os indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho ajudam uma empresa a tomar as melhores decisões possíveis com base nos resultados obtidos sobre o negócio e os colaboradores

Usar indicadores de desempenho em uma empresa irá guiá-la de forma mais assertiva, pois vai ajudar ela a tomar decisões. Então, siga a leitura neste artigo e confira o que são essas métricas.

O que são indicadores de desempenho?

Indicadores de desempenho são um conjunto de métricas que tem a finalidade de avaliar dados e apontar o resultado de um trabalho. Em síntese, a função deles é dar a direção para uma empresa sobre as pessoas e suas operações em relação às:

  • metas; 
  • objetivos;
  • planejamento.

É como se fosse uma bússola que serve de guia para que a organização tome as melhores decisões, como impulsionar as vendas entre outros alvos. Ao passo que, elas avaliam o desempenho da empresa e de todas as suas ações.

As métricas também recebem o nome de KPI (Key Performance Indicator), que ao traduzir para o português fica “Indicador-chave de desempenho”.

Quantos e quais são os principais indicadores de desempenho?

Ao todo, os indicadores de desempenho são nove, mas há mais, de modo que eles fazem uma avaliação de atuação diferente. Elas irão funcionar como a referência maior para que as empresas tomem as suas decisões, seja para melhorar ou encerrar uma estratégia.

Com as métricas você pode medir a performance de qualquer área do seu negócio. Desde os aspectos de rendimento da sua equipe de marketing, atendimento ou vendas até o valor que ela chega ao cliente, conheça eles a seguir.

notebook mostrando gráficos
Há muitos indicadores de desempenho que ajudam na tomada de decisões das empresas. Imagem de Lukas no Pexels.

Indicadores de produtividade

Esse indicador faz uma análise sobre o desempenho que o colaborador tem, bem como a sua eficiência em relação às entregas que estão previstas. Ao passo que, o cálculo a se fazer é pelo tempo de trabalho de cada um e também de hora por pessoa.

Com essa métrica cada área da sua empresa para ter uma gestão de vendas que gere bons resultados com a otimização das tarefas. Por último, eles também medem os recursos de um negócio, sejam eles financeiros, mão de obra, temporal e entre vários outros. 

Indicadores de qualidade

A métrica de qualidade mede os desvios que podem ocorrer em um processo produtivo. Em síntese, esse indicador tem o seu uso em paralelo com o KPI de produtividade. Uma vez que essa junção ajuda a entender as não-conformidade que venham a acontecer.

Para deixar isso mais claro, avalie o número de reclamações que algum serviço do seu negócio tem em um certo período. Nesse sentido, você vai comprar com a taxa de aceitação que essa mesma atividade possui, dessa forma irá chegar a um resultado.

O conteúdo das reclamações

A métrica em si, é vital para você ter uma ideia do que acontece com os serviços da empresa, porém, isso pode não dizer tudo. Por isso, o ideal é analisar também o conteúdo e o teor das reclamações, assim irá unir tanto a qualidade quanto a quantidade nas decisões.

Indicadores de capacidade

A métrica de capacidade são os KPIs ideais para medir o tempo que a sua empresa precisa para dar uma resposta a um processo. Ou seja, a capacidade para cumprir a meta no prazo que foi estabelecido. 

Para dar um exemplo claro, imagine que você tem uma loja online que vende bolos, recebe um pedido além da sua produção. No entanto, antes de aceitar, é preciso saber quantos produtos o forno pode assar em um certo período de tempo.

Um dos maiores erros e-commerce que você pode cometer é não cumprir com os prazos. Por isso, usar esse KPI irá ajudar a entender de forma mais precisa o poder de produção da sua empresa.

Indicadores de desempenho estratégicos

Esse KPI ajuda a empresa a entender qual é o status em que ela se encontra ao comparar as metas que foram estabelecidas. Dessa forma, ao fazer a análise, irá indicar qual é o caminho certo para seguir.

A métrica também faz um paralelo de como o negócio está com o que ele deveria ou poderia ser, alvo a se alcançar. Com isso, montar um plano de ação que leve a empresa a alcançar seu objetivo.

Indicadores de lucratividade

Esse indicador é bem simples, pois ele compara a relação em porcentagem do lucro total da empresa e o processo de vendas. Assim, é possível saber como está a saúde financeira do negócio, e entender o que deve fazer para melhorar em caso de resultados negativos.

Indicadores de rentabilidade

Aqui é possível saber como está a parte da economia do negócio, por exemplo o fluxo de entrada e saída de capital, e faturamento. Ou seja, a comparação é em relação com o que vai para investimento e o retorno que ele traz para saber qual o seu lucro.

É importante ter uma atenção extra nessa métrica, pois o ideal é fazer um paralelo com outros dados, não de forma isolada. Visto que esse indicador sozinho, pouco será útil, então sempre avalie com outras informações.

folha de papel com gráficos
Um dos indicadores de desempenho são usados para medir a rentabilidade do negócio. Imagem de Lukas no Pexels.

Indicadores de competitividade

Esses KPIs fazem uma análise sobre o poder que uma empresa tem no nicho de mercado em que ela atua. Ao passo que, eles medem como o negócio faz frente aos demais concorrentes e a sua autoridade para saber como está a competitividade.

Você chega a esses dados com um cálculo bem simples, basta pegar o volume das vendas que fez e dividir com o total do mercado. Sejam eles em quantidade ou valor monetário, assim terá o resultado da métrica.

Indicadores de valor

Esse KPI faz uma comparação com o valor que os clientes compram um produto na empresa com os custos necessários para sua produção.

A ideia é saber como ter menos gastos com a matéria prima, mas manter a qualidade, ou seja, dar um preço justo. Todavia, vale lembrar que oferecer itens que sejam realmente bons é o que faz um negócio dar certo, então busque equilibrar isso.

Indicadores de desempenho turnover

Os indicadores de desempenho turnover são bem simples, uma vez que eles comparam a média de tempo em que os trabalhadores ficam na empresa. 

A análise vai bem mais a fundo, pois também tem como meta avaliar o ambiente interno para trazer as devidas melhorias. Por exemplo, saber qual é o nível de satisfação deles com as tarefas, o fluxo de rotatividade e os demais pontos do negócio.

Quais são as vantagens dos indicadores de desempenho?

Com os indicadores de desempenho você pode colocar a empresa da qual gere nos trilhos. Em síntese, isso quer dizer que irá gerenciar tudo e todos com base em resultados, pois eles são o termômetro do negócio e ajudam a:

  • tomar as decisões de forma assertiva;
  • identificar problemas de gestão;
  • entender as questões internas da empresa.

Entre uma série de benefícios que o uso dos KPIs podem trazer a um negócio. Uma vez que ao adotá-los, saberá de forma mais clara o que dá certo na suas estratégias e que não, assim fazer os ajustes.

Como mensurar os indicadores de desempenho?

Para mensurar os indicadores de desempenho, você deve definir qual é o que tem maior relevância e que ajude a atingir as metas. Todavia, isso não é uma regra, pois há outros caminhos que também tem eficiência e pode ser a forma ideal a seguir, como:

  • usar KPIs que sejam fáceis de mensurar;
  • medir o que é importa para o negócio;
  • aderir métricas que gere ação;
  • use indicadores que permitem uma avaliação periódica.

Essas são as formas que você pode definir como critério para aplicar os KPIs, visto que é vital adotá-los para alavancar vendas entre outros benefícios. Por fim, tenha em mente que a analise de resultados não é perfeita, mas é algo próximo e que ajuda a tomar decisões.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes