Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

PDI: saiba como usar para atingir os seus objetivos

O PDI funciona como um plano de ação para quem tem um objetivo claro a se atingir e deseja melhorar ou adquirir alguma característica de gestão pessoal, entenda como.

PDI é uma ferramenta essencial para quem deseja atingir novos planos de carreira e conquistar um desenvolvimento pessoal mais evoluído. Então, veja a seguir como criar uma boa estratégia e veja como aplicar a técnica no dia a dia das empresas para ter uma boa gestão de pessoas.

O que é PDI e como ele funciona?

PDI, ou Plano de Desenvolvimento Individual, é um modo de auxiliar um indivíduo a atingir seus objetivos. Assim, é um conceito bem aplicável tanto no âmbito profissional quanto pessoal e as metas para que seja efetivo podem ser de curto ou longo prazo.

PDI
O PDI é um processo importante para se atingir um bom nível de equipe. Imagem de Pavel Danilyuk em Pexels.

Esse é um caminho para carreira que busca alinhar os interesses do colaborador com os da empresa.  Por isso, seu principal objetivo é instituir desejos e depois transformá-los em ação, que seja possível conquistar de acordo com os períodos definidos.

O resultado final deve ser adquirir valores de modo natural com base em um planejamento estratégico. Dessa forma, o empregado será capaz de ter um perfil bem mais desejado, com alguns aspectos bem interessantes, como:

  • maior foco; 
  • motivação; 
  • produtividade.

O processo é muito aplicado em indústrias, mas vai além das organizações e pode ser feito sozinho. Portanto, quem busca evoluir em sua carreira pode contar com as dicas a seguir para colocar o plano em prática e ter uma evolução pessoal. 

Como fazer o PDI na empresa?

O PDI é muito usado por marcas que o unem a um objetivo específico com o intuito de monitorar a evolução das competências de cada colaborador. Por isso, por meio dele dá para definir o melhor caminho para se atingir um novo patamar na carreira com algumas estratégias.

Criar competências

Depois de definir um objetivo claro, é preciso entender quais competências desenvolver para se atingir o que quer. No entanto, além dos diferenciais e pontos fortes, também é bom superar as fraquezas, para que não o impeçam de conquistar os seus objetivos.

Definir planos e metas

Os objetivos devem ser bem claros, para alinhar os anseios pessoais com os profissionais e evitar conflitos. Portanto, o ideal é listar alguns desafios desse percurso e estabelecer metas. 

Tenha um cronograma

É bom estabelecer um prazo para que os planos de PDI se realizem, ou seja, para que consiga evoluir. Dessa forma, é bom traçar metas para que o profissional alcance em cada um desses períodos.

Avaliar pontos fortes e fracos

Para que a ação se torne eficiente é bom mapear as competências, a fim de avaliar os pontos fortes e fracos. Assim, será possível aprimorar as qualidades e identificar as dificuldades para que elas possam ser corrigidas.

Analisar sua evolução

Dentro de uma empresa é bom conhecer seu contexto e entender como as melhorias ocorrem. Então, a análise de seu comportamento é um ponto essencial para mostrar o que precisa se aperfeiçoar. 

Coletar o feedback

Para um negócio mais efetivo é bom ouvir a opinião de outras pessoas. Por isso, nesse processo é interessante adicionar colegas, líderes e gestores que possam lhe auxiliar com o feedback para buscar a melhor performance em sua função.

Como o PDI pode melhorar seus negócios?

O PDI é uma ferramenta de gestão de pessoas que pode ajudar a melhorar os negócios de uma empresa de muitas formas. Portanto, a seguir estão algumas maneiras em que o sistema auxilia na formação de um grupo de trabalho mais efetivo.

Identificar talentos e necessidades

Ao utilizar o recurso é mais fácil identificar os talentos e as habilidades de cada um. Além disso, dá para definir quais as necessidades que se deve melhorar, o que permite que a empresa invista para que os talentos cresçam e para que seu time seja bem completo.

Melhorar o desempenho 

A estratégia ajuda no desempenho individual, porque fornece orientação e treinamento e desenvolvimento de pessoas de modo único para as áreas. Afinal, leva ao aumento da produtividade e eficiência, o que pode ter um impacto positivo nos resultados financeiros.

PDI
O PDI é um planejamento crucial para quem deseja melhorar seus negócios. Imagem de Christina Morillo em Pexels.

Por que é importante implementar o PDI?

Há vários motivos para implementar o PDI na empresa, mas o principal deles é aumentar sua competitividade. Dessa forma, com uma equipe de trabalho melhor, as chances de se destacar no mercado de trabalho e ser capaz de inovar aumentam. 

Outras vantagens do sistema é que ele permite que a instituição desenvolva seus funcionários e tenha mais talentos no seu quadro de pessoal. Além disso, essa melhoria ajuda a tornar o dia a dia mais eficiente e proativo.

Em resumo, é importante porque ajuda a identificar talentos, melhorar o desempenho e também fazer com que a empresa se destaque no mercado. Portanto, ao investir para que seus funcionários se desenvolvam, a empresa deve melhorar muito seus resultados.

Como criar uma estratégia de PDI eficaz?

Para criar uma estratégia de PDI clara e eficaz é necessário seguir um passo a passo que ajude a organização a seguir um rumo. Então, a seguir estão algumas dicas de etapas que podem ser colocadas em ação.

Identifique as necessidades de desenvolvimento 

O primeiro passo é avaliar as habilidades que se precisa para se ter um desempenho efetivo em cada função dentro da organização. Por isso, identifique as lacunas que existem entre os funcionários e como atingir os objetivos de negócios da empresa.

Estabeleça objetivos 

Com base nas necessidades que se identificou antes, esse é o momento de estabelecer objetivos para desenvolver pontos específicos ao longo do tempo. No entanto, é crucial que eles sejam possíveis de atingir, de medir e sejam relevantes para a empresa.

Selecione atividades 

Escolha as atividades que ajudarão os funcionários a atingirem o que se desejam para que eles se desenvolvam no PDI. Assim, alguns dos recursos que se pode implementar são os que estão a seguir:

  • treinamentos; 
  • workshops; 
  • coaching; 
  • mentoring; 
  • job rotation. 

Com esse tipo de função é mais fácil aprimorar o desempenho profissional de cada um e ter uma equipe mais efetiva. Por isso, são processos importantes e que costumam render bons resultados.

Acompanhe o progresso 

Para ter certeza de que as decisões foram corretas é necessário seguir o progresso de cada funcionário e ajustar o plano conforme preciso. Isso porque, é o momento ideal para avaliar e garantir que todos estejam no mesmo fluxo.

Quais os principais indicadores de PDI?

O PDI tem vários indicadores e eles são efetivos para quem deseja analisar se os planos estão no caminho certo. Dessa forma, a seguir estão algumas das principais opções, confira abaixo:

  • taxa de participação;
  • satisfação do colaborador;
  • aumento de produtividade;
  • taxa de retenção da equipe;
  • progresso.

Esses são os principais indicadores de um sistema e com isso dá para analisar o caminho em que se está. Por isso, é crucial usar todos esses e ainda desenvolver outros que sejam mais personalizados, de acordo com o seu capital humano.

Como monitorar e medir os resultados do PDI?

Para monitorar e medir os resultados do Plano de Desenvolvimento Individual, é bom estar em constante avaliação. Isso porque, todos os planos têm que se ajustar ao perfil de cada um para que seja efetivo, por isso, acompanhe as métricas e verifique os resultados obtidos sempre.

PDI
Para ter um PDI é preciso entender os indicadores e se adequar para ter melhores resultados. Imagem de Christina Morillo em Pexels.

Quais os principais benefícios do PDI?

O PDI é um método poderoso que oferece inúmeras vantagens para quem o aplica como, por exemplo, a chance de ter uma equipe igualitária. Além disso, alguns de seus principais benefícios são:

  • motiva os colaboradores;
  • aumenta a produtividade;
  • aprimora a organização;
  • define objetivos;
  • estipula metas;
  • propicia um clima organizacional melhor;
  • aproxima o gestor do colaborador.

Essas vantagens são úteis para as empresas e também para os funcionários. Dessa forma, se consegue atingir mais equilíbrio entre as partes e dá para entender melhor como enfrentar as dificuldades no futuro.

Como aplicar PDI à gestão de recursos humanos?

A estratégia pode se aplicar à gestão de empresas e ao RH para identificar as necessidades de desenvolvimento. Além disso, ele auxilia a selecionar os melhores talentos, aprimorar as pessoas para chegar no seu nível mais eficiente e reter o efetivo da equipe.

Qual o papel do PDI no desenvolvimento de produtos?

O PDI tem um papel fundamental, porque ajuda a desenvolver as habilidades e competências para criar produtos inovadores e de alta qualidade. Então, com ele se identifica lacunas e se estabelece um plano de negócios para melhorar em certos pontos.

Esse sistema é útil para definir metas de evolução e promover a inovação na equipe de desenvolvimento de produtos. Assim, dá para incentivar a busca de novas habilidades e competências que ajude todo o processo a se tornar mais efetivo. 

Por fim, é uma estrutura que garante que todo o seu time esteja sempre atualizado com as tendências do mercado. Por isso, ao motivar que se aprenda sempre, há inúmeras vantagens que se conseguem para a instituição e para o grupo.

Como a empresa pode usar o PDI para melhorar sua competitividade?

A empresa pode usar o PDI para melhorar sua competitividade de várias maneiras. Portanto, os jeitos mais comuns estão anotados a seguir, confira quais são eles logo abaixo:

  • criar e melhorar habilidades e competências; 
  • reter talentos; 
  • inovar; 
  • adaptar-se;
  • ter um time coeso.

Vale dizer que o processo de aprendizagem é sempre para os dois lados, ou seja, tanto para a instituição quanto para o profissional. Dessa forma, o ideal é estar sempre atento às métricas de negócio e buscar se aprimorar cada vez mais.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes