Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Empreendedorismo individual: aprenda a criar um plano de negócios e veja tendências atuais

Empreender é uma boa forma de transformar sua vida, mas existem muitos desafios que exigem preparo e controle, mais ainda no caso do empreendedorismo individual.

O empreendedorismo individual é uma realidade no Brasil, mas muitas pessoas ainda são relutantes a isso por diversos motivos. No entanto, você pode ter sucesso com esforço, trabalho e, além disso, preparo, então aprenda a criar um empreendedorismo de sucesso.

O que é o empreendedorismo individual?

Empreendedorismo individual é o ato de criar um negócio novo do zero e sozinho, ou seja, sem sócios, como Pessoa Jurídica. Por isso, exige, na maioria dos casos, algumas habilidades básicas do empreendedor e entre elas, pode-se destacar:

  • saber vender e/ou negociar;
  • ter controle do negócio;
  • ser confiante e perseverante.

Conhecer e desenvolver habilidades de comunicação também é crucial para saber lidar com o público e ter uma boa persuasão, para aumentar sua chance de vencer suas ideias. Por sua vez, a honestidade é indispensável para se sair bem.

Como se tornar um empreendedor individual?

O primeiro passo para se tornar um empreendedor individual é criar uma empresa oficial e regulamentada em seu nome. Em outras palavras, você precisa ser o titular do seu negócio, sem sociedade e exercer atividades que estejam previstas nas leis nacionais.

Além disso, é ideal ter preparo para desafios, que serão comuns na sua jornada.

Quais são as formas de empreender individualmente?

Em primeiro lugar, sempre observe o mercado e tente resolver uma dor de um determinado público, para ter sucesso ao empreender. Da mesma forma, busque meios de regularizar sua empresa.

Para tornar o seu empreendedorismo legal, é preciso se registrar, de acordo com as leis nacionais. Então, você tem as opções de, no início, criar um cadastro de pessoa jurídica como:

Vale destacar que cada um desses modelos de registro tabela um faturamento máximo para sua empresa. Assim, caso exceda esse limite previsto em lei, é normal que sua empresa passe obrigatoriamente a outro regime tributário.

Trabalhe sempre formalmente

Sempre pague seus impostos ou guias do seu empreendimento, para ter direito a benefícios, como auxílio-doença em alguns casos, por exemplo. Do mesmo modo, o não-pagamento de seus impostos pode ser inscrito na dívida ativa.

Caso essa segunda ocasião ocorra, você pode perder o seu registro no cadastro do Simples Nacional, programa que engloba empresas, mas com limite tributário.

empreendedorismo individual
Para ter sucesso no empreendedorismo individual você precisa, acima de tudo, de preparo e controle. Imagem de Freepik

Como criar um plano de negócios no empreendedorismo individual?

Antes de mais nada, para criar um plano de negócios para seu empreendedorismo individual é ideal definir o seu objetivo e diferencial no mercado. Do mesmo modo, é preciso ter uma boa visão ou buscar formação para reconhecer oportunidades no mercado.

Também é ideal que você se planeje bem e, se possível, defina missão, visão e valores da sua empresa. Pode parecer simples, mas isso serve para te nortear sempre no rumo do seu sonho ou ideia.

Mas o que é um plano de negócios?

Um plano de negócios ou plano empresarial é um tipo de documento ou até mesmo relatório que serve para especificar um novo negócio. Por isso, é importante para te ajudar a compreender melhor o nicho de mercado em que irá adentrar.

Além disso, te ajuda a definir onde deseja chegar com o seu empreendimento.

Passo a passo básico para criação de um plano

Em primeiro lugar, é ideal criar um sumário executivo, que se trata de um esboço do projeto do seu negócio. Depois, prossiga o passo a passo com:

  1. análise do mercado;
  2. destacar a gestão e organização do negócio;
  3. listar e definir quais são seus produtos e serviços;
  4. defina um plano de marketing.

Ainda assim, em alguns modelos de negócio é importante ainda definir um projeto sólido de logística, para qualquer situação. Por fim, é ideal que você tenha um bom planejamento e controle financeiro, para conseguir superar algumas fases difíceis que possivelmente virão.

Qual a importância de um bom plano?

O plano de negócios é importante para empreendimentos recentes ou já consolidados no mercado, bem como para pequenos e grandes negócios. Afinal, ele te protege de alguns problemas e ajuda a definir ações diante destes.

Em geral, este projeto não elimina os riscos de empreender, mas vão te ajudar a passar por tudo com mais confiança.

Diferença entre plano e modelo de negócios

Vale destacar que o plano é diferente de modelo de negócios, já que este segundo descreve o funcionamento de uma empresa, no sentido de:

  • criar;
  • entregar; e
  • capturar valor.

O modelo é a base da ideia da sua empresa ou empreendimento, por exemplo, enquanto o plano se trata de um documento.

Como o empreendedorismo individual pode melhorar sua vida financeira?

Em geral, o empreendedorismo individual pode melhorar sua vida financeira por que pode aumentar sua renda e mais ainda a longo prazo. Além disso, é capaz de tornar suas finanças mais estáveis.

Por outro lado, entenda que o controle é fundamental para ter sucesso, principalmente no começo do seu negócio.

Educação e formação são imprescindíveis

A educação voltada ao empreendedorismo individual e formação para atuar em tal área são imprescindíveis, para desenvolver e/ou aprimorar seu talento nato para o trabalho. Do mesmo modo, te preparam para situações do mercado como um todo.

Use a internet para se expandir no mercado

A internet deve sempre estar ao seu lado, já que é um dos melhores aliados que você pode ter. Assim, seja com cursos e outros tipos de materiais, ela pode te ajudar com a sua formação e com o entendimento do seu segmento como um todo.

Da mesma forma, suas estratégias de marketing e publicidade devem, quase que obrigatoriamente hoje em dia, considerar a internet como um canal direto e claro de comunicação e divulgação de seus produtos e serviços.

empreendedorismo individual
O empreendedorismo individual exige preparo, para que você se proteja de situações adversas no mercado. Imagem de Freepik

O marketing digital pode ajudar no empreendedorismo individual?

Um dos pontos a se explorar com mais veemência na internet é o marketing digital, que pode ajudar o empreendedor individual de diversas formas. Em suma, ele pode te ajudar com:

  • geração de novos leads;
  • melhor comunicação com seu público-alvo;
  • expandir sua visão.

O marketing digital ainda te ajuda a consolidar sua presença digital e na mente dos consumidores da sua marca. Por último, ainda induz à fidelização da sua marca.

Como a inteligência artificial pode ajudar o empreendedor?

A inteligência artificial e chats com essa característica podem te ajudar com seu empreendedorismo, já que são capazes de criar modelos preditivos para um negócio, por exemplo.

Entre outras vantagens, a IA ainda pode te ajudar com sínteses de planos de ações para determinadas situações, bem como em diversas situações que poderiam te surpreender.

Quais são os principais erros a se evitar no empreendedorismo individual?

Antes de mais nada, o principal erro a se evitar no empreendedorismo individual é entrar em um ramo de atuação que você não conhece previamente. Do mesmo modo, existem ainda:

  • ignorar ou não dar assistência aos clientes;
  • não ter um bom plano de negócios;
  • ignorar a parte fiscal e contábil.

Outro erro é não manter a calma em situações de crise, principalmente financeira. Portanto, vale reforçar a importância da formação e preparo.

Não espere um retorno rápido

Jamais comece um novo empreendimento com a ideia de ter um retorno financeiro rápido. Afinal, o dinheiro inicial deve servir para manter a saúde do negócio e fazer o seu capital girar.

Planejamento é tudo

Também vale reforçar a importância de se planejar bem e se atualizar sempre, para que você não seja ultrapassado pelos concorrentes. Além disso, tenha em mente os propósitos, para não se desviar do caminho planejado.

Quais são as principais tendências do empreendedorismo individual para 2023?

Entre as tendências a se investir no empreendedorismo individual para 2023 estão os infoprodutos e lojas virtuais, modelos consolidados ultimamente. No entanto, as tendências não apontam apenas para nichos e segmentos. Por esse motivo, veja a seguir o que esperar deste ano.

Facilidades ao empreender neste ano

Ao investir esse ano, veja que as tendências do mercado apontam para uma digitalização ainda contínua e acelerada, segundo dados do SEBRAE. Do mesmo modo, o capital humano deve permanecer como prioridade.

Cuidados a se tomar com o mercado

Entre os apontamentos do SEBRAE, ainda é possível esperar um aumento nos custos, graças à uma previsão de economia instável. Portanto, atenção sempre aos indicadores, para não entrar em algo que só vai te trazer prejuízo.

Mais negócios que podem valer a pena em 2023

Além dos negócios voltados especialmente para a internet, outros tipos de empreendimentos podem ser um sucesso esse ano. em suma, entre eles estão:

  • docerias gourmet;
  • brechós e artesanatos;
  • alimentação, principalmente naturais, veganas ou fit.

Franquias também podem ser interessantes investimentos. Mas, estude bem os requisitos antes de prosseguir e empreender sem conhecimento prévio o suficiente.

empreendedorismo individual
No empreendedorismo individual, o planejamento é a base da saúde do seu negócio. Imagem de lookstudio em Freepik

Como ter mais chances de sucesso no empreendedorismo individual?

Para ter mais chances de sucesso com um empreendimento individual, você precisa, acima de tudo, de persistência. Assim, o preparo vai te ajudar a não se abalar e seguir com o seu investimento, com maior controle da situação.

Vale a pena ser um empreendedor individual?

Em conclusão, vale sim a pena ser um empreendedor individual, desde que você tenha um mercado aquecido e saiba trabalhar em cima disso, para mantê-lo assim. Portanto, se prepare e invista em seus sonhos para mudar sua vida de vez.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes