Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
As eras do SEO e suas importância para as pesquisas
As eras do SEO são transformações que fizeram parte dessa técnica tão usada por criadores de conteúdos e para otimizar pesquisas nos mecanismos de busca.
As eras do SEO são importantes pois relembra como foi toda a trajetória dessa técnica. Além disso, ela pode ser dividida em quatro tempos, onde cada qual tem a sua importância até os dias de hoje.
O que são as eras do SEO?
As eras do SEO, são quatro períodos que apresenta as principais mudanças dessa técnica. Sendo que as era podem ser divididas da seguinte forma:
- pré – história;
- industrial;
- renascentista;
- iluminista.
Esses quatro períodos mostram como ocorreu a evolução dentro do mercado e da agência de SEO. Sendo que o algoritmo dos mecanismos de busca foi o principal motivo para que essa técnica tivesse modificações constantes, além de:
- mudança das tecnologias em cada período;
- alterações na forma em que se realiza uma busca na internet;
- práticas fundamentais dentro do black hat.
Sempre que houver alguma mudança em qualquer um dos fatores acima, os mecanismos de pesquisa precisam se atualizar.
Por exemplo, o crescimento no uso dos smartphones, fez com que o Google mudasse seu algoritmo de busca. Isso porque era necessário priorizar, em seus resultados de busca, por sites que fossem responsivos.
Outro exemplo também que se pode usar é o uso do Keyword Stuffing. Sendo que por meio dessa ferramenta foi possível que os buscadores criassem novos critérios no momento de classificar os sites.
As eras do SEO precisam mudar quando o Google atualiza seu algoritmo?
Sempre que houver alguma mudança no algoritmo do Google, as eras do SEO precisam acompanhar essa atualização. Além disso, é essencial que ocorra a adaptação das estratégias conforme esse mecanismo pede.
Novamente, pode usar como exemplo o Keyword Stuffing, caso essa ferramenta venha a funcionar mais, a agência de SEO precisa modificar. Ou seja, criar conteúdos com uma maior relevância e usando de uma linguagem simples e natural.
Grande parte do funcionamento das eras do SEO, são possíveis por conta das engrenagens que o Google disponibiliza, Por essa razão, o SEO precisa estar de acordo com as necessidades desse buscador.
A pré – história faz parte das eras do SEO?
O primeiro período das eras do SEO é a pré – história, ou seja, ela é o nascimento dessas eras. Contudo, quando se fala em pré – história do SEO, não se refere aos dinossauros ou ao surgimento da terra.
Mas sim, de como o início do marketing de conteúdo era. Ou seja, sem muitos avanços, onde em 1990, Tim Berners – Lee, começava a World Wide Web – WWW, ou a história da internet.
A WWW consistia em vários documentos, como uma coleção, que eram agrupados em links e URLs. Entretanto, essa primeira ideia era o quanto bagunçada, e somente com o passar dos anos, que começou a ser agregada em páginas, com várias informações.
Eis então que surgem as eras do SEO. Conforme ia crescendo o número de informações dentro da web, aumentava a necessidade em se organizar cada página dentro do ambiente da internet. Afinal, começavam aí as fontes de pesquisas que diversas pessoas usavam.
Nascimento dos primeiros mecanismo de busca
Foi no período da pré – história do SEO, que nascem os primeiros mecanismos de busca. Onde cada um organiza as páginas em catálogos impressos, que tivessem a mesma lógica e em ordem alfabética e por assunto.
Quanto menor fosse o número de links, era mais fácil de um site estar em primeiro lugar. Contudo, isso começou a mudar e ficou mais complexo quando começou a popularizar a criação de sites.
Foi então que em 1998, Sergey Brin e Larry Page criaram o principal protagonista do SEO, o Google. Com a chegada desse mecanismo de busca, surge uma inovação para a época, o PageRank.
Esse grande feito da Google, era um algoritmo de SEO que fazia a classificação de sites baseado em vários critérios. Aliás, os que alcançaram todos os fatores do PageRank, ficavam com os primeiros lugares dentro desse buscador.
PageRank, o algoritmo do Google
O algoritmo PageRank é um mecanismo do Google, que faz o rastreio de links e indexa as páginas por meio de uma palavra – chave. Sendo que era identificada através de um código de acordo com o seu conteúdo.
O grande diferencial desse algoritmo é ranquear o site com base na relação que o mesmo tinha com outros sites dentro da internet. Ou seja, quanto mais referências havia, maior credibilidade essa página tinha.
Desse modo, os sites começaram a entender o que deveriam usar de estratégias e como fazer para estar nas primeiras posições do Google. Sendo que era preciso de dois fatores essenciais, que eram:
- usar palavras – chave em seus conteúdos;
- uso maior de backlinks.
Assim, fazendo com que o conteúdo sempre estivesse de acordo com os critérios que o PageRank pedia.
Analista de SEO
Com a demanda em estar sempre na primeira página do Google, os sites viram que seria necessário adotar um profissional especialista na área. Então surge o analista de SEO, profissional que era responsável por:
- colocar um número alto de palavras – chave;
- inserir meta tags;
- incluir meta keywords.
Com a inclusão desses itens dentro de um conteúdo, o Google, entendia que essa página era completa. Contudo, conforme esses mesmo tópicos iam sendo usados de forma repentina, o próprio buscador decide então com a primeira de as eras do SEO.
As eras do SEO e o período industrial do SEO são diferentes?
Dentro de as eras do SEO se encontra o período industrial do SEO, ou seja, também é um dos momentos mais importantes dentro das eras. Com o fim da pré – história dos conteúdos, eis então que nasce esse período.
A era industrial tem como principal marco todas as reações que o Google tinha em relação ao black hat. Ou seja, qualificando ainda mais o sistema de ranqueamento e também de indexação de páginas.
O buscado passa a adotar medidas que previnem contra as práticas consideradas maliciosas para a experiência do usuário. Por exemplo, com as atualizações do PageRank, os links farms e as keywords stuffing foram combatidos.
Além disso, sites que cometeram essas práticas foram penalizados. Sendo então mudar as estratégias para poder estar entre os primeiros lugares do buscador.
Produção de conteúdo focada em SEO
Com as mudanças que o Google vinha impondo, os sites precisaram mudar seu formato de produzir conteúdo. Desse modo, o SEO antes que era algo apenas técnico, agora passa a ser algo mais relevante. Assim, focando em conteúdos melhores para os leitores.
O marketing de conteúdo passa então para a escala industrial. Contudo, essa forma de criação, em muitos casos, não tinha planejamento ou qualquer propósito. Assim, servindo apenas para ocupar posições dentro do buscador.
Mesmo com essa produção desqualificada, começava os primeiros indícios para as estratégias de SEO. Entretanto, o foco agora era agradar os usuários, e não algoritmos de buscas. Com essas mudanças, as eras do SEO passam para um novo conceito.
As eras do SEO tem algum foco na experiência do usuário?
Visando a experiência do usuário, as eras do SEO mudam novamente, dando espaço para a chegada da era renascentista com foco no conteúdo. Esse momento muda o olhar, antes técnico, para uma experiência mais completa para o usuário.
A internet deixa de ser algo novo, aumentando a exigência de seus usuários. Sendo então necessário que os buscadores mudassem para atender o que seu público necessitava.
Com a chegada de smartphones e aparelhos inteligentes, era necessário criar respostas exatas e com certa rapidez. Assim, o Google passa a ser apenas um buscador para um assistente pessoal, ajudando seu usuário caso haja qualquer dúvida.
O Google Suggest é um exemplo dessa mudança que as eras do SEO teve. Ademais, seu surgimento ocorreu para ajudar os usuários a terem palavras – chave sobre o assunto que estão buscando.
Diversas iniciativas desse buscador fazem parte da era renascentista que o SEO teve. Afinal, hoje os usuários têm altas exigências, como:
- encontrar rapidamente o que busca;
- sites mais responsivos e rápidos;
- navegação simples por qualquer dispositivo.
A intenção principal do Google, é que a experiência que o usuário tenha seja a melhor. Ou seja, o buscador quer que cada pessoa que utiliza ele tenha as melhores e mais rápidas respostas.
Com a chegada da inteligência artificial, as eras do SEO precisaram mudar?
Mesmo com o foco ainda no usuário, as eras do SEO mudam novamente, chegando agora a era do iluminismo. Com o crescimento da inteligência artificial – AI, os sites precisam novamente se adaptar às novas mudanças que a evolução do SEO trouxe.
O buscador adotou soluções com foco na AI, onde seu algoritmo passa a entender a linguagem do usuário em seus conteúdos. Assim, os termos de busca e os sites passam a se atualizarem para atender essa demanda.
O uso da linguagem semântica, traz para os mecanismos de busca uma linguagem mais natural e com palavras relacionadas. Onde as palavras – chave passam a ser usadas de modo natural e sem exageros como antes. Tornando a leitura mais agradável ao leitor.
As eras do SEO terão fim?
As eras do SEO, até o presente momento, não tem fim, ou seja, ainda haverá o surgimento de novas eras. Além disso, o Google passará por novas mudanças para atender seus usuários da melhor forma possível.