Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

ROAS: A chave para obter melhores resultados de campanhas publicitárias

ROAS (Retorno sobre o investimento em anúncios) é uma métrica usada para verificar o desempenho de um anúncio e a eficiência do investimento feito.

ROAS, Retorno sobre o Investimento em Anúncios, é uma métrica importante para qualquer empresa que faça anúncios online. Visto que ele permite que os anunciantes rastreiem e avaliam o valor que estão recebendo de suas aplicações em anúncios.

O que é ROAS (Retorno sobre o Investimento de Anúncio)?

ROAS é uma métrica de marketing que mede o quanto de receita foi gerada em relação ao valor investido em publicidade. Ele é um importante indicador do sucesso de uma campanha específica.

Se os lucros estiverem baixos ou houver prejuízos, é necessário melhorar os anúncios. No entanto, para saber onde devem ser feitas as melhorias, é necessário examinar métricas de engajamento específicas oferecidas por plataformas como Google Ads ou Facebook Ads.

ROAS
O ROAS é mais preciso que o CPA para medir o retorno do investimento em publicidade, pois considera todas as vendas. Foto de rawpixel.com, site freepik

Por que o ROAS é importante para o seu negócio?

O ROAS é importante já que ele ajuda a entender o quão bem o seu dinheiro está sendo gasto, permite que você veja quanto você está ganhando por cada dólar gasto em anúncios.

Ele mede o quanto você está ganhando por cada dólar gasto em anúncios, o que permite que você avalie a eficiência de sua estratégia e maximize seus lucros. Por exemplo, se você investe $100 em anúncios e ganha $200 em vendas, seu retorno de anúncios é de 2.

Isso significa que, para cada real investido, você está ganhando dois. Dessa forma, ele fornece uma visão aprofundada dos resultados obtidos com seus investimentos e ajuda a identificar quais anúncios estão dando retornos positivos e quais não estão.

Ao usar essa métrica, você pode ajustar suas campanhas de acordo com os resultados obtidos e obter um melhor retorno sobre seu investimento. Dessa forma, isso ajuda a melhorar a eficiência de sua estratégia de publicidade e a maximizar seus lucros.

Como calcular o ROAS?

Para calcular o ROAS, você  tem que dividir o valor total de vendas gerado por um anúncio pelo custo total do anúncio. Dessa forma, você terá informações sobre sua eficácia e rentabilidade dos anúncios.

Facebook ADS

No âmbito das Ciências Exatas, o cálculo de um resultado leva a outro. Por exemplo, o cálculo do Retorno sobre Investimento em Anúncios no Facebook pode ser realizado por meio de dois métodos.

O primeiro consiste em determinar o retorno de anúncios mínimos para atingir os objetivos de uma campanha, com base no orçamento.

Para tanto, de acordo com o próprio Facebook, a fórmula a ser utilizada é: “Se você quiser que um orçamento de $100 gere pelo menos $110 em compras (ou seja, um retorno de 110%), defina o controle do retorno sobre anúncio como 1,100”.

O segundo método permite calcular a partir de cada venda realizada, dividindo o valor de conversão das compras efetuadas pela quantia gasta.

Google ADS

Já o Google Ads tem uma abordagem ligeiramente mais complexa, pois existem quatro tipos de campanhas, cada uma com uma forma diferente de medir o retorno de anúncios.

Estes incluem pesquisa, display, shopping e campanhas de Apps, que dependem da quantidade de downloads e instalações de um aplicativo durante um determinado período.

Portanto, é importante definir um retorno de anúncios-alvo para que seus esforços de marketing digital rendam os melhores resultados.

Dicas para maximizar o ROAS

Para melhorar seu ROAS, você deve pensar em três coisas que são: CPC (custo por clique), taxa de conversão pós-clique, além do ganho por conversão. Assim, você irá melhorar o seu retorno em anúncio.

O ROAS pode ser usado para medir o desempenho de uma campanha de marketing global, pois considera o total de vendas. Foto de kstudio, site freepik

abaixar o custo por clique

Isso significa ter a capacidade de atingir a mesma quantidade de clique gastando menos ou obter mais cliques usando o mesmo investimento.

Uma dica para isso é examinar a audiência que está sendo direcionada e verificar se é sua persona, ou seja, se ela é ideal para a empresa.

Outra coisa é rever suas palavras-chave e determinar se elas descrevem bem o que você está ofertando e para que as pessoas a encontrem.

Aperfeiçoar a taxa de conversão pós-clique

Uma sugestão para aumentar sua taxa de sucesso é se certificar de onde os cliques estão sendo levados. Então, verifique como está o seu site, página de captura e está adaptado para o mobile, além de outras coisas.

Aumentar o ganho por conversão

Não se apegue nos números que apenas mostram a vaidade e concentre-se no que importa. Dessa forma, se você deseja aumentar a receita por cliente, ofereça uma experiência única e personalizada, bem como um upsell e cross-sell do seu produto.

Como usar o ROAS para melhorar o desempenho de anúncios?

Para melhorar o desempenho, você deve monitorar o ROAS a todo momento e ajustar a estratégia de anúncios de acordo com os resultados obtidos.

Algumas das ações que podem ser tomadas para melhorar o desempenho com os anúncios incluem:

  • ajustar os lances;
  • segmentar melhor o público-alvo;
  • criar anúncios mais relevantes;
  • testar diferentes formatos de anúncios;
  • ajustar os orçamentos;
  • ajustar a frequência dos anúncios.

Segmente seu público

Quanto mais você se esforçar para identificar e segmentar seu público ideal, maior a chance de seus anúncios chegarem às pessoas certas.

Além de escolher o local, idade, gênero ou dispositivo para seus anúncios, é importante investir tempo para segmentar seu público e criar anúncios específicos para cada grupo.

É improvável que todos os seus clientes possuam as mesmas características, necessidades, desejos e padrões de compra. Então, para aumentar a eficiência dos seus anúncios, é importante segmentá-los de acordo com as características de cada grupo.

Refine o uso de palavras-chave

O Facebook Ads e o Google Ads usam palavras-chave para determinar quais campanhas devem ser mostradas aos usuários. Se os termos não correspondem à intenção dos usuários, os anúncios não terão muitos cliques.

Por isso, você deve usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave para verificar qual é o volume de busca de cada termo. O Google oferece um planejador de palavras-chave gratuito. Então, antes de publicar seus anúncios, considere usar essa ferramenta.

Se você usar as palavras-chave corretas, terá mais chances de alcançar o seu público-alvo e de obter cliques de pessoas que realmente estão procurando o seu produto.

veja o que está funcionando para a sua concorrência

Se você deseja espionar as campanhas de seus concorrentes para ver o que está funcionando melhor para eles, há muitas ferramentas que você pode usar.

Você pode descobrir quais palavras-chave eles estão ranqueando as ofertas estão sendo promovidas, e quais conteúdos estão sendo usados. Além disso, você também pode descobrir quais anúncios estão gerando receita.

Para isso, é importante analisar as tendências de longo prazo, para ver quais anúncios estão recebendo os cliques, mas também como está o desempenho em termos de tempo no site e taxas de rejeição.

Como usar o ROAS para orientar a sua estratégia de publicidade?

Você deve definir objetivos de ROAS para suas campanhas publicitárias e medir os resultados para ver se você está atingindo esses objetivos.

Caso você não atinja seus objetivos, você pode ajustar sua estratégia publicitária para obter melhores resultados. Por exemplo, você pode aumentar o orçamento de sua campanha, segmentar melhor o público-alvo ou ajustar o que achar necessário.

Se uma empresa de e-commerce tiver um objetivo de retorno de anúncios de 3:1, ela deve verificar se os lucros gerados com suas campanhas publicitárias são pelo menos três vezes maiores do que o valor investido.

Se a empresa estiver abaixo desse objetivo, ela pode aumentar o orçamento da campanha, segmentar melhor os usuários-alvo ou otimizar os anúncios para atingir melhores resultados.

ROAS
O ROAS pode ser usado para avaliar a rentabilidade de uma campanha de marketing, pois considera o custo total em relação aos lucros gerados. Foto de yanalya, site freepik

Como medir o ROAS de várias fontes de tráfego?

O ROI é a base para medir o ROAS, então para calcular as várias fontes de tráfego vai precisar calcular o ROI de cada fonte. Então, você precisa reunir os dados de lucro gerados por cada fonte de tráfego e dividi-los pelo valor investido nessa fonte.

Você precisa calcular a média observada destes ROIs para obter o retorno dos anúncios  médio de todas as fontes de tráfego. Assim, ao medir de várias fontes vai ajudar as empresas a entender quais são as eficazes e onde alocar os seus recursos.

Diferença para o ROI

O ROI é usado para calcular o retorno financeiro de qualquer investimento, enquanto o outro é usado para determinar o retorno em específico.

O que muda é que o ROI mede a rentabilidade geral de uma aplicação. Já o outro mede a rentabilidade o investimento mais específico em publicidade.

Exemplos de casos de sucesso de ROAS

A Forever Liss foi capaz de melhorar seu ROAS, vendendo mais e aumentando o ticket médio de compras em seu site através da otimização com a Value-Based Optimization.

A campanha foi feita com segmentação ampla e remarketing, e os anúncios foram veiculados com o formato Spark Ads, para promover vídeos e conteúdos produzidos por creators.

Os resultados foram surpreendentes, com um retorno de anúncios 50% maior e taxa de conversão 129% mais alta, em comparação com campanhas de Pagamento Completo.

O CPA também foi 25% mais baixo. Comparando o segundo semestre com o primeiro, o retorno de anúncios e CVR aumentaram em 13% e 28%, respectivamente.

ROAS
Com o ROAS é possível entender se o investimento em marketing está sendo usando de forma correta. Imagem do site Pixabay.

Rovitex

A Rovitex tem mais de 30 anos de experiência no mercado têxtil brasileiro, contando com uma matriz em Luiz Alves/SC e mais de 40 mil m2 de área produtiva.

Com o intuito de expandir as vendas por atacado, aconteceu um desafio de aumentar a receita mensal em até 50%. Para isso, usaram o Google AdWords para prospecção de novos clientes no e-commerce da empresa.

O resultado foi incrível, pois 63 novos clientes fecharam pedidos no período entre Abril e Maio de 2016, aumentando em 507% a média da receita do trimestre.

Tudo isso com base no conhecimento profundo sobre as necessidades do cliente, além da otimização diária das campanhas.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes