Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Marketing de conteúdo online: quais as principais métricas para analisar?

No marketing de conteúdo online é essencial acompanhar as métricas para verificar se a estratégia teve bons resultados e caso preciso alterar a abordagem

O marketing de conteúdo online precisa usar a análise de dados para alcançar o público ideal para o negócio. Para isso, é essencial conhecer as métricas mais importantes e como interpretá-las para definir as estratégias da área.

Por que fazer marketing de conteúdo online?

O marketing de conteúdo online é uma das tendências atuais, uma vez que cada vez mais pessoas usam a internet para as atividades cotidianas. Assim, é comum que antes de comprar um item, se faça uma pesquisa prévia para definir qual a melhor opção.

Nesse contexto, fica clara a importância da presença digital para atrair mais clientes e por consequência, converter mais vendas. A criação de conteúdo, por sua vez, ajuda a tornar a marca mais conhecida, além de trazer outros impactos positivos como:

  • esclarecer o potencial cliente sobre os benefícios do produto;
  • gerar confiança, ao demonstrar autoridade na área;
  • criar um relacionamento com a audiência.

Isso permite trabalhar todas as fases do funil de vendas, ou seja, fazer com que novas pessoas conheçam a empresa (topo), entendam como o produto pode ser útil ou resolver uma dor (meio) e por fim vencer as objeções e concluir a venda (fundo).

Menor custo de implementação

Uma das principais vantagens dessa estratégia é que não requer um alto investimento para começar. Afinal, mesmo um pequeno negócio pode criar um perfil nas redes sociais ou mesmo um blog ou site com um custo mínimo para registro de domínio e hospedagem.

A partir daí, pode buscar referências sobre os temas mais comentados dentro de sua área de atuação, bem como, usar o conhecimento para trazer um conteúdo de valor à audiência.

Logo, mesmo que não tenha recursos para contratar uma agência de marketing, pode ter bons resultados desde que busque entender melhor sobre seu público. Assim, à medida que obtém retorno pode passar a investir em outros segmentos, como anúncios pagos.

 marketing de conteúdo online
O marketing de conteúdo online usa as métricas para medir o sucesso e o alcance de público. Imagem de Lukas no Pexels

Qual a importância das métricas para o marketing de conteúdo online?

Analisar as métricas no marketing de conteúdo online é essencial para medir os resultados da estratégia aplicada. Com isso, é possível aferir se houve um efeito positivo na atração de novos visitantes para o site, por exemplo.

Também a partir dos índices obtidos, pode-se analisar se a empresa conseguiu um acréscimo nas vendas. Por isso, é essencial ter os registros anteriores ao início da produção de conteúdo para poder comparar.

Com base nos dados obtidos, a equipe de marketing pode ajustar o planejamento, com base nas informações sobre o perfil do público. Além disso, pode mesclar diferentes formatos para verificar qual tem melhor aceitação pela audiência, dentre eles:

  • conteúdos em vídeo;
  • infográficos;
  • textos em formato de lista;
  • resenhas;
  • tutoriais.

As métricas sobre os hábitos do público também dão uma ideia sobre o melhor horário de postagem. Dessa forma, pode ampliar o alcance das publicações apenas ao colocá-las no ar no momento em que há mais pessoas ativas.

Quais as principais métricas de marketing de conteúdo online?

As métricas no marketing de conteúdo online podem abranger vários campos, como alcance, conversão e engajamento. De acordo com os objetivos e tipo de rede utilizada, há formas diferentes de analisar os índices. 

Na sequência, conheça alguns dos segmentos em que é possível obter e analisar os dados sobre a estratégia de marketing digital e como interpretar cada um deles.

Métricas de consumo

Esse tipo de indicador reflete o modo como os visitantes consomem o conteúdo, e pode abranger itens como por exemplo:

  • número de visitantes por página;
  • origem dos acessos, ou seja, se vieram pela busca orgânica ou mídia paga;
  • tempo de permanência;
  • sessões abertas, que mostram se a pessoa visitou mais de uma página.

Para quem possui um site ou blog como meio de divulgação da marca, esses são critérios muito importantes. O uso de ferramentas como o Google Analytics, que é gratuito, permite ter acesso a esses dados de forma fácil, com gráficos de fácil visualização.

Métricas de e-mail marketing

Para quem utiliza essa ferramenta para distribuição de conteúdo, por meio de newsletters, é importante analisar os resultados. Na maioria das plataformas de automação, como RD Station e MailChimp é possível obter relatórios com dados como:

  • taxa de entrega;
  • abertura de e-mails;
  • cliques em links.

A partir de tais informações fica mais fácil definir quais os pontos de melhoria para obter uma taxa de conversão mais alta. Por exemplo, se há um percentual baixo de abertura o problema pode estar no título que não é atrativo. 

Por outro lado, se há um índice baixo de conversão em links em e-mails de venda, pode-se pensar em revisar o texto e aplicar as técnicas de copywriting.

 marketing de conteúdo online
Para cada tipo de estratégia há métricas de marketing de conteúdo online diferentes para analisar. Imagem de Yan Krukau no Pexels

Métricas de redes sociais

Para aqueles que utilizam as redes sociais para a produção de conteúdo digital, um dos aspectos mais importantes é o engajamento do público. 

Cada uma das plataformas possui meios diferentes de interação com os seguidores, como curtidas, compartilhamentos ou salvamentos. Por isso, é importante entender como funciona cada uma, bem como, o tipo de conteúdo ideal em cada caso.

O alcance ou visualizações, reflete para quantas pessoas o conteúdo foi mostrado, mas nem sempre isso gera uma interação. Portanto, é preciso analisar esse indicador em conjunto com as ações realizadas, como curtidas, para ver se o post teve resultado positivo.

Índices relacionados aos leads

Usar o marketing de conteúdo online para captar leads pode ser feito de várias formas, como ao inserir um formulário no site ou criar uma landing page onde oferece um ebook ou inscrição para uma aula ao vivo.

Nesse contexto, as principais métricas a analisar se referem ao volume de potenciais clientes obtidos, bem como, a taxa de conversão em vendas.

Produtividade

Outro ponto para verificar é em relação aos resultados da equipe interna, a fim de verificar se é capaz de atender a demanda para produção de conteúdo. Para isso, é preciso conhecer o fluxo de produção e as atribuições de cada pessoa. 

Esse é um aspecto de suma importância, porque o sucesso no meio digital exige uma frequência de publicações. Assim, é essencial que a equipe consiga se organizar para manter o fluxo de novas postagens no site, blog ou redes sociais.

Para as agências de marketing, esse é um índice ainda mais relevante, uma vez que vai servir para definir quantos clientes é capaz de atender com base no número de colaboradores que possui.

Custo e retorno sobre investimento

Neste item, é preciso levar em conta todos os custos envolvidos na produção de conteúdo, tais como gastos com a equipe, recursos como ferramentas de automação e investimento em anúncios, por exemplo. 

Em paralelo, é preciso analisar o valor obtido com novos clientes vindos a partir dos canais que a empresa utiliza. Dessa forma, os gestores podem analisar se a estratégia tem um saldo positivo.

Isso pode servir também para identificar quais as páginas ou posts de maior sucesso e assim investir na promoção desses conteúdos. Com isso, pode aumentar o retorno com uso do tráfego pago de forma inteligente.

 marketing de conteúdo online
Analisar as métricas de marketing de conteúdo online é essencial para verificar se a estratégia trouxe bons resultados. Imagem de Mikhail Nilov no Pexels

Como analisar as métricas de marketing de conteúdo online?

A análise das métricas de marketing de conteúdo online deve ocorrer de forma periódica, uma vez que esse tipo de estratégia leva algum tempo para trazer resultados, sobretudo no caso de focar apenas no tráfego orgânico.

Diante disso, para crescer um perfil nas redes sociais ou aumentar a visibilidade de um site é preciso ter a noção de que esse é um trabalho de médio a longo prazo. Ainda assim, acompanhar os indicadores pode ajudar a ajustar pequenos detalhes, como:

  • preferências do público em um formato de publicação;
  • melhores horários para postagem;
  • dados sobre localização, idade e gênero dos visitantes.

Logo, ainda que se exija um planejamento para execução da estratégia, é preciso ser flexível para fazer algumas mudanças ao longo do projeto. Com isso, pode ter um retorno mais rápido, uma vez que atende àquilo que o público espera.

Ferramentas de análise

Para acompanhar os resultados, há vários recursos dentre as plataformas gratuitas e pagas disponíveis para analisar os dados. De acordo com os canais que a empresa optar por utilizar, pode obter as informações por meio de programas como:

  • Google Analytics;
  • SEM Rush;
  • RD Station, que integra funções de CRM e e-mail marketing. 

No caso de utilizar as redes sociais, além das informações obtidas na própria plataforma, é possível usar ferramentas externas como o mLabs. 

Já para integrar relatórios de diferentes origens para uma análise conjunta, uma opção é usar ferramentas como o Power BI. Ele permite criar gráficos dinâmicos a partir de planilhas e assim montar apresentações com recursos visuais para mostrar os resultados da área.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes