Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Como as empresas de B2C se desenvolvem no mercado?
O modelo B2C é associado a como as empresas buscam fazer com que o seu cliente se sinta satisfeito com o que compra, o público-alvo nesse caso é o consumidor final.
O B2C é para empresas que vendem diferentes produtos. Porém, apesar da sigla não ser conhecida, na prática é um comércio de longa duração, que se pratica há alguns anos e que traz diferentes ramificações e utilidades para o empreendedorismo digital de modo global.
Você sabe o que quer dizer B2C?
O termo B2C no inglês significa business to consumer ou em tradução para o português é a empresa para o consumidor, ou seja, a relação direta que existirá entre pessoa jurídica e a física através do consumo do que o mercado oferece.
Como reconhecer essas empresas?
As empresas ligadas à venda direta são comuns no mercado. Por exemplo, as lojas de roupas, perfumes e cosméticos, que oferecem os seus produtos de acordo com as necessidades da clientela sem precisar de intermediário. O consumidor irá retirar na loja.
Qual a diferença entre B2C e B2B?
É natural confundir os termos B2C e B2B, pois pertencem ao mesmo ramo do empreendedorismo. Porém, na primeira os clientes comprarão da própria empresa, enquanto na segunda a mesma utiliza serviços oferecidos por outras corporações.
Marketing e estratégias
O cliente irá se reconhecer no produto ou loja em que procura adquirir os serviços. Assim, o vendedor irá pensar em estratégias que agradem o consumidor, seja por investimento em propagandas, promoções ou criando uma identidade corporativa que chame a atenção.
Relacionamento com o cliente
Inicialmente, a empresa pensa em como criar um vínculo com o cliente na hora de definir o seu produto, pois ao buscar um bom relacionamento com o consumidor, os resultados serão satisfatórios para ambos, além de oferecer artigos que irão atender a essa necessidade.
Marketing digital
O profissional em marketing digital irá pensar em como engajar as vendas e aplicará as melhores estratégias. Dessa forma, ele dará um destaque especial às redes sociais, como Instagram ou Facebook, a fim de alcançar mais rápido o seu público.
Instagram como ferramenta
Com certeza, o Instagram irá oferecer as mais variadas interações cos usuários, pois é uma das redes sociais atuais mais populares entre todas as idades. Por isso, para negócios é indispensável junto a uma boa estratégia de marketing para poder alavancar as vendas.
O lado afetivo
A pessoa física, que é quem consome o produto, precisa se identificar com a compra. Dessa forma, a estratégia irá explorar de maneira saudável o lado afetivo do cliente. Portanto, a empresa precisará entender que fatores emocionais podem levar a compra.
Quais são as vantagens que o B2C oferece?
O B2C irá oferecer um grande número de vantagens para se utilizar no seu negócio e uma delas é a comunicação. Dessa forma, ela é feita rapidamente ao se fazer um bom atendimento ao cliente e com isso, ajuda a obter impactos positivos no serviço.
Ainda, outros benefícios são:
- rápido atendimento;
- a venda é feita em poucos minutos;
- feedback imediato;
- troca de experiência.
Como a internet ajuda nas vendas?
Com o comércio digital cada vez mais em alta, as vendas pela internet são uma ótima opção. Além disso, muitas lojas físicas adotaram também serviços virtuais e isso ajuda o consumidor que, com apenas um clique, passa a obter seus produtos sem sair de casa.
Desafios com as vendas
De modo geral, trabalhar com vendas é sempre algo desafiador. E a empresa enfrentará dificuldades em manter a relação com o cliente, pois conquistar fidelidade nesse mercado é difícil e imprevisível. Além de que, um novo concorrente e estratégia sempre poderá surgir.
Como fidelizar um cliente?
Clientes fiéis irão assumir um papel vital para o crescimento e relevância de uma empresa em sua atuação, pois consumidores chamam outros compradores. Para isso, além do bom relacionamento, a empresa precisará passar credibilidade e consistência do que faz.
Feedback do cliente
Avaliação de um produto é uma ótima forma de balancear como esse item é visto lá fora. Mas, as respostas nem sempre vão ser positivas. Portanto, para que uma empresa se desenvolva e crie o seu espaço, o feedback é uma boa oportunidade de promoção.
Qual é o ramo do B2C mais cresce?
O e-commerce ou comércio eletrônico é o ramo do B2C que desperta um grande interesse no Brasil e no mundo. Afinal, as vendas virtuais são uma tendência no mercado, pois dispensa o processo presencial, oferece conforto e rapidez na negociação.
Principais e-commerces no Brasil
Em geral, as empresas que mais oferecem serviços com preços acessíveis ao consumidor brasileiro e que cresce no meio são a Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre e a Shopee. Contudo, por diversas razões, o Mercado Livre é a principal delas em número de vendas.
Formas de pagamento
Por se tratar de vendas diretas, há diversas formas de pagamentos online. Dentre as opções mais comuns em lojas presenciais estão:
- cartão de crédito;
- dinheiro;
- pix.
Já em lojas digitais, além do pix, outros modos de pagamento são com boleto bancário, depósito bancário ou ainda débito em conta.
Entrega de produtos
De forma justa, as empresas devem garantir que os produtos cheguem em bom estado de conservação na casa dos clientes. Além disso, a empresa deverá saber lidar da melhor forma com devoluções e definir como cobrarão os custos de entrega ou se será grátis.
Como colocar os preços?
Em negociações diretas, o cliente geralmente irá procurar por produtos em quantidades menores. Dessa forma, pesquisar no concorrente é uma boa oportunidade de conhecer por quanto vender cada artigo. Assim, cobrará um preço no mesmo nível do mercado.
Riscos jurídicos a serem enfrentados
Para a prestação de serviços é preciso estar atento ao Código de Defesa do Consumidor, pois existem leis de direito e proteção aos clientes. Por exemplo, o direito de se arrepender da compra, que dá ao comprador o prazo de 7 dias para devolver o item e ser reembolsado.
Quais modelos de serviço se consolidaram no B2C?
No B2C, as lojas físicas, por serem mais antigas, se consolidaram no mercado e algumas procuram oferecer serviço híbrido, que para alguns clientes é o ideal. Mas, os e-commerces poderão ultrapassar as lojas presenciais em um futuro não muito distante.