Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Tipos de vendas: saiba mais sobre os principais modelos do mercado

Qualquer empresa que atue no comércio precisa conhecer sobre os tipos de vendas e implantar o modelo capaz de gerar mais resultados para a sua categoria de negócio. 

Conhecer os tipos de vendas é essencial para quem atua no comércio e precisa dispor de um sistema que funcione para trazer bons resultados para a sua empresa. Conforme isso, conheça os principais estilos atuais e escolha a melhor opção para o seu negócio. 

Quantos tipos de vendas existem no mercado? 

Hoje em dia, existem cerca de 9 tipos de vendas, porém, são 4 as de uso mais comuns. Cada um dos modelos apresenta seu próprio estilo, assim, não há a opção perfeita, mas sim, a alternativa ideal para o seu perfil de negócio. 

mulher trabalhando
Atualmente, existem vários tipos de vendas. Imagem de Patrick Tomasso no Unsplash.

Como dito acima, o mercado dispõe de 9 estilos diferentes de vendas, então, confira abaixo quais são estes, contudo, ressalta-se que os 4 primeiros são os mais populares: 

  1. venda direta;
  2. consignada;
  3. consultiva;
  4. corporativa;
  5. indireta;
  6. dropshipping;
  7. cross selling e up sell;
  8. inside sales;
  9. casada. 

Conhecer esses modelos de vendas é fundamental para quem trabalha com comércio, visto que o tipo de escolha que fizer pode determinar os seus resultados. Conforme isso, veja a seguir um pouco mais sobre venda direta, consignada, consultiva e corporativa. 

Como são os tipos de vendas diretas? 

Em suma, os tipos de vendas diretas se referem a aquelas em que o vendedor vai até o cliente. Ou seja, não há necessidade de um ponto de venda para que ela ocorra, quem deseja comercializar um produto, deve se dirigir até o comprador. 

Tal modelo é muito popular, pois se baseia na relação entre vendedor e cliente, bem como, gera boas oportunidades de trabalho, uma vez que praticar o comércio direto não exige muitos atributos dos vendedores.

Os produtos vendidos por meio deste são ofertados sem o auxílio de terceiros, por exemplo, ao comprar uma roupa em uma loja, o estabelecimento atua como intermediário. No entanto, ao adquirir direto com a estilista, a venda é direta. 

Nos dias atuais, esse tipo de sistema comercial é feito de várias maneiras, o que lhe permite se encaixar bem aos mais diferentes negócios.  

Venda de porta em porta

Para começar, a primeira maneira de fazer venda direta é através do comércio de porta em porta, um modo antigo, mas bem eficaz. Tal qual se trata do vendedor se deslocar até o cliente para expor os seus produtos, em geral, isso é feito com hora marcada. 

Chama-se de prospecção fria o ato de ir visitar um comprador em seu lar e mostrar o valor do produto com objetivo de efetivar a conclusão do negócio. 

Estratégia de venda por catálogo 

Dentre as inúmeras vias desse sistema, é possível citar também o catálogo, que serve como um auxílio para o vendedor apresentar o produto ao cliente. O mesmo contém fotos, listas e informações detalhadas dos itens que a empresa dispõe. 

É normal que o vendedor deixe esse catálogo com o indivíduo, para que este o olhe com calma e faça as suas escolhas. Em outro momento, o vendedor realiza contato para pegar o material e saber por quais itens o cliente optou comprar.

Party Plan

Por fim, há o party plan que nada mais é que efetivar vendas diretas com a ajuda de eventos realizados, na maioria das vezes, na casa do próprio cliente. Ainda é uma prática pouco usada, mas que tem ganhado cada vez mais espaço.

Nesse formato, então, o cliente fica livre para convidar amigos, família e quem desejar para o encontro que pode ser organizado por ele ou pelo vendedor. O evento varia desde uma simples reunião até uma grande festa, não há regras de limites para esse sistema.

pessoas reunidas no trabalho
Dentre os tipos de vendas, há o sistema direto mononível em que todos ganham. Imagem de Windows no Unsplash.

Modelo direto mononível

A venda feita de modo direta também é classificada a partir do grau de colaboração do mesmo. Segundo isso, o primeiro modelo é o direto mononível, em que o vendedor atua sozinho, ele adquire os produtos e revende com uma boa margem de lucro. 

O mesmo ganha com a venda, assim como, recebe valores sempre que indica uma nova pessoa para se tornar vendedor, inclusive, conquista uma porcentagem sempre que estes fecham negócio.

Sistema de venda direta multinível

Em contrapartida, há o sistema de vendas diretas multinível, esse se caracteriza por vendedores que ganham dinheiro com a revenda de produtos e ao formar a sua própria equipe.

É um tipo de sistema que é, por vezes, gerenciado por empresas de grande porte e os ganhos dos vendedores é proporcional às vendas que a sua equipe realiza. Enfim, o multinível é capaz de elevar e fortalecer o número de vendas de produtos e serviços. 

Em que consiste os tipos de vendas consignadas? 

Sobretudo, os tipos de vendas consignadas equivalem a um acordo feito entre varejista e distribuidor. O principal benefício deste é o valor baixo para manter o estoque, entretanto, o gestor deve entender sobre logística para não afetar a cadeia de suprimentos. 

Nesse modo de venda, é comum o ato do distribuidor passar uma quantidade de produtos para o varejista. Mas, caso este não consiga vender o volume todo, os distribuidores mandam recolher os itens que sobraram sem nenhum custo.

Os tipos de vendas consultivas são uma boa opção? 

Sem dúvida, os tipos de vendas consultivas são uma boa alternativa, dado que o vendedor também atua como consultor. Em vista disso, o grande fator positivo deste é que o profissional de vendas é, acima de tudo, um parceiro do seu cliente. 

Na venda consultiva, a relação entre os envolvidos é mais estreita, por esse motivo, é importante que o vendedor saiba, em especial, como fidelizar clientes. A mesma, na maior parte dos casos, se aplica a produtos caros que necessitam de consultores especializados. 

Atributos necessários para atuar com vendas consultivas

Vale ressaltar que, para atuar com vendas consultivas, o vendedor deve estudar o mercado, conhecer bem o produto que oferta e ter escuta ativa. Tal como, deve saber sobre as técnicas de venda e sobre o cliente para o qual vai oferecer o seu produto. 

Qual perfil do cliente atende essa proposta? 

O público-alvo da venda consultiva é composto por clientes de produtos complexos e de alto valor, contudo, não se limita a eles. Devido a esses atributos, é comum o comprador precisar de vendedores que saibam esclarecer a importância de determinado produto.  

pessoas em sala de reunião
O modelo corporativo está entre os tipos de vendas mais complexos. Imagem de Campaign Creators no Unsplash.

Por que os tipos de vendas corporativas se diferenciam das outras?

Antes de mais nada, os tipos de vendas corporativas são diferentes das demais por atender clientes específicos. Enquanto nos outros sistemas de comércio, se faz a venda para satisfazer uma demanda do comprador, neste, o objetivo é gerar benefícios à empresa.

Pode-se afirmar que a transação corporativa é realizada de modo exclusivo entre negócios, isto é, sempre no formato B2B (Business to Business). Aliás, com o avanço da tecnologia, é possível fazer e-commerce de serviços B2B no meio digital.

Um ponto muito importante e que merece atenção nesse modelo é o fato da venda ter a razão como pilar. Portanto, para poder efetivar a compra, a empresa analisa todos os fatores, nessa perspectiva, as possíveis objeções dos compradores são referentes a: 

  • valor do produto;
  • falta de confiança nas soluções;
  • necessidade de urgência.

No geral, é preciso paciência para trabalhar com esse sistema de vendas, pois por vezes, o processo de negociação é bem mais longo do que os demais. 

Como funciona a venda corporativa?

Para realizar uma venda corporativa é preciso ter em mente que ela é realizada em dois momentos, ou melhor, em duas reuniões. Logo, no primeiro encontro a ideia é:

  • ouvir o cliente;
  • entender quais são as suas principais necessidades. 

O segundo momento consiste em apresentar propostas para os problemas que foram diagnosticados na primeira reunião. Convém lembrar que as sugestões devem ser coerentes com as condições financeiras da empresa. 

Papel do vendedor nesse modelo de venda

Com certeza, o principal papel do vendedor corporativo é o de ser um parceiro, afinal, a empresa busca mais do que apenas efetivar uma compra. Assim, o vendedor precisa demonstrar que estará junto a marca durante todo o processo após a aquisição. 

O que faz dessa proposta tão complexa?

Esse modelo é muito complexo devido ao fato de precisar de atenção, dedicação e mais tempo que os demais, fora que é uma venda que normalmente precisa de aprovação de sócios, do setor jurídico, entre outros. 

Os tipos de vendas casadas são ilegais?

No Brasil, o código do consumidor considera os tipos de vendas casadas ilegais por serem abusivas. Em outras palavras, nesse modelo as empresas associam a venda de um produto a outro sem que exista um real interesse por parte do comprador. 

São exemplos de venda casada: 

  • exigir que o consumidor consuma um valor mínimo no restaurante;
  • proibir entrar no cinema com alimentos comprados em outro local;
  • ofertar crédito;
  • obrigar a contratação de seguros. 

Por que conhecer os principais tipos de vendas?

É essencial conhecer os tipos de vendas não só para ter lucro e sucesso, mas para ter ótimas práticas de mercado e uma equipe de vendedores cada vez mais ativos e capacitados.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes