Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Vendas no mercado livre: veja como vender mais nesse marketplace e suas vantagens

As vendas no mercado livre são capaz de fazer qualquer negócio crescer na medida em que o empreendedor otimiza os principais aspectos para alcançar o seu cliente

Fazer vendas no mercado livre é essencial para qualquer negócio, pois a plataforma tem um grande fluxo de usuários a todo momento. Então, para saber como ter bons resultados com esse marketplace, leia as dicas deste artigo e ponha em prática hoje mesmo.

Qual a importância das vendas no mercado livre?

As vendas no mercado livre contam com um público bastante sólido, o que aumenta as chances de compra pelos usuários da plataforma. Todavia, não é só graças a grande audiência, os motivos vão ainda mais além, como:

  • a facilidade para fechar uma venda;
  • segurança para o vendedor e cliente;
  • agilidade em toda a jornada de compra.

Tudo isso para que não haja nenhum tipo de problema e você consiga vender um produto da sua empresa com a máxima qualidade da plataforma. Além disso, optar por usar o mercado livre é uma ótima oportunidade para fazer o seu negócio crescer ainda mais.

Isso porque o marketplace é um dos mais usados pelos consumidores que compram pela internet. Ao passo que, há uma grande diversidade de itens para todos os gostos e atende um total de 18 países do mundo.

É a chance de você impulsionar as vendas da sua empresa, atrair clientes e alcançar um número maior de pessoas que buscam comprar seus produtos. Portanto, caso ainda não tenha um perfil na plataforma, faça agora mesmo, sem perder tempo.

Quais as dicas para gerar mais vendas no mercado livre?

Para que suas vendas no mercado livre tenham mais sucesso, que tal usar o SEO? É isso mesmo, a própria plataforma dá essa dica para quem busca ter melhores resultados, mas não é tão difícil de entender o porquê.

Quando alguém faz uma busca específica por um produto, o Google exibe os resultados com mais relevância para a pesquisa do usuário. Para que as ofertas estejam nas primeiras posições, é vital que você otimize a página com boas descrições e títulos em SEO.

É possível saber quais são as palavras-chave que as pessoas mais procuram através de ferramentas, como o Ubersuggest, Google Trends e muitas outras. Contudo, veja a seguir outras dicas para vender muito com o mercado livre.

vendas no mercado livre
As vendas no mercado livre podem ser otimizadas com técnicas de SEO. Imagem de Oleksandr Pidvalnyi no Pexels.

Tenha imagens de qualidade

Num mercado cada vez mais competitivo, qualquer fator pode fazer o cliente optar pelo seu produto ao invés do concorrente, as imagens são um deles. Por esse motivo, é essencial que elas sejam de qualidade e que mostre todos os detalhes sobre os itens que irá postar.

Isso dará ao cliente uma maior percepção das condições da mercadoria em questão. Então, ajuste a iluminação, fundo limpo e use aplicativos de fotos para editar o contraste, brilho e cor para deixá-las mais nítidas.

Faça envios efetivos dos produtos

Você pode usar o sistema de entregas do mercado livre para enviar os produtos. A vantagem disso é que os cálculos de frete são feitos de forma automática em integração aos anúncios dos itens na plataforma.

Isso permite que o empreendedor não tenha preocupações com essa parte e foque em outras áreas, como nas técnicas de vendas e no marketing. Contudo, ao optar por usar o mercado envios, você também recebe etiquetas para os produtos.

Otimize os custos de envio

No sistema de envios do mercado livre, quem paga o frete é o cliente, no entanto, você pode oferecer frete gratuito para vender mais. Ao passo que, é possível que o sistema lhe dê um desconto de até 50% para os custos de logística.

O mercado envios

Esse sistema de entregas está apto apenas para produtos com valor de R $79,00 em diante e dentro das dimensões permitidas da transportadora. Contudo, ao ativar essa opção, todos os itens da sua loja ficam aptos, mas também é possível definir apenas os de sua escolha.

Os pagamento nas vendas no mercado livre

Contar com boas formas de pagamento é vital para fechar uma venda no mercado livre. Por isso você deve oferecer vários métodos, como boleto bancário, cartão de crédito e pix, tudo para que o cliente tenha mais facilidade.

Crie promoções e ofertas

Um dos tipos de vendas que são mais eficientes são as promoções e ofertas, pois elas geram um fluxo maior de interesse no consumidor. Para isso, o mercado livre conta com um ótimo recurso onde pode oferecer desconto, mas deve cumprir alguns requisitos, como:

  • um produto for novo;
  • ter a reputação verde;
  • ser loja oficial ou MercadoLíder.

Caso atenda a essas exigências, você verá a central de promoções na lista de anúncios e consultar os itens elegíveis a participar. Além disso, é possível que outras condições surjam a depender das ofertas, então fique atento.

Quais as vantagens de gerar vendas no mercado livre?

Optar pelas vendas no mercado livre é fazer uso de uma plataforma completa onde você também cobra e envia os produtos para os clientes. Dessa forma, garante uma boa experiência do usuário na jornada de compra, pois todas as opções estão em um só lugar.

Isso pode trazer bons frutos para você, como ganhar a confiança do cliente, o que fará ele voltar a comprar na sua loja. Contudo, há muitas outras vantagens que terá ao optar por vender pelo mercado livre, veja a seguir quais são elas.

vendas no mercado livre
Nas vendas no mercado livre, você tem uma plataforma completa para vender mais. Imagem de Sora Shimazaki no Pexels.

Alta demanda de produtos

Optar pelas vendas no mercado livre é a garantia de que o produto que você mostrar na plataforma estará na tela do cliente em potencial. Ao passo que a variedade de itens que estão lá são as mais diversas possíveis, desde roupas, calçados, acessórios e até carros.

As buscas acontecem a todo instante, o que significa que as pessoas estão sempre à procura de algo para comprar. Então, exibir os produtos que você tem a oferecer nesse marketplace é um ótimo negócio, pois ele irá ajudar a alavancar vendas.

Pouco investimento para vender

No mercado livre, você só paga quando vende um produto no marketplace, pois toda a estrutura dele é totalmente grátis. Ou seja, é muito similar aos anúncios em outras plataformas, além de não ser necessário o uso de outras ferramentas nem criar páginas.

Para resumir, é preciso pouco investimento para conseguir ter bons retornos com o mercado livre. Então, não se preocupe com o que terá que gastar para gerar as suas vendas, comece com pouco que será o bastante.

As vendas no mercado livre são simples

Vender no mercado livre é muito simples para quem quer fazer sucesso na plataforma. Além disso, torna fácil também a compra do cliente, pois o marketplace não complica a experiência do usuário ao acessar o site.

O consumidor irá concluir o processo em questão de poucos segundos, sem passar por nenhum tipo de complicação, o mesmo vale para fazer os anúncios. Também vale destacar que o cliente não vai para outra página para fechar a compra.

Em várias outras plataformas, há um direcionamento que faz parte da etapa de vendas de um produto, mas não no mercado livre. Nesse marketplace, tudo é feito da forma mais prática, fácil e simples possível.

Um estrutura bem completa

O sistema do mercado livre é um dos mais completos, pois não é preciso levar o cliente para outra página para fechar uma compra. Também não há a necessidade de usar ferramentas para vender um produto, pois o marketplace tem vários recursos para você.

Plataforma com alta visibilidade

As vendas no mercado livre tem números que impressionam muito, como nove produtos e seis mil novas busca a cada segundo que passa. Isso significa que o fluxo de pessoas que usam a plataforma é bem alto e é o lugar ideal para marcar presença como empreendedor.

Para completar, como há uma alta visibilidade nesse marketplace, não irá precisar de grandes estratégias de marketing digital ou pagar outros mecanismos. Afinal, o mercado livre por si só já é bem poderoso e conta com bons recursos para você vender ainda mais.

Como fidelizar clientes com as vendas no mercado livre?

Com as vendas no mercado livre, você pode fidelizar um cliente ao deixar o seu produto bem mais atrativo para que ele o escolha. Afinal, a concorrência também trabalha com essa análise e fará de tudo para superar a sua oferta, além disso também opte por:

  • ter produtos de qualidade;
  • oferecer bons descontos;
  • promoções;
  • frete grátis;
  • mantenha a comunicação com o cliente;
  • envie e-mails com newsletter e novidades;
  • escute as dicas que eles têm sobre o seu negócio;
  • contar com um bom atendimento.

Todas essas dicas irão fortalecer a relação com o consumidor, e, como resultado, fidelizá-los, pois ele terá mais confiança em comprar com você.

Faça campanhas de forma sazonal, não somente em datas específicas, dessa forma poderá lucrar muito mais e o ano todo. Além disso, irá aumentar a sua base de clientes e terá mais nome no mercado, assim gerar lucros cada vez maiores.

vendas no mercado livre
Com as vendas no mercado livre, você pode ganhar a confiança dos clientes e fidelizá-los. Imagem de Mikhail Nilov no Pexels.

Quais erros não cometer com as vendas no mercado livre?

Para gerar boas vendas no mercado livre é preciso dar um bom atendimento para o cliente, ao não fazer isso, ele pode desistir da compra. Todavia, há outros erros que são mais comuns do que deveria, por isso é vital estar atento para não cometê-los, como:

  • colocar preço errado nos produtos;
  • não fazer variações de anúncios;
  • ignorar a concorrência;
  • perder o controle de estoque;

Entre várias outras falhas que o empreendedor opera, ainda mais quem é tem um negócio novo e está com os primeiros passos na plataforma. Por fim, uma dica de suma importância para quem quer vender mais no mercado livre é sempre ter produtos de qualidade.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!