Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Ubersuggest: aprenda a fazer o planejamento de palavras-chave com essa ferramenta

O Ubersuggest pode ser um grande aliado de quem quer destaque na internet. Isto porque, a ferramenta está nas mãos de Neil Patel, que aprimorou suas funções. Assim, ter análise de palavras-chave e métricas de motores de busca nunca foi tão fácil.

O que é Ubersuggest?

Trata-se de uma ferramenta de pesquisa grátis de palavras-chave melhor ranqueadas na web. Então, quem trabalha com produção de conteúdos sabe a importância de algo do tipo. Tão relevante quanto ter boas ideias é contar com informações de ponta.

A busca por boas keywords é constante por quem é do ramo. Seja para usar no tráfego pago ou nas técnicas SEO do orgânico. Logo, elas estão no centro de todas as estratégias.

Como funciona a ferramenta

O acesso pode ser criado por meio de conta no próprio site ou pela do Google. Então, é possível configurar a página de acordo com suas preferências. Ou seja, dá pra escolher:

  • Idioma;
  • Palavras-chaves;
  • Análise da sua página.

A navegação ocorre de forma simples, uma vez que a ferramenta é muito intuitiva. Além disso, as informações são claras e objetivas. Logo, não é preciso ser expert no assunto. 

pessoa trabalhando no computador. Na tela dele há uma imagem de barra de pesquisa
O Ubersuggest é uma ferramenta para análise de palavras-chave. Imagem de Rawpixel no Freepik.

Quem criou o Ubersuggest?

Neil Patel o adquiriu em 2018 e transformou a cara e o desempenho do programa. Isto porque, o jovem britânico com ascendência indiana, é referência de marketing digital. Nesse sentido, ele já ganhou destaque por estar entre:

  • 100 maiores empreendedores com menos de 30 anos;
  • 10 melhor profissionais do marketing online;
  • As empresas mais brilhantes do mundo;
  • Maiores influenciadores da web.

É criador, também, de quatro das ferramentas de técnicas de tráfego orgânico mais populares. Assim, são elas: Crazy Egg, Hello Bar, KissMetrics e Quick Sprout. Desse modo, Neil já provou que entende do assunto e sabe tudo de produção de conteúdo.

O que mudou na nova versão do Ubersuggest?

Com o toque de Patel, a ferramenta oferece funções de alto nível de forma gratuita. Nesse sentido, o Ubersuggest combina o Google Suggest e o Keyword Planner. Então, agora ele permite fazer coisas como:

  • Ampla sugestão de palavras-chave;
  • Métricas de volume de buscas no tráfego orgânico e pago;
  • Informação de custo por clique (CPC);
  • Ideias de conteúdos.

Pode-se, ainda, fazer auditoria de página e ver uma análise do que precisa melhorar. Além do que, a pesquisa das palavras-chave abrange vários meses e sua evolução no período. Ou seja, tem tudo o que é preciso para alavancar os resultados nos ranqueamentos.

Google Keyword Planner

Trata-se de mais um produto desta gigante da tecnologia para auxílio em campanhas. Dessa forma, o Google Keyword Planner também busca e analisa palavras-chave. Afinal, ela faz parte do Ads, a plataforma de anúncios pagos.

Em termos de ranqueamento, portanto, não há o que se falar. Afinal, o Google é referência em indicadores e ferramentas para um tráfego qualificado. Então, tal ferramenta fornece métricas que têm relação com dados de ponta no assunto.

Google Suggest

É a função de sugerir palavras ao usuário para facilitar a pesquisa no campo de busca. Algo que não só é familiar aos usuários, mas também necessário. Isto porque, entre os benefícios que tal função oferece estão:

  • Economia de tempo;
  • Ver os temas que despertam mais interesse;
  • Saber a grafia correta de termos.

O Google Suggest, então, analisa o histórico de pesquisa do usuário. Ele também une as informações que mais se busca e dá sugestões. Assim, uma dica é utilizar uma guia anônima quando o intuito for saber temas relevantes.

Visão ampliada sobre a keyword

Para os mais diversos trabalhos com conteúdos na web, as palavras-chave são cruciais. Acima de tudo, elas se referem aos interesses da persona que se deseja alcançar. Nesse sentido, o foco é conhecer as keywords que mais ranqueiam na web.

Com a estrutura atual do Ubersuggest, há uma gama de dados sobre elas. Desde o número de pesquisas, até a posição do seu site no ranking. Logo, com uma análise profunda, é possível traçar estratégias que tragam resultados efetivos. 

mulher morena segurando uma lupa e olhando para ela
Por meio do Ubersuggest é possível saber quais as palavras-chave mais pesquisadas. Imagem de kroshka__nastya no Freepik.

Como usar o Ubersuggest?

A criação de login e senha pode ser substituída pelo acesso com a conta gmail. Depois de entrar, pode-se optar entre diversos dados cruciais para a campanha, como por exemplo:

  • Ideias de conteúdo e de keywords;
  • Análise de tráfego;
  • Backlinks;
  • Auditoria.

A ferramenta, então, é de fácil acesso ao público em geral. Ou seja, mesmo pessoas que ainda não dominam este tipo de conteúdo podem usá-la. Basta, então, dedicar tempo a ela.

Passo a passo da ferramenta

Como parte da técnica, o Ubersuggest está atento aos fatores de ranqueamento. Dessa forma, basta inserir um termo no campo “palavras-chave” e surgem dados cruciais. Ou seja, volume de buscas, SEO difficulty, paid difficult e custo por clique.

Há, ainda, a opção de sugestão de keywords semelhantes para ajudar o usuário. Assim, é possível ver outras ideias para ranquear melhor que sejam menos disputadas. Pode-se, também, aplicar filtros para facilitar a pesquisa e reduzir o trabalho.

1 – Como pesquisar uma palavra-chave de forma estratégica?

Em meio a tantos dados, existem alguns pontos que vale dedicar maior atenção. Nesse sentido, ao planejar o conteúdo, o usuário foca na palavra-chave que mais vende. Contudo, em tal situação, ocorre um alto número de usos de termos assim.

A ferramenta em questão mostra outras keywords com relação ao tema, mas menos comuns. Então, é preciso estar atento ao volume de buscas e ao nível de dificuldade para ranquear. Isto porque, é mais fácil concorrer com palavras menos usadas e pesquisadas. 

Custo por clique no Ubersuggest

Para quem deseja investir em links patrocinados, os dados de CPC são cruciais. Trata-se, então, de quanto o usuário paga por cada visitante que clica em seu anúncio. Logo, o Ubersuggest permite ter uma dimensão do valor para optar por certa palavra-chave.

Vale lembrar que este tipo de investimento é muito válido dentro das estratégias. Tão importante quanto fazer o tráfego orgânico, é impulsionar publicações. Desse modo, aumenta-se as chances de atingir mais pessoas.

2 – Encontre as palavras relacionadas à sua busca

Ao pesquisar um termo no programa, abre-se um grande leque de dados a seu respeito. Às vezes, a pessoa enxerga apenas uma forma de falar sobre algo. No entanto, tal ferramenta amplia sua visão e mostra outras maneiras de abordar o tema

O que são variações de palavras-chave

Trata-se de formas diferentes de falar sobre o mesmo assunto. Assim, com a sugestão de ideias de palavras-chave, o usuário descobre as variações do termo. Tais opções, portanto, também despertam interesse do público, mas em um menor grau. 

homem sorrindo apontando o dedo indicador para uma ilustração de barra de pesquisa no centro da imagem
De forma gratuita o usuário tem acesso às keywords que mais ranqueiam com o Ubersuggest. Imagem de master1305 no Freepik.

3 – Como analisar a página de resultados?

O volume de buscas se refere a quantas pesquisas foram feitas de certo termo. Desse modo, palavras mais genéricas tendem a ter um nível mais elevado. Além disso, há dados sobre SEO difficult, que significa as dificuldades com tráfego orgânico.

Em uma escala de 0 a 100, termos em posição inferior a 50 são melhores. No mesmo sentido está o paid difficult, que fala sobre o ranking em anúncios pagos. Por fim, no Ubersuggest há o custo por clique para tais campanhas patrocinadas.

SERP

Na tradução para o português, a sigla significa página de resultados dos motores de busca. É do Google, por exemplo, que exibe os sites após clicar em “pesquisar”. Apesar de parecer simples, a mágica está em saber como estar entre os dez primeiros.

Muitas empresas, portanto, investem alto em estratégias que lhes permitam subir posições em tais resultados. Assim, a SERP do Google é uma das coisas que o torna uma potência.

SEO coloca um conteúdo no topo do Google?

Para aqueles que dominam tais técnicas, sim, é possível. Isto porque, trata-se de otimização para mecanismos de busca. Ou seja, é adequar uma página, site ou blog ao que ranqueia bem nos buscadores. Nesse sentido, saber o que o Google prioriza é crucial.

Mais do que o conteúdo produzido em si, técnicas SEO falam sobre outros aspectos. Por exemplo, as palavras-chave de interesse do público, imagens, descrição e títulos atrativos.

SEM

São estratégias para divulgar e promover páginas em motores como o Google. A sigla, então, traduz-se marketing de mecanismos de busca e abrange os tráfegos orgânico e pago. Desse modo, é o que há de mais completo para quem quer ser conhecido.

Hoje em dia, a maior parte dos consumidores está na internet. Isto significa que quem usa o SEM, ganha destaque em meio à concorrência. Afinal, a publicidade mais rentável não está mais apenas o horário nobre da televisão.

Qual a importância do Ubersuggest na sua estratégia de marketing?

Esta ferramenta pode ser o divisor de águas de muitos negócios. Nesse sentido, ela ajuda o usuário a entender o público e os buscadores. Assim, as métricas que se pode obter permitem criar estratégias com base em:

  • Termos mais pesquisados;
  • Análise de palavras-chave em detalhe;
  • Sugestões de formas de alcançar boas posições;
  • Avaliação do custo de campanhas.

Todas essas vantagens estão no Ubersuggest de forma gratuita. Ou seja, pode-se economizar na contratação de profissionais da área. Além disso, vale lembrar que as keywords estão no centro das estratégias que mais vendem.  

Vale a pena usar o Ubersuggest no seu negócio?

Com tantas opções de serviços disponíveis é normal ficar indeciso sobre qual escolher. Então, para quem está em dúvida quanto às vantagens, alguns dados importantes são: 

  • A cada segundo, 2,3 milhões de pesquisas acontecem no Google;
  • É por meio de palavras-chave que a sua persona pode te encontrar na web;
  • O Ubersuggest é um projeto de um dos maiores nomes do marketing.

Aliada às ferramentas do Google, este serviço é o mais completo do mercado. Isto porque, as sugestões de keywords e conteúdos, bem como a auditoria do site, são benefícios únicos. Por fim, optar por ele é ter acesso ao que há de mais moderno no ramo.

Seja o primeiro a ser notificado, sempre que um novo artigo ser publicado

Deixe uma resposta

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes