Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Afiliado Mercado Livre: saiba como se tornar um parceiro da plataforma

O novo programa para trabalhar como afiliado Mercado Livre oferece comissões que podem chegar a 13%, por isso, conheça suas vantagens e veja como trabalhar assim.

Agora é possível se tornar um afiliado Mercado Livre, uma nova função disponibilizada nas últimas semanas nesta gigante de tecnologia da América do Sul. Então, veja o que é preciso para fazer vendas como afiliado em um dos e-commerces mais famosos do Brasil.

O que é um afiliado Mercado Livre?

Um afiliado Mercado Livre é um profissional que faz a divulgação de produtos em parceria com a gigante sul-americana. Assim, ele recebe uma comissão como pagamento que é tabelada no Mercado Livre em:

  • 8% para eletrônicos;
  • roupas e calçados: 13%;
  • casa e decoração: 9%.

Outras categorias de produtos devem pagar cerca de 2%, mas ao aderir marketing de filiação, você não precisa ter estoque de mercadorias. Do mesmo modo, consegue trabalhar com produtos físicos e até mesmo digitais.

Nesse novo formato, você busca pelo produto que deseja divulgar em suas redes e/ou página, gera um link e pronto. As comissões irão cair na sua conta em uma prazo de até 60 dias após o fechamento do mês em que a venda ocorreu.

afiliado mercado livre
O novo programa para se tornar afiliado Mercado Livre oferece comissões de até 13% em seus produtos. Imagem de rawpixel.com no Freepik

Mas o que é um afiliado?

Afiliado é um vendedor com liberdade para divulgar produtos e serviços de empresas diversas, sem necessariamente ter um vínculo com a mesma. Nesse sentido, o afiliado não precisa ficar restrito a um mercado que pague pouco, por exemplo.

Vale a pena se tornar um afiliado?

Para quem gosta de vendas e sabe ou deseja trabalhar na internet, vale a pena sim investir no marketing de afiliados. Afinal, você terá o benefício de fazer seu próprio salário, seu horário e escolher como e com o que trabalhar.

Ganhe dinheiro de onde estiver

Você consegue ganhar dinheiro como afiliado de dentro da sua casa ou de onde estiver. Isso porque, o trabalho exige apenas acesso à internet e um dispositivo, como um notebook, para faturar seu dinheiro.

Como se tornar um afiliado Mercado Livre?

Para se tornar um afiliado Mercado Livre, você precisa criar uma página para gerar e enviar links aos seus compradores. Contudo, a opção ainda não está disponível para todo mundo.

Nesse sentido, existem alguns requisitos que você precisa cumprir para conseguir liberar essa função na sua conta e começar a trabalhar com vendas no Mercado Livre como afiliado em seu novo programa.

O que é necessário para se tornar um afiliado da plataforma?

De modo geral, para conseguir participar e aproveitar os benefícios programas de afiliados, é preciso ter uma conta como Pessoa Jurídica. Contudo, isso não é definitivo, mas os primeiros participantes seguem esse perfil, além de:

  • ter uma conta no e-commerce;
  • criar uma página de vendas;
  • escolher quais produtos deseja vender.

Vale destacar que o Mercado Livre liberou a função apenas para algumas contas, por isso, confira no seu perfil se a opção está disponível para você.

Caso contrário, aguarde um pouco mais e comece a trabalhar de outras formas na plataforma. Assim, suas chances podem aumentar de ter um processo mais ágil, por exemplo.

Como se cadastrar na plataforma do Mercado Livre?

Em primeiro lugar, você precisa ter uma conta para começar os trabalhos como vendedor afiliado Mercado Livre. Depois, confira se a função está disponível por meio desse passo a passo abaixo:

  1. vá em aba lateral esquerda;
  2. busque por Minha Conta;
  3. procure por Afiliados.

O nome deve estar abaixo da função “Faturamento”. Por último, mas não menos importante, se o botão não aparecer para você, ainda não é possível trabalhar como afiliado.

Vale destacar que o Mercado Livre havia desativado a função de trabalhar como afiliado em sua plataforma há algum tempo. Contudo, a empresa voltou com essa opção e essa pode ser a sua hora de começar nesse mercado.

Quem já trabalha com vendas em outros e-commerces, essa é a chance de fazer vendas online em maior número e, consequentemente, faturar ainda mais.

Como negociar com clientes e fornecedores no Mercado Livre?

Depois de se tornar afiliado, você pode tratar de forma direta com o Mercado Livre e seus fornecedores. Então, para isso, é ideal buscar o contato direto deles dentro do site ou do aplicativo da plataforma.

afiliado mercado livre
Ao se tornar um afiliado Mercado Livre, você pode usar estratégias que aumentem ainda mais as suas vendas. Imagem de aleksandarlittlewolf no Freepik

Como vender mais como afiliado Mercado Livre?

Para vender mais como afiliado Mercado Livre, o ideal é definir um nicho e investir nele para construir a sua imagem. Contudo, para isso você deve fazer um estudo de mercado para identificar as melhores oportunidades. 

Além disso, você pode seguir as seguintes dicas:

  • crie conteúdo de valor em seus canais;
  • invista em tráfego pago, mas conheça o orgânico;
  • saiba quem é seu público-alvo.

Depois disso, você consegue definir uma estratégia mais eficiente para conseguir converter mais. Contudo, as primeiras contas selecionadas para vender como afiliado foram convidadas e a postura da empresa pode permanecer assim por algum tempo.

Como definir um orçamento para anúncios?

Para definir um orçamento, você pode usar como base o ROAS ou Retorno Sobre o Investimento em Publicidade. Do mesmo modo, o LTV ou Lifetime Value, também ajuda nesse sentido, pois dá para estimar a receita que um cliente pode te gerar em um período.

Quais as vantagens de se tornar um afiliado Mercado Livre?

A primeira vantagem de se tornar um afiliado Mercado Livre é a variedade de produtos que há na plataforma. Desse modo, você consegue muita flexibilidade para vender bem, além de:

  • ser uma plataforma segura;
  • acessar sua base de usuários;
  • ter um bom suporte.

Por sua vez, algumas práticas podem ajudá-lo a ter mais sucesso nessa jornada como afiliado de um dos maiores e-commerces do Brasil.

Quais as melhores práticas para se obter sucesso como afiliado no Mercado Livre?

De modo geral, pensar como um visitante do anúncio ajuda a entender como os clientes em potencial vêem seus produtos.

Além disso, você pode usar seu blog para falar sobre os itens com os quais tem parceria e sempre ser sincero em possíveis reviews dos produtos e/ou serviços. Por fim, pode aliar diversas estratégias em publicidade para vender e faturar mais.

Qual o melhor tipo de conteúdo para divulgar produtos no Mercado Livre?

De modo geral, conteúdos que tiram dúvidas dos usuários são sempre bem-vindos, principalmente para produtos físicos.

Ainda pode investir em vídeos “unboxing”, “como usar” ou até mesmo fazer reviews básicos e/ou mais completos sobre os itens que você vende.

Como avaliar as melhores comissões como afiliado Mercado Livre?

Você pode conferir as comissões no início deste artigo antes de se tornar afiliado Mercado Livre, mas nem só os números servem para te guiar. Afinal, o ideal é trabalhar com algo que tenha mais afinidade, a fim de ter mais sucesso nas vendas.

Logo, mesmo que as comissões de um departamento sejam mais lucrativas que as outras, por vezes é mais interessante trabalhar em algo que tenha um maior número de vendas, pois no fim isso vai compensar a baixa porcentagem de ganho.

Quais as melhores ferramentas para acompanhar os resultados dos anúncios?

Ao investir em tráfego pago para as divulgações dos seus itens, depois de se tornar afiliado oficialmente, é ideal acompanhar todos os indicadores e resultados de suas vendas. Desse modo, o Google Analytics pode te ajudar.

Por outro lado, se a sua campanha for em uma plataforma do Meta, a ferramenta Facebook Insights será a melhor opção, por exemplo.

Como escolher produtos para promover como afiliado Mercado Livre?

O afiliado Mercado Livre deve levar em conta, antes de tudo, o seu público-alvo, para, assim, escolher os produtos para promover. Além disso, é vital pesquisar as tendências, bem como a reputação do vendedor, o valor das comissões e as promoções e ofertas.

Confira a seguir os principais pontos a se considerar ao fazer essa escolha e entenda suas importância no contexto geral da promoção de produtos online.

Público-alvo

O primeiro passo é saber qual o seu nicho de mercado e quais as demandas que emergem do seu público-alvo. Feito isso, então, você consegue definir quais produtos que vão render mais conversões nas suas divulgações. Aliás, alguns dos principais gêneros incluem:

  • moda e beleza;
  • esporte e saúde;
  • casa e decoração;
  • roupas e acessórios;
  • gastronomia;
  • papelaria.

Tendências de mercado

As tendências de mercado ditam o que está em alta em se tratando de produtos do momento, desse modo, pode te ajudar a converter mais leads e aumentar o número de compras pelo seu link de afiliado.

Ferramentas de pesquisa de palavras-chave, bem como as análises de mercado, podem ser muito úteis nesse processo e oferecer insights valiosos.

Afiliado Mercado Livre: saiba como se tornar um parceiro da plataforma
O afiliado Mercado Livre deve estudar as tendências de mercado. Imagem do Freepik.

Reputação do vendedor

A reputação do vendedor é um ponto crucial, uma vez que o seu nome vai estar associado a ele e qualquer problema no produto pode refletir de forma negativa em quem indica. Portanto, aqui estão algumas formas de saber se o vendedor é de confiança:

  • pergunte-o sobre as suas políticas de troca e devolução;
  • leia comentários de clientes anteriores;
  • veja a avaliação da loja;
  • analise fotos e vídeos reais dos produtos.

Comissões oferecidas

Analise a porcentagem de comissão que o Mercado Livre oferece para as várias categorias de produtos, pois algumas podem ser mais atrativas do que outras.

Além disso, se um produto tiver uma concorrência muito alta, pode ser mais difícil destacar. Por outro lado, uma competição muito baixa pode indicar falta de demanda.

Promoções e ofertas especiais

Aproveite as promoções sazonais, bem como os descontos e ofertas especiais para chamar a atenção da sua audiência. Produtos com preços baixos tendem a atrair mais clientes.

Do mesmo modo, fale com o vendedor sobre gerar um cupom de desconto exclusivo para o seu público, pois isso ajuda a atrair mais compradores para o seu link.

Quais estratégias eficazes para promover produtos como afiliado Mercado Livre?

O afiliado Mercado Livre pode adotar estratégias como, por exemplo, o uso das redes sociais e anúncios pagos para promover produtos. Veja abaixo como essas ferramentas podem alcançar um público maior e, assim, gerar mais conversões.

Redes sociais

Promova os seus produtos nas redes sociais com um conteúdo interessante e criativo para o seu público. Use imagens atraentes e hashtags relevantes para ampliar o alcance, mas não deixe de aproveitar de ferramentas ágeis do Instagram, como:

  • stories;
  • reels;
  • posts carrossel;
  • canal de transmissão.

Anúncios pagos

Utilize as campanhas de anúncios pagos nas plataformas de publicidade online, como, por exemplo, Google Ads e Facebook Ads. Segmentar os anúncios para públicos específicos ajuda a aumentar a eficácia da sua estratégia.

Vale a pena se tornar um afiliado Mercado Livre?

De modo geral, se receber o convite para se tornar afiliado Mercado Livre, vale sim a pena investir seu tempo para faturar na plataforma. Você tem a opção de escolher o produto com o qual vai trabalhar de algumas formas, como:

  • pelo segmento;
  • com base nas comissões;
  • por afinidade.

A melhor maneira de decidir com o que começar a trabalhar é analisar as oportunidades de mercado. Acima de tudo, você não precisa ficar preso a um só tipo de produto ou a uma só loja ou fornecedor parceiro. Desse mundo, aumentam as suas chances de lucro.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes