Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Como a taxa de rejeição impacta nos resultados de um site e como reduzir o índice?

A taxa de rejeição é uma das métricas mais relevantes para se analisar, bem como, adotar medidas para reduzir e conseguir reter a audiência dentro do site

A taxa de rejeição é um índice que reflete como está a experiência do usuário ao acessar uma página ou site. Por isso, é de extrema importância verificar essa métrica e buscar meios para reduzir, a fim de aproveitar melhor o tráfego orgânico e pago.

O que é taxa de rejeição?

A taxa de rejeição consiste no percentual entre o número de visitantes de uma página e a quantidade que abandona a URL logo na sequência. Os critérios dessa análise podem variar de acordo com o motor de busca utilizado. 

No caso do Google Analytics, por exemplo, é considerada rejeição quando o usuário acessa uma única sessão em um site, sem enviar outras solicitações. Em resumo, o visitante chegou a uma URL e não executou nenhuma outra ação, nem continuou no domínio.

Logo, ele não leva em conta apenas o tempo de permanência, mas também se a pessoa clicou em outros links, ou interagiu com formulários.

Qual a importância dessa métrica?

Essa é uma das métricas de marketing mais importantes porque é um dos fatores que impactam o ranqueamento da página nos buscadores. 

Com isso, a curta permanência dos visitantes em um site indica para o algoritmo que a pessoa não encontrou o que procurava, ou teve uma experiência ruim com aquela página na web

Nesse contexto, as chances de voltar a elencar o endereço web entre as principais opções na página de resultados cai, e por consequência perde-se tráfego orgânico. 

Mesmo para quem usa anúncios pagos, pode ter uma queda nos resultados, porque o buscador prioriza a entrega de resultados que atendem a intenção de pesquisa, bem como, a experiência positiva.

taxa de rejeição
A taxa de rejeição mostra que o usuário não encontrou o conteúdo esperado ao acessar um link. Imagem de picjumbo.com no Pexels

Como acompanhar as estatísticas sobre taxa de rejeição no seu site?

Ferramentas como o Google Analytics permitem monitorar a taxa de rejeição de um site, inclusive verificar o desempenho por página. Ao verificar que o índice está muito alto, é possível aprofundar a análise e verificar alguns aspectos como:

  • média de idade dos visitantes que deixam as páginas;
  • links de origem que geram maior rejeição;
  • localização geográfica.

Com base nesses dados, fica mais fácil entender o motivo pelo qual as pessoas não permanecem no site. Por exemplo, no caso de uma empresa local que esteja atraindo tráfego de outras localidades, que não vão comprar seus produtos. 

Como reduzir a taxa de rejeição em uma página?

Para diminuir a taxa de rejeição, uma das medidas a tomar é revisar o conteúdo e adequar ao perfil da persona. Para isso, é essencial aplicar as estratégias de SEO on page e off page, que incluem:

  • verificar links internos e externos;
  • uso de palavras-chave adequadas para o nicho;
  • clareza do conteúdo;
  • atualização das informações.

A seguir veja algumas ações práticas para melhorar a retenção do público, que são fáceis de implementar.

Otimização do conteúdo

Nesse aspecto, é válido revisar os conteúdos das páginas que apresentam uma rejeição mais alta, a começar pelos títulos e URL. Isso porque, esses são os elementos que o usuário visualiza logo de início na página de resultados de pesquisa (SERP).

Logo, se a informação fica clara sobre o assunto que será tratado naquela página, há maiores chances de atrair os visitantes com interesse correspondente. Dessa forma, evita-se a saída rápida da sessão que sinaliza a rejeição.

Como a navegação impacta nessa métrica?

Outro ponto para observar é melhorar a experiência no acesso ao site, como por exemplo, adequar ao uso em dispositivos móveis. Tendo em vista que grande parte das pessoas usa esses aparelhos para navegar, essa é uma medida que pode ter um impacto positivo.

A velocidade do site impacta na rejeição?

Um site que demora a carregar as informações pode fazer com que o visitante desista e busque outra opção. Por isso, é importante revisar as imagens e vídeos para que estejam otimizados. 

Isso vai assegurar que todo o conteúdo seja visualizado logo que um usuário entra na página, o que pode ajudar a retê-lo na página.

Quais ferramentas usar para monitorar a taxa de rejeição?

Para verificar a taxa de rejeição de um site é possível usar ferramentas de análise como o Google Analytics. Essa é uma solução gratuita oferecida pelo buscador, que ainda oferece dicas de como melhorar o desempenho da página.

Uma das vantagens de usar esse recurso é que ele se baseia nas diretrizes do próprio motor de busca, ou seja, quais os fatores levam em conta para o ranqueamento.

Além dessa opção, outros softwares como SEMRush, por exemplo, também apresentam métricas que indicam o tempo de permanência dos usuários e o número de sessões abertas. 

O que é considerada uma rejeição alta?

Vale destacar que essa é uma métrica que sempre vai existir, uma vez que é quase impossível chegar a uma rejeição nula. Os índices ideais variam muito de acordo com cada caso, mas a média razoável é entre 30 a 45%.

Pode-se usar como comparação a performance dentre as páginas de um mesmo domínio e assim ter uma ideia de qual a menor taxa obtida na URL de maior sucesso.

taxa de rejeição
O Google Analytics oferece um relatório com a taxa de rejeição entre outras métricas. Imagem de PhotoMIX Company no Pexels

Como reduzir a taxa de rejeição impacta no sucesso da empresa?

Uma taxa de rejeição menor indica que as estratégias de marketing são eficazes e atraem o perfil correto para o site. Isso pode significar uma boa economia, uma vez que a página será melhor ranqueada e trará mais tráfego orgânico.

Tendo uma experiência positiva, também há uma chance maior de que o visitante retorne à página e passe para as demais fases do funil de vendas. Além disso, poderá recomendar e compartilhar o conteúdo, caso atenda o que procura.

Fora isso, no caso de criar uma campanha de mídia paga, também poderá trazer um público mais qualificado e render uma conversão melhor. Do contrário, poderá perder dinheiro ao patrocinar anúncios que trazem visitantes que abandonam a página.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes