Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Como ser um afiliado Aliexpress? Veja o passo a passo e as dicas para ter sucesso

Se tornar um afiliado Aliexpress pode ser uma boa opção para fazer uma renda extra sem precisar de um investimento inicial para montar o próprio negócio online.

Ser um afiliado Aliexpress é uma das formas de ganhar dinheiro na internet ao promover produtos na plataforma e receber uma comissão sobre as vendas. Para isso, no entanto, é preciso saber como montar uma boa estratégia para divulgação.

Como funciona o programa de afiliado Aliexpress?

O afiliado Aliexpress é uma parceria, na qual a pessoa divulga os produtos com um link próprio e ganha sobre os resultados. Dessa forma, a plataforma ganha mais exposição de seus itens, com a indicação de influenciadores em vários canais, como:

  • redes sociais;
  • blogs;
  • canais no Youtube.

A Aliexpress é uma plataforma de comércio virtual muito variada, que dispõe de itens como vestuário, artigos para casa e eletrônicos, por exemplo. Por isso, a parceria com os afiliados ajuda a atingir os nichos mais específicos da audiência.

afiliado aliexpress
O afiliado Aliexpress ganha uma comissão por vendas realizadas com a divulgação do produto nas redes sociais, por exemplo. Imagem de Kindel Media no Pexels

Quais são os principais benefícios de ser um afiliado de Aliexpress?

Uma das vantagens de ser um afiliado Aliexpress são as comissões atrativas, que chegam a 9% de acordo com o tipo de produto. Além disso, os pagamentos são feitos em dólar, o que garante uma boa vantagem diante o câmbio em relação ao real.

Outro ponto favorável é que o afiliado não precisa de um valor inicial para investir, porque para começar basta seguir alguns passos simples:

  • fazer o cadastro;
  • indicar o perfil nas redes sociais ou blog pessoal onde vai divulgar;
  • escolher os produtos que têm relação com o segmento em que atua;
  • divulgar os links personalizados.

Todos os custos com o envio dos produtos ficam por conta da plataforma, por isso o afiliado não tem que se preocupar com as demais tarefas que uma loja virtual exige. 

Como ter sucesso como afiliado Aliexpress?

Para ter um bom retorno como afiliado Aliexpress a melhor estratégia é escolher um nicho de atuação. De preferência, deve ser um segmento que tenha conexão com os assuntos que já trata no perfil em que vai divulgar os produtos.

Nesse contexto, mesmo que as vendas não sejam o principal foco, podem servir para ter uma fonte de renda extra. Por exemplo, em um perfil que fale sobre decoração, pode indicar itens da Aliexpress com o código de afiliado. 

Logo, pode ampliar as formas de monetizar nas redes sociais e aproveitar o engajamento natural com o público.

Como escolher os melhores produtos para promover?

Para definir os produtos que vai divulgar, uma sugestão é navegar pela página principal da plataforma para ver quais os itens em alta. Nesse caso, pode filtrar por categorias, de acordo com os itens que tem interesse em promover. 

Também é importante conhecer um pouco mais sobre os detalhes de cada opção, para definir qual é o melhor para indicar. Afinal, se o cliente tem uma experiência ruim com o produto, o afiliado pode perder sua influência.

Uma outra forma de conseguir converter mais vendas como afiliado é promover produtos que já usou e gostou. Assim, pode inclusive criar um espaço de review para e-commerce no seu blog e compartilhar as percepções reais sobre cada um.

Como encontrar o melhor público-alvo para as suas campanhas?

A melhor forma de direcionar campanhas para o marketing de afiliados é observar as características do público que já consome os conteúdos, tais como:

  • gênero;
  • localização;
  • faixa etária.

A partir desses dados, bem como, das interações da audiência é possível entender mais sobre seus interesses. Isso ajuda na criação das personas ideais e a direcionar os produtos que têm maior conexão com o perfil.

Quais são as melhores práticas para gerar lucro como afiliado Aliexpress?

Para aumentar os ganhos na plataforma, o ideal é escolher produtos populares, com uma faixa de preço compatível com a realidade do público. Além disso, é importante verificar se o item possui boas avaliações, porque isso ajuda a convencer o cliente para compra.

Outro ponto para analisar são as comissões, que variam de acordo com o tipo de segmento, como eletrônicos e artigos para casa e escolher aqueles que pagam melhor.

Por último, é preciso se dedicar para fazer o perfil ou site crescer e assim ganhar mais visitantes, que poderão se tornar consumidores. Para isso, algumas medidas simples para adotar, qualquer que seja o nicho são:

  • manter um fluxo constante de publicações;
  • aplicar as técnicas de otimização para mecanismos de buscas;
  • produzir um conteúdo de valor.
afiliado aliexpress
Para ter sucesso como afiliado Aliexpress é preciso ter uma estratégia de marketing para alcançar o público ideal. Imagem de Card Mapr no Unsplash

Quais são os erros que um afiliado Aliexpress deve evitar?

Para o afiliado Aliexpress, promover produtos de baixa qualidade é um dos piores erros, porque isso impacta na sua reputação. Afinal, nesse tipo de venda, a confiança é um elemento essencial. 

Logo, é preciso ter cuidado ao fazer a seleção de itens para divulgação, uma vez que ainda que a plataforma seja responsável por todo o processo até a entrega, o cliente vai se lembrar de onde veio a indicação.

Nesse cenário, ao fazer um review, por exemplo, é preciso ser honesto e destacar a percepção real, com os prós e os contras. Dessa forma, o espectador pode avaliar se diante daquelas condições a compra pode ser útil para sua necessidade.

Como o afiliado Aliexpress pode promover os produtos?

O afiliado Aliexpress pode usar diversos meios para divulgação, como o tráfego orgânico ou pago. Por exemplo, pode criar um site ou blog com análise de produtos e guias de compras e usar esse espaço para divulgar os links personalizados. 

Outra opção, é criar landing pages atrativas para captar leads e montar grupos no Whatsapp ou Telegram para envio das ofertas. Com essa estratégia, o afiliado consegue um público nichado e não depende de fatores externos, como algoritmos e buscadores.

Uso das redes sociais em campanhas

Nas redes sociais mais populares como Instagram, Tik Tok e Facebook também é possível criar uma estratégia que combine diferentes formatos de conteúdo, como por exemplo:

  • tutoriais;
  • vídeos com resenhas sobre o produto;
  • unboxing, ou seja, gravar quando recebe o item e as primeiras impressões;
  • lives.

Nesse caso, é preciso deixar o link para o produto sempre na descrição do vídeo, para que os potenciais clientes que se interessem façam a compra por meio dele. Só assim a comissão é computada para o parceiro.

Como medir o desempenho de campanhas do afiliado Aliexpress?

Para avaliar se a campanha como afiliado Aliexpress foi positiva, é preciso analisar as métricas de cada canal utilizado na divulgação

Em um site, por exemplo, é possível ter acesso a esses dados por meio de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo. Com isso, pode verificar qual o número de visitantes, taxa de cliques no link e confrontar com as vendas convertidas.

O mesmo se aplica às redes sociais, em que é possível inclusive analisar qual o formato de conteúdo tem melhor desempenho para investir. Também, no caso de fazer campanhas para tráfego pago, pode verificar qual a taxa de conversão e o resultado financeiro.

Quais são os requisitos para se tornar um afiliado AliExpress?

Os requisitos para se tornar um afiliado AliExpress são criar uma conta no aplicativo, obter o link de afiliação e promover produtos. Além disso, é crucial cumprir com as diretrizes de marketing. Veja a seguir os passos básicos que um afiliado deve seguir.

Conta AliExpress

Antes de tudo, você precisa ter uma conta ativa no AliExpress, mas caso ainda não tenha, é só criar de forma rápida e fácil. Depois, se inscreva no programa de afiliados. Normalmente, há uma seção no site onde você pode realizar essa ação.

Após concordar com os termos e condições, então, basta aguardar o tempo de análise que a plataforma exige antes de conceder a sua aprovação.

Link de afiliado

Uma vez aprovado, você recebe um link de afiliado exclusivo, que serve, aliás, para rastrear as vendas originadas a partir da sua geração de tráfego.

Ele atua como uma espécie de token único, ao passo que permite que o app identifique e registre as transações feitas pelos usuários que acessaram o site por meio do seu link.

Promoção de produtos

Como afiliado, é preciso promover produtos do AliExpress usando o seu link exclusivo. Isso pode ser feito por meio de blogs, bem como sites, redes sociais, e-mails, entre outros canais.

O objetivo é atrair cada vez mais clientes com ofertas e novidades e, assim, fazer com que eles convertam e façam compras através do seu link de afiliado.

Como ser um afiliado aliexpress? Veja o passo-a-passo e as dicas para ter sucesso
O afiliado Aliexpress deve seguir alguns requisitos básicos. Imagem do Freepik.

Diretrizes de marketing

Respeite as diretrizes de marketing firmadas pela plataforma. Isso pode incluir restrições sobre certas práticas comerciais, como, por exemplo, spam ou publicidade enganosa.

Além disso, evite o spam para que as suas mensagens e promoções alcancem um público mais engajado, e gerem interações mais reais e com maiores chances de conversões. 

Quais estratégias de marketing do afiliado AliExpress são mais eficazes?

O afiliado AliExpress pode adotar estratégias como a criação de conteúdo em vídeo, e as ofertas e cupons de desconto. Veja abaixo, portanto, algumas táticas eficazes para atrair cada vez mais leads e fidelizar clientes.

Conteúdo em vídeo

Considere criar vídeos de análises de produtos, bem como unboxings e tutoriais sobre os itens do AliExpress. Publique esses materiais no YouTube e outros canais que o público tenha acesso e, assim, possam se sentir influenciados pelo seu conteúdo.

Ofertas e cupons

O maior chamariz do cliente são os descontos, por isso, use ofertas a seu favor e dê cupons com abatimentos em itens no site por meio do seu link de afiliado. Para isso, aliás, negocie com os vendedores para obter códigos de desconto exclusivos para os seus seguidores.

E-mail marketing

Construa uma lista de e-mails e envie newsletters regulares com dados sobre os produtos, ofertas especiais e conteúdo relevante. Certifique-se de incluir os links nas mensagens e, do mesmo modo, crie uma mensagem persuasiva que faça o público seguir para o site.

Redes sociais

Promova o seu link de afiliado por meio das redes sociais, assim, crie posts atrativos e use plataformas como Instagram, Facebook e Pinterest para alcançar o seu público. Os stories, por exemplo, são uma ótima ferramenta para chamar a atenção da audiência.

Vale a pena ser um afiliado Aliexpress?

Entrar para o programa de afiliado Aliexpress é uma boa opção para quem precisa de uma renda extra e não pode investir em um negócio próprio. Em poucos passos, pode aderir à parceria e começar a ganhar dinheiro com base nas indicações.

Para aqueles influenciadores que já têm uma boa relação com a audiência, inclusive, é uma forma de aproveitar esse canal. Isso porque, muitas vezes já faz a indicação de produtos que comprou e gostou e pode passar a ter um retorno financeiro com isso.

Como não há uma exigência de vendas mínima, pode aproveitar essa oportunidade como uma forma de complementar outras atividades que realiza no meio virtual.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes